Uma Família da Beira Baixa de Torres Fevereiro

This topic is classified in rooms: Bibliografia | Regiões | Pessoas

Uma Família da Beira Baixa de Torres Fevereiro

#169068 | Augusto Tavares | 01 ott 2007 19:36

Caros Confrades,

Alguém que possua esta obra, me pode indicar o que é referido a pgs. 267 acerca de D. Ana Emília dos Santos Caio?

Antecipadamente, muito obrigado.
Cordiais cumprimentos,

Augusto Tavares

Reply

Direct link:

RE: Uma Família da Beira Baixa de Torres Fevereiro

#169073 | rmfrp | 01 ott 2007 21:59 | In reply to: #169068

Caro Augusto Tavares:

De acordo com "Uma Família da Beira Baixa", D. Ana Emília dos Santos Caio era natural de Castelo Branco e filha de Manuel Joaquim Caio e sua mulher Leonor Quitéria. Não são dadas informações adicionais quanto à sua ascendência. Casou a 25.11.1844 na freguesia de São Miguel, Castelo Branco, com Agostinho José Fevereiro, membro da família que dá título à obra. É indicado que "tiveram, entre outros" uma filha, D. Maria Leonor dos Santos Fevereiro, que casou com José Augusto Barata, com descendência que a obra indica.

Por favor informe-me caso necessite de informações adicionais.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Uma Família da Beira Baixa de Torres Fevereiro

#169075 | manuelr | 01 ott 2007 22:26 | In reply to: #169068

Caro Augusto Tavares

É a ascendência que procura?

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

RE: Uma Família da Beira Baixa de Torres Fevereiro

#169076 | Augusto Tavares | 01 ott 2007 22:31 | In reply to: #169075

Caros Confrades,

Agradeço as informações.
Efectivamente é a ascendência que procura e também saber se esta Senhora teve irmãos, uma vez que a minha mulher teve um filho, já falecido, que tinha os mesmos apelidos - Santos Caio - e que também era de Castelo Branco.

Cordiais saudações,

Augusto Tavares

Reply

Direct link:

RE: Uma Família da Beira Baixa de Torres Fevereiro

#169081 | manuelr | 01 ott 2007 22:59 | In reply to: #169076

Caro Augusto Tavares

Desconheço se teve irmãos, mas era filha de Manuel Joaquim Caio e de Leonor Quitéria, neta paterna de António Rodrigues Caio ou Gandufa e de Sebastiana Ribeiro Sanches da Maia, naturais de Castelo Branco e materna de Cristóvão Manuel e de Maria dos Santos.

Estes Caio tiveram origem em Caio Lourenço ou Caio Ribeiro de Carvalho casado com Maria Pires, do Louriçal do Campo. Foram pais de Maria Pires Caio casada com José Rodrigues Gandufa em Castelo Branco, pais estes de António Rodrigues Caio, acima.


Estes Carvalho eram dos Carvalho de São Vicente da Beira.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

RE: Uma Família da Beira Baixa de Torres Fevereiro

#169089 | CCS1953 | 02 ott 2007 01:58 | In reply to: #169081

Primo Manuel Rolão,

Tem alguns elementos duma Mingacho. O Lourval diz que são meus antepassados.

Agradecia que me informasse.

um beijo,

Celeste

Reply

Direct link:

RE: Uma Família da Beira Baixa de Torres Fevereiro

#169100 | Augusto Tavares | 02 ott 2007 09:16 | In reply to: #169081

Caro Manuel da Silva Rolão,

Muito obrigado por mais estas informações.

Não faço ideia se se ligam aos Carvalho de São Vicente...

E por falar em São Vicente, tem alguma informação sobre a ascendência dos Hipólito Raposo, primo por várias linhas da minha mulher?

Cordiais saudações,

Augusto Tavares

Reply

Direct link:

RE: Uma Família da Beira Baixa de Torres Fevereiro

#169144 | manuelr | 02 ott 2007 17:32 | In reply to: #169100

Caro Augusto Tavares

Sobre José Hipólito Raposo casado com Ana Joaquina de Oliveira:

Ele nascido em São Vicente da Beira em 09-03-1792, filho de Hipólito de Jesus e de Brítes Maria da Trindade, neto paterno de Francisco Duarte Galecho (filho de Francisco Rodrigues Galecho e de Maria Rodrigues, neto paterno de António Dias de SVB e de Francisca da Silva, de Monforte e materno de Marcos Duarte e de Maria Rodrigues, de SVB) e de Maria Antunes (filha de Domingos Antunes e de maria Marques, soltª) naturais de São Vicente da Beira e materno de Manuel Nunes Forte e de Josefa Maria da Trindade, naturais de São Miguel D'Acha.

Ela filha de José Pereira, de São Vicente da Beira (onde nasceu em 10-08-1756) e de Brites Maria do Rosário, natural de Alcongosta neta paterna de José Henriques Pereira e de Inês Antunes, naturais de S. Vte da Beira e materna de Manuel dos Santos de OLiveira , de SVB e de Maria do Rosário, de Alcongosta.

José Henriques Pereira filho de Manuel Fernandes Pereira, de Morelos, Viseu e de Maria Henriques natural de S. Miguel de Poiares, Coimbra, neto paterno de Manuel Fernandes Pereira Imaginário e de Isabel João, de Morelos e materno de Francisco Martins e de Maria José, de Poaires.

Inês Antunes nasceu em SVB em 20-11-1727 filha de Manuel Leitão Sacalhão, de SVB e de Ana Fernandes, do Sobral do Campo, neta paterna de Manuel Leitão Sacalhão e de Ana Rodriguies, de SVB e materna de Lourenço Rodrigues, da Carrapichana, Linhares e de Bárbara Fernandes, do Sobral do Campo.

Manuel Nunes Forte é filho de António NUnes Forte e de Margarida Roque, de São Miguel D'Acha, neto paterno de Manuel Nunes e de Maria Miguel e materno de João Roque e de Isabel Fernandes.

Josefa Maria da Trindade é filha de Mnauel nunes da TRindade e de Sebastiana martins, de São Miguel D'Acha.

Destes elementos, os únicos que tinha eram os de São Miguel D'Acha.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

João Roque e Isabel Fernandes

#169151 | agp | 02 ott 2007 18:26 | In reply to: #169144

Caros Manuel Rolão e Augusto Tavares

João Roque é filho de Simão Domingues e de Margarida Roque, de S. Miguel de Acha, e a esposa Isabel Fernandes é natural de Idanha-a-Nova, e filha de Manuel Fernandes Seixos, de S. Miguel de Acha, e de Maria Fernandes, de Idanha-a-Nova.

João Roque, sapateiro, e Isabel Fernandes tiveram, além de Margarida Roque:

- João Roque (b. a 5.3.1687, M2, fl 25, com indicação dos avós!) que casou em Oledo a 11.2.1714 com Maria Gonçalves Torrada, filha de António Pires Torrado e de Domingas Gonçalves;

- Isabel Fernandes ou Gonçalves casada a 9.12.1720 em Oledo com Domingos Lourenço filho de João Lourenço, da Orca, e de Maria Gonçalves André, de Oledo;

- Simão Roque que casou 1ª vez com Maria Pires, filha de Manuel Afonso Peralta e de Maria Pires, de S. Miguel de Acha, e 2ª vez a 19.11.1716 em Oledo com Maria Gonçalves filha de Manuel Francisco, de Sezures, e de Maria Gonçalves, de Oledo;

- Maria Fernandes Roque que casou a 22.9.1715 em S. Miguel de Acha com Manuel Domingues (ou Martins) Calrão filho de outro Manuel Domingues Calrão e de Isabel Martins.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Reply

Direct link:

Mingacho

#169154 | Lourval | 02 ott 2007 18:58 | In reply to: #169081

Caro Manuel Rolão,

A Mingacho que a Celeste se refere é Catarina Nunes Mingacho que se casa com Manuel Nunes Borrego cerca de 1735. Estou procurando este casamento. Ainda não encontrei. Eu tenho anotado um Manuel nascido em 09-10-1683, filho de Domingos Nunes Borrego e Maria Rodrigues Ramalho que penso ser este Manuel casado com Catarina Nunes Mingacho. Se for este o caso, Celeste vai ganhar 14 avoengos.

Abraços
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Uma Família da Beira Baixa de Torres Fevereiro

#169192 | Augusto Tavares | 03 ott 2007 10:14 | In reply to: #169144

Caríssimo Manuel da Silva Rolão,

Muito obrigado pelas informações. Um dos ramos comuns entre a minha mulher e os Hipólito Raposo é exactamente o dos Duarte Galecho. Estas informações constarão do seu livro?

Cordiais saudações,

Augusto Tavares

Reply

Direct link:

RE: Uma Família da Beira Baixa de Torres Fevereiro

#169212 | manuelr | 03 ott 2007 14:55 | In reply to: #169192

Caro Augusto Tavares

Não constam os elementos de Hipólito Raposo. Tenho os irmãos de Brites Maria da Trindade (excepto ela) e os casamento, tios e os casamentos e a ascendência do Pai (a da mãe não sei), pelos Forte, Antunes e Roque.

Cordiais cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

RE: Uma Família da Beira Baixa de Torres Fevereiro

#169236 | Augusto Tavares | 03 ott 2007 17:18 | In reply to: #169212

Caro Manuel da Silva Rolão,


Agradeço a informação.

Cordiais saudações,

Augusto Tavares

Reply

Direct link:

RE: Mingacho

#169269 | CCS1953 | 03 ott 2007 22:40 | In reply to: #169154

Boa noite Lourval,

Ganharei 14 avoengos?

Parafrasiando o primo Manuel Rolão "sempre há tipas com sorte?".

Vamos ver se essa sorte também me vai calhar!

Vou estar on line.

Até já,


Celeste

Reply

Direct link:

Mingacho

#169324 | Lourval | 04 ott 2007 16:02 | In reply to: #169269

Olá Prima Celeste,

Infelizmente não foi desta vez. Eu encontrei o casamento do Manuel Nunes Borrego e ele é filho de Domingos Vaz e Domingas Luís, para meu espanto.

Mas eu tenho anotado o casal Domingos Gonçalves Borrego e Francisca Vaz o qual acho podem ser os pais de Domingos Vaz, inclusive achei um Domingos filho do casal.

Então na próxima semana vou procurar pelo casamento do Domingos Vaz e Domingas Luís e se houver tempo pelo casamento do Domingos Gonçalves Borrego e Francisca Vaz. Também sei quem são os pais da esposa do Manuel Nunes Borrego mas não estou em casa agora.

Depois lhe digo
Abraços
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Mingacho

#169332 | manuelr | 04 ott 2007 17:35 | In reply to: #169269

Cara prima Celeste

Como dizia, sempre há GENTE com sorte e gente que não tem nada que fazer. Hoje fui à Torre do Tombo, e passo a escrever, pela ordem mais qntiga:

1-Gaspar Gonçalves casou em Alcains em 09-05-1584 com Maria Antunes. Foram pais, de ontre outros, de:

2-Clara Antunes que casou em Alcains, sendo testemunhas João Gonçalves irmão do noivo e João Gonçalves tio da Noiva, em 25-01-1615 com Manuel Fernandes batizado em Alcains em 21(?)-02-1588 filho de Bento Fernandes e de Inês Gonçalves. Foram pais de

3-Bento Fernandes batizado em Alcains em 25-05-1630 que casou com Maria Lopes. Foram pais de:

4-Domingas Luís batizada em 07-10-1663 que casou em Alcains em 02-04-1683 com Domingas Vaz filho de Domingos Fernandes Borrego e de Francisca Vaz, neto paterno de Domingos Fernandes e de Maria Gonçalves Borrego, casados em 04-09-1639, único casal que encontrei como Domingos Fernandes e Maria Gonçalves e dado os nomes em presença, deve ser como segue) e materno de Domingas Vaz o moço (pois só encontrei uma Francisca batizada em 08-09-1652 filha de Domingos Vaz o moço e de sua mulher). Foram pais de:

5-Manuel Nunes Borrego casado em Alcains em 16-02-1719 com Catarina Nunes, dispensados em 3º grau de consanguinidade, filha de Francisco Fernandes Mingacho (batizado em 08-09-1652, filho de Manuel Antunes Mingacho e de Ana Fernandes, que penso terem casado em 11-04-1640) e de sua 2ª mulher Maria Nunes (ela tb de 2º casamento).
Serve?

Um beijo
Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

RE: Mingacho

#169364 | CCS1953 | 04 ott 2007 21:35 | In reply to: #169332

Primo Manuel Rolão,

Agradeço-lhe sinceramente o seu "não ter nada que fazer". Na verdade, tem tido um trabalho imenso e uma paciência de Job com todos nós.

No próximo dia 7 de Novembro nos encontraremos todos.

Um beijo,

prima Celeste

Reply

Direct link:

Mingacho

#192931 | Lourval | 17 apr 2008 17:13 | In reply to: #169364

Cara Prima Celeste,

Só agora vi esta mensagem do primo Manuel Rolão :) que lhe acrescentou bastante.

Beijos
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Uma Família da Beira Baixa de Torres Fevereiro

#204980 | Augusto Tavares | 07 ago 2008 18:58 | In reply to: #169073

Caríssimo Confrade Rui Pereira,

Mais uma vez o maço para lhe pedir um favor relacionado com com esta obra. Precisva de saber que informações constam na obra sobre Beatriz Nunes de Torres, que consta do índice onomástico.

Muito agradecido, envio cordiais saudações,

Augusto Tavares

Reply

Direct link:

RE: Uma Família da Beira Baixa de Torres Fevereiro

#289047 | jamesthegreat | 12 ott 2011 23:05 | In reply to: #204980

Caro Manuel Rolão

Existe alguma familia Mattos Dourado de São Vicente da Beira de que tenha conhecimento?

Obrigado

Goncalo

Reply

Direct link:

RE: Uma Família da Beira Baixa de Torres Fevereiro

#289050 | manuelr | 13 ott 2011 00:01 | In reply to: #289047

Caro Gonçalo

Encontrei realmente vários Dourados, mais em Castelo Novo que em São Vicente da Beira, mas com os dois apelidos juntos, eu pelo menos não tenho indicação (o que não quer dizer que não haja.)

Cordiais cumprimentos

Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

RE: Uma Família da Beira Baixa de Torres Fevereiro

#342633 | Tiago R de Andrade | 18 feb 2014 14:05 | In reply to: #169073

Boa tarde,

Pegando neste tópico já com bastante tempo, gostaria de saber se alguém me poderá ajudar relativamente a informações existentes nas seguintes páginas do livro:

- Pág. 322 Maria da Conceição Gavaron (D.)
- Pág. 322Teodoro Gavaron
- Pág. 322 Francisco José Rebelo de Andrade
- Pág. 322 Francisco Rebelo de Andrade
- Pág. 322 José António Rebelo de Andrade
- Pág. 625 Inácio Roquette Rebelo de Andrade

Desde já muito agradeço qualquer ajuda que me possam dar.

Cumprimentos,

Tiago Rebelo de Andrade

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 06 giu 2024, 09:51

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen