Exposição leva tesouros portugueses ao Brasil
This topic is classified in rooms: Eventos | Brasil
Exposição leva tesouros portugueses ao Brasil
Exposição «Lusa-matriz portuguesa» leva tesouros ao Brasil
Cerca de 40 tesouros nacionais de Portugal, entre eles um guerreiro em granito e um colar de ouro celtas, serão exibidos pela primeira vez no Brasil na exposição «Lusa - a matriz portuguesa», que será inaugurada a 11 de Outubro.
Um total de 165 peças de 43 instituições portugueses estarão expostas no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro, até 10 de Fevereiro de 2008, para assinalar o início das comemorações dos duzentos anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil.
Organizada pelo CCBB, a produção desta exposição está a cargo de especialistas brasileiros e tem a curadoria a cargo de responsáveis por museus portugueses e outras entidades públicas e privadas como a Biblioteca Nacional, a Torre do Tombo e a Fundação Calouste Gulbenkian.
Esta mostra é a terceira parte de uma trilogia sobre formação étnica, criada pelo CCBB, dirigida ao público brasileiro, que foi iniciada com «Arte da África», continuada com «Antes - Histórias da Pré-História» e que prossegue agora com o elemento português na formação da cultura brasileira.
«Lusa - a matriz portuguesa» constitui uma imersão nas origens de Portugal, desde a pré-História até 1500, abordando os povos antigos, o domínio romano, a presença cristã, judaica e árabe, o prériodo de formação das fronteiras do país, até ao apogeu da era dos descobrimentos marítimos.
A exposição contém peças em mármore, pedra, ouro, azulejo, pintura, escultura, achados arqueológicos, mapas, e é acompanhada por componentes multimédia sobre a formação da língua portuguesa, a arquitectura e a paisagem portuguesa.
O Museu Nacional de Arqueologia é aquele que mais peças envia para a mostra, com muitas do período pré-histórico, entre elas, um esqueleto humano proveniente de Alcácer do Sal, um báculo de dorso serrilhado em xisto, um punhal, braceletes e fragmentos de armas.
Uma escultura da Santíssima Trindade em pedra, datada dos séculos XV-XVI, uma pintura da Oficina de Vasco Fernandes representando um judeu, datada de 1530-1540, e uma escultura da Virgem com o Menino Jesus em calcário policromado, datada de 1450-1475, são algumas das obras cedidas pelo Museu Nacional de Arte Antiga.
Também na lista de peças estão, entre outras, uma pilastra visigótica do Museu Monográfico de Conímbriga, um capitel Moçárabe do Museu de Alberto Sampaio, um painel de 18 azulejos do período medieval cristão do Museu Nacional do Azulejo, uma escultura com sereia do período medieval cristão românico do Museu Nacional Machado de Castro, e uma cópia da tapeçaria quinhentista representando o Cerco de Arzila, saída do Paço dos Duques de Bragança.
Os curadores da exposição são Jorge Couto (Descobrimentos), Ivo Castro (Língua), Cláudio Torres (Medieval islâmico), Luís Raposo (Pré-História), Conceição Lopes (Período Romano), Santiago Macias e Paulo Almeida Fernandes (Paleocristão/visigótico), Maria José Ferro Tavares (Judeus) e José Custódio Vieira da Silva (Medieval cristão).
«Lusa - a matriz portuguesa», que é patrocinada pelo Banco do Brasil, vai ocupar o primeiro e segundo andares do CCBB no Rio de Janeiro.
Diário Digital / Lusa
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 30 nov 2024, 12:52