Misericordia de Lisboa- sec XVII - ajuda

This topic is classified in rooms: Arquivos | Regiões

Misericordia de Lisboa- sec XVII - ajuda

#162176 | correa | 08 lug 2007 18:17

Caros participantes

Venho pedir a vossa ajuda sobre a forma de encontrar um registo de casamento que se terá realizado no Recolhimento de Orfãs da Misericordia de Lisboa, cerca de 1675,ou a existirem livros de registo dessa instituição, como os encontrar.
E também agradeço qualquer informação sobre o Recolhimento.
Desde já os meus agradecimentos
A.Correia

Reply

Direct link:

Misericordia de Lisboa- sec XVII - ajuda

#162184 | MigSousa | 08 lug 2007 20:03 | In reply to: #162176

Estimado A. Correia:

Do site da Misericórdia de Lisboa copiei integralmente a informação sobre o enorme Arquivo Histórico:

"Arquivo Histórico

O Arquivo Histórico coordena e garante o funcionamento e a guarda dos arquivos histórico e intermédio e da biblioteca antiga.
O Arquivo da SCML é constituído, sobretudo, por documentos produzidos e recebidos pela própria Instituição, no decorrer da sua actividade organizacional, que se prende sobretudo com a assistência à população necessitada da cidade de Lisboa.
A Misericórdia de Lisboa assistiu (durante o grande terramoto ocorrido em Lisboa, em 1755, e o violento incêndio que se lhe seguiu) à destruição de grande parte do seu património e da sua documentação. Por esta razão, conservam-se no Arquivo Histórico da SCML, sobretudo documentos de meados do século XVIII até aos nossos dias.
A documentação histórica, acondicionada em cerca de 3,5 km de prateleiras, é constituída maioritariamente por documentos em suporte de papel e pergaminho, por fotografias e registos sonoros".

Um simples telefonema bastará para saber se existe ainda algo que seja do seu interesse, neste Arquivo, referente à questão que traz em estudo.

Um abraço

Reply

Direct link:

RE: Misericordia de Lisboa- sec XVII - ajuda

#162226 | correa | 09 lug 2007 08:15 | In reply to: #162184

Caro Miguel de Sousa

Muito obrigado pela sua pronta ajuda.
Vou procurar saber se os livros do Recolhimento de Orfãs resistiu ao incendio de 1755.
Esqueci-me de fazer mais uma pergunta:
Em que freguesia de Lisboa estaria situado em 1675 o Recolhimento de Orfãs da Misericordia?
Um abraço
A.Correia

Reply

Direct link:

RE: Misericordia de Lisboa- sec XVII - ajuda

#162234 | MigSousa | 09 lug 2007 10:01 | In reply to: #162176

Caro A. Correia:

Tenho em casa muitas obras sobre as Misericórdias, mas não foram úteis para este efeito, até agora. O Recolhimento das Orfãs, apesar de ter funcionado durante séculos, poucos traços parece ter deixado na literatura especializada.

De outra área do mesmo site da SCML consegui obter mais informação, que segue abaixo, com a devida vénia aos autores. Depois disto fico com a ideia de que o Recolhimento deve ter funcionado perto da Santa Casa, aí por S. Pedro de Alcântara. Sem qualquer certeza; todavia na Misericórdia devem saber bem onde terá sido.

Segue o copy-paste:


"Fundo SCML
SECÇÕES

--------------------------------------------------------------------------------

SC: Recolhimento das Órfãs / Instituto de São Pedro de Alcântara (RO)
SSC: ADMINISTRAÇÃO DO RECOLHIMENTO (AR)

SR 01: Registo de Ordens do Recolhimento (1587-1790) – 2 Lv

SSC: ENTRADA DE ÓRFÃS NO RECOLHIMENTO (EO)

SR 01: Entrada de Órfãs da Casa (1618-1773) – 3 Lv

SR 02: Entrada de Órfãs da Testamentaria de Manuel Rodrigues da Costa (1695-1952) – 6 Lv

SR 03: Entrada de Porcionistas (1703-1779) – 1 Lv

SR 04: Concursos para entrada no Recolhimento (1796-1940) – Cx

SR 05: Pareceres das órfãs (1757-1922) – 4 Lv

SR 06: Informadores das órfãs do Recolhimento (1776-1816) – 1 Lv


SSC: GESTÃO FINANCEIRA DO RECOLHIMENTO

SR 01: Registo da Receita e Despesa do Recolhimento (1609-1836) – 83 Lv

SR 02: Documentos de Receita e Despesa do Recolhimento () - Cx

SR 03: Inventário de Bens () - Lv


SSC: ENSINO NO RECOLHIMENTO (ER)"


Penso que começa a haver esperança, pois os registos de recolhimento existem desde 1587 até 1790. Mas decerto os funcionários do Arquivo, que me dizem excelente, podem vir a localizar a informação de que necessita. Talvez nos livros de receitas e despesas se achem os dotes para casamentos, com os nomes das contempladas.

Um abraço do

Miguel de Sousa

Reply

Direct link:

RE: Misericordia de Lisboa- sec XVII - ajuda

#162244 | MigSousa | 09 lug 2007 11:20 | In reply to: #162176

Caro A. Correia:

Informação adicional, colhida em outras fontes, confirma que o próprio Convento de S. Pedro de Alcântara, onde existe o famoso Panteão dos Lencastre, foi doada em 1833 à Misericórdia de Lisboa, após a extinção das Ordens Religiosas. Aí esteve o dito Asilo. O meu informador diz-me que não sabe se ainda funciona para esse efeito, mas que lhe parece que sim.

Portanto, na data que lhe interessa, a instituição estaria noutro lado.

Até outra

MS

Reply

Direct link:

RE: Misericordia de Lisboa- sec XVII - ajuda

#162283 | correa | 09 lug 2007 19:43 | In reply to: #162244

Caro Miguel de Sousa

Muito obrigado pela valiosa ajuda que me deu.
Já localizei o site da SCML e o Fundo que me indicou.
Quando voltar a Lisboa terei mais um arquivo para pesquisar.
Um abraço
A.Correia

Reply

Direct link:

Misericordia de Lisboa- sec XVII - ajuda

#162289 | MigSousa | 09 lug 2007 20:29 | In reply to: #162283

Caro A. Correia:

Não vale a pena agradecer. O trabalho foi insignificante, e numa área de meu interesse pessoal directo, desde há muitos anos.

Muito mais lhe devo eu, por informações muito relevantes e difíceis de localizar.

As melhores saudações

MS

Reply

Direct link:

Misericordia de Lisboa- sec XVII - ajuda

#355805 | 05081974 | 17 mar 2015 18:42 | In reply to: #162176

Boa tarde,

Estou a tentar localizar o registo de casamento realizado da Misericórdia de Lisboa, de Francisco Pedroso e Eugênia Maria que se realizou por volta do ano de 1755.
Abaixo registo de batismo de um filho do casal de nome António.
PT-ADLSB-PRQ-PLSB30-001-B4_m0209
Onde posso encontrar os registos da Santa Casa da Misericórdia? Estão disponíveis digitalizados e online?
Cumprimentos,
Carlos Machado

Reply

Direct link:

Misericordia de Lisboa- sec XVII - ajuda

#355807 | ruimariatorres33 | 17 mar 2015 19:14 | In reply to: #355805

Caro confrade,
Creio que os registos da Misericórdia eram registados nos livros paroquiais da freguesia das Mercês em Lisboa.
Cumprimentos e boas descobertas!

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 04 lug 2024, 01:14

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen