Colégio de Armas de Portugal

This topic is classified in rooms: Heráldica

Colégio de Armas de Portugal

#164002 | zamot | 31 lug 2007 18:57

Caros Amigos

Alguém conhece esta organização?

Aqui fica o texto de apresentação:


Benvindo ao Colégio de Armas de Portugal!

Benvindo ao website provisório do Colégio de Armas de Portugal (C.A.P.). O C.A.P. é um projecto com um objectivo claro e inequívoco; o de liberalizar e democratizar o uso da Heráldica em Portugal, mas ao mesmo tempo regulamentá-lo, de forma a que a Heráldica permaneça uma arte de representação da Personalidade em condições de sobriedade, prestígio e respeito pelas regras estabelecidas de concepção heráldica.

Nesse sentido, o C.A.P não substitui nem se sobrepõe às organizações Portuguesas existentes, nomeadamente o Instituto da Nobreza Portuguesa e o Instituto Português de Heráldica. Pelo contrário, embora independente como organização, é deles complemento, ao preencher uma lacuna importante e fundamental, no sentido em que oferece pela primeira vez à generalidade dos Cidadãos Portugueses, a possibilidade de registarem armas, obtendo assim uma Certidão de Registo de Brasão de Armas que lhes garanta e legitime o direito inalienável de representação heráldica da Personalidade e a exclusividade do seu uso.

O princípio geral aqui exposto é válido, quer se trate de pessoas individuais ou colectivas, cidadãos membros da Nobreza de Portugal, autarquias e municípios, autoridades eclesiásticas ou religiosas, ou cidadãos e famílias Portuguesas com armas individuais ou de família assumidas, quer no passado mais ou menos distante, quer recentes ou novas.

Importa porém assentar doutrina, esclarecer o Público Português, resolver alguns mitos e equívocos, modernizar com bom senso e boa-fé, enfim, contribuir para "pôr ordem na casa" da Heráldica Portuguesa, na noção de que, no seu actual estado de liberalização desregulamentada, a representação heráldica de personalidade não serve ninguém, quando devia servir todos, de uma forma prestigiante, digna, credível, equilibrada, democrática e civilizada.

O Colégio de Armas de Portugal agradece a sua visita e espera que renove a sua intenção de nos visitar no futuro, à medida que mais informação se encontre disponível nas nossas páginas.

Pelo Colégio de Armas de Portugal

O Conselho de Fundadores


O site é este:

http://caportugal.cultureforum.net/index.htm

E pelos vistos este também

http://39th-tower.co.uk/CAP/index2.htm


Esta oferta é espantosa em minha opinião : "oferece pela primeira vez à generalidade dos Cidadãos Portugueses, a possibilidade de registarem armas" Alguém me consegue esclarecer?


Um abraço

ZT

Reply

Direct link:

RE: Colégio de Armas de Portugal

#164005 | zamot | 31 lug 2007 19:05 | In reply to: #164002

Liberalização, Democracia e Organização na Heráldica Portuguesa

Pensei que a unica entidade em Portugal a poder autorizar o uso de armas era o INP, pelos vistos agora temos mais uma entidade. Estranho verdade?


Um abc

ZT

Reply

Direct link:

RE: Colégio de Armas de Portugal

#164011 | joão pombo | 31 lug 2007 20:05 | In reply to: #164005

Caro José Tomaz:

Creio que este tema já aqui foi discutido no fórum, aliás, se a memória não me falha, com a participação de membros desta organização.
Tenho quase a certeza, até porque, para além do Genea, não frequento outro fórum de genealogia.

Um abraço
João Pombo

Reply

Direct link:

RE: Colégio de Armas de Portugal

#164012 | joão pombo | 31 lug 2007 20:07 | In reply to: #164011

Afinal tinha razão: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=134594

Reply

Direct link:

RE: Colégio de Armas de Portugal

#164013 | zamot | 31 lug 2007 20:17 | In reply to: #164011

Caro João

Tem toda a razão, mas passou-me ao lado na altura. Pesquisei entretanto e vi que foi discutido aqui neste tópico :

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=133618&fview=c

Acho a ideia sem qualquer especie de nexo a não ser que se pretendam dedicar à heráldica municipal, dos clubes, ou de algumas instituições, uma vez que as armas de familia têm um sitio próprio onde são tratadas, e não vejo a menor vantagem que o sejam em qualquer outro sitio.

Mesmo que assim seja não vejo vantagem neste Colégio uma vez que já existe o Instituto Português de Heráldica que em minha opinião é o local onde estão reunidas as pessoas que realmente sabem deste assunto. Talvez o objectivo seja a criação de "armas para o povo", mas com a crise que está instalada neste País penso que tb não terão o menor sucesso.

Peço-lhes desculpa do tempo que lhes tomei, e se tivesse pesquisado antes de iniciar o tópico não os teria certamente incomodado.

Um abraço

Zé Tomaz

Reply

Direct link:

RE: Colégio de Armas de Portugal

#164014 | zamot | 31 lug 2007 20:35 | In reply to: #164013

Caso curioso é que um dos fundadores deste colégio é o Senhor Diogo Taveira que em Setembro de 2006 sabia pouco de "armas" como se pode ver neste tópico :

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=128724

Este Senhor aparece agora no tal site como um dos Fundadores do Colégio de Armas. Concluo assim que o melhor é mesmo deixarmos este trabalho para o INP e para o IPH

Um abc

Zé Tomaz

Reply

Direct link:

RE: Colégio de Armas de Portugal

#164016 | zamot | 31 lug 2007 20:42 | In reply to: #164014

O mesmo que escrevia isto :

Caros confrades,
Pelo que percebi, pode-se receber Carta de Armas no INP apresentando algo que comprove que descendemos de alguém que tenha recebido Carta de Armas?
Ou basta termos descencência de pessoas com esse nome?
Ou podemos dizer que queremos receber Carta de Armas, pela razão X, e eles dão-na?
É que vou ser muito sincero: eu quero puder usar, pelo menos, as armas da minha família. Tenho por ideia, como já disse, que a monarquia é o melhor tipo de regime. E gostava de, através de um símbolo (neste caso, a Carta de Armas que me premitirá ter lacre, anel, etc) o pudesse incutir aos meus filhos.
Fica a pergunta.
Pax et Bene,
Diogo Nuno Taveira Teixeira e SilvaTapada

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=128302


Estou agora perfeitamente esclarecido quanto aos objectivos deste "colégio"...

Reply

Direct link:

RE: Colégio de Armas de Portugal

#164017 | zamot | 31 lug 2007 20:45 | In reply to: #164016

O outro fundador deste Instituto assina como :

Luis José Maria de Lima Vila-Verde B.R. Guerreiro

(...)



Um abc

ZT

Reply

Direct link:

RE: Colégio de Armas de Portugal

#164026 | joão pombo | 31 lug 2007 22:49 | In reply to: #164016

"Tenho por ideia, como já disse, que a monarquia é o melhor tipo de regime. E gostava de, através de um símbolo (neste caso, a Carta de Armas que me premitirá ter lacre, anel, etc) o pudesse incutir aos meus filhos."

Eu gostava era que o Sr. Diogo Tapada me explicasse o que tem a monarquia a ver com armas e brasões...
Que eu saiba, existem muitos monárquicos plebeus, e já conheci alguns nobres republicanos.
Com pensamentos tão primários como este, não auguro grande futuro para o CAP.
Aliás, quem quizer usar um brasão sem ter direito, não precisa do CAP para nada. Basta copiar um desenho qualquer, introduzir umas alterações "a gosto" e encomendar o serviço a um ourives. Depois, pode andar na rua à vontade com anel de brasão porque certamente ninguém lhe vai perguntar se o uso das armas é legítimo ou não, reconhecido ou não, etc....

Reply

Direct link:

RE: Colégio de Armas de Portugal

#164028 | zamot | 31 lug 2007 22:58 | In reply to: #164026

Caro João

Agora que eu já sei quem é o "cérebro" deste "colégio" nada me admira....Esste Diogo deve ser mais um dos manipulados...

Reply

Direct link:

RE: Colégio de Armas de Portugal

#164049 | judiaria | 01 ago 2007 01:29 | In reply to: #164028

Carissimos
Ainda bem que os iluminados sempre vêm aparecendo. Não é que eu há tempos sonhei, que havia uma entidade que me ia dar armas de familia, com brazão, sinete e anel, tudo registado e que eram esses senhores iluminados que me iam beijar o anel (tipo João Baptista a baptizar Jesus)?

Por vezes há sonhos que se realizam

Se algum dos confrades souber dos predicados necessários, pode-me informar ? è que estou deveras interessado nisto, conforme estive já numa colecção de pratos com os brazões de cada nome. Acontece que o vendedor me disse que era possível juntar uma parte de cada brazão que compõe o meu nome, e fazer um brazão ao meu gosto e muito personalizado. Depois de lhes dizer o meu nome completo, verão que lindo ficava o brazão personalizado....... Ao que parece agora também se poderá registar o mesmo.........


Cumprimentos

Joaquim Reis

Reply

Direct link:

RE: Colégio de Armas de Portugal

#164076 | zamot | 01 ago 2007 12:06 | In reply to: #164049

Caro Joaquim Reis

Faz-me confusão toda esta apetencia repentina por Brasões, Titulos, etc. Neste caso vê-se claramente que é uma brincadeira de garotos.


Um abc

ZT

Reply

Direct link:

RE: Colégio de Armas de Portugal

#164080 | joão pombo | 01 ago 2007 12:35 | In reply to: #164076

Caro José Tomaz:

Está na moda ser-se nobre.
A internet, divulgando conhecimentos e informações que há uns anos eram apenas apanágio de uma minoria, tem contribuido para que tal aconteça.
Daí que tantas vezes se confunda o "ser monárquico" com "ser nobre".
Um dos primeiros passos para os que pretendem atingir um novo estatuto social é começarem por se afirmar "monárquicos", eventualmente filiarem-se depois numa associação real, começarem a conviver com certas pessoas, com uns jantares pelo meio, umas fadistadas, corridas de toiros, etc, e está tomado o gosto!
Depois, chega a hora da verdade: Alguns, com bons conhecimentos e algumas posses, lá conseguem contratar um genealogista, que com alguma facilidade consegue descobrir um antepassado nobre e daí à obtenção de um alvará ou carta de armas vai um passo pequeno.
O ponto alto, presumo, será uma entrada no Anuário, até porque essa já ninguém mais lhes tira...
Existem alguns, contudo, que não conseguem chegar lá.
Portanto e para esses, a melhor solução é "democratizar" a heráldica e atribuir brasões ao povo.
Por mim, nem me aquece, nem me arrefece...
Aliás, não estou sequer a criticar o CAP, que nem sequer conheço, pelo que espero não ser mal entendido.

Um abraço
João Pombo

Reply

Direct link:

RE: Colégio de Armas de Portugal

#164103 | RAAL | 01 ago 2007 15:51 | In reply to: #164080

Vale a pena perder tempo com estas coisas?
Fazer publicidade é credibilizar estas parvoíces.
Este tipo de erva daninha morre com o silêncio.
RAAL

Reply

Direct link:

RE: Colégio de Armas de Portugal

#164135 | zamot | 01 ago 2007 18:11 | In reply to: #164103

Se vale a pena? Claro que não, ainda por cima o tal Luis Guerreiro não gosta de ouvir criticas. Nos foruns dele quam critica é expulso. Acabo de ser expulso deste "colégio" por dar a minha opinião. Mas como ia contra a dele expulsou-me. Enfim, um autêntico palhaço. Ele Luis Guerreiro tem uma enorme raiva à Nobreza não percebo bem porquê.


Um abc

ZT

Reply

Direct link:

RE: Colégio de Armas de Portugal

#164146 | jmacieira | 01 ago 2007 19:41 | In reply to: #164103

Caro Confrade

Um pouco a contra gosto respondo ao seu post. A contra gosto porque, como já aqui tenho referido algumas vezes não estou de acordo que, ao intervirmos num fórum, que é público, nos escondamos em "siglas", "iniciais", omitindo o nosso nome que, em princípio, é uma coisa de que nos devemos orgulhar.

Mas, passando a retórica que, penso, não levará a mal, estou aqui para subscrever a sua mensagem.
É que, de facto, com tanta coisa interessante e séria que há para discutir, não vale a pena perder tempo, por pouco que seja, com esta gente.

O melhor, mesmo, é deixá-los a falar uns com os outros (não devem ser muitos), deixá-los sonhar até que se cansem.

Cordialmente


João de Mariz Sarmento Macieira

Reply

Direct link:

RE: Colégio de Armas de Portugal

#164148 | jmacieira | 01 ago 2007 19:56 | In reply to: #164080

Caro João Pombo

Apresento os meus cumprimentos e permita-me que o felicite pela sua intervenção.

Aquilo que aqui deixa dito e que eu, como sabe, tantas vezes tenho vindo martelando é, afinal, aquilo que é o pensamento de muita gente sensata mas que, porque não será politicamente correcto, se abstém de dizer.

É mesmo como diz. Traça o percurso correcto.
Eu disse, aqui, uma vez que, enquanto uns nascem a ouvir falar da família, dos Avoengos e por aí fora, outros, a quem não foi possível, por razões várias, ouvir essas conversas, quando chegam aos 20 e aos 30, lá vão a correr para a TT à procura da tal carta de armas.

E, no meio da poeira, lá vão descobrir, ao fim de buscas de séculos, um parente que teve uma carta de armas. Essas cartas de armas, dos sécs. XVIII e XIX, muitas delas com referências a famílias (com apelidos de famílias medievais) a que não peretncem e que, toda a gente sabe que, em muitos casos foi assim, vão servir para armigerar alguém que, a partir daquele momento, como que por magia, passa a ser NOBRE. Depois, o resto, é o que nos conta. O tal percurso.

Eu pergunto: A culpa será só deles? - Dos que têm sede de nobreza? - Que querem ser nobres a todo o custo? Que vão à procura do tal avô que, por difíceis caminhos, vejam lá, é um 15º avô?
Ou será também daqueles que alimentam, não se sabe bem porquê, esta Feira das Vaidades?

Pensemos nisso.

Cumprimentos renovados

João de Mariz Sarmento Macieira

Reply

Direct link:

RE: Colégio de Armas de Portugal

#164153 | hbanha | 01 ago 2007 22:14 | In reply to: #164148

Sr. João de Mariz Sarmento Macieira
Já tinha lido várias opiniões sobre o significado de NOBRE, mas agora fiquei esclarecido. Assim Nobre é aquele que descende por linha varonil e primogénita dum armigerado que viveu à pelo menos oito séculos.
Melhorescumprimentos
Henrique de Melo Banha

Reply

Direct link:

RE: Colégio de Armas de Portugal

#164190 | jmacieira | 02 ago 2007 09:40 | In reply to: #164153

Senhor Henrique de Melo Banha

Se foi isso que o Senhor leu na minha mensagem lamento profundamente.

Ou o Senhor não tirou das minhas palavras aquilo que eu pretendi dizer ou, sou eu que não me sei fazer entender.

É pena. Mas, mesmo assim, se daqueles que leram só o Senhor tenha tirado conclusões erradas já não é mau!

Melhores cumprimentos

João de Mariz Sarmento Macieira

PS - Onde se fala, na minha mensagem em "oito séculos", "linha varonil e primogénita"? Poderá dizer-me?

Reply

Direct link:

RE: Colégio de Armas de Portugal

#164207 | hbanha | 02 ago 2007 12:00 | In reply to: #164190

Sr. João de Mariz Sarmento Macieira
Na verdade não li na sua mensagem aquilo que escrevi, mas também é verdade que a propósito de um negócio montado por uns individuos, digamos, respeitável como tantos outros, o Senhor saíu atirando em várias direcções. Foi um pouco por isso que me arroguei o direito de fazer aquelas afirmações ortodoxas. Como sabe a história tem-nos ensinado que as antigas linhagens andam muitas vezes representadas por pessoas que não são seus descendentes directos, umas vezes por obra de casamentos outras por razões menos NOBRES.
Quanto ao assunto do tópico premito-me lembrar que existem por todo o mundo, e com acesso pela net, vários sites que se dedicam ao mesmo negócio. Desde T-shirts, bonés, canecas, etc., com estampas de brasões alusivos aos diversos apelidos. Ou seja só compra quem quer e, não me parece que seja crime ou abuso de confiança. O escudo que identificou outrora uma detreminada linhagem é hoje do dominio publico e não cobra direitos de autor. tal como registar um logotipo de uma marca comercial, também qualquer um pode registar uma imagem presonalizada em nome próprio.

Melhores cumprimentos
Henrique de Melo Banha

Reply

Direct link:

RE: Colégio de Armas de Portugal

#164291 | JoãoGaspar | 03 ago 2007 00:59 | In reply to: #164135

Caro Zé Tomaz,

Este Luis Guerreiro é o do Forum D. R.? e quem é o Socio dele?

Reply

Direct link:

RE: Colégio de Armas de Portugal

#164297 | JoãoGaspar | 03 ago 2007 02:32 | In reply to: #164080

Caro João Pombo,

Muitas são as vezes que nos cruzamos neste fórum, o que é muito salutar, tal como é salutar as diversas opiniões.
E é sobre o acto de opinar que eu venho, depois de ter ponderado várias vezes se entraria neste tópico, que decidi opinar também, sobre o que escreveu!
Segundo o confrade, esta na moda ser-se nobre! Penso que ainda não chegamos a esse ponto! Acho que esta mais na moda ser-se conhecido e pouco Nobre, basta olhar para a nossa imprensa "cor-de-rosa" e verá quem são as caras que o publico consumista idólatra, aprecia e imita. Não é nada de novo, esta atitude imitadora, o Homem é um animal que imita por natureza, sempre se imitou personalidades de relevo social, político e cultural ao longo dos séculos. Claro que alguns séculos atrás essas personalidades pertenciam a classe dos Nobres, mais tarde já se copiava os Burgueses e os Aristocratas e no século passado tudo mudou de novo.
Hoje os exemplos a imitar são outros, são escândalos, jogadores de futebol, e pouco mais.
Depois no fim do século XX e inicio do século XXI a Genealogia começa a aliciar algumas pessoas, não as suficientes para se tornar uma moda ser se nobre, nem uma moda ser se Monárquico, mas as suficientes para que este site seja tão popular e uma base de dados tão importante hoje. Este despertar para as origens terá muitas teorias claro, mas um dos motivos indiscutíveis deste despertar, será com certeza o afastamento tão repentino das raízes da maioria dos Portugueses, após um período Modernista mal compreendido em Portugal, e agora, passado o tempo suficiente (!) os seus filhos começam a ter orgulho no seu nome, e a procurar a sua História.
Penso eu que este seja o motivo de tanta gente procurar as suas origens, e não o facto de se querer ser Nobre, porque para isso, não basta ter o nome, as Armas e o Anel, ser-se nobre é antes de mais uma atitude, um modo de vida, e esta incluída a Humildade, Honra e Sacrifício.
Depois acho que o confrade se contradiz, pense comigo, o que alicia os que ambicionam um estatuto Nobre? Acho que será pertencer a uma elite, ora se todos os Portugueses forem Nobres, deixaria de ser um grupo fechado, um grupo de elite e prestigio, seria banal! Logo acho que quem tenta fazer negócio com armas e brasões, apenas se alimenta numa lacuna do mercado, com pessoas que pouco entendem de Apelidos e Famílias e Heráldica. Os que ambicionam ser Nobres não querem um diploma de uma qualquer empresa da net, com Armas numa caneca, querem sim a tal exclusividade que nas suas cabeças lhes abrirá algumas portas! No fim acho que até terão alguma razão, somos um país “caciquista”, e no ambiente certo, convém conhecer as pessoas certas, por exemplo, continuamos a valorizar mais os títulos, académicos, militares e Nobiliárquicos do que as pessoas que os têm, somos sempre primeiro o Senhor Doutor N, ou o Senhor Engenheiro X, ou Senhor Conde de N ou o Tenente-coronel H., e depois ainda temos o fenómeno lusófono da “dança” de apelidos e o coleccionar dos mesmos.
Resumindo, não penso que seja errado ter consciência do passado, e também não acho que seja menos Nobre alguém que teve um 15º avô Nobre e mais Nobre outro que seja hoje Marquês e definitivamente não é de todo nobre “comprar e inventar nobreza”.
Será também exagerado chamar-se “moda” ao fenómeno localizado em alguns ambientes, de algumas pessoas que por quererem pertencer a determinada elite e por não serem facilmente aceites, se auto excluem e começam um movimento contra o objecto do seu desejo.


Sinceros Cumprimentos

João Gaspar

Reply

Direct link:

RE: Colégio de Armas de Portugal

#164306 | joão pombo | 03 ago 2007 08:47 | In reply to: #164297

Caro João Gaspar:

Quando referi que "está na moda ser-se nobre" (melhor dizendo, "querer ser-se nobre"), não estava a pensar na esmagadora maioria dos portugueses, muitos dos quais preferiam ser grandes jogadores de futebol ou celebridades "instantâneas".
Pensei apenas numa minoria que gravita em certos meios e que é, obviamente, mais civilizada e instruída, como não poderia deixar de ser.
São esses que ambicionam alcançar a "nobreza" em plena república, conhecendo bem os meandros onde se movem.
Mas enfim, creio que não vale a pena dramatizar, há coisas bem piores...

Cumprimentos,
João Pombo

Reply

Direct link:

RE: Colégio de Armas de Portugal

#164313 | jmacieira | 03 ago 2007 11:16 | In reply to: #164297

Caro João Gaspar

Faço os meus cumprimentos e, desta vez, não estou totalmente de acordo consigo.

Como sabe, tenho por si a consideração e estima que advém das suas lúcidas posições e do seu serviço à nossa Causa.

Talvez um dia destes, quando nos encontrarmos, poderemos falar sobre isto.

Até lá receba um abraço amigo do

João Macieira (joaoandaluzarrobasapopontopt)

Reply

Direct link:

RE: Colégio de Armas de Portugal

#164329 | zamot | 03 ago 2007 16:50 | In reply to: #164291

Caro João

Este Guerreiro era do FDR, fez uma serie de disparates que obrigou o David Garcia a fechar o forum e a ter de abrir outro que agora está aqui :

http://democracia-real.goo-board.com/

Um abc

Zé Tomaz

Reply

Direct link:

RE: Colégio de Armas de Portugal

#164333 | JoãoGaspar | 03 ago 2007 17:00 | In reply to: #164329

Caro Zé Tomaz,

Confirmei isso mesmo. São a mesma pessoa, quanto ao Diogo Nuno (?) não sei quem seja, mas a assinatura Pax et Bonum é me familiar!!!!
Quero distancia dessa gente.

Abraço

João Gaspar

Reply

Direct link:

RE: Colégio de Armas de Portugal

#164336 | felpo | 03 ago 2007 17:21 | In reply to: #164306

Caríssimos confrades,

Uma coisa é um título, um reconhecimento, uma benesse, dado por um monarca, um governante, ou qualquer outra pessoa que para isso tenha poder, outra, a verdadeira nobreza, é uma prática de consciência e de serviço. Esta está relacionada com o carácter, com a honra e com a humildade. Pode ser ou não reconhecida, mas não deverá ser exibida numa feira de vaidades. A esta verdadeira nobreza, todos são chamados e pode ser praticada em qualquer regime político, tem como modelo o AMOR e o amor feito corpo é Cristo.

Fernando P.C.

Reply

Direct link:

RE: Colégio de Armas de Portugal

#164348 | zamot | 03 ago 2007 21:15 | In reply to: #164333

Caro João

Tens toda a razão, gente que não interessa

Reply

Direct link:

RE: Colégio de Armas de Portugal

#164365 | Oportugal | 04 ago 2007 03:28 | In reply to: #164336

Prezado Felpo,

Sao comentarios como os seus que me levam a voltar a pesquiza e participacao neste site. Servico para o beneficio da comunidade e de fato, ao meu ver, o mais alto cargo e o mais honrado - "nobreza de coracao e o que vale, o resto sao vaidades; e no fim tudo passa...", como dizia o meu pai.

Saudacoes,
afonso
Em Sydney 04/08/07.

Reply

Direct link:

RE: Colégio de Armas de Portugal

#164368 | felpo | 04 ago 2007 05:45 | In reply to: #164365

Caro Afonso,
Obrigado pela sua gentileza.
É bom saber que não estamos sozinhos, mas melhor é acreditar que temos uma companhia ainda mais íntima que ultrapassa a dimensão Humana.
Só Deus pode dar a verdadeira força para a luta a que fomos chamados.

Com os melhores cumprimentos
Fernando

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 02 mag 2024, 03:32

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen