Portugal - O Portal do Sol

This topic is classified in rooms: Genética

Portugal - O Portal do Sol

#179633 | AIRMID | 09 gen 2008 06:43

Caros Confrades

Em resposta ao desafio que há uns dias me fizeram deixo-vos a introdução a um novo Tema

Portugal - O Portal do Sol

Há cerca de 14 mil milhões de anos, o Universo era semelhante ao interior dum Buraco Negro. Não existiam nem Espaço nem Tempo.

Então, começou a sua expansão.
E durante esse processo, o Universo passou por uma fase de extremo aquecimento durante a qual se formaram por fusão nuclear alguns elementos químicos leves:

Hélio. Deutério. Lítio

Dos momentos iniciais nada sabemos.
Nem da constituição da Matéria Escura.
Nem da Energia Escura, que representa 70% de toda a energia do Universo em expansão, e determina a sua aceleração actual.

Nem como se formaram as Estrelas e as Galáxias.
Mas nos primórdios do Universo, no Plasma que as constitui quase só Hidrogéneo e Hélio existiam.
E das suas reacções termonucleares, ao longo de milhões de anos, originaram-se os elementos mais pesados.


Hoje, calcula-se que existam cerca de 70 sextilhões de Estrelas no Universo Conhecido.

E todos nós, somos um pedaço de Estrela.


Spencer Wells no seu Projecto Genográfico, localizou na África Oriental um Antepassado Comum de toda a Humanidade, a que chamou Adam.

O seu estudo das mutações do DNA do Cromossoa Y, sugerem que toda a Humanidade descende do mesmo Antepassado Africano.
E os filhos dos Filhos deste Antepassado, teriam iniciado há 60 mil anos atrás a longa jornada pela Terra.
Na Etiópia, no Vale do Rio Omo,o Paleoantroprólogo Richard Leakey, encontrou dois esqueletos, e ossos com cerca de 195 mil anos, o que corrobora os estudos de Wells.

Mas o Projecto não está ainda encerrado, e Wells, irá agora estudar o DNA Mitocondrial.

Que estranhamente, é muito diferente do esperado, na Península Ibérica e Bacia do Mediterrâneo.

Esperava-se encontrar antigas e complexas Árvores Genealógicas de progenitoras Africanas, mas num estudo efectuado por Geneticistas Russos, nada disso foi encontrado.
E as variantes Africanas do DNA Mitocondrial, foram trazidas para a Europa entre os séculos XV e XIX, sendo insignificante a percentagem de DNA Mitocondrial chegado à Europa há 6.500 anos atrás.


Talvez porque sejamos pedaços de estrelas, ou talvez porque o Sol/Luz fosse a fonte de Vida, a Religião dos Primeiros Povos ligava o Cosmos à Natureza e à Vida.
E os Ritos eram Solares.

Das Pinturas Rupestres aos Petróglifos encontram-se registos desse Rito da Grécia à Babilónia, da China ao Chile.

Stonehenge, está alinhado com o Sol, e marca as Quatro Estações.
Callanish, na Escócia marca o nascer do Sol e da Lua durante todo o ano.
E na Ilha de Páscoa, todas as Estátuas olham o Sol.

E estudos Arqueológicos recentes, salientam muitas semelhanças entre as Pirâmides do Egipto, do México e do Perú e de Angkor, no Cambodja.

Angkor está alinhado com a Constelação do Dragão.
A Esfinge com Leão.
As Pirâmides com Orion.

Nestas Civilizações:
A busca da Imortalidade da Alma é uma constante.
Todos os Monumentos Religiosos estão relacionados com os Astros e com o Universo.
Os Sacerdotes são Astrónomos, e o seu conhecimento era iniciático.
A Divinização do rei era comum.

Em Portugal, em tempos anteriores à Fundação, o Deus era Solar - Endovélico.

E mesmo o Rito Cristão é um Rito Solar, que o Império Romano, e mais tarde a Hierarquia de Roma, deturparam, despojando-o da componente Espiritual, e injectando-o de conceitos redutores, que conduziram a uma inversão dos antigos valores sociais, e ao maior retrocesso do Conhecimento, de que até hoje há memória.

Subjacente à formação de Portugal existe uma forte componente Religiosa Cristã.
Não o Cristianismo amputado, delapidado institucionalizado da Igreja de Roma, mas semelhante ao primitivo, Gnóstico, em que Espiritualidade e Conhecimento não estão dissociados, mas se interligam e complementam.

O Cristianismo dos Essénios com quem Jesus estudou, e que vem com o Burgúndío Conde D. Henrique, do Mosteiro Beneditino de Moisac, e com os Cavaleiros Templários, que são em Portugal anteriores à perseguição de Clemente V e Filipe o Belo.

Este Cristianismo Espiritual/Alquímico, mescla-se com o Culto Antigo, e com outras Correntes Cristãs Primitivas que já existiam na Península.

Tal como os Antigos Sacerdotes eram Astrónomos, Médicos, Quimicos, Engenheiros, também alguns destes Monges/ Cavaleiros, detinham muitos conhecimentos nestes campos.
Embora os estudos mais diferenciados se tenham irremediàvelmente perdido com a destruição de Alexandria e da sua Biblioteca, de que Aristóteles fora Conservador, muito terá sido preservado e ensinado, segundo a tradição das Escolas Iniciáticas.

Penso que a origem do Culto Do Espírito Santo, que Colombo e os Portugueses, levarão mais tarde para o Novo Mundo, se encontra aqui.


Porque deste Culto Antigo, hoje já quase nada resta, possa ao menos esta discussão, ajudar-nos a entender o que terá sido.


"A fama trouxe ao meu conhecimento que na terra do Egipto, vivia um Homem erudito que previa as coisas que haveriam de acontecer, julgava com base nas Estrelas e no Movimento dos Céus, aquilo que estava para vir, e era de antemão por ele compreendido.
Um desejo de conhecimento se apoderou da minha afeição, da minha pena e da minha língua; com grande humildade sacrifiquei a grandeza da minha magestade perante tão grande poder que dão ao Homem."

D. Afonso V- Tratado dedicado à Pedra Filosofal

Mais tarde, já depois do encontro com o Mestre, D. Afonso V, escreverá.

"Aquilo que procuro não é motivo para que se esqueça o grande mérito que havia nele, meu Mestre; mas não atribuo tão grande honra a qualquer outro Homem; só a ele que é um Sábio."

Enigmáticas palavras, as de D. Afonso V.

Com os melhores cumprimentos

Armid

Reply

Direct link:

RE: Portugal - O Portal do Sol

#179653 | josemariaferreira | 09 gen 2008 11:29 | In reply to: #179633

Cara AIRMID


"Portugal - O Portal do Sol"

Cristo (re)nasceu do Sol de Portugal. D. Afonso Henriques descobriu-o nos Céus de Panoyas-Ourique. Colombo aportou neste porto que é Portugal, para levar o Espírito de Cristo até as terras do Novo Mundo.

Saudações

Zé Maria

Reply

Direct link:

RE: Portugal - O Portal do Sol

#179663 | LBolacha | 09 gen 2008 12:24 | In reply to: #179633

Ponto 1- as ultimas teorias apontam que o Universo no inicio seria uma super-bolha de altissima temperatura e nada que se parecesse com um buraco negro.

Ponto 2- é literalmente impossível monumentos como as piramides, que têm mais de 5mil anos estarem alinhadas seja com o que for, uma vez que as constelações mudam ao longo dos séculos, devido ao movimento natural das estrelas, o que leva a que nenhum astrónomo de renome diga que tal constelação esta ou não apontada para certa constelação, uma vez que na altura em que foi feita, tal constelação poderia ter uma conformação bastante diferente da que conhecemos hoje.

Ponto 3- todos os povos adoravam o Sol, mas também a Lua, os ventos, as marés e tudo o que os rodeava e que eles não conseguíam entender. Existe milhares de teorias de todo o mundo sobre o percurso diário do Sol e da Lua e não existe absolutamente mais nada em comum entre elas ou entre os ritos que elas praticavam senão o facto de serem chamados cultos ao Sol.

Ponto 4- O que o Império Romano fez, e que foi depois seguido pelo Cristianismo, foi uma adaptação dos seus ritos a ritmos pré-existentes, ou a absorção de certas datas e a criação de ritos que coincidem-se com tais acontecimentos, de modo a criar novos significados para acontecimentos que eram muito mais antigos, como os equinócios e outros rituais pagãos há muito enraizados entre as populações invadidas. Chama-se a isto campanha de publicidade e criar pontes de ligação entre culturas, e não misticismos alquimista ou espiritual. As pessoas acreditavam porque era a melhor historia que lhes contavam na altura, e face ao conhecimento cientifico que na mesma altura tinham, seria diferente conseguirem produzir historias diferentes.

Ponto 5- Na verdade nada se sabe sobre a maior parte das obras que estavam na Biblioteca de Alexandria, mas mais uma vez, a maioria dos estudiosos acredita que a maioria seriam textos gregos (não tão antigos quanto isso), visto a enorme campanha contra a miscigenação que a dinastia ptolomaica exerceu no inicio da sua existência, e a data de construção e criação de maior parte do arquivo.

Atenciosamente
L.R.B.

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#179669 | kolon | 09 gen 2008 12:47 | In reply to: #179633

Cara Airmid,

Não será a Porta do Sol como lhe chamava Dona Vataça a que dá a Luz á LUZitania?

Manuel Rosa

Reply

Direct link:

RE: Portugal - O Portal do Sol

#179680 | AIRMID | 09 gen 2008 13:57 | In reply to: #179663

Caro LBolacha


Ponto1- A semelhaça com o interior do Buraco Negro, refere-se ao Universo, antes da Fase de Expansão e não após o seu início.

Ponto2 - O Alinhamento foi definido em função da localização das Constelações à data da construção e não na actualidade. Obviamente, não fui eu, mas os astrofísicos quem efectuou os cálculos.

Ponto3 - Em primeiro lugar, saliento que eu escrevi que os Cultos ligavam O Universo, A Natureza, e a Vida. Em todos havia o Culto do Sol, isto não quer dizer l fossem Religiões Monoteístas.
Aquilo que o Império Romano fez foi dissociar o conhecimento-Filosofia, Astronomia, Astrologia, Medicina, Engenharia etc, da Religião, retirando-lhe o carácter cultural, porque òbviamente isso lhe convinha.
Da faceta espiritual, nada há a dizer, já que os Romanos, nunca a entenderam. Copiaram a fachada, faltou-lhes ir ao amâgo.
Mas isso também não lhes interessava, já que o seu poder era apenas material.
Se as pessoas da época acreditavam, ou fingiam acreditar, adiante veremos. Garanto que muitos nunca acreditaram, até porque caríssimo eram de longe mais cultos que os Romanos, e se assim fosse nada teria chegado até nós, e felizmente muito aínda chegou.
Aliás, os Romanos neste campo são parecidos com os espanhóis, destruiram sem perceber sequer o que estavam a destruir. Só que, os Romanos eram de facto muito mais inteligentes que os espanhóis, copiaram a tecnologia que perceberam.
Todos os outros que se seguiram, nem isso souberam. Nem ao menos foram capazes de copiar os sistemas de canalização e esgotos da Antiguidade.
Que pobreza intelectual!

Ponto 5 - Claro que a maioria dos textos da Biblioteca de Alexandria estariam provàvelmente escritos em grego.
Alexandre Magno era Macedónio, ou não era?

O que Alexandre Magno, seguramente não era, era ignorante.
Os Gregos foram extremamente cultos. Conheciam as outras línguas, e obviamente, traduziam para grego, os seus escritos. E contràriamente aos Romanos, entendiam o significado.

Isto fez toda a diferença.

Com os melhores cumprimentos

Airmid

Reply

Direct link:

RE: Portugal - O Portal do Sol

#179684 | Augustus_o | 09 gen 2008 14:22 | In reply to: #179663

Caro confrade,

sobre o ponto 2,

5000 anos a mudança foi insignificante. a minha tia é Astronoma aposentada do Observatório Astronómica de Lisboa.

Cpts,
Augusto

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#179817 | AIRMID | 10 gen 2008 05:01 | In reply to: #179669

Caro Manuel Rosa


Sobre D, Vataça de Lescáris, a que foi "Dona na Vida e na Morte", há tanto ainda para descobrir, e tão pouco onde estudar.
Eu desconhecia que ela chamara Porta do Sol à Luzitânia.
Descobriu algum Escrito Antigo, ou algum Livro a que eu possa ter acesso?

Eu usei o Termo Portal do Sol, no sentido de Passagem.
O SOL ou A LUZ, cruzaram o ESPAÇO ou UNIVERSO, através da GRANDE PASSAGEM que foi PORTUGAl.


Melhores Cumprimentos

Airmid

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#179818 | kolon | 10 gen 2008 05:08 | In reply to: #179817

Cara Airmid,

A igreja que ela mandou construir tem uma porta chamada Porta do Sol MCR, pg 265.
Eu esatava a tentar uma ligação, pois não sei de onde vem a palavra Luzitania

Cpts,
Manuel Rosa

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#179819 | AIRMID | 10 gen 2008 05:48 | In reply to: #179818

Caro Manuel Rosa

Essa parece ser uma "dúvida metódica". Ao que parece ninguém sabe.
Martins Sarmento e Schuten, defendem Ligugitânia, Terra dos Ligures.
Mas outros, defenderam a origem Fenícia - de Amydgdalum que quer dizer Luz.

Eu seguiria outro caminho. Mas....


Melhores Cumprimentos

Airmid

Reply

Direct link:

RE: Portugal - O Portal do Sol

#179820 | AIRMID | 10 gen 2008 06:19 | In reply to: #179684

Caro Augustus

Callanish entre 5000 AC e 3500 AC.
Stonehenge cerca de 3000 AC a 1500 AC.
Aqui, o Sol nasce sobre a Pedra Principal no Solestício de Verão a 21 de Junho, posso garantir.

Das Civilizações Pré-Colombianas, Tiwanaku, nos Andes da Bolívia parece ser a mais antiga, remonta a aproximadamente 1500 AC.

Angkor data do Império Khmer.

As Pirâmides e a Esfinge datam do Antigo Império Egípcio, IVª Dinastia, ( Antigo Império 2670-2195 AC).

Parece portanto, que o Universo está a meu favor.

A sua Tia, que é Astronoma, não nos poderá ajudar a esclarecer o motivo destas ligações?
Eu sei que estamos no Século XXI. A concepção do Universo, será por ventura outra, mas existe tanto por explicar.

Saudações

Airmid

Reply

Direct link:

RE: Portugal - O Portal do Sol

#179821 | pedro3m | 10 gen 2008 09:29 | In reply to: #179663

Caro/a LBolacha

Eu sou um mero curioso da astronomia e portanto exponho-me ao erro falando desse tema.
As constelaçoes variam a sua posiçao relativa a um observador na terra ao longo dos segundos, pois a terra apresenta um movimento de rotaçao sobre si mesma. No entanto, estou em crer, ao longo dos séculos pouco variou a posiçao das estrelas, pois elas, entre si e dentro da mesma galáxia vao mantendo as suas posiçoesç relativas. Qualquer alteraçao nesta situaçao leva millhoes de anos.
Os monumentos de há milhares de anos realmente relacionam-se com as constelaçoes, a terra e a lua. Nao há coincidências, nem acaso nestas coisas.

E é mesmo verdade. Stonehenge adivinha o solestício de Verao. Os danados de antigamente sabiam muito mais do que pensávamos. E eram muito espirituais e naturalistas. Obrigatoriamente. Hoje temos o cinema, os livros, a cultura, o desporto, etc, etc.
Quem nao tinha nada disso dedicava-se à natureza, por sobrevivência. E como sobreviviam é porque a ela se adaptavam. Falavam com ela. Viviam com ela. Eram parte dela.

NAo deixemos que as nossas mentes consumistas assentes em corpos cada vez mais artificiais e cheios de gripes nos faça reduzir as capacidades dos nossos antepassados.

Voçê, caído do nada num lugar remoto e sem calendário, mas munido de gruas e pedras iguais às de Stonehenge, era capaz de marcar o solestício de Verao?
Quantos alunos universitários sabem o que é um solestício? Quantos viram uma cebola ou uma batata a ser arrancada da terra? Como podemos interpertar correctamente aquilo que vemos do passado se recusamos colocar-nos na mente e épocas do passado?
Veja bem que os Sumérios tinham uma vasilha e um tubo de cobre que encaixava dentro dessa vasilha. Como ninguém encontrou o vinagre que ela poderia conter (secou nestes milhares de anos, pudera) nega-se que aquilo fosse uma pilha eléctrica. Mas secalhar era mesmo.

Como se construiram as pirâmides do Egipto? Tanto engenheiro, tanto físico, tanto computador e ainda nao temos resposta cabal e satisfatória.
And so on and so on.

cpts

PM

Reply

Direct link:

RE: Portugal - O Portal do Sol

#179829 | LBolacha | 10 gen 2008 11:22 | In reply to: #179821

Caros Senhores

É verdade que as constelações demoram imensos anos a mudar, mas isso não faz com que em poucos anos ela não possa mudar ligeiramente. Ainda hoje a maioria das pessoas não sabe distinguir uma estrela de um planeta, por exemplo, ninguém sabe que estrelas existiram antigamente e deixaram de existir (e antes que digam coisas contra isto, existem várias explosões de estrelas e aparecimento de estrelas relatadas por chineses, sumerios, etc). Para alem que aquilo que conhecemos hoje como mapa de constelações é uma mistura do mapa dos chineses, egipcios e gregos (pelo menos), e nenhum deles via as mesmas constelações ou ligava as mesmas estrelas. Dizer que tal monumento esta virado para tal constelação só pode ser afirmado so houver provas de que aquela constelação pouco mudou durante este tempo, que que a designação e estrelas da dita constelação surgidas ou já eram usadas por aquele povo naquela altura.
É verdade que eu, como a maioria das pessoas caídas de repente numa idada da pedra não saberíamos o que era o solesticio, mas isso não que dizer que daqui a uns anos, nessa mesma idade da pedra, aconteceria o mesmo, ou que os meus filhos não o saberiam há mesma. é a natureza humana descobrir, seja apenas os detalhes do pequeno planalto onde vivemos seja a curiosidade sobre aquilo que não tocamos mas conseguimos ver ou imaginar. Tais conhecimentos devem ser admirados por serem a fundação da nossa sociedade e percebidos no contexto da sua importância na altura, como pedras basilares dos primeiros conhecimentos extracorporeos (e refiro-me aquilo que não esta ligado a nós e que nos apercebemos assim que nascemos) que nasceram com a sociedade humana. dar um relevo espiritual ou místico a tal é cair na dita idade da pedra, e não perceber que tudo o que temos agora é isso sim, fruto de muito trabalho de imensas pessoas, que mesmo com pequenas contribuições não pararam de sonhar e de tornar o nosso mundo um pouco melhor.

Atenciosamente
LRB

Reply

Direct link:

RE: Portugal - O Portal do Sol

#179854 | Augustus_o | 10 gen 2008 13:28 | In reply to: #179829

Caro LBolacha,

essas explosões muito provavelmente devia-se a esteróides e pequenos cometas (pequenos mesmo) que ao entrarem na atmosfera se incineram...

é verdade que se consegue observar explosões de estrelas. Explosões que decorrera, à muitos, muitos milhares de anos.

O que é era do Homem comparada com a da vida na terra?

4 000 000 000 anos, salvo erro, é a data prevista para a criação do nosso planeta...

Cpts,
Augusto

Reply

Direct link:

RE: Portugal - O Portal do Sol

#179859 | AIRMID | 10 gen 2008 14:00 | In reply to: #179829

Caro LBolacha


Retiremos então todo o contexto Espiritual.
Somos formados por particulas em movimento.

Como analisam as partículos em movimento a que chamamos, não seres humanos, já que este termo Ser pode ter um pressuposto filosófico, mas pessoas, como analisam então as pessoas, o avanço tecnológico da Antiga Civilização Egípcia?
Peço-lhe que recorde por exemplo a triste figura, que os próprios norte-americamos admitem ter feito, com o transporte do Oblísco que o Egípto há anos lhe ofereceu.
Século XX, e só o transporte em vários vagons foi um drama de dificuldades.

No entanto, Hatchepsut, uma mulher, Faraó do Novo Império, 18ª Dinastia, (1550-1075 AC) ergueu com os seus súbditos, 2 /Dois Oblíscos em sete meses, devidamente escritos, claro.

A negação sistemática do elevado grau de Conhecimento destas civilizações, é uma atitude arrogante, que felizmente já não está tão em voga como esteve no século XX, que diga-se em abono da verdade, foi dos mais atrazados da Humanidade.

Quanto à posição relativa das Contelações, a Tia do confrade Augustus, que é Astrónoma já explicou que 5000 anos são irrelevantes.

Novas e Supernovas são Estrelas que explodem não são Constelações inteiras.

Eu tenho, como sempre tive ao longo da Vida o maior respeito e admiração por quem demonstra um elevado grau de conhecimentos e Saber, seja da Idade da Pedra, do Ferro ou do Bronze, ou Século XV, Português.

Esta classificação em Idades é nossa, não é deles. E é baseada na nossa ignorância
Na nossa incapacidade em os compreender.
Nós é que estamos na Idade da Pedra do Conhecimento, não eram eles.


Melhores cumprimentos

Airmid

Reply

Direct link:

RE: Portugal - O Portal do Sol

#179872 | LBolacha | 10 gen 2008 15:02 | In reply to: #179859

Caro Senhor,

Admirar-me com as maravilhas do mundo antigo não me leva em nenhum aspecto, no entanto, a não me maravilhar com as construções e descobertas do dia-a-dia.

"Nós é que estamos na Idade da Pedra do Conhecimento, não eram eles." o que quer exactamente dizer com isto? que eles tinham mais conhecimentos que nós?

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#179875 | JoãoGaspar | 10 gen 2008 15:14 | In reply to: #179817

Cara Airmid,

O problema talvez seja esse mesmo, é que fomos e ainda somos uma "Grande Passagem", alem de a maioria dos contemporâneos de Dona Vataça e dos nossos não O entenderem assim, e de pouco ou nada cá ficar, ou será que fica?

Cumprimentos

João Paulo Gaspar

Reply

Direct link:

RE: Portugal - O Portal do Sol

#179917 | pintassilgo | 10 gen 2008 18:44 | In reply to: #179680

cara Airmid,

Cada vez fico mais confusa…

Panoyas – Ourique, segundo o Confrade José Maria tem tudo, mas quando a senhora pediu a direcção… é pó!

Não percebo nada, por favor, tirando a Teologia e os enigmas, gostaria realmente de saber se existe o poço, a igreja, etc.. Estou "perdida".


Atenciosamente


Anabela Pinto

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#179920 | pintassilgo | 10 gen 2008 19:07 | In reply to: #179817

Cara Airmid

Neste caso acho que não estou perdida.

“Os brincos” deram a ideia deste tópico. Correcto?

Acontece que depois surge a pergunta do 17. Para a qual não vi resposta, mas fiquei curiosa. Existe ou não algo místico nesses brincos?


Atenciosamente

Anabela Pinto

Reply

Direct link:

RE: Portugal - O Portal do Sol

#179921 | pintassilgo | 10 gen 2008 19:11 | In reply to: #179917

Cara Airmid
"Cada vez fico mais confusa…

Panoyas – Ourique, segundo o Confrade José Maria tem tudo, mas quando a senhora pediu a direcção… é pó!

Não percebo nada, por favor, tirando a Teologia e os enigmas, gostaria realmente de saber se existe o poço, a igreja, etc.. Estou "perdida".

Não precisa de responder a esta mensagem, o Confrade José Maria já me explicou.

Muito Obrigada

Anabela Pinto

Reply

Direct link:

RE: Portugal - O Portal do Sol

#179964 | AIRMID | 10 gen 2008 23:13 | In reply to: #179872

Caro LBolacha


Ponto 1 - Não é Senhor, é Senhora, mas pode ser Airmid.

Ponto 2 - Quando penso que nas últimas décadas, nós conseguimos destruir na Terra, mais do que todos os outros seres humanos que a habitaram durante milhares de anos, fico com a certeza de que é realmente assim.
Os Pré-Históricos somos nós.

Com os melhores cumprimentos

Airmid

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#179968 | AIRMID | 10 gen 2008 23:32 | In reply to: #179920

Cara Anabela

Não, os Brincos não me deram a ideia deste tópico.
Reforçaram a ideia que já tinha, em estabelecer uma associação entre a Expansão do Universo e a Religião.
A associação entre a Antiga Espiritualidade, e o culto do Espirito Santo, foi D. Afonso V, quem me a deu.

Sobre Panoyas.
Venha pela A1 até Lisboa, e vá pela IP1 rumo ao Sul.
Há-de encontrar uma Placa que diz Panoias/Conceição. Siga a Placa.
Quando encontrar uma placa que tenha escrito apenas Panoias, siga essa, e descarte a outra.

Conceição, não faz parte desta história.

Boa Viagem

Saudações

Airmid

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#179970 | AIRMID | 10 gen 2008 23:43 | In reply to: #179875

Caro João Paulo


Tem razão, muitos não entenderam.

Mas como no filme de ficção científica da minha Adolescência - O Caminho das Estrelas, o Portal do Sol, irá de novo abrir-se.


Só temos que descobrir o dia e a hora.


Saudações

Airmid

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#179971 | pintassilgo | 10 gen 2008 23:59 | In reply to: #179968

Cara Airmid,

Obrigada por me informar o percurso


Disse ao confrade José Maria, que tinha em mente lá ir, mesmo sabendo que era um lugar descampado, já no tempo de D. Sebastião, pese embora o facto do Confrade dizer que não vale a pena e gozou (pelo menos foi o que entendi) com o facto de eu dizer que D. Sebastião, com a Espada de D. Afonso Henriques, não quis pisar o solo (Panoyas) sagrado com os cascos do cavalo, tendo ido para o local a pé.
Sinceramente não percebo nada.
Pensei, erroneamente, que estávamos a falar do Quinto Império, o da Luz.


De qualquer forma, pode-me explicar o que quis dizer com o no. 16 referente ao tal brinco?


Desde já obrigada, tenho noção que a minha curiosidade e inexperiência faz de mim uma chata.

Atenciosamente,

Anabela Pinto

Reply

Direct link:

RE: Portugal - O Portal do Sol

#179974 | LBolacha | 11 gen 2008 00:57 | In reply to: #179964

Cara Senhora

Começo por pedir desculpas por a ter tratado por senhor.

Quanto ao que diz, o facto de eu e a senhora e muita gente actualmente ter essa exacta noção de que andamos a fazer mal a Natureza, e mais, sabendo exactamente como o andamos a fazer é para mim a prova exacta que somos na verdade a civilização mais avançada que existiu, porque pela primeira vez em toda a historia, conseguimos explicar, medir causas e consequências, tanto das nossas actividades como dos fenómenos naturais do qual o nosso planeta é feito. Mais, o facto de o sabermos esta, a meu ver, a mudar e a tornar-nos mais respeitadores tanto da Natureza que nos rodeia como das pessoas e seres vivos com os quais partilhamos essa mesma natureza.
Acredito, e aceito que muito tem de ser feito, mas também acredito que pela primeira vez na historia de sempre da humanidade, não só temos uma vontade global de o fazer como temos os utensílios para o fazer e acredito que tal poderá e será feito.

No entanto, e face a não compreender inteiramente a maior parte dos comentários aqui colocados e me parecer que este tópico claramente toca em motivos religiosos com os quais não tenho a mínima afinidade, mas não querendo ofender seja quem for, retiro-me de expressar a minha opinião daqui em diante.

Atenciosamente
LRB

Reply

Direct link:

RE: Portugal - O Portal do Sol

#179982 | AIRMID | 11 gen 2008 02:27 | In reply to: #179974

Caro LBolacha

Não ofende ninguém.
Pelo menos não a mim, que nada tenho de Espiritual, e Religião nem tenho nenhuma.

Eu só pretendo compreender o passado.
Tento isso partindo do 0.
Sem qualquer preconceito.

Vou estudando, e tentando encontrar pontos comuns entre a Religião e a Ciência.

Particularmente interessante, é o Culto do Espírito Santo.
Só existiu em Portugal. Mas já ninguém sabe o que na realidade foi.
Não me refiro à fachada, mas à essência.

Penso algures no tempo, se juntaram em Portugal, um determinado número de factores, que conduziram a que Portugal assumisse um papel histórico, fundamental. E que esse papel foi essêncialmente Espiritual.

Todos sabemos que o Conceito dos Descobrimentos como Missão, não é de hoje.
Jaime Cortesão e Agostinho da Silva, afirmavam-no.
A escritora Natália Correia também.
E Já D. João II o afirmara no Século XV.
Pelo que tenho lido, eu creio que tinham razão.
Mas esta é a apenas a minha opinião. Eu não sou dona da verdade.

Gostaria que nos fosse possível, conhecer um dia a nossa verdadeira História, e a nossa verdadeira Religião.
Sem os condicionalismos impostos pelos sectores oficiais.
Sem os condicionalismos, que cada um de nós impõe a si próprio, ainda que inconsciêntemente.


Comecei a lêr estes Fóruns, pela discussão que se trava em torno de Cristóvão Colombo, e fui ficando.
Muitas vezes perco a paciência, com a lentidão, com o repisar de falsas questões.
Mas vou ficando.

E surpreendente, no meio de toda esta questão, é que este ano até já foi lançado um livro dum escritor dominicano, que sob a capa da ficção histórica, avança a teoria de que a vocação de Colombo foi de facto Messiânica. A interpretação da sua assinatura, é neste livro:
Sou o Servo do Altíssimo Salvador.
XPº Ferens- O que leva Cristo que salvará o Mundo.

Perto do final, desvenda-se a assinatura cifrada. E quem o faz, afirma que a Missão Messiânica de Colombo, lhe é atribuída pela sua obra, sendo a sua assinatura apenas a forma de o expressar.

Nestes Fóruns, o José Maria Ferreira já em 2005, fazia a mesma afirmação.
E continuamos a marcar passo.
Como se nada tivesse mudado.

Desculpe a longa explicação, e peço-lhe que me desculpe se o ofendi.
Mas esta inércia desespera-me, e por vezes sou agressiva sem que o pretenda ser.


Os Melhores Cumprimentos

Airmid

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#179991 | AIRMID | 11 gen 2008 04:49 | In reply to: #179971

Cara Anabela

Sobre Estrelas e Octógonos.

Sobre Estrelas

A de Cinco Pontas é a Estrela Flamejante dos Egípcios.
É a Imagem do Filho de Ísis e do Sol - Hórus, Símbolo da Matéria Primitiva, Fonte de Vida, Centelha do Fogo Sagrado, Semente Universal de Todos Os Seres.`´E o Símbolo do Movimento.
Na tradição Judaica, é a Estrela de David.
O Pentágono e a Estrela de Cinco Pontas que dele resulta, simbolizam o Microcósmos, O Quinto Elemento, o Homem Celeste ou Homem Cristico.

As Cinco Chagas de Cristo simbolizam o Homem Crístico aprisionado na Matéria.
As Cinco Quinas. As cinco Chagas. O Homem Crístico. O Microcósmos. Hórus. O Símbolo da Matéria Primitiva. A Centelha de Fogo Sagrado. O Pedaço de Estrela.

O Quinto Império - O Triunfo do Espírito sobre os Quatro elementos da Matéria.
A Aspiração Máxima de Portugal.

Olhando para a realidade que nos rodeia, o Quinto Império afasta-se cada vez mais. Culpa da Energia Escura que acelera a expansão do Universo e nos deixa a olhar para o Quinto Império que se afasta.


A Estrela de Seis Pontas, O Selo de Salomão.
O Duplo Triângulo, que significa as seis direcções do Espaço.
A União do Espírito e da Matéria. O Macrocósmos. O Universo em expansão


O Octógono. O Número Oito, o Primeiro Cubo, quadrado em todos os sentidos.
O Símbolo da Perfeição. O Homem de Vitrúvio de DA Vinci.

O Octógono simboliza a União entre o Quadrado da Terra e o Quadrado do Céu.
Do seu Centro emerge o Homem Perfeito de Pitágoras. A Ressurreição.
Portugal. O Regresso aos Primórdios do Universo antes da expansão, após uma longa viagem.


A Estrela de Cinco Pontas. O Microcósmos. O Homem Crístico, aprisionado na Matéria. O pedaço de estrela.

A Estrela de Seis Pontas. O Macrocósmos. A União de Espírito e Matéria. O Universo em expansão

O Octógono. A União do Quadrado da Terra com o Quadrado do Céu. Do seu centro, emerge o Homem Espiritual. A Ressurreição. O Regresso ao Universo Primordial.


Panoias, não é um descampado.
O Confrade José Maria é um bocado exagerado, e com tendência para a vitimização. O que é compreensível, já que parece que o professor da primária embirrava com ele, e proibiu-o de apanhar pedras, raspar musgo das paredes, e passar à beira das Lagoas e Charcos.

Imagine um pobre menino de aldeia, sem pedras nem musgo, sem presépio nem árvore, sem sapos nem rãs, ainda com tão poucos amigos fora do reino, em Panoias, muito pequeno lugar ....

Saudações

Airmid

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#180081 | pintassilgo | 12 gen 2008 00:28 | In reply to: #179991

Cara Airmid,

Muito obrigada pela sua paciência comigo.

Quanto a traumas todos nos temos, mas enfim, quem sou eu para julgar.

Quanto ao Culto do Espírito Santo penso que em Portugal Continental só é celebrado em Tomar. Foi proibido em Sintra por uma associação de defesa dos Animais.

Isto é mais que obvio que é do seu conhecimento, entretanto não esmoreça. Como um Confrade me disse a mim mesma neste fórum, lute por aquilo em que acredita.


Bem-haja

Anabela Pinto

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#180085 | AIRMID | 12 gen 2008 02:13 | In reply to: #180081

Cara Anabela

Sejamos realistas.
A Távola Redonda nunca passou de um projecto.
Qualquer tentativa de o transpôr para o presente, estará votada ao fracasso, já que o espirito que lhe estava subjacente, há muito desapareceu.

E, minha cara Anabela, cada um de nós tem que descobrir sózinho o seu próprio caminho.
Adoptar como nosso, um rumo que desconhecemos, não nos levará a lugar algum.

O meu, já está longe do início, e decididamente não passa por aqui.


Desejo-lhe sinceramente, as maiores felicidades.
Um abraço

Airmid

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#180209 | pintassilgo | 13 gen 2008 02:29 | In reply to: #180085

Cara Airmid,

Tenho muita pena que desista, se todos pensarmos o mesmo não há lugar para debate.
Houve tanta gente, considerada “estranha” simplesmente, não foram essas pessoas que inventaram a electricidade, o telefone etc? Alguma vez desistiram dos seus ideais?
Mas se realmente, é essa a sua vontade…
Já dei autorização para o Geneall lhe facultar o meu contacto electrónico. Se quiser estou disponível.

Um abraço
Anabela Pinto

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#180471 | pintassilgo | 15 gen 2008 04:46 | In reply to: #180085

Cara Airmid

Não se preocupe, eu vou tentar seguir o meu caminho sozinha, mas tinha tantas tantas duvidas que resolvi contactar.

a duvida principal consiste na familia Luisignan, que não tenho conhecimento que exista cá em Portugal, onde era suposto existir.

Se me puder dizer algo, agradeço


anabela pinto - a chata que teima em não desistir

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#180573 | AIRMID | 15 gen 2008 22:52 | In reply to: #180471

Cara Anabela

Sobre Lusignan e Lug, O Deus da Luz, e Lisboa, a cidade do Sol e da Lua, que se afunda lentamente.

Diz-se que os Lusignan tiveram origem em Jesus e Maria Madalena, e que no Século V d.C. essa linhagem se cruzou com os Francos, dando origem aos Merovíngeos.
Dos Merovíngeos provêm Os Baldoínos e a Casa de Borgonha.
Desta Casa descende D, Afonso Henriques.

Por outro lado, diz-se que S. Maurício se casou com uma descendente da filha de Jesus e Maria Madalena, conhecida por Sara, que em Hebraico quer dizer Princesa.
Os seus descendentes teriam fundado o Ducado de Sabóia, em 1030, casa a que
D. Mafalda, a 1ª Rainha de Portugal, que assinava Mahalda, a latinização do nome Franco-Helvético - Mahaut., pertencia.

Além da Casa Real, surgem mais tarde, em Portugal, outros Lusignan, com o 1º Conde de São Paio - António de São Paio Melo e Castro Moniz da Torre Lusignan.

Ao que parece, não faltam Lusignans.

Recordações de Lug, Deus da Luz dos Ligures, que mais tarde os Celtas assimilaram, também não faltam.
Lugano, Ludo, Lugrõno, Lugdunum - Lyon, e talvez Londinium - Londres, Lugus - Lagos, etc.
Lusina, Melusina, a Força Vital do Universo, o Príncipio Espiritual sob a Força Feminina, é a Senhora da Conceição ou Concepção.

O que corre o risco de em breve desaparecer, ou melhor de se afundar, é Lisboa.
A das Sete Colinas. A de São Vicente e dos Corvos.
Lisboa, a Cidade do Sol e da Lua.

Já que o Terreiro o do Paço, que já não é Paço, pode também deixar de ser Terreiro - O Ministério das Finanças pelo menos já adornou, e os Túneis Incompletos, já metem água.
E na Rua do Sol, que o Ouro é Sol, consta que já abriram fissuras, nalguns prédios.

Saudações

Airmid

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#180590 | pintassilgo | 16 gen 2008 00:21 | In reply to: #180573

Cara Airmid,

Bem-vinda.

Como a senhora, eu também só aprendi na escola. Não sou historiadora, etc.
Quanto á minha questão, honestamente pensei que o nome original ainda existia ( pese o facto de não o encontrar), assim como o outro, que até hoje continua a ser usado.
Se possivelmente existem 2 nomes, porque é que na actualidade só um impera? Junção?
Ou outra coisa que me escapa?

Atenciosamente

Anabela Pinto

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#180670 | josemariaferreira | 16 gen 2008 13:27 | In reply to: #179991

Cara AIRMID


Ò minha Fada, só você me compreende! Você já me tinha feito um Condutor da Carris, agora põe-me a fazer Presépios!!!

Você sabe que eu sou um bom condutor, que sabe conduzir pela sua mão para que se possa fazer o melhor Presépio do Mundo!!!


Você sabe que a minha terra não é um descampado apesar de que a maioria das pessoas a vejam assim.

Você sabe que não é por acaso que aquela terra tem um brasão anunciando a vinda de um Cristo Franciscano.

Você sabe que eu fui um pobre menino de aldeia, sem pedras nem musgo, sem presépio nem árvore, sem sapos nem rãs.

Você sabe que o professor para se ver livre de mim me mandava à erva, apanhar musgo e pedras. Bem, uma vez, apresentou-me ao Director escolar, dizendo que não sabia o que havia de fazer de mim, aí foi o Director que me mandou á erva.

Mas você sabe que apesar de todas as embirrações e proibições eu tentava apanhar as pedras e o musgo, de maneira que o fazia melhor que ninguém e todos os anos lá ía o Zé Maria com um grupo meninos apanhar o musgo e as pedras num lugar sombrio do bosque onde ele sabia que existiam, as pedras e o musgo para o presépio.

Você sabe que eu era um menino que amava muito a natureza, na terra onde reencarnou S. Francisco de Assis.

Você sabe que aquela terra é uma terra abençoada pelo Espírito Santo, escolhida por Deus para que dela saísse o Salvador do Mundo.

Você sabe que tal como S. Francisco, apesar de todas as contrariedades, também eu tentei fazer o meu primeiro Presépio.

Você sabe que eu na minha Escola fiz um Presépio diferente de todos os outros, o melhor Presépio do Mundo. E assim eu e os meus companheiros de Panoyas, celebramos o nascimento de Cristo, tal como S. Francisco o tinha feito havia 7 séculos junto dos companheiros do Convento da Fonte de Colombo.

Você sabe que eu, tal como João Vellida, era um bom condutor e era eu quem levava o burro e a vaca, e era eu também que lhes deitava o feno na manjedoura.

Você sabe que nesse Dia de Natal, à meia-noite os habitantes da minha aldeia e lugares vizinhos, rezavam junto do primeiro Presépio da minha Escola, implorando a Vinda do Menino que tinha nascido do Espírito Santo.

Você sabe que a influencia deste Presépio de Panoyas, espalhou-se por Portugal. E Portugal levou-o ao Mundo.

Você sabe, mas toda a gente ignorava que o Presépio tivesse nascido em Panoyas!!!


Saudações fraternas


Zé Maria





















IMAGINE QUE ERA SEMPRE A MIM QUE ELE ESCOLHIA PARA IR COM UM GRUPO APANHAR O MUSGCara AIRMID

sÓ VOC~E ME COMPREENDE, POR ISSO EU DIGO QUE VOCÊ É A MINHA fADA


Oh minha Fada, só você me compreende! Você já me tinha feito um Condutor da Carris, agora pôe-me a fazer Presépios!!!

Você sabe que eu sou um bom condutor, que sabe conduzir pela sua mão para que se possa fazer o melhor presépio do Mundo!!


Você sabe que a minha terra não é um descampado apesar de que a maioria das pessoas a vejam assim.

Você sabe que não é por acaso que aquela terra tem um brasão anunciando a vinda de um Cristo Franciscano.

Você sabe que eu fui um pobre menino de aldeia, sem pedras nem musgo, sem presépio nem árvore, sem sapos nem rãs.

Mas você sabe que apesar de todas as embirrações e proibições eu tentava apanhar as pedras e o musgo, de maneira que o fazia melhor que ninguem e todos os anos lá ía o Zé Maria com um grupo meninos apanhar o musgo e as pedras num lugar sombrio do bosque onde ele sabia que exestiam, as pedras e o musgo para o presépio.



Você sabe que aquela terra é uma terra abençoada pelo Espirito Santo, escolhida por Deus para que dela saísse o Salvador do Mundo.


pOIS SAIBA QUE EU NASCI EM pANÓIAS, UMA TERRA NUM DESCAMPADO, MAS EMBOÇADA PELO ESPIRITO SANTO, O MESMO ESPIRITO DE cOLOMBO E DE s. fRANCISCO DE aSSIS. pOR ISSO ELA FOI NA IDADE mEDIA , TERRA DE PEREGRINAÇÃO, POIS TODA A cRIAÇÃO ANSIAVA A VINDA DO sALVADORDESDE MUITO NOVO QUE SEMPRE TENHA ANDADO DENTRO DE CARRIS, E ANDADO A FAZER PRESEPIOS, FOI A EDUCAÇÃO QUE MEUS PAIS ME SOUBERAM DAR.

e TANTO EM CASA COMO NA ESCOLA, A PROFESSORA TAMBÉM ME IMPUNHA ESSA EDUCAÇÃO E ATÉ O E AS PEDRAS PARA O PRESEPIO

Reply

Direct link:

Os Lusignan (Monizes) de Portugal

#180678 | JoãoGaspar | 16 gen 2008 14:28 | In reply to: #180573

Cara Airmid

Sobre os Lusignan:


Eleonor de Lusignan, filha de Febus de Lusignan, Senhor de Saida; casa com Vasco Gil Moniz.
Deste casamento temos conhecimento somente de um filho, de seu nome Febo Moniz de Lusignan, embora à época seja mais provável a existências de outros.
Febo Moniz de Lusignan casa com Maria da Cunha (filha de Gonçalo Correia, Senhor da Honra de Farelães e de sua mulher Margarida de Prado)
Tem este casal 3 filhos conhecidos:
1-Jerónimo Moniz que casa com Violante da Silva. (filha de João de Saldanha cc Dona Joana de Lima)
2-António Gil Moniz que casa com Isabel Fogaça
3-Aires Moniz, que morre menino.

1- De Jerónimo Moniz cc Violante da Silva. Sabemos que tiveram 4 filhos:
-João Moniz, que não casa.
1.2 - Febo Moniz que casa com Dona Isabel de Lima (filha de Dom Pedro de Castelo Branco e de sua mulher Margarida de Lima) - segue
- António Moniz, Padre Jesuíta
- Leonor, freira.

1.2 De Febo Moniz cc Dona Isabel de Lima:
- Pedro Moniz, sem mais noticia.
- Jerónimo Moniz cc Elvira de Torres (Origem dos Torres e Lusignan). (uma neta deste casal de seu nome Leonor de Torres e Lusignan casa com o 9º Senhor de Vila Flor e seu primo Francisco de São Paio, tronco dos Condes/Marqueses de São Paio.)
- João Moniz, não casa.
- Antónia da Silva cc Francisco de São Paio de Melo, 7º Senhor de Vila Flor -
- Margarida, freira
- Violante, freira
- Ana de Ataíde que casou com Heitor de Melo. Sem mais noticia.


2- De António Gil Moniz e de sua mulher Isabel Fogaça tiveram pelo menos um filho de seu nome:
2.1 -Manuel Moniz que casou com Isabel Maria Vaz, e tiveram dois filhos conhecidos:
2.1.1- António Moniz que casou com Maria Lourenço de Medeiros (tronco dos Marqueses de Soydos, dos Pereiras de Faria, dos Quintanilha e Mendonça, entre outros.
2.1.2 – Francisca Moniz que casou com Luís de Horta Galvão, Senhor da Quinta do Paul da Ota e Cavaleiro Fidalgo da Casa Real. E tiveram pelo menos dois filhos de seus nomes:
- Beatriz Moniz que casa com Henrique da Gama (Lobo) - com descendência em Pereiras de Alcochete (Soydos e Pereiras de Faria) e Cunhas de Novais.
- Catarina de Orta Galvão que casa com Manuel Pereira (filho de Afonso Alvares Pereira cc Inês Vaz). Têm como filhos:
- Luís de Orta Galvão ( morador em Alcochete, smn)
- Afonso Pereira Galvão (tronco dos Pereiras Galvão e Pereiras Pato de Alhos Vedros e Alcochete) que casa com Marquesa Tomas de Viana (filha do Escudeiro Fidalgo Jerónimo Tomas e de sua mulher Isabel de Viana, natural da Vila de Alhos Vedros, terra de Seus Maiores.)
Têm como filhos:
- Luís Pereira Galvão cc Maria Correia (Pato) – pais de Afonso Pereira Pato com descendência.
- Marcos Pereira cc Catarina Roiz (minha ascendência)
- Jerónimo Tomas Pereira. Smn
- António Pereira Galvão, smn
- João Pereira Moniz. Padre
- Sebastiana Pereira cc Fernão Pato Correia


Sinceros Cumprimentos

jpg

Reply

Direct link:

RE: Os Lusignan (Monizes) de Portugal

#180683 | pintassilgo | 16 gen 2008 15:36 | In reply to: #180678

Caro Confrade João Gaspar,

Peço desculpa pela intromissão,

Então o nome em si desapareceu. Hoje são os Monizes?
Já agora se não for abuso, porque é que os “Lorena” se mantêm até aos nossos dias?

Atenciosamente

Anabela Pinto

Reply

Direct link:

RE: Os Lusignan (Monizes) de Portugal

#180693 | JoãoGaspar | 16 gen 2008 17:34 | In reply to: #180683

Cara Anabela Pinto,

Se alguem terá de pedir desculpa pela intromissão neste tópico serei eu.
Terei de lhe pedir para que leia ou para que siga pelo geneall os ramos Lusignan que aqui falo e que se conhece descendencia em Portugal e verá que é bastante simples.

Os Lusignan descendentes de Vasco Gil Moniz e de sua mulher Eleonor de Lusignan, são de varonia Moniz, e esta união pensa-se ter acontecido a meio do seculo XV. Alguns usaram chamar-se Moniz de Lusignan ( em que a Varonia é o primeiro apelido e não o ultimo) outros usaram somente o Moniz, e outros á hoje que nem Moniz nem Lusignan usam hoje, não deixando de o serem.
No seculo XVIII, o 1º Conde de São Paio, António de São Paio, levado pelas modas da época dos nomes longos e talvez para afirmar a sua grandeza de Conde, usando os Nomes de Seus Maiores que representa, neste caso os Torres e os Lusignan. Julgo que existia tambem à época uma moda para os costados estranjeiros, algo que hoje ainda é notório em Portugal.

Sobre o Lorena, não entendi o contexto, mas se penso saber o ramo de que fala, estes entraram em Portugal no seculo XVII, sendo ja influenciados pelo uso de nomes compostos e pomposos. Dom Nuno Alvares Pereira de Melo ( na Verdade um Bragança) casa com Marguerite Armandine de Lorraine, têm uma filha de seu nome Dona Joana de Lorena que casa com o Segundo Conde de Alvor, e têm Nuno Gaspar de Távora , entre outros filhos , casando este Nuno de Távora, com duas senhoras da familia dos Silveiras, provendo destas a sua descendencia , que usaram chamar-se uns somente de Távora, e outros usaram Silveida e Lorena. Ora um Távora da Silveira e Lorena casa com o 3º Marquês de Pombal, ( de Carvalho Melo e Daun) e a sua descendencia usam uns somente charmar-se de Carvalho Daun e Lorena, outros de Carvalho Melo e Daun de Albuquerque Sousa e Lorena, mas tendo-se fixando hoje julgo sei em Carvalho Daun e Lorena.

Portanto são duas familias que entram em épocas distintas em Portugal, épocas estas que são importantes para compreender porque usam uns ainda hoje o Lorena e outros não . Os Lusignan penso que não existe ninguem hoje descendente de Eleonora de Lusignan que use o nome.

Penso que nunca existiu uma regra fixa sobre como usar os Apelidos de familia em Portugal, existindo variadas razões para se preferir adoptar um apelido ou outro, sendo qualquer uma delas prefeitamente legitimas.

Cumprimentos

João de Lusignan. ; )

Reply

Direct link:

RE: Os Lusignan (Monizes) de Portugal

#180703 | pintassilgo | 16 gen 2008 18:50 | In reply to: #180693

Caro João Gaspar de Lusignan,

Obrigada pela explicação.

Eu não sou Genealogista, ando simplesmente á procura das minhas origens familiares, talvez por isso tenha errado ao pensar que as duas famílias pertenciam á mesma época.

Desde já o meu muito obrigada

anabela Pinto

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#180742 | pintassilgo | 17 gen 2008 02:46 | In reply to: #180670

Confrade Jose Maria,


Cada vez percebo menos, só existe pó (afinal não é só pó), mas conduz um cavalo sem olhos sobre carris que cospe fogo? Comboios?
Há caminho-de-ferro? Sempre posso poupar na gasolina, ou gasóleo…
Levo musgo, pedras, arvore, de que precisa mais?
Posso levar sapos, rãs, lacraus, salamandras (quem sabe elas não se revoltam?)

Desculpe, mas não resisti…
Nunca fala claramente, (muito menos para leigos), porque não diz a quem tem como Santo de Devoção o S. Francisco de Assis – Advogado dos Animais, que esse Santo seguia o culto do Espírito Santo, assim como Jesus Cristo, etc…?
Jesus disse que Deus não precisava de intermediários!
Pergunta: é por isso que não reponde? Não quer ser intermediário de Deus? A humildade para mim é uma qualidade!
Porque têm de ser tão enigmático?

Atenciosamente

Anabela Pinto

P.S. – O pedido de desculpa não foi sincero.

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#180743 | pintassilgo | 17 gen 2008 02:52 | In reply to: #180573

Cara Airmid,

respondi torto, aquele que lhe chama "anja", ou algo parecido.

Acredite que não é inveja, é unicamente porque o confrade é demasiado enigmático até para mim.


Abraços

Anabela Pinto

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#180745 | AIRMID | 17 gen 2008 03:39 | In reply to: #180743

Cara Anabela

"Anja"?!
A esta hora, só isso me faria rir.

Eu estive a trabalhar até agora, e ainda não tive tempo de lêr todas as mensagens.

Um abraço

Airmid

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#180746 | pintassilgo | 17 gen 2008 03:43 | In reply to: #180745

Cara Airmid,

Até eu me ri. Era fada.

Um abraço

anabela Pinto

Reply

Direct link:

RE: Os Lusignan (Monizes) de Portugal

#180748 | AIRMID | 17 gen 2008 04:08 | In reply to: #180678

Caro João Paulo

Agradeço-lhe a sua mensagem, e as informações detalhadas que nos prestou.
Ainda não tive tempo de analisar pormenorizadamente os seus dados, mas sugerem umas ligações interessantes.


Ía perguntar-lhe sobre os Luizinhan, que interessavam a Jovem Confrade Anabela, mas li entretanto a mensagem que lhe enviou.

Grata por tudo.

Com sinceros Cumprimentos

Airmid

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#180749 | AIRMID | 17 gen 2008 06:02 | In reply to: #180670

Caro José Maria

Qual descampado?
Descampado será agora.
Que na época de D. João II até tinha Hospital.
Tal como muitas outras terras, por todo o Reino.

E essa história de antigamente não haver médicos, mas barbeiros, é uma reles calúnia.
Só daquele que é hoje o interior esquecido e ostracizado, e que foi a terra dos meus pais. saíram mais médicos licenciados, em Coimbra ou Salamanca, no tempo de D. João II, do que hoje existem em todo o Destrito., contando já com os castelhanos que esta demagogia em que vivemos, foi buscar

E, as agora chamadas Aldeias, tinham nessa Época: Hospital,Tribunal, Forças da Ordem - Os Quadrilheiros - pelo menos desde 1383.

Isto está é tudo muito mal contado!
Assim que começamos a levantar as pontas, nem acreditamos no que estamos a vêr.

Sobre O Presépio falamos mais tarde, que o que eu quero agora saber, é se já descobriu, se Vasco Gil Moniz e Vasco Martins Moniz são o mesmo.

É que tendo sido Vasco Gil Moniz casado com uma bisneta de Janus II de Lusignan, Rei de Chipre, e descendente igualmente dos Reis de Jerusalém, a curiosidade sobre Vasco Gil Moniz é imensa.

Descampado!? Pó!?
Interior Esquecido e Ostracizado!?

Mas onde é que os Portugueses, têm andado com a cabeça, nos últimos 500 anos, que permitiram este desmando?!

Saudações

Airmid

Reply

Direct link:

RE: Os Lusignan (Monizes) de Portugal

#180762 | pedro3m | 17 gen 2008 11:23 | In reply to: #180683

Cara Anabela PInto

a título de curiosidade, Vítor Manuel Adrião, no livro "Quinta da Regaleira - A Mansão Filosofal de Sintra", estabelece uma linha entre os Lusignan e Carvalho Monteiro, o primeiro proprietário e constructor da referida quinta.

cpts

PM

Reply

Direct link:

RE: Os Lusignan (Monizes) de Portugal

#180764 | JoãoGaspar | 17 gen 2008 11:33 | In reply to: #180703

Cara Anabela Pinto,

Espero que o meu parco conhecimento a possa ajudar. Posso saber que ramo de Lusigan descende?

Cumprimentos

joão

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#180765 | Augustus_o | 17 gen 2008 11:44 | In reply to: #180749

Cara Airmid,

sabe de quem era sobrinho Vasco Gil Moniz, devido ao seu casamento?

Do herdeiro de D.Pedro, D. João Duque de Coimbra casou com Charlotte de Lusignan, irmã do Febus...

Cumprimentos,
Augusto

Ps: info tirada aqui do Genea

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#180774 | josemariaferreira | 17 gen 2008 12:58 | In reply to: #180749

Cara AIRMID

Uma coisa, lhe posso garantir. O comendador de Panoyas, Vasco Martins Moniz, tinha pelo menos dois filhos: Cristóvão Moniz que foi seu testamenteiro e João Moniz que foi o que lhe sucedeu na Comenda de Panoyas.
Suspeições, tenho muitas. Uma delas é que Cristóvão Moniz tenha sido o célebre Bispo de Anel de Évora e que veio a falecer em Moura, porque ambos tinham ligações á Vila de Moura um no casamento e outro na morte!!!
Outra das suspeições, é como aparece um neto de Diogo Gil Moniz, como comendador de Panoyas no reinado de D. Sebastião.
Outra das suspeições, é como num documento do início de 1500 seja feita referência de uma família Gill ligada à Igreja de Panoyas. Na altura quando li este documento, fez-me bastante confusão, porque não era aquela família que estava procurando, mas sim os Martins Moniz.
Eu penso que ainda falta muito para esclarecer.

Saudações

Zé Maria

Reply

Direct link:

RE: Os Lusignan (Monizes) de Portugal

#180806 | pintassilgo | 17 gen 2008 18:03 | In reply to: #180762

Caro Pedro

Não tenho ideia de ter lido esse livro.
Obrigada pela dica, pode ser que encontre alguma coisa que me ajude.

Atenciosamente

Anabela Pinto

Reply

Direct link:

RE: Os Lusignan (Monizes) de Portugal

#180808 | pintassilgo | 17 gen 2008 18:14 | In reply to: #180764

Caro João Gaspar,

Agradeço sinceramente a sua ajuda, só que neste momento não sei o que perguntar.
Pois em alguma parte do meu estudo, segui o caminho errado ou não.
Devido a entrada mais tardia dos “Lorena” em território Português, interpretei mal algum nome numa certidão, ou outro documento. Vou ter de vasculhar outra vez na minha papelada, para ver onde errei ou não.
Quando tiver certezas ou dúvidas concretas, se não se importa, entrarei em contacto com o senhor.

Muito obrigada

Anabela Pinto

Reply

Direct link:

RE: Portugal - O Portal do Sol

#180821 | pintassilgo | 17 gen 2008 19:44 | In reply to: #179680

Cara Airmid,

Esgotos, implosão, terramotos....

Com luvas de pelica, com sorriso no rosto …

Novo Fórum!

Ai! Ai!


Atenciosamente

Anabela Pinto

Reply

Direct link:

RE: Portugal - O Portal do Sol

#180894 | pintassilgo | 18 gen 2008 02:26 | In reply to: #180821

oh fada do outro, anja minha...
por onde andas, tão distante...
nem o cavaleiro andante,
me diz por onde caminha!

Cara Airmid,

Se calhar tenho jeito para rimas, mas não sou poetisa (isto é para não ouvir uma bronca).

Sou mesmo curiosa, é médica?

Curiosa, curiosa, é a menina Anabela,
Por que quer saber, o que faz a donzela?
Seja médica, enfermeira, para mim tanto faz
Desde que venha ao mundo trazer alguma paz!

Estou doida! Por favor esqueça a métrica…

Abraços fraternos

Anabela Pinto

Reply

Direct link:

RE: Portugal - O Portal do Sol

#180911 | AIRMID | 18 gen 2008 05:41 | In reply to: #180894

Cara Anabela


Sou mais para Morgana, que para Madre Teresa.
Sem poderes, claro.
Sou sobretudo, incondicional admiradora de D. João II.

A Petição on line, foi-me enviada por uma amiga, que tomou conhecimento do encerramento do Hospital de D. Estefânia, quando se deslocou ao Serviço de Urgência com a filha doente.

A notícia sobre o encerramento dos Hospitais Civis de Lisboa, já é conhecida há algum tempo.
Parece que vão construir um Condomínio Fechado no Antigo Convento dos Capuchos, e outro no Hospital de S. José.

Em tempos, tivemos um Hospital de Todos Os Santos, em Lisboa.

Na manhã do dia 15 de Maio de 1492, foi lançada a primeira pedra, do que viria a ser o Hospital de Todos Os Santos, na presnça de D. João II.

Conta-se que nesse dia, o Rei depois da Cerimónia foi almoçar na Casa do Conde de Monsanto, D. João de Castro, bisneto de João das Regras.

O Hospital dizem as crónicas, tinha uma planta Cruciforme, da autoria de Mateus Fernandes, e o Arquitecto responsável pela construção, foi Mestre Diogo Botaica, seu genro.

O Vedor de Obras foi o Fidalgo Nuno Martins da Silveira.

O Pórtico da Igreja, seria provàvelmente em pedra da Arrábida, e a decoração integrava os habituais motivos vegetalistas de D. João II.
Cápsulas e folhas de Papoila invertidas, Romãs e Espigas, a par de Símbolos do Cristianismo: Chagas, Cravos e Pelicanos.
A Cúpula do Pórtico era encimada pela Esfera Armilar de D. João II.

Mais tarde, os Vitrais seriam da responsabilidade do Mestre Vidreiro, João Varela, e os tectos pintados a Dourado, à semelhança da Sala dos Brazões, do Palácio Real de Sintra, da autoria de Fernão Gomes.

Mas o Hospital Real de Todos Os Santos, também conhecido por Hospital dos Pobres, já que fora para os pobres que D. João II o mandara construir, só ficou concluído nove anos depois.

Reinava já D. Manual.

D. João II, morrera três anos depois do início da construção do Hospital, em casa do Álcaide-Mor de Alvor, D. Álvaro de Ataíde.

A Sigla do seu nome, Omnia Sanctorum, um Circulo com um S no seu interior, ainda hoje é o logotipo do Hospital de S. José.

Diz-se que durante a construção, o Hospital foi amaldiçoado, porque muitas pedras foram retiradas do Cemitério dos Judeus, e das Campas dos Mouros - o que não surpreende, se nos lembrarmos da Tragédia a que D. Manuel conduziria o reino, com a expulsão dos Mouros e dos Judeus.

O Hospital, sofreria mais tarde um primeiro incêndio, em 27 de Outubro de 1601, que destruiria os quadros dos Reis de Portugal.

E no dia 1 de Novembro de 1755, no Dia de Todos os Santos, o terceiro incêndio que deflagrou em Lisboa após o Terramoto, arrasou por completo o Hospital Real de Todos os Santos, que D. João II, começara a construir para os pobres, numa manhã do mês de Maio, em 1492.

O actual Hospital de S. José, foi mandado instalar pelo Marquês de Pombal, após o Terramoto, no que restou do Convento Jesuíta, de Santo Antão, que mandou remodelar.

Apagada a memória de D. João O Segundo, há quem se empenhe agora em destruir a memória que o Marquês de Pombal mandou gravar nas pedras da Baixa de Lisboa.

Que estranhos segredos contarão estas pedras, para que a sua destruição, seja tão imperiosa?

Um Abraço

Airmid

Reply

Direct link:

RE: Portugal - O Portal do Sol

#180955 | pintassilgo | 18 gen 2008 15:41 | In reply to: #180911

Cara Airmid,

Vou ler com atenção, mas perguntei se era médica, antes de me ter falado no fecho do Hospital.

Um abraço

Anabela Pinto

Reply

Direct link:

RE: Portugal - O Portal do Sol

#180964 | AIRMID | 18 gen 2008 17:06 | In reply to: #180955

Cara Anabela

Trabalhei na Filial Portuguesa duma Empresa Espanhola.
Nessa altura, tinhamos uma pequena publicação, uma espécie de jornal para os funcionários.
A minha coluna era a de História. Vulgaridades apenas.

O Confrade José Maria Ferreira, trabalhava noutra Filial da mesma Empresa, mas em França, e escrevia sobre Desporto.

Claro que só conheci os meus colegas de Portugal, mas quando vi o nome dele, neste Fórum, reconheci o estilo.

Eu fartei-me de aturar os Espanhóis, e mudei de Empresa.
Soube que mais ou menos pela mesma época, o Confrade José Maria, veio trabalhar, para a Carris, como Motorista.
Penso que foi quando começou a dedicar-se à Religião. O que se compreende fàcilmente.

Na minha Empresa, não há Jornal de Trabalhadores, pelo que nunca mais escrevi.
Quanto a Licenciados, e Ilustres, esses, estão noutro Fórum.
Espero ter satisfeito a sua curiosidade.

Um Abraço

Airmid

Reply

Direct link:

RE: Os Lusignan (Monizes) de Portugal

#180967 | AIRMID | 18 gen 2008 17:19 | In reply to: #180762

Caro Pedro

Exactamente. Esse foi um dos motivos pelo qual achei os Lusignant tão interessantes.
E se atendermos ao parentesco com os São Payo, tropeçamos no Marquês e batemos com a cabeça com toda a força na Baixa Pombalina, e na sua enignática decoração.

E se remontarmos a Eleanor de Lusignant, lá estamos nós a tropeçar em D. Pedro, como diz o Augustus
Esse, também parece que estava em todo o lado.

E o enigmático marido de Eleanor de Lusignan, Vasco Gil Moniz, paira por aí, vindo do nada.

Saudações

Airmid

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#181005 | AIRMID | 18 gen 2008 22:29 | In reply to: #180670

Caro José Maria

"Frère Jacques
Frère Jacques

Dormez vous
Dormez vous

Sonez les matines
Sonez les matines

Din Dan Don
Din Dan Don"

Será Jacques de Moley?

O Espírito "Liberto", da Matéria, por isso Livre.

Saudações

Airmid

Reply

Direct link:

RE: Portugal - O Portal do Sol

#181010 | pintassilgo | 18 gen 2008 22:58 | In reply to: #180964

Cara Airmid,

Acredite sinceramente, que não estava a questionar nada em especial.

Nós as duas, aparecemos aqui principalmente de noite, por isso perguntei por si, e brinquei com rimas.
Pessoalmente, estou mais na Net á noite, porque tenho de estar acordada no mínimo até perto das 5 horas. E como houve um “ataque” ao tópico que abri (provérbios…) por um confrade, obviamente no tópico “dele”, também em verso, mas com métrica muito pior do que a minha, e parece que escreve livros…
Chamei por si! Precisava de ajuda!
Isto, para não ir ter com o Padre da minha aldeia, pedir para a excomungar o respectivo confrade. (Foi quando falei da inveja…)
Acontece que não paguei a “bolata?” e parece que fui eu excomungada.
No Porto, nunca foi pedido, aqui em Amarante, numa pequena aldeia, tenho de pagar 1 dia de salário, ou seja, o equivalente a um alqueire de cereais e um almude de vinho…. Ou o padre vai pregar para outra freguesia…(boa, dá para o meu tópico)

Abraços fraternos

Anabela Pinto

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#181016 | josemariaferreira | 18 gen 2008 23:22 | In reply to: #181005

Cara AIRMID

Jacques de Moley era Ferens, logo era Frére, Freire ou Frei!!!
Seria ele o último Templário, ou outro reencarnaria nele para o vingar? Quem seria verdadeiramente o último Templário? Toda a gente vem a Portugal à procura dos últimos templários, mas ficam muito desanimados, nunca por cá encontram nada. Partem decepcionados com as informações que lhe dão cá deste Portugal!!!
Será que é um Portugal livre???
Agora pelo menos, já me sinto mais liberto,
Até amanhã, e uma Boa Noite

Zé Maria

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#181099 | pintassilgo | 19 gen 2008 16:13 | In reply to: #179819

Cara Airmid,

Desta vez vou errar!!!
Tenho a certeza que estou a ir pelo caminho errado.
Mas como sou muito teimosa e curiosa – Vai sair Asneira.

Quando diz que "seguiria por outro caminho, mas…"

Não sei telepatia, e não percebo Grego, mas Phosphoros, é mais ou menos, portador da luz, ou aquele que ilumina, correcto?

Tem a ver com a Serra da Estrela? É que ao falar de estrelas… Assim como da estrela da manhã.

O raciocínio não é este, pois não? Eu sabia.

Abraços

Anabela Pinto

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#181101 | AIRMID | 19 gen 2008 16:52 | In reply to: #180765

Caro Augustus

Pois é. Tropeçamos sempre no Sábio.
Mas o Augustus que tem mais treino na TT on Line, não descobriu nada de Aires Gil Moniz?
É que parece que o pai Aires surge do nada.
Eu tenho para aí um documento do Diogo Gil Moniz, mas já não me lembro bem o que é.
Vou revê-lo.

Cumprimentos

Airmid

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#181139 | AIRMID | 19 gen 2008 20:24 | In reply to: #181099

Cara Anabela

Também não sei grego, o que é uma lástima, já que me tem feito imensa falta.

Mas não estava a pensar na Grécia. Só se for em Pitágoras que ensinou que Hésperos, que surgia ao entardecer, e Phosphoros, que surgia ao amanhecer eram o mesmo Planeta.

Hoje chama-se Vénus, mas já foi a Nindaranna dos primeiros Babilóneos, a Dil-Bat dos antigos Sumérios, e em Akkal ara a Deusa- Mãe Ishtar, e é conhecido desde a Pré-História.

Dos escritos que sobreviveram ao incêndio da Biblioteca Alexandria, encontram-se estudos sobre Vénus, datados de 1600 A.C.

Eu estava a pensar na Lápis Exillis mesmo. A pedra de Luz que caíu do Céu.

Isis, a Deusa Egípcia, também era a Estrela da Manhã.

E nas tradições Religiosas Antigas, e mesmo no Antigo Testamento Lúcifer, não é Satanás, é sim o Lux, o Luminoso, Filho da Manhã.

Jesus terá dito de si próprio " Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi. Sou a radiosa Estrela D Alva´- O Portador do Facho da Luz.

Pitágoras já ensinara 5 séculos antes, que o Planeta que hoje conhecemos por Vénus, era o mesmo que Lúcifer- O Portador de Luz.


A Língua Lusitana, parece ser mais arcaica que o Celta.
Seria anterior à perda do P, que surge ao longo da evolução da Língua Celta.

No Cabeço de Fráguas, num texto gravado em pedra, existe uma frase que me parece significativa.

"Comaiam iccona Loiminna" - Comida para o Ícone Luminoso.

Será que isto ajuda a decifrar o seu Brazão?
Tem uma tocha ou um facho, não é?

Será que ajuda a decifrar o nome da Luzitânia, que se estendeu, segundo alguns estudos a partir da Zona da Serra da Estrela, para o Sul, até ao interior do Alentejo.

Saudações

Airmid

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#181184 | pintassilgo | 20 gen 2008 00:36 | In reply to: #181139

Cara Airmid,
Ontem para mim, foi um dia estranho.

Comecei a rir, em acabei “com a lágrima no canto do olho”.
E hoje começa menos bem, começa com a lágrima de ontem… Deus permita que acabe melhor.

1 - Não sei se o Brasão me pertence, ou se foi “comprado”, ainda não consegui investigar.

2 – Caso pertença, de sangue, á minha família, não sei se é meu, ou de primos, que nada ligam a este assunto.

3 – Nem me lembrei disso.
Sempre fui curiosa, antes dos brincos e do “Brasão”, etc.

4 – Porque não gosto de injustiças, também estava a pensar em “Lúcifer”, estrela da manhã, Viriato, e Papa Télesforo, que era Grego, e que a Igreja Católica, teima em esquecer. Tudo isto, para ver se a compreendia, assim como o meu “inimigo”, apanhando desta forma o “fio á meada”.

5 – Até tentei traduzir e interiorizar o “poema” dirigido ao Confrade Fernando. Talvez tenha conseguido chegar perto, mas longe (Tenho unicamente o Francês de Liceu)
.

Detesto mal entendidos, nunca tive algo de obscuro nas minhas perguntas, ou respostas, sou demasiado sincera para isso.

Um abraço

Anabela Pinto

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#181218 | AIRMID | 20 gen 2008 06:37 | In reply to: #181184

Cara Anabela

Porque o meu P.C. me censura, a mensagem será curta.

Lúcifer e Phosphoros, significam o mesmo, a Estrela D´Alva a Aurora, o Amanhecer do Conhecimento, da Sabedoria.
Héosforo como surge na Ilíada.
A passagem para um Estadio Superior do Ser Humano, na sua Evolução.

Phôs, significa Luz. Phérein, significa Transportar.
Phosphoros, significa O que Transporta a Luz.
Ou seja;
Fôsforo Fôs - Luz ; Férein - Transportar

Fére, Frère, Irmão
Irmão que leva a Luz. Significando Luz, O Conhecimento Oculto, Secreto que conduz e Ser a um plano Espiritual Superior.

Simbólicamente este Saber Superior, foi sempre representado pela Serpente.
Por isso os Faraós usavam a Serpente Real - Uraeus- no meio da Fronte.

Por isso os Nazarenos ( Naasenes - Nazareus - Nazarenos) foram a Irmandade da Serpente. Os que transportaram a Sabedoria.

Ainda hoje, o Bastão de Asclépios, o Divino Curador, um Bastão com uma Serpente Enrolada, simboliza a Medicina.

Toda esta Filosofia, se baseia no presuposto de que cada Ser humano tem em si, uma chama de Divino, uma centelha de Etenidade, um Fragnento de Vénus, um Pedaço do Universo.

O Espírito, ou Christos ou Eu Superior.

A Sabedoria, ou Sophia, ou Logos Feminino dos Gnósticos, ou Mente Universal ou Espírito Santo.

Arhat, significa em Sânscrito, o nome daqueles que já transpuzeram o Portal de Ouro.

Os Sábios, como D. Pedro de Coimbra. Como Colombo.

O Portal de Ouro é O Portal da Luz. O Portal do Sol. Portugal.

Recorde as palavras de Afonso V, com que iniciei este Fórum. E tenha um Bom Dia.

Airmid

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#181318 | pintassilgo | 21 gen 2008 00:17 | In reply to: #181218

Cara Airmid,

Acredite que tento encaixar no meu pequeno cérebro, toda essa informação.
E por vezes é isso que origina mal entendidos.
Quando respondi menos bem, foi porque interpretei, como se Airmid pensasse que as minhas questões, tinham algo a ver com o Brasão, ou com algo que não tenha a ver com este tópico.e/ou por exemplo estar a ser irónica.
Quero ver se “apanho o fio á meada”, pois os tópicos sobre Colombo têm demasiadas respostas, e torna-se difícil para quem chegou á pouco perceber algo em concreto.
O meu grande defeito e qualidade é ser sincera. Portanto se penso que a minha sinceridade está a ser posta em causa, zango-me.
Quando quero perguntar algo sobre algum assunto, tento ir ao sítio certo, e não uso subterfúgios para alcançar os meus propósitos. Talvez por isso eu e o “seu” amigo, não nos entendamos. Somos antagónicos.
Vou tentar armazenar toda a informação, analisar e ver se chego a algum lado.
Abraços amigáveis com desejos de melhoras para o seu computador
Anabela Pinto

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#181328 | AIRMID | 21 gen 2008 02:04 | In reply to: #181318

Cara Anabela

Não existe qualquer mal entendido

A discussão sobre Colombo, tal como está a ser feita, apenas serve para uma pequena elite.

As mensagens são muitas, e salta-se frequentemente da um Tópico para outro.
Já que nunca se chega a nenhuma conclusão, seja sobre que aspecto for, deveria ao menos fazer-se no final de cada tema um Ponto da Situação, com o resumo das opiniões dos confrades e os argumentos apresentados por uns e por outros.

Talvez assim, todas as questões que se debatem fossem mais participadas, mas mesmo que o não fossem, seriam seguramente mais perceptíveis.

Mas isto é apenas a opinião de uma leiga, que embora escrevendo ocasionalmente, nunca fez ,verdadeiramente parte da discussão.


Sobre a questão que anteriormente me colocou reparei que a passagem de Férens a Freire também não está correcta.
Só agora li melhor; e a explicação dada pelo Confrade J. M. está muito mais perceptível.

Será portanto Férens - Frére - Freire - Frei

Eu usei a palavra portuguesa Irmão como tradução do françês Frére, e no sentido de Frei, que é o tradicionalmente utilizado.

Quanto ao seu Papa Telesphorus, era Grego, de Atenas e foi o 8º Papa. O seu Pontificado foi de 11 anos, entre 125 e 136.

Telesphorus é uma palavra grega, e eu não sei grego, pelo que nada lhe posso dizer, sobre o seu significado.

Um Abraço

Airmid

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#181330 | AIRMID | 21 gen 2008 02:15 | In reply to: #181016

Caro J. M.

Só o Espírito é verdadeiramente livre.

Ainda bem que se sente mais liberto. talvez seja um Dom.

Eu sinto-me cada vez mais cansada. E cada vez mais distante.

Tenha uma Boa noite

Airmid

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#181332 | pintassilgo | 21 gen 2008 03:40 | In reply to: #181328

Cara Airmid,

Concordo inteiramente que devia haver um resumo, pois as mensagens ficam desordenadas, e devido á quantidade delas (Colombo), se bem entendi, existem dois grupos a debater, e chego ao fim, e não entendo nada. Quanto ao Férens até frei, eu apesar de não responder, li a mensagem do confrade J. M.
No meu parco conhecimento, sei que houve um Papa que tinha o nome de Lúcifer mas que a Igreja teima em apagar a ligação de nomes. Por isso pensei que fosse o Papa Télesforo, estava a tentar estabelecer a ligação com Portugal, Viriato, Serra da Estrela...Espírito Santo (essência). por isso é que o "seu" amigo me irrita.
Já sei que estava a seguir um caminho que não era o seu, mas penso que o final seria o mesmo.
Obrigada pela sua amabilidade, vou dormir

Até amanha

Anabela Pinto

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#181333 | AIRMID | 21 gen 2008 04:06 | In reply to: #181332

Cara Anabela

Eu estava a ir por esse caminho, mas um pouco mais para trás.
Tinha recuado até aos Lusitanos, que alguns Históriadores actuais consideram que pouco interesse tiveram na formação da língua e da cultura Portuguesa.
Foram apenas marketing político de Gil Vicente, e principalmente de Camões.
Estava eu no rasto desses pobres e ignorantes vagabundos, quando o P C avariou.
E como não faço rascunhos, nem apontamentos terei que recomeçar de novo, se ainda for capaz.

Boa noite para si

Airmid

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#181335 | pintassilgo | 21 gen 2008 04:31 | In reply to: #181333

Cara Airmid,


Não consegui adormecer. Se os meus apontamentos servirem para alguma coisa, tenho todo o gosto em facultar-lhos.


Um Abraço

Anabela Pinto

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#181336 | AIRMID | 21 gen 2008 05:18 | In reply to: #181335

Cara Anabela

Publique-os por favor.

Eu encontrei dois Papas Gregos

-O 8º Telesphoros, Ateniense (125-136 dC)
E
-O 9º Hyginus, Ateniense (136-140 dC)

Que têm os nomes de duas Divindades Gregas, ambas ligadas à Medicina pré-Hipocrática.

Antes de Hipócrates, a Medicina e a Religião estavam unidas, e Telesphoros o 3º filho de Asclépios, era o Deus da Convalescênça, enquanto que a Irmã HYgeia, representada frequentemente alimentando uma serpente, era a Deusa da Saúde.

Pensa-se que a Medicina praticado antes do Século V, antes de Hipócrares, fosse originária do Egipto.

Como os seu apontamentos seguem por outra via, será interessante vermos até onde a pesquiza nos poderá levar.

A Hygeia é um nome que e agrada, mas que significará?
E Telesphoros, que significará em português Teles ou Tele?

Hoje sou eu que estou cansada, e incapaz de continuar.

Um Abraço

Airmid

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#181438 | pintassilgo | 21 gen 2008 20:45 | In reply to: #181336

Cara Airmid,

A seu pedido, cá vai.... E seja o que Deus quiser!

Introdução: Comecei a participar neste fórum, 8 Dezembro 2007, porque necessitei de ajuda sobre o Brasão, sobre alcunhas estranhas, e como já lhe disse devido a muitas incongruências familiares. E fui ficando devido á petição de 1 Fevereiro. O brinco já foi muito posterior!

Vamos ver se consigo ajudar em qualquer coisa.

Em 1º. Lugar devo salientar que os meus conhecimentos sobre Historia, são parcos. (Não é a minha área, depois do 9º ano História não fazia parte das disciplinas). Ou seja, foi o que aprendi no secundário, como disciplina obrigatória em que os temas nunca eram aprofundados, e muitos nem aflorados. Sou auto-didacta, pelo que podem existir erros crassos.
O meu interesse nunca foi D. João II, nem Colombo, mas sim D. Afonso Henriques, tenho um enorme carinho por esse Rei e a tragédia de Alcaçer-Quibir (Al – Kasr Al- Kebir). Em Suaken, (não sei a tradução para a nossa língua) onde existe um “monumento evocativo a batalha dos 3 Reis”, onde como sabe, não houve vencedores, mas Portugal perdeu a Independência. E na minha óptica a identidade.
Devido ao supra mencionado é que sei (ou penso que sei) algo sobre o “Quinto Império” e sobre os primeiros povos a habitar Portugal e “Espirito Santo”.
– Como vai poder constatar, eu e a Airmid, seguimos outros caminhos!
Fiquei surpreendida com o Facto de D. Sebastião se ter deslocado a Coimbra, mandar abrir o túmulo de D. Afonso, pegar na espada, passar pelo local onde se deu a batalha de Ourique (desconhecia Panoyas, por isso a minha curiosidade), recusar-se a pisar esse “chão sagrado” com os cascos do cavalo, e partir para o triste fim. D. Afonso/D. Sebastião.
Obviamente que tudo isso, me fez ver as várias traições dos Reis Espanhóis, e espionagem, os dados falseados, os interesses obscuros, as falsas alianças, etc. contra este pequeno Reino, assim como o elevado interesse da Igreja e o que penso serem incongruências.
SALIENTO QUE NÃO SOU HISTORIADORA, SOU CURIOSA!!!
Assim, e depois desta pequena (?) introdução, a minha curiosidade acabou por me levar ao Deus Lu, relacionado com o primeiro Arcanjo Lux ou Lúcifer - Anjo da Luz. Lucifer vem de Luciferus (portador da Luz) correspondente ao nome Grego Phosphoros. Aqui procurei o nome do Papa que teria um nome correspondente e achei que seria o Papa Telésforo, de origem Grega, obviamente que pode ser o outro, mas isso cara confrade deixo para si…
(Quer seja este ou não, a Igreja tenta “esconder” a ligação. Só alguém que saiba efectivamente Grego me/nos pode ajudar). Lucifer também era chamado “Estrela da manhã”, (Vénus) por ser a última estrela a desaparecer no firmamento.
Aqui cheguei á Serra da Estrela, Montes Herminios, aos Poesures (tribo mais guerreira dos Lusitanos, que viviam na Lusitánia Terra do Deus Lu) e a Viriato que adorava Lúcifer.
Recuando no tempo, já o Faraó Amenofis e Nefertiti, tendo este mudado de nome Akhnaton, salvo erro significa “amigo de Aton” .
Aton o que está no sol, contrario a Amon cujo símbolo era o carneiro.os Sacerdotes tinham acumulado riquezas enormes em nome desse deus, cujo poder económico era abismal.
Tenho a certeza que aquilo não correu nada bem, pois os Sacerdotes não queriam perder o poder económico…) Aton era o deus da paz, do amor, da fartura.
A vida era simples, ninguém podia enriquecer sem trabalhar… Obviamente, que isto tudo se passou mil e tal anos antes de Cristo.
Já na nossa era, depois da morte de Jesus Cristo, quem seguiu a doutrina, fazia mais ou menos o mesmo, ou seja não existiam padres ou clero, as pessoas juntavam-se para falar da “palavra” em casa uns dos outros, normalmente na casa de um dos fiéis mais abastados, não pelo poderio económico mas sim porque a casa normalmente era maior…tendo em conta que a palavra de Cristo, era isso mesmo palavra, obviamente “andava de boca em boca”.

Findo isto, tentavam viver no desapego material, devendo estar no Mundo mas não ser do Mundo, tratando-se uns aos outros por irmãos, etc. “Paz na Terra e aos homens por Ele amados”, presumo que assim chegaremos á essência do “culto do Espírito Santo”.

Culto que começou (?) com Akhnaton, Viriato…. (todos eles foram assassinados!!!)
Até Jesus Cristo…

Como cantou Camões, como Pregou S. Francisco de Assis… e outros.

P.S – obviamente muito mais actual: os Arianos.
Mas falar de Arianos, devido a Hitler, é extremamente difícil. Lembre-se cara Airmid, que ele deturpou tudo a seu bel-prazer, como a supremacia da raça ariana… Provocando com o seu fanatismo, e ambição desmedida o que infelizmente sabemos. Deturpação de tudo, infelizmente existe sempre alguém (Hitler), que se esquece que os bens materiais ficam cá…

P.S.S – Se a mensagem passar, digo desde já: caso queira datas, nomes correctamente escritos e fontes tem que me dar tempo.
Como já deve saber moro em dois lados, desta forma tenho computadores, os livros, cópias, apontamentos, etc espalhados pelo Porto e Amarante. E não contava com o seu pedido, pelo que muito do que escrevi é de memória. Perdoe os possíveis erros e omissões.
Se forem omissões, pode ser que saiba responder… memória...

Anabela Pinto – a expulsa do fórum e presumo, apelidada de doida! E sem sombra de duvidas no “Clube de Cromos”

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#181440 | josemariaferreira | 21 gen 2008 21:24 | In reply to: #181438

Cara Anabela Pinto


Quando eu tiver tempo, sou eu mesmo que lhe vou propôr um encontro em Panoyas!!!
Afinal você é a Estrela da Manhã!!!
Eu já tinha o Luar da Noite, a Luz de Ourique, agora só me faltava a Luz da Manhã. Afinal só tem tudo quem nunca quis ter nada!!!

Zé Maria- o que atrai a Luz

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#181459 | pintassilgo | 22 gen 2008 00:33 | In reply to: #181440

desculpe?????

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#181460 | Augustus_o | 22 gen 2008 00:39 | In reply to: #181101

Cara Airmid,

Da TT:

DIOGO GIL, ESCUDEIRO DA CASA DO CONDE DE OURÉM, F. GIL AIRES, CAVALEIRO
01/09/1437

DOAÇÃO DA QUINTA DE MORFACEM, NO TERMO DE ALMADA, DADAS PELO CONDE DE OURÉM A SEU PAI
Chancelaria de D. Duarte I, liv. 1, fol. 156

http://ttonline.iantt.pt/dserve.exe?dsqServer=calm6&dsqIni=Dserve.ini&dsqApp=Archive&dsqCmd=show.tcl&dsqDb=Catalog&dsqPos=13&dsqSearch=(((text)='aires')AND((text)='gil'))

Que lhe parece?

Cpts,
Augusto

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#181474 | pintassilgo | 22 gen 2008 03:00 | In reply to: #181333

cara Airmid

Como chegou a Lisboa? Sete colinas?
O culto do “espírito Santo” não está mais enraizado nos Açoress?
Se me puder ajudar em relação a Lisboa, agradeço. Porque como já expliquei fui parar aos Açores, mas o número é 9 (ilhas) e não 7 (colinas).

Anabela Pinto

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#181475 | AIRMID | 22 gen 2008 03:20 | In reply to: #181438

Cara Anabela

Se as nossas preferências sobre Reis não coincidem, não creio que o camino de volta ao Culto do EspíritoSanto, ou da Luz Divina, seja assim tão divergente.

Há tempos atrás andou por aí um Confrade que usou o nick de Hermes Trismegisto, e nessa altura já falamos da Metáfora de Akhenaton.
Não sei se Akhenaton foi o início, ou se o princípio é ainda mais longínquo.
Talvez o Faraó Amenófis IV- Akhenaton, tenha feito ressurgir uma antiga prática Religiosa, abandonada depois de Hatchepsut.
Sabemos que anos depois da sua morte, Hatchepsut foi apagada da História do Egipto.
Akhenaton, talvez tenha criado em Deir el Amarna, o que Hatchepsut anteriormente já iniciara, ou quem sabe, continuara.
Mas também Akhenaton foi apagado da História do Egipto, e Amarna submergiu na areia do deserto.

Dizem alguns Historiadores que os Lusitanos, pouca importância tiveram, na definição da identidade da Portugal.
Tribos de ignorantes, sem escrita, sem cultura. Marketing Político de Camões, em época de decadência.

Comiam pão de Bolota e bebiam leite de Cabra. As mulheres usavam saias compridas, azeite no cabelo, e várias pulseiras de Metal.

Mas resistiram ás invasões.
Resistiram à tirania Romana, sem perder a identidade.
Resistiram à tirania Espanhola, e à Francesa.
Resistiram a todas as Ideologias totalitárias.
Resistiram a todas as tentativas de fragmentação.

Talvez afinal Camões tivesse razão, e os Lusitanos tivessem sido mais do que marketing político em época de desagregação.

Talvez como dizem alguns, os Lusitânos tivessem uma Organização Política, uma Religião, uma Arte e uma Técnica.
O seu Culto, com os Deuses do Raio e das Montanhas, e as Deusas Das Águas e dos Caminhos, configurava uma Religião da Natureza.
A sua Terra estendia-se dos Montes Hermínios - A Serra da Estrela, até à Serra da Lua - A Serra de Sintra.

Diz-se que tiveram uma Luz Própria, e que os seus Cavaleiros/Marinheiros, espalharam pelo quatro cantos da Terra, os seus símbolos.

A Lusitânia, a Terra do Deus Lu, Lux; Luce.
Lúcifer, hoje proscrito por uma má interpretação dos textos Bíblicos, foi o 1º Arcanjo que surgiu das profundezas do Caos Inicial.
Lúcifer, era o Luminoso. Luce. Lux.
Era Lúcibel dos Cátaros.
A Estrela da Manhã, e a Estrela da Tarde. Vénus e Frija.
Por isso no seu Símbolo os Cavaleiros Templários, tinham dois Cavaleiros montados sobre o mesmo Cavalo.
Não por voto de Miséria; mas porque Lúcibel, o Anjo que caiu do Céu, a Lápis Exillis que se fragmentou, era Deus e Deusa simultâneamente.
De um dos fragmentos da Lápis Exillis, nasceu o Graal. A Pedra Filosofal dos Alquimistas.

Dizem por aí que os Astronautas Americanos recolheram na Lua umas estranhas
Pedras Verdes, que se encontram bem guardadas, longe de qualquer olhar.

Dos Lusitânos, Do Egipto e da Terra de Prestes João, há-de um dia encontrar-se o elo de ligação.

Sabemos que os vestígios mais antigos da Humanidade, que foram até agora encontrados, estavam na África Ocidental, lá para os lados da Terra de Prestes João, que era Cristão.
Mas curiosamente, também sabemos que não existem nos Europeus do Mediterrâneo, DNA Mitocôndrial (Feminino) Africano, correspondente a Épocas remotas, em percentagem significativa.

Será como pensam os Ciêntistas, porque o DNA Mitocôndrial não resiste ao longo dos tempos como o DNA Nuclear?

Ou existirá uma outra explicação?

Sobre o seu Papa Grego, talvez também tenha sido portador da Luz.
Continuo sem saber o significa o prefixo Tele.

Por mim sempre pensei que História começava muito antes dos Gregos.
Estou a encarar muito sériamente a hipótese de vestir uma saia comprida, enfiar meia dúzia de escravas nos braços, despejar uma garrafa de azeite pela cabeça, e partir para o Egipto.
Talvez encontre o Rasto dos Lusitânos.
Não sei, é se o rasto se dirigirá para o Oriente, se para o Ocidente.

Mas esse, é um dos Grandes Enigmas da Vida.

Um Abraço

Airmid

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#181476 | AIRMID | 22 gen 2008 03:31 | In reply to: #181474

Cara Anabela

Nos Açores, estão os vestígios da Atlântida.
O culto do Espírito Santo, apesar das Candeias de Luz, é só Folclore.
Falta a Essência.
Essa está em Lisboa.

Mas agora não tenho tempo para explicar.
Tenho que consultar Agências de Viagens, e planear a minha viagem para o Egipto.

Um Abraço

Airmid

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#181477 | AIRMID | 22 gen 2008 03:36 | In reply to: #181460

Caro Augustus

Não consigo aceder a nenhum documento. O link é capaz de ser demasiado longo.
Mas vou procurar esse documento na Chancelaria de D. Duarte, como me indica.

Com Gratidão

Airmid

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#181478 | pintassilgo | 22 gen 2008 03:45 | In reply to: #181476

Cara Airmid

Vai para o Egipto?!

Vai para o Egipto?!
“Coisa feia a inveja”, neste momento, e nos tempos mais próximos, só posso ficar por aqui, e a dever favores. Isto, quando preciso de me ausentar 24horas.

Tenha boa viagem

Anabela Pinto

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#181479 | AIRMID | 22 gen 2008 04:31 | In reply to: #181478

Cara Anabela

Vai sair-se lindamente.
E estou certa que todos a ajudarão com o maior prazer.

Sobre Lisboa, deixo-lhe uma última recomendação:
Lembre-se do Marquês De Pombal.
O Marquês era um Lusignan, como a Anabela.
Para os Lusignan estas questões são intuitivas.
Não têm que queimar as pestanas a estudar, como as plebeias como eu.
Lembre-se do Pai do Marquês, que foi um dos "Dom Tivisco."
Por fim, recorde-se do meu D. João II, e da Cerimónia de Lançamento da 1ª Pedra do Hospital de Todos Os Santos, do seu projecto, e da decoração do Pórtico.

O Hospital de Todos Os Santos, ficava na que foi depois a Baixa Pombalina.
A da Rua do Ouro e da Prata, com a Rua Augusta ao meio.
A do Arco.

Grata pelos votos de Boa Viagem.
Até Sempre

Airmid

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#181503 | josemariaferreira | 22 gen 2008 12:41 | In reply to: #181438

Cara Anabela Pinto

Para se encontrar comigo em Panoyas, ainda tem que esperar um pouco. Tem que esperar que o Sócrates trate de si!!! Quando tiver sido tratada pelo Sócrates, tem dois caminhos para encontrar Panoyas.Um, é para baixo, entra num túnel muito escuro, é preferível que acenda as luzes, mesmo assim o Túnel é de uma escuridão tal, que não conseguirá ver nada.

Quando descer 377 km você terá atingido a camada da litosfera, e terá entrado na zona do magma, você não conseguirá mais prosseguir a sua marcha dentro daqueles turbilhões de magma revoltado, certamente que não era este o caminho que a levava a Panoyas, você tinha mas era atingido o Inferno!!!

Então você terá de voltar atrás para tomar o outro caminho, o de cima, o que a levará a Panoyas!!! Então aí, você regressará à superfície e tomará o caminho de cima e voará 377 Km no sentido do Sol, tal e qual como se fosse num avião, imaginando-se como se fosse um piloto, preferível da Tap, aí você não precisará de acender as luzes da sua nave porque terá toda a luz do Sol.

Quando tiver atingido a distância de 377 Km (distancia do centro do Porto ao centro de Panoyas) estará certamente sobre o Céu de Panoyas-Ourique. Chegada aí poderá repousar nos Céus de Panoyas e juntar-se aos outros Espíritos que aí repousam. Você poderá fazer como eu faço, quando estou em Panoyas, poderá sintonizar qualquer um deles, aquele que quiser. Eu por exemplo, em vez de meter os fones e sintonizar uma frequência de rádio, sintonizo os espíritos dos Santos que repousam no Céus de Panoyas e suas proximidades.

Assim gosto de sintonizar todos os santos que estão próximos de Panoyas, sintonizo a Santa Luzia, quando me aborrecer da Santa Luzia mudo de frequência e sintonizo, S. Martinho, S. Clara, S. Domingo(s), S. Bartolomeu, ou a Santa Cruz, quando estiver farto destes, sintonizo S. Francisco, S. André, S. Luís, S. Vitória ou mesmo até o Espírito Santo, S. Teotónio, S. Catarina, S. Salvador ou Santa Maria.

Santa Luzia é filha de Lucifer, S. Martinho é filho do Sol, S. Francisco e Santa Clara adoravam o Sol, Santo André e S. Luís adoravam a Luz, o Espírito Santo todo ele, são línguas de fogo que caem sobre os apóstolos, ficando Iluminados. Todos os Espíritos destes Santos pairam sobre Panoyas, onde vão render homenagem a S. Fabião que foi o Imperador do Espírito Santo. Enquanto tiveram luz do Sol não abandonam Panoyas, é como se tivessem na praia nas alturas, só depois do Sol transpor o Cabo de S. Vicente é que os Espíritos seguem o Sol, o seu pai, para darem a volta ao Mundo para logo chegaram de novo com a Aurora, a sua estrela da manhã que se antecipou ao Sol. E ali ficam todo o dia a pairar sobre Panoyas enquanto houver Luz.

Fique descansada que quando chegar a Panoyas eu também a vou sintonizar!!!

Sim o nosso encontro vai mesmo ser em Panoyas, tal e qual como aqui há 869 anos, foi o encontro entre D. Afonso Henriques e a Estrela da Manhã.

Eu tenho o segredo da Estrela da Manhã, porque só eu a sintonizo e sei que ela de 11 em 11 anos (o mesmo periodo do papado deTelesphorus) aparece sobre Panoyas, como uma grande bola de fogo, exactamente como D. Afonso Henriques a viu naquela manhã de 25 de Julho de 1139.

Então até 25 de Julho de 2008, altura em que a Estrela da Manhã, aparecerá pela 79ª vez como uma grande bola de fogo afrodisíaco (Amor) sobre Panoyas.

Áh! Já me esquecia, não se atrase que o Sócrates trabalha bem e depressa!!!

Cá espero a minha estrela, a minha Vénus.

Saudações

Zé Maria

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#181854 | pintassilgo | 25 gen 2008 00:53 | In reply to: #181479

Cara Airmid,

Espero que a viagem ao Egipto esteja a correr bem.

Por Portugal, estão uns dias lindos de Sol.

Peguei numa cadeira confortável e fiquei ali, afinal eu era Luisignan… á espera que a minha intuição falasse.
E falou….

Não sou Luisignan coisa nenhuma, sabe porquê?

Quando era pequenita, dei um golpe num braço, e o sangue saiu – vermelho.
O meu pai, devido ao berreiro veio a correr aflito. Eu chorava tanto que ele pensou que eu estava muito ferida. Qual não foi o espanto dele, quando eu por meio de soluços consegui explicar que o problema era a cor, pois eu achava que tinha sangue Azul…

O que eu sou é curiosa, ao ponto de exasperar um santo.
Imagine que o meu pai, mais ou menos na mesma época comprou um exaustor e quando o ia colocar na chaminé, lá comecei eu: O que é isso? Ah… pois, e como entra o Pai Natal?
A cada resposta do meu pai, outra pergunta minha.
Até que terminou assim: - “Tá bem, o Pai Natal é espírito mas as prendas não!”, o meu pai já não tinha mais respostas e esperou 2 ou 3 dias para o colocar.
Deixou passar o Natal!

Como vê não sou Luisignan, sou é uma chata extremamente curiosa e com algum poder de argumentação, quanto mais não seja, quando venço (raramente), é pelo cansaço do adversário.

Nem nas entrelinhas, sei ler, erro sempre.

Anabela Pinto – A tentar decifrar Lisboa

P.S – Falei dos Açores devido aos pergaminhos, profetizados pelo Papa João XXIII (?), e porquê Egipto, eu “fui” até S. Tomé.

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#181873 | pintassilgo | 25 gen 2008 03:53 | In reply to: #181328

Cara Airmid,

Estou sem sono assim sendo reli as suas mensagens
(Não levou computador para o Egipto, ou continua avariado?)

A cara Confrade acaba por me confundir, apesar de em termos práticos não ser assim tão complicado. (Que modéstia…)

4 Elementos – terra, agua, ar, fogo. Falta um para completar o ciculo.

Pedras verdes… Lua.
Esses Fragmentos do terceiro olho de Lúcifer espalhados, para quem acredita, servem para protecção assim como possuem um campo magnético que ajuda a levitação.
Quanto á protecção, se na sua opinião a primeira pedra, do Hospital de todos os Santos continha algo verde, porque não ficou protegido?
Influência nefasta de D. Manuel? Ira divina?
E porque concludentemente acabou destruído exactamente no dia de Todos os Santos? Ao terceiro incêndio, foi de vez.
3 Incêndios, três santos, três Reis (D. João III, D. Manuel, D. Luís pela mão do Marques de Pombal) Pai, Filho e Espírito Santo.

Gostaria de o entender, mas o seu discurso não é directo como o meu.

Se eu estiver a seguir o seu raciocínio, avise, talvez tenha algo mais para comentar

Atenciosamente

Anabela Pinto

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#181874 | pintassilgo | 25 gen 2008 03:56 | In reply to: #181873

Errata: Ciclo e não ciculo

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#181875 | pintassilgo | 25 gen 2008 05:13 | In reply to: #181874

Cara Airmid,

Não sei praticamente nada da cultura indiana.

Será por isso o sinal na testa?
Terceiro olho?
Agora os Hindus, não são também de origem ariana?

Isto é o que faz a falta de sono!

Anabela, que nem o : aeiou sabe, quanto mais virgulas...

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal -Sonhar sem pesadelos

#181884 | josemariaferreira | 25 gen 2008 09:27 | In reply to: #181875

Marília

Tranquilize-a, a ela e a si! De facto ela é muito curiosa! Satisfaça-lhe a sua curiosidade, e vais ver que vai dormir profundamente, sem pesadelos.
E os seus sonhos serão sobre nuvens! Então você será do tamanho do meu sonho!

Com certeza, a vida não tem objectivo, mas o homem precisa perseguir um sonho. (Maurice Barrès)

Todas as grandes descobertas e invenções foram sonhos no início. O que se pressente hoje se realiza amanhã. (Hellmuth Unger)

Se os sonhos fossem cavalos, os mendigos seriam todos cavaleiros. (provérbio inglês)

Sonho com o dia em que a justiça correrá como água e a rectidão como um caudaloso rio. (Martin Luther King)

Fica estabelecida a possibilidade de sonhar coisas impossíveis e de caminhar livremente em direcção aos sonhos. (Luciano Luppi)

O que é a vida sem um sonho? (Edmond Rostand)

O homem faz de si a imagem de seus sonhos. (Helena Blavatski)

Quem sonhou que a beleza passa como um sonho? (Yeats)

Quem disse que o preço dos sonhos é baixo? (Débora Bötcher)

O ponto de encontro entre a criação artística e a vida vivida talvez esteja naquele espaço privilegiado que é o sonho. (António Tabucchi)

Sonhos são como deuses se não se acredita neles: eles deixam de existir. (António Cícero)

Se seus sonhos estiverem nas nuvens, não se preocupe, pois eles estão no lugar certo; agora construa os alicerces.
Se sonhar um pouco é perigoso, a solução não é sonhar menos e sim sonhar mais. (Marcel Proust)

Sonhar é acordar-se para dentro. (Mário Quintana)

O ponto de encontro entre a criação artística e a vida vivida talvez esteja naquele espaço privilegiado que é o sonho. (Antonio Tabucchi)

Um homem de visão está sempre à frente de um outro que tem visões.
O que é a vida sem um sonho? (Edmond Rostand)

Há sonhos que devem ser ressonhados, projectos que não podem ser esquecidos. (Hilda Hilst)

Os mais hábeis na arte de sonhar são sem dúvida também os mais hábeis na arte de realizar seus sonhos.
Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem garanta que nem todas, só as de Verão. No fundo, isso não tem importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado. (Shakespeare)

Queria que um par de asas me desse a liberdade de um sonho.
Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade. (Raul Seixas)

O que antecipamos raramente ocorre; o que menos esperamos geralmente acontece. (Benjamin Disraeli).

Sonhos são possibilidades esperando para se tornarem reais. (Carla Jolyn Carey)

Subentende-se que as meninas não têm sonhos sobre o futuro; quando se lhes concedem sonhos, são sobre o amor, a maternidade, uma casa para arrumar. (Elena Gianini Belotti)

Os sonhos são, por definição, amaldiçoados com uma vida breve. (Candice Bergen)
As lentes cor-de-rosa nunca são bifocais. Ninguém quer ler a letra pequena nos sonhos. (Ann Landers)

Eu não estava querendo que meus sonhos interpretassem minha via, mas antes que minha vida interpretasse meus sonhos. (Susan Sontag)

Uma das calamidades da vida é sonhar apenas quando estivermos dormindo. O homem mais pobre não é o homem sem dinheiro, é o homem sem sonhos. (Max L. Forman)

Quem sonhou, só vale se já Sonhou Demais...Quem perdeu o comboio da História por querer, é mais um cobarde a esconder-se diante de Colombo e do Novo Mundo.

Esconder-se diante…..Ficará para sempre com pesadelos!!!

Saudações

Zé Maria

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal -Sonhar sem pesadelos

#181915 | pintassilgo | 25 gen 2008 12:32 | In reply to: #181884

Não me chamo Marilia

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#182039 | pintassilgo | 25 gen 2008 20:24 | In reply to: #181330

Cara Airmid/Marilia?

(Que o nome Airmid deu trabalho, agradeça as sua afilhadas)

Realmente não entendo porque se esconde…

De qualquer forma, eu não sei ler nas entrelinhas, dou muito valor aos detalhes, e gosto principalmente de História, além de principalmente só ser curiosa.

Caso o “detalhe” Marilia seja um facto, a senhora vai eternamente ter pesadelos, porque por mais que apregoe, a sua alma, de “pura” nada tem.

O meu sono será tranquilo, “sono dos anjos”, ou das crianças. Onde a maldade simplesmente não existe.

Esteja tranquila, não roguei nenhuma praga, que culminou na morte do Papa por disenteria, nem no suicídio do Rei.


Provavelmente sou Amigdalun…

.
anabela Pinto

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#182068 | AIRMID | 26 gen 2008 02:19 | In reply to: #182039

Cara Anabela

Eu escrevi nestes Fóruns, ocasionalmente.
Sendo públicos, não me pareceu que o acesso fosse restrito.

Procurei responder ás questões que me colocou da melhor forma que pude.
Escrevi aquilo em que acredito, e que por conseqência defendo.
Mas não presto aqui, provas públicas de acesso seja ao que for.
Já me chegam, as que tive que prestar ao longo da vida.

Se não respondi ás suas últimas mensagens foi porque não pude.
Suponho que me conceda o direito a ter a minha vida, e algum tempo, para tentar resolver os problemas com que me vou confrontando.

O Mundo, cara Anabela, não gira em torno de si. E por muito extravagante que este facto lhe possa parecer, existem outras pessoas à face da Terra.
Pelo que me é completamente indiferente o seu conceito de Moral, e de pureza, sobre os quais aliás nunca escrevi uma linha sequer, quanto mais entrelinhas.

Peço-lhe portanto que me mantenha à margem das suas conversas com o Confrade José Maria, e de qualquer especulação acerca do Nick que uso, e que nada lhe garante que não seja o meu verdadeiro nome.

O seu, também pode ser verdadeiro ou falso, mas como esse assunto não me diz respeito, nunca me passaria pela cabeça tecer considerações pseudo-moralistas, sobre o seu uso.

Airmid.

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal - O Portal do Sol

#182076 | pintassilgo | 26 gen 2008 04:18 | In reply to: #182068

Cara Airmid,

Se há coisa que não sou é egocentrica nem narcisista.

Não tenho conversas com o "seu" amigo.

Ele é que me mandou uma que não era para mim.
Quem tece considerações sobre o seu sono, é o seu amigo. Se tem alguma coisa a dizer, diga-lhe a ele. A mensagem está aqui no seu tópico, veio para a minha caixa de correio, ou por engano (ao que ele não respondeu) ou de propósito.

Onde diz “ela é mesmo curiosa”, eu.

Quanto a problemas todos nos temos, e não os podemos pesar em nenhuma balança.



Nunca questionei o seu nome, o seu amigo é que disse, publicamente, e como sou atenta aos detalhes, recordei os textos das suas afilhadas, obviamente de memória, dirigidas ao Confrade Coelho.

Anabela

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal -Sonhar sem pesadelos

#182078 | AIRMID | 26 gen 2008 05:05 | In reply to: #181884

Caro José Maria Ferreira

Se percebi bem, a mensagem que a Confrade Anabela Pinto me enviou à pouco, a Confrade Anabela, considera que esta mensagem me deveria ser dirigida.
Não sei, nem tenho o mínimo interesse em saber, a lógica de tão peregrina ideia.
Nem me parece, que estes Fóruns se destinem a conversas privadas, mais ou menos imaturas.
Não foi isso, que aqui me trouxe.
Pelo que não alimentarei esta mini-polémica.
Agradeço-lhe que esclareça a Confrade Anabela sobre eventuais mal entendidos que tenham surgido, e aos quais eu sou, e serei sempre, completamente alheia.

Tive muito prazer em lêr os textos que aqui foi publicando. Procurei acompanhá-lo como pude, e creia que aprendi bastante consigo.
Mas não tenho idade nem vocação, para alimentar pseudo-divergências entre si e a Confrade Anabela, e muito menos de servir de Bola de Ping-Pong entre ambos.

Nunca faltei ao respeito a ninguém neste Fórum, pelo que me reservo no direito de exigir que me respeitem.

Airmid

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal -Sonhar sem pesadelos

#182080 | pintassilgo | 26 gen 2008 05:39 | In reply to: #182078

Airmid,

Não se preocupe, por mim este assunto está mais do que encerrado.

Quanto ao “seu” amigo, eu disse-lhe que não era aquele o meu nome, mas não obtive resposta.
Provavelmente dirigi para si, o que deveria ter dirigido para ele.
Mas com esse senhor não quero conversa. Para além de já me ter insultado, também não o entendo.

Sempre tentei seguir o seu raciocínio, e nunca a ataquei. Desculpe mas é óbvio, que aquela mensagem não era para mim. E não gostei do teor da mesma.

Assim, cara Airmid, como já referi o assunto para mim acabou. Não quero, nem preciso de explicações.

Anabela – que detesta ping-pong

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal -Sonhar sem pesadelos

#182842 | pintassilgo | 31 gen 2008 03:37 | In reply to: #182080

Cara airmid, como aifirmei o assunto está encerrado!

Só me faz confusão como continua a jogar, sendo a senhora a bola....


Provavelmente as minhas suposições estão mais que correctas.


Anabela

Reply

Direct link:

LUZitanina RE: Portugal -Sonhar sem pesadelos

#182843 | pintassilgo | 31 gen 2008 03:40 | In reply to: #182842

continua;

obviamente noutos tópicos.

Onde está a explicação exigida pela senhora?



só um burro é que não vê.

E não sou eu.

Anabela

Reply

Direct link:

Portugal - O Portal do Sol

#404216 | ddolboy5 | 16 giu 2018 12:56 | In reply to: #179633

https://pauio.com/woori/

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 30 giu 2024, 07:41

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen