Pesquisadores da Covilhã

This topic is classified in rooms: Arquivos | Regiões | Pessoas | Famílias

Pesquisadores da Covilhã

#179256 | PRIMAVERA | 07 gen 2008 09:50

Procuro informações sobre ascendentes/familiares de Francisco Alves dos Santos, nascido em 1948 na freguesia de Santiago da Covilhã e de sua mulher Ana da Graça, natural da freguesia Nossa Senhora da Conceição da mesma Vila.
Os pais de Francisco Alves dos Santos eram Manuel Alves dos Santos, natural da freguesia de Santa Ovaia do concelho de Oliveira do Hospital e Rita de Jesus, natural da freguesia de São Vicente da Cidade da Guarda.
Francisco teve vários irmãos, um dos quais era padre.
Ana da Graça era filha de João Pires, da freguesia da Madalena e de Vicência Rosa, da freguesia de São João Mártir, tudo na Vila da Covilhã.

Cumprimentos,
IB

Reply

Direct link:

RE: Pesquisadores da Covilhã

#190918 | fsrogeiro | 03 apr 2008 17:20 | In reply to: #179256

Caros confrades

Dada a relativa complexidade em pesquisar nos paroquiais da Covilhã, pelo grande número de freguesias que compunham a antiga vila, não cheguei a consultá-los exaustivamente, como pretendia, com o objectivo de registar todos os assentos relacionados com indivíduos de apelido ROGEIRO, mais frequentemente RODRIGUES ROGEIRO.

O mais antigo que encontro é Domingos Rodrigues Rogeiro, tintureiro, casado com Maria Soares, que terá chegado à Covilhã na década de 1630, presumo que vindo de Penalva ou Valezim. Sobre a sua descendência, há mais dados no tópico «Botelhos, da Covilhã (séculos XVII-XVIII)».

A grafia pode variar entre Rogeiro, Rugeiro, ou Rogeyro e, abreviadamente, Rog.º ou Rog.ro.

Procuro assim quaisquer informações relativas a indivíduos deste apelido quer na Covilhã, quer em outras localidades da região, entre os séculos XVII e XIX.

Filipe Rogeiro

Reply

Direct link:

RE: Pesquisadores da Covilhã

#191086 | fsrogeiro | 04 apr 2008 16:23 | In reply to: #190918

(...)
No séc. XIX ligaram-se, entre outras, às famílias Moura, Carqueja, Montez, Barata, Cardona, Amaral, Lino, Terenas Coelho, Teles de Paiva, Paula Moura, etc., da Covilhã.
(...)

Reply

Direct link:

RE: Pesquisadores da Covilhã

#209278 | dimasies | 26 set 2008 13:56 | In reply to: #191086

Caro confrade,

Permita-me colocar-lhe uma questão: costuma ir aos serviços do registo civil da Covilhã procurar informação sobre os seus antepassados? Tem tido sucesso?
Quanto a mim, não sei se é má vontade dos/as funcionários/as mas, até ao momento, fiz duas deslocações ao mesmo e, na primeira a senhora atendeu-me bem mas não encontrou o registo pois eu levada a data trocada mas, hoje, entreguei a informação a uma senhora, com datas de nascimento e freguesia de origem e não atendeu o meu pedido. Disse-me para voltar às 9 da manhã pois estavam todos a trabalhar e, na hora de almoço não o podia fazer pois eram livros muito antigos.

Pergunto-me: será que é pelo facto de eu pedir apenas a fotocópia e não uma certidão (que é bem mais cara)?
Agradecida
DEsteves

Reply

Direct link:

RE: Pesquisadores da Covilhã

#209333 | small | 27 set 2008 20:55 | In reply to: #209278

Cara DEsteves
Desculpe a intromissão! Não posso falar da Conservatória da Covilhã, mas das mais variadas incluindo, Lisboa,Guimarães,Coimbra, Mealhada,Guarda/Bragança,Ourém, Loures, Mafra.....etc,etc, veja como procedo.
Na posse dos elementos, o máximo que consigo recolher, envio um mail para a respectiva conservatória solicitando o nº do assento em questão, mencionando o facto que pretendo fazer o pedido, pagar e levantar na conservatória mais próxima da minha àrea de residência.
Os prazos das respostas variam, tenho tido casos de me responderem no mesmo dia. Com o nºo do assento, envio um mail à Conservatória onde pretendo levantar a cópia simples, indicando como é óbvio todos os elementos que possuo, agora acrescido do nº do assento e respectiva conservatória! Solicito que me informem mesma via a recepção dos mesmos, normalmente junto mais do que um, nessa altura vou ao balcão, preferencialmente não à hora do almoço.....,pago e levanto as mesmas.
Tanto quanto sei, poderá pedir um assento da Covilhã em qualquer parte do País, inclusivé numa loja do Cidadão (nunca experimentei).
Não custa tentar, e em relação à má experiência que teve pode considerar que teve
azar! No meu caso pessoal tenho tido sempre muito bem atendida. Tente novamente, a Covilhã é uma terra de pessoas amáveis!!!!!!
Espero ter ajudado

Stella

Reply

Direct link:

RE: Pesquisadores da Covilhã

#209369 | dimasies | 28 set 2008 17:40 | In reply to: #209333

Cara Stella,

Agradeço a sua resposta mas, achei muito estranho estar tanta gente a serviço e a disponibilidade/amabilidade da sra que me atendeu foi nenhuma pois, no que respeita ao ADL e ao ADCB, tenho tido muito boa experiência. Vou tentar fazer o pedido como sugere e, vamos ver se desta é de vez.

Agradecida
DEsteves

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 29 giu 2024, 19:30

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen