Pesquisa/Ajuda
This topic is classified in rooms: Arquivos | Formação
PESQUISA/AJUDA
ESTOU PROCURANDO A FREGUESIA E O CONSELHO ONDE MEU AVÓS PORTUGUESES NASCERAM. ACHO QUE JÁ ESGOTEI TODAS AS MINHAS FONTES DE PESQUISA AQUI NO BRASIL (ARQUIVO NACIONAL, IGREJAS, ...) PENSEI NOS PASSAPORTES DE MEUS AVÓS. ALGUÉM SABERIA INFORMAR SE EXISTE UM ARQUIVOS DE PASSAPORTES EMITIDOS NO FIM DO SÉCULO XIX E INICIO DO SÉCULO XX EM PORTUGAL? OBRIGADA A TODOS
ReplyDirect link:
RE: PESQUISA/AJUDA
Caro Marcio
Li outra das suas mensagens mas esta' num topico que fala de outras coisas e acho melhor para o seu caso que use este pois 'e so seu.
Primeiro escreva aqui a informacao que tem sobre os seus avos, bisavos e trisavos.
Ponha nome, data de nascimento/casamento/obito e lugar (se tiver).
Fale com parentes seus a ver se alguem se lembra de que parte de Portugal eles seriam. Se pelo menos souber a area, podera' escrever para o Arquivo Distrital e procurar pelo passaporte. Se nao sabe sequer o Distrito teria que escrever para todos mas sao muitos.
Tem conhecimento em que porto do Brasil terao desembarcado? Onde primeiro foram viver?
Tente procurar na net no memorial do imigrante www . memorialdoimigrante .sp. gov . br (mas nao deixe os espacos!)
Outro site que talvez tenha informacao 'e:
www. museu-emigrantes.org / diaspora. htm (tambem sem deixar espacos) e clique em Emigrantes e Imigrantes.
Boa sorte com as pesquisas.
Rosario
Direct link:
RE: PESQUISA/AJUDA
CARO ROZ,
VOU TENTAR O MEMORIAL E O MUSEU DO EMIGRANTE.
VOU USAR ESSE TÓPICO QUE ME SUGERIU.
JÁ TENTAEI OS ARQUIVOS DISTRITAIS , OS GOVERNOS CIVIS,...MA SEM FREGUESIA E CONSELHO...NADA FEITO!!!!
Direct link:
RE: PESQUISA/AJUDA
CAROS CONFRADES,
ESTOU ELABORANDO A ÁRVORE GENEALÓGICA DA MINHA FAMÍLIA, MAS ESTROU TRAVADO NOS MEUS AVÓS MATERNOS ( OS BRASILEIROS NA MINHA FAMÍLIA) , POIS MEUS BISAVÓS ERAM PORTUGUESES E O ÚNICO DOCUMENTO QUE ENCONTREI DELES FOI A CERTIDÃO DE CASAMENTO CIVIL AQUI NO BRASIL. ESTE FOI O DOCUMENTO QUE TROXE TODAS AS INFORMAÇÕES QUE TENHO DELES. INFELIZMENTE NÃO CONTÉM AS INFORMAÇÕES MAIS IMPORTANTES PARA QUE EU POSSA CONTINUAR MINHA PESQUISA , QUE SÃO A FREGUESIA E CONSELHO ONDE NASCERAM. SEM ISSO ESTROU TRAVADO.
MEU BISAVÔ CHAMAVA-SE DANIEL GONÇALVES DIAS ,
PORTUGUÊS,
NASCIDO EM 09 DE FEVEREIRO DE 1894,
FILHO DE JOSE JOÃO DIAS E FLORENCIA PEREIRA DA NATIVIDADE.
MINHA BISAVÓ CHAMAVA-SE MARIA EMILIA,
PORTUGUESA,
NASCIDA EM 03 DE MARÇO DE 1898,
FILHA DE ANTONIO PEREIRA E INOCENCIA DE JESUS
CASARAM SE NO BRASIL, RIO DE JANEIRO, EM 1919./ TODAS ESSAS INFORMAÇÕES FORAM ENCONTRADAS NOS PROCLAMES DE CASAMENTO ENCONTRADOS NO ARQUIVO NACIONAL DO RIO DE JANEIRO. OS FUNCIONÁRIOS DO ARQUIVO INFORMARAM QUE FOI MERO ACASO ESTE DOCUMENTO ESTAR ARQUIVADO LÁ, POIS ESSES TIPOS DE DOCUMENTOS , NA MAIORIA DAS VEZES ESTÃO PERDIDOS, DESTRUIDOS, QUEIMADOS,.../
MEUS FAMILIARES E PESSOAS CONHECIDAS NADA PUDERAM AJUDAR NAS MINHAS PESQUISAS./ A GERAÇÃO DOS MEUS BISAVÓS E DOS MEUS AVÓS JÁ MORRERAM.MINHA MÃE TAMBÉM JÁ MORREU . SOBROU UM TIO MUITO VELHINHO QUE NÃO LEMBRA DETALHES. /JÁ TENTEI OS ARQUIVOS DISTRITAIS EM PORTUGAL, MAS SEM FREGUESIA E CONSELHO...NADA FEITO!/ ESTOU TENTANDO AGORA A POSSIBILIDADE DE ENCONTRAR OS PASSAPORTES, OU UMA LISTA DE SAÍDA . TENTEI OS GOVERNOS CIVIS DE PORTUGAL. OS QUE RESPONDERAM ,INFORMARAM QUE ESTARIA NOS ARQUIVOS DISTRITAIS. ALGUNS A.D. JÁ INFORMARAM QUE A PESQUISA É DEMORADA, CUSTA CARO!!! O A.D. DO PORTO CONSEGUIU PROCURAR ( TALVEZ ESTEJAM INFORMATIZADOS ) MAS A RESPOSTA FOI NEGATIVA, O GOV. CIVIL DO PORTO NÃO EMITIU PASSAPORTE PARA MEUS BISAVÓS.
AGRADEÇO QUALQUER AJUDA , QUALQUER IDÉIA DOS CONFRADES.
DESDE JÁ MUI GRATO
m&m
Direct link:
RE: PESQUISA/AJUDA
ROSARIO,
TENTEI A DIASPORA DO MUSEU-EMIGRANTES. NEGATIVO, NÃO ENCONTREI OS NOMES DOS MEUS BISAVÓS. PARECEU QUE ALÍ , A MAIORIA DOS NOMES ERAM DO CONSELHO DE FAFE, CORRETO ?
VOU TENTAR O MEMORIALDOIMIGRANTE.
ABS,
MARCIO
Direct link:
RE: PESQUISA/AJUDA
Ola Marcio,
Como nao tenho familiares do Brasil nunca visitei estes sites, somente tirei-os de outras mensagens que estao aqui no forum. Nao sei se ja experimentou clicar em "Brasil" que esta' escrito em encarnado ao cimo desta pagina? Vem todas as mensagens que tratam so do Brasil e assim 'e mais facil procurar nelas por informacoes ou sugestoes de outras pessoas. Se tem ideia em que porto do Brasil os seus antepassados devem ter desembarcado, ha quem diga que se pode pedir listas de passageiros do Arquivo Nacional.
Veja uma mensagem que a Marli Ribeiro abriu ontem dia 11, "Parte de lista de passageiros do ano de 1928" e pode pedir-lhe pelo site, pois eu nao sei qual 'e.
Infelizmente nao tenho mais a sugerir.
Os meus cumprimentos.
Rosario
Direct link:
RE: PESQUISA/AJUDA
Caro Márcio.
Você já consultou os documentos do seu tio idoso?
Quem costuma lidar bem com listas de passageiros é o Lourval. Há inclusive alguma coisa aqui publicada. Mas se ele ainda não se manifestou é porque não vê de que modo poderia interferir, já que não há dados disponíveis.
Para ter a lista que disponibilizei forneci praticamente todos os dados ao Arquivo Nacional. Foi mera curiosidade minha.
Já sobre os meus bisavôs e sobre o meu avô continua o mistério sobre eles aqui no Brasil.
Vou fazer agora uma consulta pela Internet a uma empresa que lida com imigração, a respeito do sobrenome composto Gonçalves Dias, e volto a entrar em contato.
Não esqueça de ver os documentos do seu tio idoso, se ainda não o fez.
Marli.
Direct link:
RE: PESQUISA/AJUDA
Ola Marli,
A mensagem veio para mim! Quer envia'-la ao Marcio?
Cumprimentos
Rosario
Direct link:
RE: PESQUISA/AJUDA
Complementando:
A consulta foi feita ao Projeto Imigrantes, no Rio Grande do Sul, que possui dados de pessoas entradas no Brasil até 1920, do sul ao sudeste (até o Estado do Espírito Santo, passando por São Paulo e Rio de Janeiro)). Sobre Gonçalves Dias, como eu queria, não há lista porque a entrada era feita com o último sobrenome. Eles têm a lista dos "Dias". Custa 50 reais. O site é www.projetoimigrantes.com.br Se você der sorte, pelo nome do navio e pela data de desembarque pode ser acionado o Arquivo Nacional. Às vezes também traz a localidade de origem, e não só o país.
Marli
Direct link:
RE: PESQUISA/AJUDA
Olá, Rosário.
Acho que não tem importância. Eu só queria manter a ordem das mensagens e das datas. O Márcio deve consultar o tópico dele. Obrigada.
Cumprimentos.
Marli
Direct link:
RE: PESQUISA/AJUDA
Tente a Curia Metropolitana da cidade do Rio de Janeiro.
Lambert
Direct link:
RE: PESQUISA/AJUDA
CARO LAMBERT,
JÁ PESQUISEI NOS LIVROS ( DE CASAMENTO ) DA ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO. FUI INFORMADO QUE NA CÚRIA NÃO EXISTE ESSE TIPO DE INFORMAÇÃO. PASSEI MUITOS DIAS LÁ ...PÁGINA POR PÁGINA...+ OU - UMAS 1600 PÁGINAS!!!!!!!!!!!!!!!! NÃO ENCONTREI O CASAMENTO DELES NO RELIGIOSOS!!!!! TODO MUNDO ACHA ESTRANHO, MAS NÃO ENCONTREI!!!!! TENHO 99 % DE CERTEZA DE QUE ELES NÃO CASARAM NA IGREJA ( E ELES ERAM CATÓLICOS !!!!! ) . BATIZARAM 3 FILHOS NA IGREJA DE N.S. DO LORETO , AQUI NO BAIRRO DE JACAREPAGUA ( PESQUISEI NOS LIVROS DESSA IGREJA, TAMBÉM !!!! ) .
ABS
MARCIO
Direct link:
RE: PESQUISA/AJUDA
CARA MARLI RIBEIRO,
MEU TIO ( AVÔ ) IDOSO ( BRASILEIRO ) JÁ SE FOI...TODOS OS 3 FILHOS (BRASILEIROS) DO MEUS BISAVÓS JÁ MORRERAM !!! OS DOCUMENTOS DELES ESTÃO TODOS ERRADOS!!!! ISSO EU QUE DESCOBRI DEPOIS DAS MINHAS PESQUISAS. COMO TODO MUNDO VIVEU E MORREU COM OS DOCUMENTOS "ERRADOS" E CONSERTAR DOCUMENTOS AQUI NO BRASIL É UMA COISA MEIO TRABALHOSA E , ÀS VEZES , CUSTA $$$$$, NENHUM DOS DESCENDENTES QUIZ CONSERTAR NADA. FICOU TUDO COMO ESTÁE SEMPRE ESTEVE.
VOU TENTAR O ARQUIVO NACIONAL. NÃO TENTEI A LISTA DE PASSAGEIROS , POIS OS PRÓPRIOS FUNCIONÁRIOS INFORMARAM QUE NÃO TRAZIA AS INFORMAÇÕES DE FREGUESIA E CONSELHO, ENTÃO PARTI PARA TENTAR DESCOBRIR OS DOCUMNTOS DE CASAMENTO RELIGIOSO NOS ARQUIVOS DA DIOCESE. TAMBÉM NÃO SEI A DATA DE CHEGADA . SEI QUE EM 1919 ELES JÁ ESTAVAM AQUI. ACREDITO QUE OS PAIS DOS MEUS BISAVÓS NÃO VIERAM PARA O BRASIL.
GRATO,
MARCIO
Direct link:
RE: PESQUISA/AJUDA
EU ESTOU APANHANDO COM ESSE FORUM!!!!!
PRA QUEM TÁ INICIANDO , ISSO AQUI É MEIO COMPLICADO!!!!!
VISUALIZAR AS MENSAGENS...ETC...
MAS VAMOS INDO...
LÁ NO ARQUIVO NACIONAL ELES DÃO CÓPIAS DAS LISTAS DOS NAVIOS????
POSSO FALAR COM O LOURVAL ??? COMO ???
DESDE JÁ ,
GRATO,
MARCIO
Direct link:
RE: PESQUISA/AJUDA
CARA MARLI,
VOU TENTAR DEPOIS QUE CONSEGUIR A INFORMAÇÃO DA LISTA DE NAVIO NO A.N.
CERTO? NÃO É UMA BOA IDÉIA ?
ESTOU ENRROLADO COM A SEQÜÊNCIA DESSE FORUM ...
GRATO,
MARCIO
Direct link:
RE: PESQUISA/AJUDA
Oi, Márcio
Eu não estava em casa, por isso só agora respondo.
Dei uma olhada na lista de passageiros dos antepassados do Lourval e vi que é como a minha, apenas uns nomes, que é o que o Arquivo Nacional envia. O Lourval tem aqui publicadas umas outras listas mas acho que é de navio aportado em Santos, aonde ele mora.
Se você quiser escrever para ele vá nas mensagens do dia 12/12, horário das 18:30, com o título Ardegão, Fafe, onde ele se comunicou com a Paula.
Mas você não tem dados para enviar ao Arquivo Nacional e eles não fornecem listas de passageiros completa. Tem que fornecer, além dos nomes, o navio e a data em que vieram. Por isso sugeri primeiro a pesquisa do sobrenome Dias no site do Projeto Imigrantes.É uma tentativa a mais.
O que não ficou claro, você pergunta novamente, OK?
Marli
Direct link:
RE: PESQUISA/AJUDA
CARA MARLI ,
ABRI OUTRO TÓPICO AQUI NO GENEA " PEDIDO DE AJUDA NO AQUIVO DISTRITAL DE VILA REAL..." E O LOURVAL CONTACTOU-ME.
VOU TIRAR ALGUNS DIAS PARA PESQUISAR ESSA LISTA NO A.N. OS FUNCIONÁRIOS FALARAM QUE VAI DAR TRABALHO, POIS NÃO SEI A DATA DA CHEGADA. SÓ QUE ANTESDE 1919 ...
VC JÁ VIU ESSA LISTA DO PROJETO IMIGRANTES ? É COMPLETA? SERÁ QUE TRÁS PELO MENOS A FILIAÇÃO... MEU BISA É GONÇALVES DIAS, MAS NÃO SEI DE ONDE SAIU ESSE GONÇALVES E MINHA BISA NÃO TINHA UM NOME DE FAMÍLIA, ERA SÓ MARIA EMILIA, FILHA QUE ANTONIO PEREIRA E INOCENCIA DE JESUS...
GRATO,
MARCIO
Direct link:
RE: PESQUISA/AJUDA
Oi, Márcio.
Acabei de ver o seu outro tópico e a resposta do Lourval.
O Projeto Imigrantes possui lista de pessoas com o sobrenome Dias (mas o sobrenome do meio, Gonçalves, seria citado também), porque era só com o último nome que a listagem dos imigrantes era feita pelos departamentos competentes. O que eles têm são cópias de listas dos registros de estrangeiros, feitas nos portos, que não tenham sido extraviados ou danificados.
Você entra no site www.projetoimigrantes.com.br diz que quer adquirir a lista dos Dias, porque eu já consultei e eles a têm. Faz uma transferência de 50 reais para o pagamento e a recebe via Internet, no mesmo dia em que comunicar o pagamento.
Mas não há garantia que vá encontrar os nomes dos seus. Na minha lista não constava o nome dos meus bisavós, que era o que eu procurava, mas havia 230 pessoas com o sobrenome Ribeiro chegados em determinado período, antes de 1920. (E eu me dispus a consultá-la para os participantes do fórum, porque não sabia como colocá-la aqui).
É mais uma tentativa.
Se você achar o nome do seu bisavô vai constar o nome do porto de saída, o nome do navio e a data da chegada. Aí fica mais fácil pedir cópia da emissão dos passaportes.
Marli.
Direct link:
RE: PESQUISA/AJUDA
oi, meu nome é ruteneia tb procuro a freguesia do meu avo em portugal, vc obteve resposta, conseguiu?
por favoe me responda
Direct link:
RE: PESQUISA/AJUDA
Cara Ruteneia
Nem mesmo com o espírito natalício, vai encontrar alguém que a possa ajudar com tão poucos elementos.Deixe aqui como é sempre referido, todos os dados que possui de seu avô, creio que não deve ser tão dificil assim. Não omita nada, a tradição oral, as histórias que decerto ouve ou ouviu contar tudo pode ajudar! Se for próximo de mim estou diposta a colaborar consigo mas por favor seja mais explícita.
Um Bom Natal para si, e oxalá que 2008 lhe traga esta informação que tanto deseja.
Disponha
Stella
Direct link:
Imbróglio ...
Caro participante,
Para além de insistir na sua pesquisa nos Memoriais todos que houver para pesquisar:
- onde viveram os seus ancestrais aí no Brasil? No Rio? E onde faleceram? Também no Rio? É natural que tenham vendido ou comprado alguma propriedade, que tenham feito testamentos à morte. Procure as certidões de óbito, e procure também nos Cartórios próximos dos locais onde viveram ou onde eram proprietários alguma escritura, algum testamento. Nos documentos oficiais brasileiros não há mais nada que o decepcionante 'natural de Portugal', mas nesses documentos, sobretudo nos testamentos, é mais provável que haja uma referência à localidade de origem (ou ao Concelho, ou ao Distrito, ou ao menos a uma das antigas 'Províncias');
- nesses documentos haverá também referências às datas concretas de nascimento/baptismo;
- as listas de emissão de documentos de viagem que existam nos Arquivos Distritais, são consultáveis a partir dos nomes e apelidos dos emigrantes. Só que há 20 Arquivos e essas listas parece apenas terem sido informatizadas na Madeira. Como você não sabe de onde vieram, quando tiver um bocadinho de tempo entre no site do Governo Regional da Madeira, e vá ao Arquivo. Não se perde nada e em caso negativo pelo menos fica a saber que não foi da Madeira que vieram.
Insisto na sua linha principal de pesquisa: descobrir os nomes que procura nas bases de dados existentes no Brasil. Com os dados que tem, e sendo os nomes tão comuns, em Portugal é andar a mandar bolas para o pinhal (tradução: perda de tempo).
Quando descobrir alguma coisa de concreto em relação à localidade de origem, ou ao Concelho (=Município) ou pelo menos Distrito (mais ou menos equivalente ao 'Estado' no Brasil), então volte a este seu tópico.
Bom Natal e não desanime, que já houve quem começasse com menos que V. e tenha chegado a bom porto.
Victor Ferreira
Direct link:
RE: PESQUISA/AJUDA
olá ,
vc perguta se obtive resposta. escreví para vários arquvos distritais e obtive várias respostas negativas. sem freguesia e conselho, nada feito !!!!!!
Direct link:
RE: Imbróglio ...
olá victor ,
meu bisavô só possuia um terreno grande em jacarepaguá, mas era "posse". hoje é um prédio, foi vendido por um tio avô ( um dos filhos ) sem autorização da minha avó e do outro tioavô. parece que a venda foi "de boca". nunca foi pago imposto predial, era posse mesmo. já procurei o registro geral do imóvel, mas não consta nada dos meus bisavós , como se eles nunca houvessem habitado! testamento nem pensar!!!! consegui os óbitos e nada dizem, só portugal e ainda assim ainda tem coisa errada, sobrenomes, etc...( não vale a pena consertar agora!!!! ) o que consegui de concreto, de certo mesmo, foi o mais antigo documento deles, no arquivo nacional ( rj ) , os proclames de casamento. alí descobri os nomes corretos , data corretas, ...depois fui ao cartório e consegui a certidão de casamento. tb só vinha escrito, natural de portugal!!!!!os documentos que foram juntados ao processo de casamento não foram encontrados. muitas informações desencontradas foram dadas, 1º esses documentos são queimados após 10 anos, depois foram para o arquivo do poder judiciário, depois nada poderia ter sido queimado , etc, etc, etc,...tentei todas as pistas que davam-me , todos os contatos, não encontrei!!!! se não foram queimados , perderam-se com o tempo. falei com alguns pesquisadores que estão recuperando arquivos, documentos. ...mas ninguém conseguiu ajudar.
já ví o arquivo da maderia , muito bom !!!! mas eles não são de lá!!!! vou tentar os outros arquivos distritais. foi bom saber que só pelo nome e apelido é possível consultar as listas de emissão de documentos de viagem. já consultaste alguma lista de algum arquivo ? sabe que informações constam nessas listas ? essas listas são a mesma coisa que os passaportes ?
obrigado,
boas festas,
marcio
Direct link:
RE: PESQUISA/AJUDA
olá ,
desculpe a intromissão, mas tb estou precisando de ajuda . podes ajudar-me ?viu as minhas informações nesse forum ? qual a sua região ? estas em portugal ?
desde já , mui grato,
marcio
Direct link:
Imbróglio dos grandes ...
Não é bem assim.
- os passaportes (ou documentos de viagem) eram levados com os próprios;
- o que está nos Arquivos são os registos dessa concessão, com origem e filiação do titular;
- no mesmo documento poderiam constar os filhos e cônjuge que eventualmente viajassem com o titular.
- as fichas que consultei há tempos em Viseu eram compilações em papel, por isso nada informatizadas: é preciso consultar 'resmas' de papel. A organização era salvo erro, por ano e a seguir por ordem alfabética (1º nome). Não faço a mínima ideia se a forma e organização dos mesmos documento sé igual para os outros Distritos.
- se contactar um a um os Arquivos Distritais já será um bico de obra. Se os contactar sem o mínimo de dados (data de nascimento, nome completo, data ou no mínimo ano da viagem, filiação ...) duvido muito que lá para o ano 2050 já tenha uma resposta, mas ... nunca fiando.
Perante o panorama desolador que traça ... tente. É o que lhe posso aconselhar.
Victor Ferreira
Direct link:
RE: Imbróglio dos grandes ...
caro victor,
você diz... "...A organização era salvo erro, por ano e a seguir por ordem alfabética (1º nome). ..." lá no viseu... esse ano, seria o ano da expedição do passaporte, certo? é a única informação que não tenho!!!!! aqui no arquivo nacional tem umas listas de passageiros dos navios , mas não pesquisei até o momento, pois será um trabalho longo !!!!!! não sei o ano que eles chegaram aqui... nasceram em 1894/1898 e casaram em 1919 ( já aqui no brasil/rj ) . são centenas de navios/ano , com milhares de passageiros por navio...nome a nome!!!!! você conhece um pouco da história da imigração portuguesa dessa época? fico pensando... se meus bisavós casaram-se aqui , não vieram juntos, certo? era possível uma mulher vir sem os pais , imigrar sozinha? nos proclames de casamento, eles deram um endereço de um cortiço , ambos moravam no mesmo local!!!!!!! não encontrei o casamento no religioso ( se encontrasse , meus problemas estariam resolvidos. o pessoal da arquidiocese levantou a hipótese da minha bisavó ter tido um relacionamento carnal com o meu bisavô antes do casamento e na hora de confessar-se com o padre este ter negado os "santos óleos", então não puderam casar-se na igrja, em 1919!!!! é uma hipótese , levando-se em conta que eram católicos ( aliás 99,99 % dos portuguese) ...
mas vou tentando...
obrigado
melhores cumprimentos,
marcio
Direct link:
Imbróglio dos grandes, e cada vez pior ...
Comentários:
1. 99% dos portugueses católicos, muito religiosos, etc ... ? Na altura talvez. Hoje, 99% laicos, agnósticos, ou apenas e só completamente indiferentes a qualquer religião (não conto com as novas seitas que aparecem como cogumelos - em geral e infelizmente brasileiras -, que são essencialmente associações criminais. Mas isso é uma outra conversa);
2. se o comentário que lhe fizeram na Diocese do Rio foi que uma relação de facto não podia ser abençoada com o matrimónio, das duas três: ou estavam a gozar consigo ou quem lhe deu a informação não percebe nada de nada. A Igreja sempre fez questão de chamar à benção da comunidade os assim considerados casais 'em falta';
3. se era possível uma mulher viajar sozinha? Não era tão frequente, mas não me parece que fosse impossível;
4. não é 'no' Viseu, é 'em' Viseu, como 'em' São Paulo, e o ano era de facto o da emissão do passaporte. Mas como estamos em mil-e-novecentos-e-antigamente, ninguém tirava um passaporte apenas para o ter à mão no caso de aparecer uma excursão aos fiordes da Noruega por um precinho camarada. Tirava-se o passaporte uns meses no máximo antes de viajar, sabendo-se que se ia viajar. Por isso o passaporte pode ser do ano da viagem ou do anterior;
5. V. tem que descobrir de facto ou a data de viagem, ou o registo do primeiro documento que eles tiveram no Brasil, ou de qualquer forma, recuar para esses primeiros tempos no Brasil para achar datas e localidades, em Portugal.
E mais não comento, porque de facto ninguém o pode ajudar. A bola está - como V. já percebeu - exclusivamente do seu lado.
E vá dando notícias.
Os melhores Votos de Boas Festas e de sucesso na sua pesquisa.
Victor Ferreira
Direct link:
RE: Imbróglio dos grandes, e cada vez pior ...
caro victor ferreira ...salen...
lamento pelas "seitas" brasileiras estarem crescendo aí. do brasil não vem boa coisa , mesmo! mas ainda existe vida inteligente em portugal, como vós! realmente é melhor ser laico, agnóstico ou indeferente que dar $$$$ para esses cogumelos, certo?
mas em 1919, "todos" os portugueses, imigrantes ou não , eram católicos... isso eram!
e os meus bisas tinham que ser exceção ...passei dias naquela diocese folheando livros e mais livros, página por página ...algum mistério impediu esse casamento no religioso. pode ter sido $$$$. se, como você diz , essa coisa dos " santos óleos" tá furada, só posso crer que eles tinham algum problema de $$$$. se eles moravam num cortiço, suponho que eram muito pobres. pode ter sido esse o motivo. o fato é que não casaram , infelizmente, pois nos livros de casamento que pesquisei , aqui, só faltavam perguntar qual era o dna dos noivos.
ok, perdoe o desconhecimento e a falha!!!!! em viseu!!!! aqui não soa mal " no " viseu! mas se está errado, está errado! para não escorregar + , vou escrever, ...no distrito do ...
vou debruçar-me , novamente, nos livros. vou descobrir a data da chegada, nos registros de navios do arquivo nacional.
boas festas , também.
com os melhores cumprimentos,
marcio
Direct link:
RE: PESQUISA/AJUDA
Caro cofrade M. Ribeiro:
Peço disculpas pela interrupçâo na sua mensagem a o cofrade Marcio. Eu ja há tempo, ando a procura de um irmâo do meu trisavó que emigrou a Rio de Janeiro desde Espanha-acho que desde o Porto de Vigo, em Galicia-, alem pelos anos 1850-1870. Soasmente sei com certeza o seu nome: José Antonio López Collazo; mais desconhezo tamto o navio como o ano no que ele ficou lá. Sei também que foi acompanhado de dois filhos de nome María Carmelina Augusta de los Dolores e Epifanio López. ¿Conhece vocé qualquer Instituçâo a que posa pedir ajuda na sua procura?.. Fico muito obrigada pela sua atençâo. Mercedesf
Direct link:
RE: PESQUISA/AJUDA
Cara Mercedes.
Se houvesse essa Instituição aqui eu já teria encontrado algo sobre os meus antepassados, que vieram para o Brasil em 1910 e em 1911!
Mas você pode estar à procura de descendentes do irmão do seu trisavô. Passo a sua questão para quem mora no Rio de Janeiro porque moro em São Paulo. Pesquisei a www.telelistas.net e encontrei 9 pessoas com o sobrenome Collazo, no Rio. Tem também o site www.auxilio-a-lista.com.br onde se entra no nome Telemar, que é a empresa de telefonia do Rio de Janeiro. Uma dezena de telefonemas locais não me custaria dar desde que eu morasse no Rio. Fica aqui a questão para alguém do Rio de Janeiro. Ou a quem saiba melhor do que eu quais são os dados necessários para pesquisas no Arquivo Nacional no Rio de Janeiro, em relação a José Antonio López Collazo. Infelizmente não me ocorre nenhuma outra idéia.
Cumprimentos
da
Marli Ribeiro
Direct link:
RE: PESQUISA/AJUDA
Para você Mercedes, caso queira escrever cartinhas:
Dolores Collazo Prado Tel: (21) 3351-1267
Rua Acará, 370 ca 10
Vaz Lobo - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 21361-310
Eládio Collazo Lorenzo Tel: (21) 2274-0694
Av Bartolomeu Mitre, 990 ap 508
Leblon - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22431-000
Eládio Collazo Varella Tel: (21) 2274-7642
Rua Acácias, 125 ap 501
Gávea - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22451-060
Isabel Cristina Collazo Pontes Tel: (24) 3354-2428
Rua D Pedro I, 451 ap 203
Liberdade - Resende - RJ - CEP: 27521-240
José Pazos Collazo Tel: (21) 2648-2037
Av Central Bamc, s/n qd 152 lt 9
Ponta Negra - RJ - CEP: 24900-000
Luís Cláudio de Souza Collazo Tel: (21) 3755-4552
Rua NS dos Navegantes, s/n qd C lt 17
Centro - Vilar dos Teles - RJ - CEP: 25561-312
Mário Collazo Pittaluga Tel: (21) 2522-4477
Rua Br da Torre, 533 ap 402
Ipanema - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22411-003
Renata Ribeiro Lima Salas Collazo Tel: (21) 2246-7170
Rua Da Mariana, 73 ap 601
Botafogo - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22280-020
Rosali Ribeiro Lima Salas Collazo Tel: (21) 3322-4131
Est da Gávea, 642 ap 202
São Conrado - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22610-002
Cumprimentos.
Marli Ribeiro
Direct link:
RE: PESQUISA/AJUDAbuca de José Antº Lopez Collazo
Caro M. Ribeiro:
Muito agradezo a sua gestiâo e sobre tudo o seu apoio. Tomo boa nota das suas sugerencias e confio pesquisar algo mais. Si assim sucede, eu direi.
Muito obrigada pela ayuda e fico a sua disposicâo.
Cumprimentos, mercedesf
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 27 nov 2024, 18:03