Unhais da Serra-Origens-Sobral de Casegas

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Unhais da Serra-Origens-Sobral de Casegas

#166782 | Raquelis | 07 set 2007 19:28

Caros Confrades:

Alguém sabe sobre:

Manuel Francisco c.c. Ana Francisca (ambos do Sobral de Casegas) perto de 1700;

São pais de Teresa Francisca (de Sobral de Casegas) c.c. (em 2.1.1746 Unhais) Francisco de Matos

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Reply

Direct link:

RE: Unhais da Serra-Origens-Sobral de Casegas

#166792 | Sobral | 07 set 2007 20:58 | In reply to: #166782

Cara Raquel

Julgo haver um erro.
Teresa Francisca tenho-a como casada com Manuel Duarte Folgado (23.04.1738, Erada), fº de Pedro Folgado e Carvalho, cuja descendência não tenho.
Irmã de Teresa é Catarina, casada 2ª vez com Francisco de Matos. em 2.01.1746, unhais.
eram filhas de Manuel Francisco, nasc 7.12.1671 e cas a 18.06.1708 com Ana Francisca; netas pat de Domingos Francisco + 10.12.1710 e Ana Francisca + 8.10.1709 ; net mat de Mateus Gonçalves n. 19.04.1650 e Eulália João (cc a 8.04.1674).
Mateus era filho de Domingos Gonçalves b. 9.01.1623 e Isabel Maria Francisca Mendes b. 2.07.1628; net pat António Fernandes da Silva, o Chambas, e Maria Gonçalves; net mat de Francisco Mendes e Maria Francisca
Eulália era fª de António João e Isabel João.

Cumprimentos
G Santos

Reply

Direct link:

RE: Unhais da Serra-Origens-Sobral de Casegas

#166820 | Raquelis | 07 set 2007 23:46 | In reply to: #166792

Caro Gabriel Santos

Assim que puder (estou noutra casa) vou rever os meus apontamentos e se não os copiei mal vou voltar a ver o microfilme para ver onde está o erro.

Muito obrigada pela sua resposta pronta. Dir-lhe-ei o resultado dessa revisão.

Com os meus melhores cumprimentos

Raquel Diogo

Reply

Direct link:

RE: Unhais da Serra-Origens-Sobral de Casegas

#166858 | Sobral | 08 set 2007 11:00 | In reply to: #166820

Cara Raquel
A mulher de Pedro Folgado era Maria Carvalho
Já agora os pais de Pedro Folgado:
Domingos André Fernandes, que aparece como do Tortosendo, mas os pais António Fernandes e Margarida Antunes são da Erada.
cas 20.11.1672, Paúl com Isabel Folgado, Unhais, fª de Paulo Nunes e Isabel Folgado.
Estes tiveram outra Maria Folgado cas com Pedro Francisco, filho de outro Pedro Francisco e Ana Francisca, Foram pais de outro Pedro Francisco, casado com Catarina Fernandes, que julgo interessar-lhe.
Pedro Folgado casou 1ª vez com Maria Pereira Pinto, do Gondufo, fª de Simão Duarte e Maria Pinto, dos Ribeiros de Lagares de que trata o confrade Eduardo Osório.
Maria Carvalho era filha de Miguel Pires Jácome e Maria Carvalho, Erada; n pat de Francisco Pires e Isabel Jácome; n mat de Domingos Fernandes Malhão e Isabel Carvalho, Erada.
Cumprimentos
G Santos

Reply

Direct link:

RE: Unhais da Serra-Origens-Sobral de Casegas

#166887 | Raquelis | 08 set 2007 20:50 | In reply to: #166858

Caro Gabriel Santos

Penso que comecei a perceber a confusão que fiz mas, como disse, tenho de ver os meus apontamentos.

1º - Na minha base de dados não existe nenhuma Catarina filha de Manuel Francisco e Ana Francisca. Tenho apenas a Teresa Francisca que casa pela 1ª vez com Manuel Duarte da Erada (ignorava que este Manuel fosse Manuel Duarte Folgado) e também não o ligava ao Pedro Folgado.

Teresa Francisca, na minha base de dados (a única filha do referido casal) casa pela 2ª vez com Francisco de Matos em 2.1.1746 e tem : - O manuel n. 25.10.1747, o Gregório Francisco de Matos n. 7.3.1753 e a Ignes (Inês?) Maria n. 13.1.1755 (descendo do Gregório).

Pode informar-me quem foi o primeiro marido de Teresa Francisca ?


Seja como for, já que Teresa e Catarina são irmãs valem os mesmos dados no que respeita aos seus ancestrais e que é outro salto na minha árvore.

2º - Já tinha os pais do Pedro Folgado (dados tirados de mensagens que vi aqui no Forum) mas ignorava o nome da mulher e não o ligava ao filho Manuel Duarte.

3º - Também tinha os registos de Pedro Francisco casado com Catarina Fernandes, conhecido como Pedro Francisco da levada (devia morar junto à levada (pequeno curso de água) que ainda hoje existe em Unhais. Só que tinha este Pedro Francisco filho de Pedro Francisco (da moreira) e Maria Folgada. Este "moreira" diz-lhe alguma coisa ou terei lido mal? São também meus antepassados.

Uma vez mais muitíssimo obrigada.

Raquel Diogo

Reply

Direct link:

RE: Unhais da Serra-Origens-Sobral de Casegas

#167022 | Sobral | 10 set 2007 17:15 | In reply to: #166887

Cara Raquel

Confirmei o casamento de Teresa Francisca com Manuel Duarte Folgado. Os pais são efectivamente Manuel Francisco e Ana Francisca.
Verifiquei no nasc de Maria, fª de Gregório de Matos que a avó era Teresa Francisca.
No casamento de Francisco de Matos tenho efectivamente Catarina. O que deve ser erro meu.
Julgo estar confirmado que Teresa casou com Manuel Duarte Folgado e Francisco de Matos e não sua irmã Catarina.
Cumprimentos
GS

Reply

Direct link:

RE: Unhais da Serra-Origens-Sobral de Casegas

#167045 | Raquelis | 10 set 2007 20:02 | In reply to: #167022

Caro Gabriel Santos

Quando tiver os apontamentos comigo vou verificar o casamento de Francisco de Matos que ocorreu a 2.1.1746 em Unhais.

Como tiveram três filhos em Unhais, nascidos em 1747, 1753 e 1755 facilmente vejo qual é o nome da mãe.

Depois lhe direi se é Francisca ou Catarina.

Com os meus agradecimentos

Raquel Diogo

Reply

Direct link:

RE: Unhais da Serra-Origens-Sobral de Casegas

#167061 | rmfrp | 10 set 2007 22:05 | In reply to: #166782

Caros Raquel Diogo e Gabriel Santos:

Ao ler esta mensagem fiquei com a esperança de que me possam ajudar com uma situação complicada que ocorre no Sobral de Casegas com a existência, no período em discussão, de dois casais Manuel Francisco / Ana Francisca.

De facto, temos:

A) Manuel Francisco, do Sobral (filho de Domingos Francisco e Ana Francisca), cas. (Casegas 18.06.1708) com Ana Francisca, da Tojosa, freg. Casegas (filha de Mateus Gonçalves e Eulália João).

B) Manuel Francisco, do Piódão (filho de Manuel Francisco e Maria Francisca, e viúvo de Ana Antunes, com quem casara em Casegas a 04.03.1702) cas. (Casegas 16.12.1708) com Ana Francisca, do Sobral (filho de José Rodrigues e Ana Francisca).

Como se distinguem, de entre os vários filhos de "Manuel Francisco e Ana Francisca", quais correspondem a cada casal?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Unhais da Serra-Origens-Sobral de Casegas

#167120 | Sobral | 11 set 2007 14:19 | In reply to: #167061

Caro Rui Pereira

Tojosa é um grupo de propriedaes do Sobral. Hoje não vive lá ninguém. Suponho que corresponde à anexa do Sobral, um pouco mais para a serra, hoje chamada Pereiro. Se antigamente o lugar mudou de lugar, não existe no Sobral lembrança de tal facto.

A distinção entre estes dois casais estabelece-se pelo apelido dos do Piódão, chamados capitão, ou por terem exercido este posto ou por nome de família.
Temos assim que o Manuel Francisco do Piódão que casou no Sobral em 1702/1708 já usou desse apelido.
Uma dúvida me ficou, nos meus apontamentos a Teresa que casou com Francisco de Matos tem o pai como sendo de Chãos d'Égua, Piõdão, sem que o pai tenha o apelido Capitão.
Será filha deste casal, M F Capitão/AF que teve um filho José Francisco casado em Unhais com Isabel Maria Dias (Pinto) ? Teresa nasceu a 21.09.1715. Um suposto irmão, João, do casal da Tojosa, nasc a 21.12.1714. São datas muito próximas mas não impossíveis. No entanto inclino-me a pensar que a Teresa filha do Manuel Francisco de Chãos d'Égua seja do tal M F Capitão.

Cumprimentos
G Santos

Reply

Direct link:

RE: Unhais da Serra-Origens-Sobral de Casegas

#167125 | Sobral | 11 set 2007 14:48 | In reply to: #167061

Caro Rui

Segue uma lista dos filhos de Manuel Francisco e Ana Francisca

1. Manuel Francisco was born on 7.12.1671 in Sobral de S. Miguel. married Ana Francisca daughter of Mateus Gonçalves and Eulália João on 18.06.1708 in Sobral de S. Miguel. Ana was born in Tojosa, Sobral de S. Miguel. They had the following children:
2 F i. Maria Francisco was born on 3.02.1710 in Sobral de S. Miguel.
3 F ii. Catarina Francisca was born on 23.04.1711 in Sobral de S. Miguel.
4 F iii. Ana Francisco was born on 19.02.1713 in Sobral de S. Miguel.
Ana married Manuel Simão son of Manuel Simão and Isabel Fernandes on 17.05.1742 in Sobral de S. Miguel. Manuel was born in Silvares.
5 M iv. João Francisco was born on 21.12.1714 in Sobral de S. Miguel.
6 F v. Teresa Francisca was born on 21.09.1715 in Sobral de S. Miguel.
Teresa married (1) Manuel Duarte Folgado son of Pedro Folgado and Maria Carvalho on 23.04.1738 in Erada. Manuel was born on 25.03.1717 in Erada. Teresa married (2) Francisco de Matos son of Amaro de Matos and Josefa-Isabel Gonçalves on 2.01.1746 in Unhais da Serra. Francisco was born on 27.09.1719 in Unhais da Serra.
7 M vi. Francisco Francisco was born on 1.04.1717 in Sobral de S. Miguel.
8 F vii. Isabel Francisca was born about 1719 in Sobral de S. Miguel. Isabel married (1) Simão Francisco son of Manuel Francisco and Guiomar Rodrigues on 20.04.1739 in Erada. Simão was born in Barco. Isabel married (2) António Francisco son of António Francisco and Quitéria Antunes. António was born in Boxinos. Isabel married (3) Pedro Tavares son of Domingos Marques and Maria Tavares on 16.09.1762 in Telhado. Pedro was born in Candosa.
9 M viii. José Francisco was born on 21.02.1719 in Sobral de S. Miguel.
10 F ix. Cecília Francisca was born in 09.1721 in Sobral de S. Miguel. Cecília married Martinho de Oliveira son of Manuel de Oliveira and Isabel Pires in 02.1746. Martinho was born in Barco.

Talvez seja de verificar os nascimentos
Maria, fª de MF e AF a 3-2-1710
Domingos fº de MFCapitão e AF a 15-3-1710 pai de Chãos degua
Catarina, fª de MF e AF 23-4-1711
Maria Fª MF Capitão Chaos degua a 3-11-1712
Ana fª de MF e AF a 19-2-1713
João fº MF, Tojosa a 21-12-1714
Teresa fª de MF, Chaos degua a 21-9-1715
Francisco fº de MF e AF a 1-4-1717
Isabel fª de MFCapitão a 2-4-1718
José fº de MF e AF a 21-2-1719
Cecília, fª MF e AF, da Tojosa a ?-9-1721
Josefa, fª MFCapitão a 17-3-1724
José fº de MFCapitão a 20.06.1734
Não tenho mais filhos visto ter poucos apontamentos do livro 2 de bap.

Julgo não existirem dúvidas de quem são os pais. Assim a Teresa Francisca é fª de Manuel F Capitão.

Cumprimentos
GSantos

Reply

Direct link:

RE: Unhais da Serra-Origens-Sobral de Casegas

#167169 | rmfrp | 11 set 2007 22:12 | In reply to: #167125

Caro Gabriel Santos:

Muito obrigado pelos seus esclarecimentos. Eu já tinha notado algumas referências ao apelido (?) Capitão em alguns registos mas ainda não tinha aprofundado a questão nem procurado os baptismos.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Unhais da Serra-Origens-Sobral de Casegas

#167180 | Raquelis | 12 set 2007 00:23 | In reply to: #167061

Caro Rui Pereira

Não sei se já encontrou na resposta do confrade Gabriel Santos a solução para a sua dúvida mas vou dizer-lhe o que penso:

Até há pouco tempo eu tinha o registo destes dois casais Manuel Francisco/Ana Francisca como avós de indivíduos nascidos em Unhais mas ignorava como se chamavam os pais dos dois Manuel Francisco/Ana Francisca. Pareceu-me, no entanto, que não se tratava do mesmo casal uma vez que um Manuel era tido como nascido em Cãos d'Égua - Piodão e o outro no Sobral de Casegas.

Poderá acontecer ter erro nos meus registos mas já agora vou transcrevê-los até para ter a certeza de que estão correctos.

1º O Manuel Francisco do Sobral tenho-o como pai da Teresa Francisca que tem dois casamentos.

I- marido - Manuel Duarte Folgado da Erada com o qual tem uma filha a Maria Teresa da Trindade (nascida em? no Tortosendo?) que casa em Unhais em 19.7.1762 com João de Carvalho Carrega.
Filhos deste casal nascidos em Unhais:Maria (7.12.1768); Joselim ou Joaquim (li claramente Joselim)(20.8.1771); José (26.11.1773);José (1.2.1776); Maria ((8.7.1778); João (&.10.1781) e Ana Maria da Trindade (não encontrei o registo).

II- marido - Francisco de Matos com o qual casa em Unhais a 2.1.1746 e do qual tem os filhos nascidos em Unhais: Manuel (25.10.1747);Gregório (7.3.1753) e Ignes ou Inês (13.1.1755).


2º Manuel Francisco de Chãos da Égua- Piodão, tenho-o como sendo pai de:

- José Francisco c.c.(17.12.1758) Isabel Maria de Unhais e tem em Unhais:José (22.11.1760);Maria (8.10.1763);Maria (14.8.1765);Aleixo (30.7.1768);Ana (29.5.1770); Antonio Francisco (4/10/1772);António (6.5.1776).

- Ana Francisca (c.c.22.4.1762) José Fernandes Apariçio e tem a Maria Apariça em 4.11.1763.

Só depois de colocar este tópico "Unhais-Origens- Sobral de Casegas e perante a amável resposta do confrade Gabriel Santos fiquei a saber que os avós de Ana Francisca eram Domingos Francisco/Ana Francisca, Mateus Gonçalves e Eulália João.

Fico agora na dúvida, depois de ler a mensagem que o confrade Gabriel Santos lhe remeteu, se Teresa Francisca não é filha do Manuel Francisco de Chãos d'Égua - Piodão ( o que muda o rumo da minha árvore).

Gostaria que me dissesse o que pensa.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Reply

Direct link:

RE: Unhais da Serra-Origens-Sobral de Casegas

#167256 | Raquelis | 12 set 2007 20:00 | In reply to: #167180

Caro Rui Pereira

Claro que isto já lhe ocorreu mas,

Ainda sobre este tema, lembrei-me que até 1714, nos registos de nascimento de Unhais o páraco indica os nomes dos avós paternos e maternos. Não acontece o mesmo em Casegas? Se assim fosse no nascimento de muitos dos filhos de ambos os casais homónimos poder-se-ia saber quem era filho de quem através dos avós.
É que, segundo a lista que o confrade Gabriel Santos apresenta, muitos nascem depois de 1714.

É a tal coisa... só temos verdadeiramente a certeza quando no registo é mencionado o nome dos avós.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Reply

Direct link:

RE: Unhais da Serra-Origens-Sobral de Casegas

#167262 | rmfrp | 12 set 2007 21:39 | In reply to: #167256

Cara Raquel Diogo:

Muito obrigado pelas suas informações.

Sim, em Casegas, como em todas as paróquias da região pertencentes ao Bispado da Guarda, os baptismos começam a ter avós em finais de 1713. Assim, confrontando todos os dados, é provável que pelo menos neste caso seja possível separar bem os dois casais e respectivos filhos. Mas como eu ainda não tenho todos os dados recorri à sabedoria dos colegas para me ir situando. :-)

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Unhais da Serra-Origens-Sobral de Casegas

#271291 | Raquelis | 24 feb 2011 22:20 | In reply to: #167022

Caro Gabriel Santos

Passados quase quatro anos, tenho agora a certeza de que esta Teresa Francisca que casa com Manuel Duarte Folgado e depois com Francisco de Matos é filha de Manuel Francisco de Chãos d'Égua.

Do seu 1º casamento nasce em 19.1.1739 (Erada) um Paulo. No registo de baptismo é dito que é neto paterno de Pedro Folgado e Maria Carvalha e materno de Manuel Francisco de Chãos d'Égua e Ana Francisca do Sobral.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Reply

Direct link:

RE: Unhais da Serra-Origens-Sobral de Casegas

#271310 | Sobral | 25 feb 2011 10:11 | In reply to: #271291

Cara Raquel

Foi bom mais esta achega para confirmar as raízes de Teresa Francisca a Chãos de Égua.
Infelizmente não consegui ir além dos seus avós paternos, pasquisando nos livros de Piódão, Aldeia das Dez, Avô, Pomares e outras freguesias vizinhas. Talvez a sua origem esteja mais próxima, em Casegas, como o filho ali veio casar o pai poderia ter feito o mesmo. Infelizmente os livros não estão on-line. E na altura em que fiz a pesquisa não pensei em tal. Assim esta linha dos nossos avoengos terá de ficar por aqui.
Quanto aos avós maternos consegui avançar mais chegando em uma das ascendências aos quinto avós da Teresa, Domingo Domingues, do cide e Maria Fragoso (possivelmente ligada aos Fragosos de Bobadela). Caso não os tenha posso mandá-los.
Aproveito para falar de outro assunto, ultimamente posto pelo Rui Pereira, o do casal Isid(o)ro Álvares e Maria Fernandes. Devo ter sido eu a indicar os supostos pais de Maria Fernandes. Na minha base estão com ?, o que significa uma hipótese em aberto.
Considerei que era de considerar por vá rias razões:
- O apelido Fernandes. Em 1560 não haveria muitos casais deste apelido na Erada com filhos em idade de procriar.
- A data do seu casamento, em épocas próxima à de suas supostas irmãs (ela - 1560; Catarina - 1579; Pedro - 1565; Ana - 1579)
- vário nomes que parecem indicar uma familiaridade:
--- Helena, pouco usual na época, nome de uma filha, neta e bisneta.
--- Catarina, (nome de sua suposta irmâ casada com Manuel Barata) que aparece numa filha e em netas.
É, pois, de considerar como muito provável esta hipótese.
O cruzamento entre os descendentes em que houvesse dispensa ajudaria a consolidar.

Cumprimentos
G Santos

Reply

Direct link:

RE: Domingo Domingues/Maria Fragoso

#271670 | Raquelis | 02 mar 2011 21:21 | In reply to: #271310

Caro Gabriel Santos
Muito obrigada pela sua resposta.

Também já procurei o casal Manuel Francisco/Maria Francisca em Chão de Égua mas não os encontrei.

Existe, no Piódão, um Manuel de Chão d'Égua b. a 6,3,1684 filho de um Manuel Francisco e de uma Maria João mas não se trata do nosso Manuel . Ver aqui:

http://193.137.201.198/pesquisa/ODdisplay.aspx?DOId=3791&NodeID=_320084

Não só o nome da mãe não é o mesmo, como a tratar-se do mesmo, teria apenas 18 anos à data do seu 1º casamento com Ana Antunes em 1702. Não deixa, no entanto de ser curioso o mesmo nome de pai numa pequena localidade.
Se fosse um 2º casamento do pai certamente que a criança não se chamaria novamente Manuel.

Quanto aos avós maternos de Teresa, se não for muito incómodo gostaria de ver a linha até chegar aos nossos antepassados Domingo Domingues/ Maria Fragoso. Aponto datas para perto de 1535 será?

Tenho este casal como ascendentes de minha 8ª avó Joana da Silva cc Mateus Gonçalves do Alvoco (Vasco Esteves), através de sua mãe Maria Francisca Lopes, filha de Manuel Francisco/Águeda Lopes, n.m. de Cristóvão Lopes/Maria Fragoso.
Cristóvão é filho de outro Cristóvão cc Domingas João e esta filha de Domingos Domingues/Maria Fragoso.

Maria Fragoso cc Cristóvão Lopes (pais de Águeda) pode ser a Maria nascida a 25,8,1589 na Bobadela, filha de Francisco Coelho e Maria Fragoso, neta de Manuel Queixada e sua 2º esposa Ana Francisco Cardoso (Raízes da Beira) "Queixadas Fragosos da Bobadela"
do falecido e já saudoso Eduardo Osório...

Já que falamos nos "Fragosos" de Bobadela gostaria de lhe colocar uma quetão: - Afinal de onde vem o apelido "Fragoso"?
Há "Fragoso" no nome dos filhos de Manuel Queixada tanto nos da 1ªa esposa, Ana Pais Ribeiro como nos da 2ª Ana Francisca Cardoso. Estas senhoras seriam da mesma família ou o "Fragoso" vem do Manuel Queixada?

Quanto ao assunto da filiação de Maria Fernandes, casada com Isídro Álvares considero que as razões que aponta têm muita força. Fica-me a dúvida: - se os sobrinhos de Maria Fernandes não têm "Giraldes ou Geraldes" no apelido, então o "Giraldes" só pode vir do lado do marido Ísidro.
Como estamos a falar da 1ª metade do século XVI encontrou outros "Giraldes" anteriores nas muitas freguesias que pesquisou?

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Reply

Direct link:

RE: Domingo Domingues/Maria Fragoso

#271671 | evieira | 02 mar 2011 21:35 | In reply to: #271670

Cara Raquel Diogo,

Também descendo do casal Cristóvão Lopes- Maria Fragosa, do Gondufo, pela sua filha Ana Lopes casada em 1646 com Manuel João.

Nas minhas incursões nos paroquiais da Vide não consegui indentificar os pais deste casal. Pode por favor referir qual a fonte para a filiação de Cristóvão Lopes em Cristóvão Lopes, Domingas João, Domingos Domingues e Maria Fragosa?

Agradeço a atenção.
Cmpts,
E.Simões

Reply

Direct link:

RE: Domingo Domingues/Maria Fragoso

#271674 | ffarrajota | 02 mar 2011 22:14 | In reply to: #271670

Olá Raquel,
Esse seu Manuel Francisco e Maria Francisca serão mesmo de Chão d'Égua? Tenho um casal em Penalva d'Alva, penso que será próximo, eles passavam a vida a casar num sítio e ter filhos noutro. Tenho uma filha Maria Francisca que casa em Penalva d'Alva cc,Manuel Marques 18/1/1699.
Há muito que não nos cruzávamos neste espaço.
Um abraço
Fernanda

Reply

Direct link:

RE: Domingo Domingues/Maria Fragoso

#271683 | Sobral | 03 mar 2011 09:51 | In reply to: #271670

Cara Raquel

Os Manuel Francisco de Piódão/Chãos de Égua colocam um enigma de difícil solução. Vejamos:

O Manuel b. em 6-3-1684, que já conhecia, poderia ser o nosso antepassado. Casar com 18 anos não era fora do vulgar. O óbice está no nome da mãe. Poderia ser erro do padre podia ser conhecida por Maria João ou Maria Francisca sendo filha de um pai apelidado João e uma mãe apelidada Francisca.

Mas vamos a outros casos.
Isabel Francisca, Piódão, fª de Maria Francisca, Piodao, Manuel Francisco, Cide cc 12-2-1645, Pomares, João Fr.co fº de Manuel da Fonseca, Ald 10 e Rosa? Nunes --- aqui temos no Piódao outro casal homónimo.

Em 6-8-1724 b. Isabel fª de Manuel Francisco e Maria Francisca, np Manuel Francisco e Maria Francisca, Cide; nm António Francisco e Ana João
Aqui temos dois casais homónimos. Isabel não pode ser irmã do nosso MF Capitão nem sobrinha, não teria outro irmão Manuel vivo. Não seria irmã pois seria muito tardia. Alem disso em 18-2-1705 faleceu Manuel Francisco casado com Maria Francisca.
Os avós da Isabel serão os pais da Isabel acima casada em Pomares.

O pai do MF Capitão poderia ser o Manuel b. 17-2-1664 em Aldeia das Dez (na altura Piódão pertencia à A Dez) fº Francisco João e Maria Fernandes, Piodao, sendo padrinho João F.co de Chãs de Égua. As datas são compatíveis.

Um campo a explorar são os paroquiais da Vide. Na altura em que os consultei não me debrucei sobre este assunto. Mas devido à consanguinidade entre as pessoas de CÉgua/Vide naquela altura, talvez lá apareça alguma luz.
Também a indicação da Fernanda Farrajota será de explorar. Nunca explorei nesse sentido Penalva de Alva. Afinal não ficavam assim tão longes. E, por vezes, a naturalidade que os curas ponham não passava de residência.

Isidoro Álvares/Maria Fernandes
Como a Raquel sabe, na altura o processamento de nomes não tinha a rigidez actual. por isso havia irmãos que possuiam apelidos distintos. Por isso o Geraldes tanto podia vir do Isidoro como da Maria. Aliás, suspeito que deles vem o meu apelido Ferreira pois no Sobral houve no séc XVIII três famílias Ferreira cujo elo de ligção era esse casal, havendo na Erada um António Ferreira que pela idade poderia ser seu neto.
No Livro das Igrejas, padroadas (...) -ANTT- vem citado "Na Vezitação que o Pe Fr. António de Lisboa depois i fés achou maior obrigação no serviço desta Igreja e mal comprida, como se mostra pollos traslados dos Cappitulos delle seguintes.
Hé cappelão desta Igreja posto pollo Commendador hü André Giraldes, Clérigo morador em Covilhã, que são desta Igreja mais de quatro legoas."
O documento não cita a data mas seria entre 1530/1550. Este cura de Casrgas era contemporâneo do Isidoro Álvares. Seriam irmãos?
Quanto aos Fragoso vou falar depois.
Cumprimentos.
GSantos

Reply

Direct link:

RE: Domingo Domingues/Maria Fragoso

#271688 | Sobral | 03 mar 2011 11:10 | In reply to: #271670

Cara Raquel

Continuando

Avós maternos de Teresa
José Rodrigues, Sobral (+5 11 1722) e Ana Maria Francisca, S. Jorge da Beira

José Rodrigues fº de Domingos Lopes, Gondufo e Ana Rodrigues, Sobral (cc 4 06 1654)
np de Domingos Álvares e Maria Lopes (filha? de Cristóvão Lopes e Domingas João), todos do Gondufo; nm de Francisco Rodrigues, o velho e Maria Gonçalves (cc c. 1620)
Ana Maria Francisca era fª de Manuel Francisco e
Ana André, S. Jorge

Foi lapso meu ao falar de Cristóvão Lopes/Maria Fragoso. Em todo o caso vamos falar deles visto serem nossos comums antepassados. Parece que nossos avoengos se cruzaram muitas vezes.

Concordo com o raciocínio que colocou em relação aos Fragoso. Maria Fragoso, sobretudo o raríssimo Marta são sugestivos.
Como aparece o Fragoso?
Vou socorrer-me do auxílio de A. Botelho da Costa Veiga, Apontamentos para a história d'algumas famílias titulares originárias da Beira.

1. Aires Fragoso, Alcaide mor de Arronches
2. Branca Aires Fragoso cc Gonçalo Anes Cardoso, Alcaide mor de Beja
3. Rui Gonçalves Ribeiro n. c. 1460, Escudeiro Fidalgo cc Inês Anes da Costa fª de João Afonso da Costa, Bobadela
-- 4. Paio Ribeiro
---- 5. Ana Pais Ribeiro cc Manuel Queixada
-- 4. Engrácia Pires Cardoso (tenho-a como filha assim se justiicando o Fragoso nos netos) cc Francisco Anes, filho? de Pedro Fernandes (+20 11 1550, Bobadela testº Fr.co Anes)
---- 5. Ana Francisca Cardoso cc Manuel Queixada
Isto, em resumo, o que tenho sobre esta família
Cumprimentos
GSantos

Reply

Direct link:

RE: Domingo Domingues/Maria Fragoso

#271711 | Raquelis | 03 mar 2011 19:07 | In reply to: #271683

Caro Gabriel Santos

Muito obrigada pela pronta resposta e elucidação.

Também me parecia que aquele Manuel b.6.3.1684 não fosse o nosso antepassado manuel Francisco "Capitão" mas o mesmo nome do pai, num aldeamento como deveria ser Chão d'Égua nessa altura e, uma data tão próxima da possível data do seu nascimento levaram-me a hesitar por momentos e a pensar, como bem diz, que o páraco poderia ter trocado o nome da mãe.

Neste ramo as buscas ficam no Manuel Francisco/Maria Francisca de Chão d'Égua nascidos perto de 1660, sem considerar o que refere e que me parece uma boa hipótese:

"O pai do MF Capitão poderia ser o Manuel b. 17-2-1664 em Aldeia das Dez (na altura Piódão pertencia à A Dez) fº Francisco João e Maria Fernandes, Piodao, sendo padrinho João F.co de Chãs de Égua. As datas são compatíveis".



Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Reply

Direct link:

RE: Domingo Domingues/Maria Fragoso

#271729 | Raquelis | 03 mar 2011 22:02 | In reply to: #271674

Olá Fernanda

É verdade, há muito que não nos cruzávamos aqui.
Estive a ver o casamento do seu Manuel Marques com Maria Francisca flª de outra e de Manuel Francisco.

http://193.137.201.198/pesquisa/ODDisplay.aspx?move=previous&DOId=3845&NodeID=_332615

Não e impossível . Chão d'Égua não dista muito de Penalva d'Alva mas, o páraco não indica as naturalidades e as testemunhas um tal António Marques (família do noivo?) e Tomé Madeira não indicam qualquer ligação a Penalva d'Alva.

Um abraço

Raquel Diogo

Reply

Direct link:

RE: Domingo Domingues/Maria Fragoso

#271753 | Raquelis | 04 mar 2011 13:05 | In reply to: #271688

Caro Gabriel Santos

Na realidade os nossos avoengos cruzaram-se muitas vezes e ainda bem para mim, senão, não conseguiria chegar-lhes, pois os conhecimentos que tem, estão muito longe de todas as fontes que consultei ou viria a consultar por puro desconhecimento.

Veja o caso da 2ª esposa de Manuel Queixada (Ana Francisca Cardoso). Nunca suspeitaria que fosse prima direita da 1ª mulher (Ana Pais Ribeiro, muito embora o apelido "Fragoso" nos filhos de ambas me levasse a pensar que teriam laços de sangue.
Foi outro salto muito grande na minha árvore. Já tinha os ancestrais de Ana Pais Ribeiro e foi só fazer a ligação e ver este ramo a crescer...

Tenho aquele casal Cristóvão Lopes/Domingas João (filha de Domingos Domingues/Maria Fragoso) como pais de 3 dos meus avoengos:
1- Cristóvão Lopes/ Maria Fragoso b 25/8/1589 - Bobadela (neta de Ana Francisca Cardoso);
2- Domingas João/ António Francisco;
3- Maria Lopes/Domingos Álvares.

Uma vez mais os meus agradecimentos.

Raquel Diogo

Reply

Direct link:

RE: Domingo Domingues/Maria Fragoso

#271757 | Raquelis | 04 mar 2011 13:24 | In reply to: #271671

Caro E Simões

Quando comecei a fazer a minha árvore em 2007, comecei por pura curiosidade e sem pretender aprofundar as indicações que me iam surgindo. Pensava não passar dos 4ºs avós e colaterais . Só quando o caso começou a ficar sério... é que comecei a registar fontes, fazer levantamentos de paroquiais e procurar todas as possíveis fontes de infomação.
Não sei com obtive essa filiação. Tirei imensos dados deste Forum. Se entretanto conseguir saber esvrevo-lhe.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Reply

Direct link:

RE: Domingo Domingues/Maria Fragoso

#271783 | evieira | 04 mar 2011 20:46 | In reply to: #271757

Cara Raquel Diogo

Agradeço a resposta. Penso que a fonte desta informação é uma mensagem do confrade Gabriel Santos. Vou-lhe enviar uma mensagem a chamar a atenção para esta, espero que assim tenhamos uma resposta às nossas dúvidas.

Cmpts
E.Simões

Reply

Direct link:

gente da Vide, dúvidas.

#271784 | evieira | 04 mar 2011 20:57 | In reply to: #271688

Caro Gabriel Santos

Aproveito a sua presença neste tópico para pedir informações sobre, creio, alguns nossos antepassados em comum:

Em mensagens antigas o confrade refere que Cristóvão Lopes, que viveu no Gondufo casado com Maria Fragosa em inícios de 1600, é filho de Cristóvão Lopes e Domingas João, e esta filha de Domingos Domingues.
Procurei nos paroquiais da VIde e não encontrei o casamento de Cristóvão Lopes. Posso saber como chegou a esta informação?

Outra pergunta, sobre outras gentes da Vide no mesmo período.

Os pais de Ana de Gouveia, casada na Vide com João Gaspar por volta de 1655, são desconhecidos. É bem possível, no entanto, que ou seja filha do casal Francisco Gaspar - Águeda de Gouveia (uma Ana bp 4.9.1626), ou do casal Gaspar Correia - Domingas de Gouveia (Ana bp 13.10.1637). Isto, claro, assumindo que Ana é natural da Vide.
Tem alguma informação que permita eliminar um dos casais acima como pais de Ana de Gouveia?


Agradeço a atenção.
Cumprimentos,
E.Simões

Reply

Direct link:

RE: Domingo Domingues/Maria Fragoso

#271798 | Vasco Camp | 05 mar 2011 00:23 | In reply to: #271729

Cara Raquel Diogo,

O Tomé Madeira que refere será este http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=198193

Cpts.


Vasco Campos

Reply

Direct link:

RE: Domingo Domingues/Maria Fragoso

#271887 | Raquelis | 06 mar 2011 12:48 | In reply to: #271798

Caro Vasco Campos

O Tomé Madeira referido é certamente o que está a indicar. O que eu queria dizer é que, aparentemente, não vejo ligação a Chão d'Égua, origem do casal que procuro.

Este Tomé Madeira será, talvez, familiar de uma 6ª avó Maria Marques Madeira b. Penalva d'Alva 24.3.1704 , filha Manuel Lopes Madeira /Eufémia Marques ou Mendes de S.Romão e cc Francisco Fernandes 1/5/1739, filho de Manuel Fernandes (S.Gião)/Francisca Gouveia cc 5.12.1692 - ( Freire Barbas" E.O.)
Pelas datas este Tomé pode ser irmão de Manuel Lopes do qual não tenho filiação.

Procuro, também, outro Madeira - Simão Madeira nascido em Pomares - Sorgaçosa - cc Maria Nunes a 30.5.1688. Parece ser filho de outro Simão Madeira. Dada a proximidade das localidades de origem, também podem ser parentes.

Muito agradeço qualquer indicação destes "Madeira" que são meus final de linha.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Reply

Direct link:

RE: Domingo Domingues/Maria Fragoso

#271903 | Raquelis | 06 mar 2011 17:48 | In reply to: #271688

Caro Gabriel Santos

Ainda sobre Ana Francisca Cardoso:

Tenho andado a ver os paroquiais de Bobadela e descobri, agora, este casamento de Isabel Fragosdo com António Feio em 27.4.1598

http://193.137.201.198/pesquisa/ODDisplay.aspx?move=previous&DOId=531&NodeID=_50907

Aqui é referido que a dita Isabel é filha de Manuel Queixada e de Ana Francisca (de Avylla = Ávila )? Será que estou a ler bem?

Com os meus cumprimentos
Raquel Diogo

Reply

Direct link:

RE: Domingo Domingues/Maria Fragoso

#271904 | Raquelis | 06 mar 2011 17:50 | In reply to: #271903

Caro Gabriel Santos

O que eu li é: Desta Vila!!!

Cumprimentos

Raquel Diogo

Reply

Direct link:

RE: Domingo Domingues/Maria Fragoso

#271910 | Sobral | 06 mar 2011 19:01 | In reply to: #271903

Cara Raquel

A minha leitura também foi "desta vila".
António Feio casou 1ª vez a 21 04 1591 com Luísa de Andrade
Já agora, tudo aponta para que este António Feio seja filho do casal António Feio/Maria de Figueiredo, que foram pais de
- Susana Feio b. 8 11 1548
- Antónia Feio b. 22 03 1551 (indica cono mãe Petrocina de Figueiredo. PP Marta de Figueiredo, Aleixo Vaz, Patrocina de Loureiro)

Será que esta Antónia é erro de leitura e será António? Irei ver.

Cumprimentos
GSantos

Reply

Direct link:

RE: gente da Vide, dúvidas.

#271911 | Sobral | 06 mar 2011 19:33 | In reply to: #271784

Caro E. Simões

Lamento mas não posso ser-lhe muito útil.
Continuo a não ter acessi aos meus apontamentos, que tenho em outra casa e à qual não tenho podido deslocar. Só lhe posso responder pelo que tenho no computador.
Aqui tenho esse Cristóvão Lopes sem dúvida como sendo filho de Cristóvão Lopes e Domingas João, ao contrário de dois presumíbeis irmãos que tenho interrogados como paternidade a comfirmar.
Quanto à Ana de Gouveia a dúvida permanece, qual das duas Anas será.
Posso tentar ver no computador se há alguma dispensa matrimonial. Mas na altura não copiei todos os dados para o computador.
O que posso adiantar, talvez seja uma novidade, o pai de Ágeda de Gouveia. Águeda foi madrinha em S. Gião a 18-6-1623 e aí é dita filha de Tristão de Gouveia, da Vide.

Cumprimentos
GSantos

Reply

Direct link:

RE: gente da Vide, dúvidas.

#271913 | evieira | 06 mar 2011 19:50 | In reply to: #271911

Caro GSantos

Muito obrigado pela resposta. Agradecia que, quando voltar a ter acesso aos seus apontamentos, me comunique a fonte para a filiação de Cristóvão Lopes.

Águeda de Gouveia tinha-a como possível filha do casal Luís de Gouveia-Margarida Domingues (também não sei com que fundamento), sendo assim agradeço os novos dados. Já agora, o que se sabe sobre Tristão de Gouveia?

Vou aproveitar, outras perguntas:
-Tem conhecimento de outros filhos do casal Gaspar Correia-Domingas de Gouveia? Usaram o apelido Gouveia, ou Correia?
-Sobre o marido de Águeda, Francisco Gaspar, penso que poderá ser dos Gaspares de Rio de Mel. Talvez seja filho do casal Pedro João-Maria Gaspar (têm Francisco bp1595). No entanto, Ana de Gouveia casa com João Gaspar, que, podendo ser da mesma família, pressuporia um parentesco próximo. Se João Gaspar for da família de Francisco Gaspar, deve ser erro considerar Ana como filha de Águeda de Gouveia..
-Sabe quem foi a mãe de Manuel João, de Baloquinhas, casado em 1646 com Ana Lopes? No assento de casamento só vem o nome do pai (Francisco João).

Mais uma vez agradeço a atenção, e eventuais dados sobre esta gente que possa acrescentar.
Cumprimentos
E.Simões

Reply

Direct link:

RE: Domingo Domingues/Maria Fragoso

#271920 | Raquelis | 06 mar 2011 20:53 | In reply to: #271910

Caro Gabriel Santos

Muito difícil de ler mas parece-me Antónia.

http://193.137.201.198/pesquisa/ODDisplay.aspx?move=next&DOId=531&NodeID=_50759

Em Raízes da Beira, António Feio (Filho) é indicado como possível filho de António Feio e Marta de Figueiredo

Citando:
"2(2) Isabel Fragoso, b. a 29-05-1572, casou na Bobadela a 27-04-1598 com António
Feio – já viúvo de Luísa de Andrade – talvez filho de um António Feio e de sua
mulher Marta de Figueiredo, aí moradores. Viveram na Bobadela"

Na imagem do registo lê-se bem Marta de Figueiredo como madrinha de Antónia e realmente parece que a mãe é Patrocínia.

Talvez António Feio tivesse casado uma 2ª vez e com Marta de Figueiredo?

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Reply

Direct link:

RE: Domingo Domingues/Maria Fragoso

#271929 | Sobral | 06 mar 2011 22:09 | In reply to: #271920

Cara Raquel

Antõnio Feio/Maria de Figueiredo
Será Marta, terei lido mal, Sõ que...
ou há duas Martas, mãe e filha, ou hã dois Antónios Feios casando com duas irmãs Figueiredo - demasiada coincidência.
Há uma Marta de Figueiredo falecida em 25 11 1594

Ou chamar-se-ia Marta do Patrocínio (não me soa bem)
Antónia é b. 22 03 1551, fª da Patrocínio, o que aponta para um 2º casamento de António Feio
A madrinha Marta de Figueiredo, não poderia ser madrinha da enteada (hoje sim). Seria meia irmã, do 1º casamento do pai.

Se a 1ª mulher fosse Maria, Marta seria tia e madrinha de Antónia.

Cumprimentos
GSantos

Reply

Direct link:

RE: Domingo Domingues/Maria Fragoso

#272023 | Vasco Camp | 07 mar 2011 21:37 | In reply to: #271887

Cara Raquel Diogo,

Não tenho informações acerca das pessoas que refere. No entanto, os meus Madeira de Penalva descendem dos Madeira Arrais de Avô, estudados no livro Raízes da Beira. Não estão ainda entroncados, mas existem manuscritos que referenciam isso.

Cpts.


Vasco Campos

Reply

Direct link:

RE: Domingo Domingues/Maria Fragoso

#272200 | Raquelis | 09 mar 2011 19:51 | In reply to: #272023

Caro Vasco Campos

Muito obrigada pela sua resposta

Vou ver essa fonte também.

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Reply

Direct link:

RE: Domingo Domingues/Maria Fragoso

#272204 | Raquelis | 09 mar 2011 20:40 | In reply to: #271910

Caro Gabriel Santos

Tenho andado a tentar "encaixar" as peças. Isto faz-me lembrar o cúbo mágico. Volta-se para um lado e não dá, volta-se para o outro e é o mesmo...

http://193.137.201.198/pesquisa/ODDisplay.aspx?move=previous&DOId=531&NodeID=_50753

Aqui está o registo que refere: Susana b. 8.11.1548.
É muito difícil de ler mas, a mãe parece Marta ou será Maria como diz? Então Marta não pode ser madrinha de Antónia ou António em 1551, filha do marido e de Patrocínia de Figueiredo.

Mesmo que levantássemos todas as hipóteses possíveis não chegaríamos a qualquer conclusão através dos paroquiais mas, já agora porque não António Feio ter tido três casamentos :
1 - com Maria - filha Susana em 1548;
2 - com Patrocínia - filha Antónia em 1551; (madrinha Marta de Figueiredo)
3 - com Marta de Figueiredo - filho António que vem a casar com Luisa de Andrade em 1591 e Isabel Fragoso (b. 29.5.1572) em 1598?

Reply

Direct link:

RE: gente da Vide, dúvidas.

#272548 | Sobral | 15 mar 2011 10:19 | In reply to: #271913

Caro E. Simões

Um pouco atrasado, segue o que tenho:

Tristão de Gouveia
É personagem que pouco aparece nos paroquiais da Vide.
Conheço os filhos:
1. António, Padrinho em 27-3-1623 de Francisco, fº de Francisco Gaspar e Águeda de Gouveia. Aqui vemos o parentesco, tio padrinho do sobrinho.
2. Águeda de Gouveia
Tenho-o como filho de Luís de Gouveia, o velho, por isso irmão de Luís de Gouveia cc Ana Fernandes.
Ora como Luís/Ana tiveram um filho António de Matos de Gouveia, suponho que o Matos viria da mulher de Luís de Gouveia, o velho.
Isto reforça a hipótese que ponho de o António filho do Tristão ser o António de Matos (filho de um Tristão de Gouveia) casado em Loriga com Isabel Dias, com geração, e que teve de Isabel Gaspar a João b. a 24 03 1628 em S. Gião.
Seria esta Isabel Gaspar irmã do Francisco Gaspar, com origem em S. Gião, Rio de Mel, como sugere? Será este João nascido em 1628 o marido de Ana de Gouveia?
Tudo indica que sim. O facto de serem primos não era extraordinário para a época. Uma dispensa de parentesco resolvia tudo.
Interessante haver um outro casal António de Gouveia/Isabel Gaspar, mais tardio. Este António de Gouveia nascido nas Silhas a12 02 1635 é filho de António Fernandes e Luísa de Gouveia e tiveram um filho Manuel Gaspar que casou em 27 02 1687 com Catarina Marques de Brito dispensados em 3º e 4º por um lado, 4º por outro. Uma teia de Gaspares/Gouveias

Outros filhos do casal Gaspar Correia-Domingas de Gouveia
1. Gaspar n. 24 05 1636
2. Gaspar n 5 03 1641 Teve bens de alma, por ausente, a 11 06 1666.
3. Maria de Gouveia cc António Lourenço com descendência que usou o apelido Gouveia.

Manuel João, de Baloquinhas, casado em 1646 com Ana Lopes
Deve haver aqui um erro. Infelizmente não o posso deslindar. Eu tenho como pai a Pedro João, o velho, sem indicação de mãe.

Cumprimentos
G. Santos

Reply

Direct link:

RE: Domingo Domingues/Maria Fragoso

#272549 | Sobral | 15 mar 2011 10:28 | In reply to: #272204

Cara Raquel

Vendo novamente a imagem leio Maria e não Marta. Comparando com outroas palavras escritas pelo mesmo cura não verifica-se muita semelhança. independente do pontinho que aparece na continuação da haste da letra, que poderia ser um simples borrão.
Se não huver outros documentos mais esclarecedores a minha opinião é que a mulher de António Feio é efectivamente Maria. Marta seria tia da criança.

Cumprimentos
G. Santos

Reply

Direct link:

RE: Domingo Domingues/Maria Fragoso

#294364 | Pursim | 09 gen 2012 21:35 | In reply to: #271711

Cara Raquel

Ao folhear os paroquiais de Aldeia das Dez saltou-me à vista um nome que me chamou a atenção. Ora queira ler e diga de sua jutiça.

Aparece em Aldeia das Dez a 01-09-1667 António Francisco Capitão, de Avô como padrinho de Bartolomeu fº Domingos Francisco e Maria Fernandes, da Aldeia.
Verificando os registos de Avô da época não aparece o apelido Capitão mas sim um Capitão António Francisco que, com sua mulher Maria Marques apadrinham por várias vees e são pais de Maria (b. 19-01-1655),
Pedro (b. 06-07-1664) e António (b. 14-12-1667). Curiosamente, num apadrinhamento o cura diz que são de além de Avô. Que significaria esta expresão? Que seria de além serra? nesse caso apontava em direcção ao Piódão-Chãos de Égua. A respeito deste povoado que foi integrado em Piódão quando da criação da freguesia, onde iriam baptizar os filhos? De 1634 até à criação da sua freguesia os piodenses deslocavam-se à Aldeia das Dez. Os de Chãos de Égua não. Continuariam a ir a Avô? Estaria aí a explicação de Manuel Francisco/Maria Francisca passarem a baptizar os filhos no Piódão desaparecendo da vila.
Também em Avô surge o casal Manuel Francisco que baptizam um filho Manuel em 07-05-1678 e verifiqui que não aparecem num período de 20 anos.
Teriamos assim, caso o Manuel Francisco de Chãos de Égua seja o acima citado e se verificasse ele ser filho do capitão, que este apelido teria surgido por via profissional. Manuel Francisco , anexado os Chaos de Égua ao Piódão, ai iria baptizar os filho.

Cumprimentos
GSantos

Reply

Direct link:

RE: Domingo Domingues/Maria Fragoso

#294367 | Pursim | 09 gen 2012 21:59 | In reply to: #271711

Errata
Manuel Francisco fº de Manuel Francisco e Maria Francisca foi b. em 1675 e não 1678
como se pode ver aqui
http://193.137.201.198/pesquisa/ODDisplay.aspx?move=previous&DOId=463&NodeID=_47782

GS

Reply

Direct link:

RE: Capitão António Francisco de Avô

#294682 | Raquelis | 13 gen 2012 22:21 | In reply to: #294364

Caro Gabriel Santos

Antes de mais as minhas saudações!

A sua hipótese tem muito interesse e grande possibilidade de ser real .
Teríamos então o Manuel Francisco Capitão, b. em Maio de 1674 (é 74 não 75 – veja o registo de Vitória, imediatemente a seguir), filho de Manuel Francisco/Maria Francisca de Chãos d’Égua, neto do Capitão António Francisco/Maria Marques de Avô? Que teria originado o apelido de “Capitão”?

Quanto aos registos de Chãos d’Égua encontrei vários feitos na Vide sendo estes dois de especial relevo para o assunto:

-Em 1612 casa um António Francisco filho de um Francisco João de Chãos dÉgua com Domingas João;

-Em 29.12.1626 é b. na Vide um João, “filho de António Francisco do Casal de Chãos d’Égua”....


Interessantes, também, os batismos que menciona em 1656,64 e 67.
Reparou que no de Maria em 1656 o padrinho é o padre Simão Marques vigário de Penalva? Este padre não será o padre Simão Marques irmão do padre Batista Marques ambos filhos de Pedro Marques/Maria João de Sandomil com filhos a viver na Vide?

http://193.137.201.198/pesquisa/ODdisplay.aspx?DOId=463&NodeID=_47749

Isto leva-no a outra pergunta - a Maria Marques cc capitão António Francisco também não será filha daquele casal?

Com os meus cumprimentos

Raquel Diogo

Reply

Direct link:

RE: Capitão António Francisco de Avô

#294686 | Pursim | 13 gen 2012 23:25 | In reply to: #294682

Cara Raquel Diogo

Tem toda a razão na data. A emenda do cura levou-me ao erro. E o assento mais abeixo indica bem o ano de 65.
Esta hipótese merece ser estudada. O apelido Capitão terá sido assumido do facto do presumível pai se capitão e do presumível avô também ser Capitão. Como o cura de Aldeia das Dez escreveu António Francisco Capitão talvez para distinguir de outros nomes iguais.
Interessante é que o António Francisco tem igualmente um irmão chamado Manul Francisco.
Não consegui o baptismo de Manuel Francisco, o que é normal no estado de conservação do livro.
Estou seguindo uma pista do testamento do filho do cap. AF, o Ldo Pde. Pedro Francisco que também assinava Abreu.
Quanto aos registos na Vide, alí se veêm muitos de Chãos de Égua. Mas já antes de 1600 há vários em Avô.
Cumprimentos
GS

Reply

Direct link:

RE: Capitão António Francisco de Avô

#294728 | Raquelis | 14 gen 2012 16:34 | In reply to: #294686

Caro Gabriel Santos

Obrigada pela resposta rápida.

Por favor dê-me conhecimento do que conseguir sobre essa pista que está a seguir do Pde. Pedro Francisco de Abreu.
Descendo de Manuel Francisco "Capitão" de Chãos d'Égua, através da filha Teresa Francisca que tem dois casamentos - na Erada com Manuel Duarte Folgado e em Unhais com Francisco de Matos, filho de Amaro de Matos e neto de um Constantino de Matos de Tábua, Candosa.

Cumprimentos,

Raquel Diogo

Reply

Direct link:

RE: Capitão António Francisco de Avô

#294740 | Pursim | 14 gen 2012 19:20 | In reply to: #294728

Cara Raquel

A pista que segui deu, em parte, resultados. Não encontrei o
casamento de António Francisco/Maria Marques. Todavia o Pde
Pedro Francisco nomeia herdeiros Ana Borges (de Castro) de
Nogueira e na capela que instituiu a João Marques (de Abreu a
quem chama de primos).
A mulher do capitão António Francisco, Maria Marques, é de
Nogueira do Cravo, filha de Ascenso de Unhão e Maria Marques
de Abre. b. 16 4 1624. O cap. foi b. 10 4 1615.
Da parte desta senhora tenho a ascendência.
O capitão era neto materno de Simão Álvares e Eufémia Fernandes.
Não conheço os avós paternos, só sei que estariam ligados aos
Madeiras. Um irmão do capitão Francisco Anes em um registo é chamado Madeira e outros netos do Francisco Anes pai usam o mesmo apelido.
Vou tentar encontrar o ponto de ligação.
Não encontrei o b. do "nosso" Manuel, também meu ancestral
mas um Manuel do citado irmão Francisco Anes (Madeira) e de
Antónia Marques, b. a 21 2 1664. Será este o "nosso" Manuel?
O nome Manuel Francisco era muito usado nesta família.
O Francisco Anes pai teve também um filho Manuel Francisco cc
Maria Madeira de Anseriz


Cumprimentos e continuação de um ano com bons sucessos nesta área.
Gabriel Santos

Reply

Direct link:

RE: Capitão António Francisco de Avô

#294792 | Raquelis | 15 gen 2012 17:27 | In reply to: #294740

Caro Gabriel Santos

Penso que o nosso Manuel Francisco "Capitão" nada tenha a ver com este Capitão António Francisco de Avô.
Estes nomes não me eram estranhos e estive a consultar "Raízes da Beira"

Veja o que diz Eduardo Osório:

" MARIA MARQUES DE ABREU, filha de Maria Marques de Abreu e de seu marido Ascenso de Unhão, b. em Nogueira do Cravo a 17-12-1632 e f. em Avô a 03-10-1700, casou com ANTÓNIO FRANCISCO, aí b. a 10-04-1614, capitão, f. a 29-12-1685, filho de Francisco Anes, n. da Cerdeira e capitão em Avô, e de sua mulher Águeda Fernandes, daí natural e onde viviam de suas fazendas, das pessoas mais
honradas da terra; neto paterno de Francisco Anes e de Maria Gaspar, moradores na Cerdeira onde eram dos principais, e materno de Simão Álvares e de Eufémia Fernandes. Viveram em Avô de suas fazendas e tiveram:

6 Maria Marques de Abreu, f. viúva em Avô com testamento a 06-07-1711, casou com Nicolau Francisco. Sem geração, tendo ela deixado por herdeiros seus irmãos Pedro e António, registando-se que vinculou toda a sua fazenda em capela de morgado.

6 Padre Licº Pedro Francisco de Abreu, b. a 06-07-1664, matriculou-se em Cânones em 1684 725 e foi licenciado, tendo sido ordenado em 1692 726. F. em Avô a 11-03-1718, com testamento, sendo herdeiro o seu irmão António Francisco de Abreu e sua prima Ana Borges, de Nogueira. Refere o assento que deixou todos os seus bens de capela e morgado, por morte de seu irmão e prima, a sua sobrinha Teresa, filha de seu primo João Marques, de Nogueira.
6 António Francisco de Abreu, que segue.

6 ANTÓNIO FRANCISCO DE ABREU, b. a 15-12-1667, capitão de ordenanças, casou duas vezes, a primeira vez em Avô a 03-11-1689 com ISABEL NUNES DA COSTA (1), aí b. a 18-03-1647, filha de António da Costa e de sua mulher Teodora Madeira da Costa, referidos no ttº Madeiras Arrais, § 2, nº 6. Casou novamente com ISABEL NUNES DE ABREU (2), b. a 17-10-1704, filha de Bento Velho de Miranda e de sua mulher Maria Nunes de Abreu, referidos no ttº Abreus, de Lourosa, § 19, nº 7. Esta Isabel Nunes viria a casar novamente com José Álvares de Sequeira, com geração."

Não refere nenhum Manuel (que a existir deveria figurar no testamento da irmã e do irmão, não lhe parece?).

Penso que teremos de procurar por outro lado.

Cumprimentos,
Raquel Diogo

Reply

Direct link:

RE: Capitão António Francisco de Avô

#294795 | Pursim | 15 gen 2012 17:56 | In reply to: #294792

Cara Raquel Diogo

Não tenho comigo a obra que cita mas os dados que descobri são idênticos.
Quanto a não ser nomeado no testamento é natural pois nomearia os irmãos que viviam com ela, Aliás o irmão António foi só testamenteiro.
Esta hipótese, não passa disso, deriva do facto de o mesmo ser chamado António Francisco Capitão.
Não lhe encontrei nenhum filho Manuel Francisco, só no irmão Francisco Anes.
O pai é da Cerdeira, tinha essa indicação. Eduardo Osório terá tido essa indicação no proc. do filho Ldo Pde Pedro Francisco.
Pode-se dar o caso de que quem era natural de Chãos de Égua seria a mulher de Manuel Francisco. Se jogarmos com a população de Chãos de Égua por 1660 não seriam muitas as famílias aí residentes e com filhos em idade de casar.
Ficamos a aguardar que outros dados apareçam.

Cumprimentos
GS

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 02 lug 2024, 10:47

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen