Pereira . Pinto , Teixeira , Fonseca

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Pereira . Pinto , Teixeira , Fonseca

#159969 | jctfonseca | 19 giu 2007 01:34

alguém com algum destes apelidos,oriundos de Trás-os-Montes e Alto Douro, freguesias Alijó, Cotas. Castedo, Casal de Loivos, Pinhão

Reply

Direct link:

RE: Pereira . Pinto , Teixeira , Fonseca

#159975 | AQF | 19 giu 2007 03:54 | In reply to: #159969

Caro Confrade,

Esses apelidos são frequentes nas zonas referidas e há diversos tópicos aqui no Genea que tratam de pessoas dessas famílias e lugares. Já experimentou pesquisar os tópicos respectivos ?

A obra Fidalgos e Morgados de Vila Real de A. Júlio Teixeira tem muitas famílias com esses apelidos, mas terá de recuar nos seus ascendentes (bisavô ou mais) antes de poder começar a entroncar nessas famílias.

Para qualquer ajuda mais concreta recomendo-lhe que seja mais específico sobre quem procura.

Cumprimentos,

Ângelo da Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Pereira . Pinto , Teixeira , Fonseca

#165039 | gmfilipe | 14 ago 2007 16:28 | In reply to: #159969

O Pinto que procura é do Castedo? Ana Pinto da Veiga diz-lhe alguma coisa?

Graça Filipe

Reply

Direct link:

RE: Pereira . Pinto , Teixeira , Fonseca

#169518 | Robertojff60 | 07 ott 2007 17:28 | In reply to: #159969

Prezado Sr. JCTFonseca,

Estou em buscas das notas genealógicas do meu trisavô, Sr. Antônio Teixeira Pinto, português, que foi comerciante com lojas denominadas "A Brazileira", sitas nas rua do Ouvidor e no Largo de São Francisco, 24, nos anos de 1890 a 1930 (??), no Rio de Janeiro. Casou-se com a Da. Dalila Leite Velho, em julho de 1908 (??). Esta era natural do Rio de Janeiro, em 1877, filha do Dr. Bernardo Teixeira de Moares Leite Velho e da Da. Cândida Leite Velho.
Infelizmente, desconheço por completo os nomes dos pais dele, local exato do nascimento e das datas de nascimento e de falecimento... Apenas, temos muitas lembranças familiares de longa idade de que ele era português, da mesma região do pai da Da. Dalila, ou seja, Trás-Os-Montes... Tinha feito muitas viagens entre Brasil e Portugal...
Frequentou ativamente nas comunidades lusitanas do Rio de Janeiro, em companhia do Dr. Bernardo Teixeira de Moares Leite Velho...
Entretanto muito pouco tenho encontrado as "impressões digitais" dele nos cartórios e nas comunidades lusitanas do Rio de Janeiro...
Ainda estou aguardando a resposta da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro pelas buscas da certidão (ou registro de óbito) do Sr. Antônio Teixeira Pinto...

Gostaria de vossa parte se tem conhecimento sobre Sr. Antônio Teixeira Pinto, dos anos 1860 a 1880, da região Trás-Os-Montes... Reconheço que é um nome muito comum e que pode encontrar muitos homônimos... Mas, quaisquer informações já é de grande ajuda, para se tentar os primeiros passos no resgate das histórias da família...

Atenção, não vivo em Rio de Janeiro, e sim em Curitiba, Sul do Brasil...

Desde já, agradeço pela vossa atenção..

Roberto Jorge

Reply

Direct link:

RE: Pereira . Pinto , Teixeira , Fonseca

#170122 | mariaragao | 15 ott 2007 19:26 | In reply to: #159975

Olá,

Também tenho um antepassado "TEIXEIRA", de nome "Luisa Teixeir" natural de Freixo de Numão.

Teve pelo menos um filho de nome "Francisco Teixeira" que nasceu em Carrazedo de Montenegro, na Freguesia de S. Nicolau, Bispado da Guarda, Termo de Chaves.

Este Francisco Teixeira casou em 5 de março de 1764, na Freguesia da Pena, Lisboa, com D. Joaquina Rosa Ximenes de Aragão, filha de D. Feliciana Rosa Ximenes de Aragão casada com Pedro Rodrigues do Valle. D. Joaquina era natural de da fregusia de S.Pedro da Vila de Torres Vedras onde nasceu a 29 de Outubro e foi Baptizada a 18 de Novembro de 1738 = consta do livro V dos baptismos fls 221.

Eu ainda tenho "Teixeira " no meu nome.

Com os meus cumprimentos,

Maria Aragão

Reply

Direct link:

RE: Pereira . Pinto , Teixeira , Fonseca

#176480 | Robertojff60 | 14 dic 2007 22:08 | In reply to: #159969

Prezado Sr. JCT Fonseca,

Hoje obtive a resposta da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro, com a localização dos registros de óbito.

Nessa resposta, diz que Sr. Antônio Teixeira Pinto, era filho de Joaquim Teixeira Pinto e de Anna Joaquim Pinto. Foi lavrado o termo de óbito no dia 08/01/1926, no Rio de Janeiro.

Já solicitei ao cartório pela certidão de óbito do Sr. Antônio Teixeira Pinto... Espero que com essa certidão possa nos indicar melhor a cidade de origem da família Teixeira Pinto na região de Trás-Os-Montes...

Vide a minha mensagem enviada à vossa pessoa no dia 07/10/2007...

Obs.: correção, é bisavô e não trisavô, como escrevi na mensagem anterior...

Espero que com essas informações dos ascendentes possa ser útil para as pesquisas desejadas...

Até breve,

Roberto Jprge

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 27 giu 2024, 09:13

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen