História Genealógica da Família Real
This topic is classified in rooms: Bibliografia
História Genealógica da Família Real
Caros Confrades
Decerto já não será novidade para muitos:
Um jornal nacional anunciou que vai comercializar uma reedição da História Genealógica da Família Real de D. António Caetano de Sousa, semanalmente, durante as próximas 15 semanas, a um preço que considero irrisório para uma obra com muito interesse e que já tive oportunidade de consultar na Biblioteca Municipal de Aveiro.
Melhores cumprimentos
Júlio Pereyra
Direct link:
RE: História Genealógica da Família Real
Caro Julio Pereyra
Já agora qual é o jornal?
M.Calejo Pires
Direct link:
Pois, também estarei interessado nisso, mas é preciso saber que jornal é...
Mas obrigado pelo aviso desde já
Direct link:
Caros confrades,
a partir do próximo dia 25, às 5.ªs feiras, durante 15 semanas, conforme os seguintes títulos:
Vol 1- Os Reis que definiram Portugal
Vol 2 - Os Reis que consolidaram Portugal
Vol 3 - Os Reis que expandiram Portugal
Vol 4 - Os Reis nos Selos e nas Moedas
Vol 5 - Nascimento e ascensão da Casa de Bragança - de D. Afonso, Duque de Bragança a D. Joana, Marquesa de Elche
Vol 6 - Nascimento e ascensão da Casa de Bragança - de D. Teodósio I e V Duque de Bragança a Excelências e Glórias da Sereníssima Casa de Bragança
Vol 7 - Os Reis que restauraram Portugal - de D. João IV a D. Pedro II
Vol 8 - Os Reis que restauraram Portugal - de D. João V a D. Joseph, Arcebispo de Braga, Primaz das Espanhas
Vol 9 - Nobreza de ascendência real na Dinastia de Bragança - de D. Duarte a D. Leonor de Mascarenhas
Vol 10 - Nobreza de ascendência real na Dinastia de Bragança - de D. Álvaro a D. Martinho de Portugal, Arcebispo do Funchal, Primaz da Índia
Vol 11 - Nobreza de ascendência real antes da Dinastia de Bragança - de Senhor D. Jorge, Duque de Coimbra a D. Branca de Eça
Vol 12- Nobreza de ascendência real antes da Dinastia de Bragança - de D. Affonso, Senhor de Cascaes a D. Luiz de Castro VI Conde de Monsanto
Vol 13- Nobreza de ascendência real antes da Dinastia de Bragança - de Dom Fernando de Vasconcellos, Senhor de Mafra a D. Vasco Affonso de Sousa, Marquez de Hinojares
Vol 14- Nobreza de ascendência real antes da Dinastia de Bragança - de D. Martim Affonso Chichorro, Rico-homem a João de Sousa, Capitão dos Ginetes do Infante D. Fernando
Vol 15 - De D. Manuel II ao Regicídio.
O último volume, cujo título me parece um tanto estranho, parede ser da responsabilidade da Academia Portuguesa de História.
Melhores cumprimentos
José SV
Direct link:
Rectifico o último parágrafo, fruto das três da manhã...
O último volume, cujo título parece um tanto estranho, deverá ser da responsabilidade da Academia Portuguesa de História.
Direct link:
Bem, os sábios da APH também deviam estar meio sonolentos, pois o título não faz grande sentido, sinceramente..........
ReplyDirect link:
E recomendam a colecção? Ou acham que não vale a pena?
Cumprimentos
MRP
Direct link:
Não há nada como pedir, "na banca do costume", para guardarem, já depois de amanhã, o 1.º volume (12€50) e ver...
Cumprimentos
José SV
Direct link:
Caríssimo Confrade
A obra é interessantíssima, na minha óptica, especialmente para quem estuda ou tem costados na Família Real.
Obviamente tem um ou outro erro genealógico (até agora só descobri um).
Melhores cumprimentos
Júlio Pereyra
Direct link:
Obrigado pela sua resposta Julio.
Cumprimentos
MRP
Direct link:
Caro Miguel Ribeiro Pedras,
eu pensei que a sua pergunta se referia apenas ao interesse, digamos, material desta edição. Daí o "encomendar e ver", como eu vou fazer.
Em relação à obra ela está acessível na Biblioteca Nacional on-line, podendo-se mesmo fazer cópia, o que se torna, no entanto, um bocado pesado dado o número de volumes e de páginas. Mas consegue-se, claro.
Cumprimentos
José SV
Direct link:
Caro José
Não pode colocar aqui um link para esta obra on line?
Obgd
ZT
Direct link:
Caro Zé Tomaz,
tem toda a razão e agradeço a forma simpática como me chamou a atenção para a minha asneira. Apenas uma pequena parte da obra (os originais tomos XI e XII, que corresponderão, pelo que posso perceber, aos volumes 11, 12 e 13 da edição lançada hoje), está disponível (esperemos que apenas "por enquanto") na Biblioteca Nacional on-line (http://purl.pt/776). O que não deixa de ser estranho, já que a obra original também é constituída por 14 volumes. A ver vamos... e a propósito, a nova edição parece muito bem conseguida, papel, encadernação e grafismo adequados. Haverá, certamente, que pensar no uso e interesse em relação aos seus 15 x (0,25altx,0,17compx0,05lg) e 187,5 euros finais.
As minhas desculpas em quem induzi em erro.
Cumprimentos
José SV
Direct link:
É curioso porque se trata de um fac-simile de outro fac-simile. Esta edição do Público reedita a reedição da Atlântida, dos anos 40, acrescentada de nota(s) introdutória(s) e do volume final de actualização.
ReplyDirect link:
Peço desculpa.
mas para mim que sou um mero amador nisto acho que é de comprar.
Lembro-me que na biblioteca do meu avô havia a edição de 1940 e tal e que nas partilhas o alfarrabista avaliou a obra em 4.000 Euros ( Tinha também as provas )
Aconselho pois è muito barata - total de + - 200 euros.
Direct link:
Caros confrades,
Bem concebida. Boa e vistosa encadernação.
Com os melhores cumprimentos,
Artur Camisão Soares
Direct link:
Pode ser adquirida via Internet
o "Público" tem uma loja on-line
http://loja.publico.clix.pt/Publico/DetalheCollect.html?id=846
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 14 nov 2024, 12:05