Barão de Ivahy.

This topic is classified in rooms: Pessoas | Títulos | Brasil

Barão de Ivahy.

#163939 | mtt | 31 lug 2007 00:22

Há muito que procuro informação sobre o barão de Ivahy, sem qualquer resultado.
Sei apenas que, por volta de 1858, vivia no Rio de Janeiro, e que uma sua sobrinha, de seu nome Ermelinda Rosa Rodrigues d’Azevedo, filha de José António Francisco e Rosa Maria Rodrigues Monteiro, viajou do Porto para o Brasil, nesse mesmo ano, procurando tirar proveito da sua protecção.
Agradeço quaisquer dados, mesmo aparentemente irrelevantes.
Manuel.

Reply

Direct link:

RE: Barão de Ivahy.

#163966 | pachancho | 31 lug 2007 10:21 | In reply to: #163939

Manuel,

qual o nome desse barão?
Pode tentar junto do Arquivo do Porto. Pergunte se existe pedido de passaporte, para o ano em questão, da Ermelinda e que lhe forneçam todos os dados que nele constarem. Normalmente nos pedidos de passaporte estão anexadas as certidões de nascimento, casamento....
Pode fazer pesquisa on-line.

http://www.adporto.org/



cumprimentos
Paula

Reply

Direct link:

RE: Barão de Ivahy.

#163993 | mtt | 31 lug 2007 15:47 | In reply to: #163966

Cara Paula
Não conheço o nome deste barão de Ivahy.
Era essa informação que esperava obter, ao criar este Tópico.
O movimento que sugere, pesquisa nos livros de Passaportes, já o fiz. Conheço o registo de passaporte da sobrinha Ermelinda, melhor dizendo, o registo de passaporte do marido. Infelizmente, não consta nele a informação que evoca.
Ermelinda surge apenas como bagagem, ou seja, como acompanhante do marido, reflexo da sábia maneira como, na época, se encarava a condição feminina (just joking); mas mesmo sobre a muito relevante personagem marital, também pouco mais aparece: a cor do cabelo, a altura em polegadas, o clássico “nariz regular”.
O que me espanta é que, excitando o Google com “barão de Ivahy”, nada surja.
Talvez a solução deste pequeno mistério se encontre no facto de ele não ter tido descendência. Ermelinda emigrou pensando com isso melhorar a situação do casal, pela protecção que esperava obter do tio. Pressente-se, por esta presumível presunção, que o barão não teria filhos. Ora, não ter descendência é o mais grave dos pecados mortais no catecismo do culto celebrado neste Fórum, pecado com condenação assegurada às penas do eterno esquecimento genealógico e, por arrastamento, ao esquecimento “tout court”.
Medite nisto, se ainda não conhece o interior de uma Sala de Partos.
Cumprimentos,
Manuel.

Reply

Direct link:

RE: Barão de Ivahy.

#163994 | JASP | 31 lug 2007 16:32 | In reply to: #163939

Caro Manuel

Já tentou procurar por "barão de Ivaí"? Talvez venha a ter sorte ...

Cumprimentos
Jorge Afonso

Reply

Direct link:

RE: Barão de Ivahy.

#163999 | roz | 31 lug 2007 18:29 | In reply to: #163939

Caro Manuel

Ao cimo de tudo desta pagina 'a uma "janelinha" em branco, escreva ivai, depois clique na seta ao lado de "pessoas" e mude para titulos. A seguir clique na outra seta ao lado. Veja se e' isso que encontra.

Cumprimentos
Roz

Reply

Direct link:

Barão de Ivahy - Título brasileiro

#164009 | Vasconcelosminas | 31 lug 2007 19:49 | In reply to: #163999

Caro Manuel,

Trata-se de títular brasileiro. Veja o que diz o Arquivo Nobiliárquico Brasileiro sobre esse títular:
"O barão de IVAÍ foi Antonio Rodrigues de Azevedo que faleceu no RJ em 19 de Novembro de 1876.Casou com Maria Amélia Barcellos de Azevedo.Era importante fazendeiro em ITAGUAI.Cavaleiro da Imperial Ordem de Cristo e Oficial da Imperial Ordem da Rosa".

No site http://www.sfreinobreza.com/NobI3.htm tem mais informações sobre o mesmo titular. E, inclusive a imagem do brasão do mesmo, uma mercê-nova.

Cordialmente,

José Roberto Vasconcelos
vasconcelosminas@yahoo.com.br

Reply

Direct link:

RE: Barão de Ivahy - Título brasileiro

#164010 | Vasconcelosminas | 31 lug 2007 19:50 | In reply to: #164009

Já encaminhado a mensagem acima, resolvi já transcrever aqui o que de pouco que naquele site consta do referido titular. Veja, por favor:

Adenda

Antonio Rodrigues de Azevedo - agraciado com o título ( Dec 18.04.1859) de Barão de Ivaí. Título de origem toponímica .Nasceu em 1807, em Vila Nova do Gaia, Portugal, filho de Manuel Rodrigues Monteiro e de Maria Joaquina de Azevedo, naturais da freguesia de Santa Marinha de Vila Nova do Gaia, Portugal. Deixou geração de seu casamento com Maria Amélia Barcelos, Baronesa de Ivaí, falecida em 13.08.1881 em Petrópolis-RJ , onde tinha sua casa de veraneio.


Cordialmente,

José Roberto Vasconcelos

Reply

Direct link:

RE: Barão de Ivahy - Título brasileiro

#164046 | mtt | 01 ago 2007 00:44 | In reply to: #164010

Caros Jorge Afonso, Roz e José Roberto Vasconcelos
Muito agradecido pela informação.
Realmente, o título do barão não estava na correcta ortografia; no entanto, sempre que aparece, e aparece muitas vezes citado na Literatura, embora apenas como tio da sobrinha, é grafado da maneira que usei.
Por ter encontrado no Google, Ivahy como apelido, nunca suspeitei da existência de nome ou topónimo homófono.
Verifico agora que ele tem os apelidos que devia ter e nasceu onde seria previsível que tivesse nascido, na freguesia de Santa Marinha (Gaia), tal qual a sobrinha.
Se alguma vez tiverem de consultar os livros de Santa Marinha, preparem-se para uma experiência sem par: os livros são tão bonitos, tão bem escritos, de uma caligrafia tão agradável e repousante, que pior fora se tivessem sido impressos.
Reiterando os agradecimentos,
Manuel.

Reply

Direct link:

RE: Barão de Ivahy - Título brasileiro

#164172 | Vasconcelosminas | 02 ago 2007 01:35 | In reply to: #164046

Caro Manuel,

Fico satisfeito em ter-lhe sido de alguma ajuda.

Porém, verificando que ou pertence a família do Barão de Ivaí ou que estuda a família dele, saberia informar-me, se não lhe for incoveniente, o nome dos avós desse titular brasileiro? Se desejar pode enviar-me por meu endereço eletrônico (e-mail).

Cordialmente,

José Roberto Vasconcelos
vasconcelosminas@yahoo.com.br

Reply

Direct link:

RE: Barão de Ivahy - Título brasileiro

#164186 | mtt | 02 ago 2007 05:32 | In reply to: #164172

Caro José Roberto Vasconcelos
Estou em má situação para o servir. Eu nem sabia o nome do homem.
Estou a escrever um texto sobre a mulher de um escritor brasileiro do séc. XIX, cujo irmão (irmão dela) era casado com uma Ermelinda que era sobrinha do barão. Apenas pretendi, ao lançar o Tópico, obter o nome e as datas de nascimento e morte. Não conheço ascendência nem descendência, nem saberia o que fazer com elas.
Posso é dar-lhe informação sobre os pais de Ermelinda, sendo a mãe dela irmã, ou então, sobrinha, do barão.
Eram eles José António Francisco e Rosa Maria Rodrigues Monteiro.
Lamentando não poder ser-lhe de melhor utilidade, subscrevo-me na esperança de que algum dia isso possa acontecer.
Manuel.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 26 set 2024, 22:43

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen