Certidão de Nascimento de Alberto Martinho

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Certidão de Nascimento de Alberto Martinho

#183599 | jlmartinho | 05 feb 2008 00:20

Queridos irmãos portugueses,
Estou precisando de uma grande ajuda por parte de vocês. Me chamo José Luiz Martinho e estou a procura da Certidão de Nascimento (Batismo) de meu pai, que nasceu em Portugal na região de Alto Trás os Montes em 04/01/1892 - o nome dele é Alberto Martinho - Filho de José Martinho e Margarida Rachel Martinho. Sei que existem vários Concelhos e cada Concelho tem várias Freguesias, que infelizmente eu não sei dizer em qual ele nasceu.
Como o nascimento ocorreu no século retrasado, acredito que o assentamento tenha sido feito em alguma igreja e que o livro esteja em algum Arquivo Distrital.
Caso alguém possa me auxiliar nesta empreitada, ficarei muito agradecido e me coloco a disposição para algum auxílio aqui no Rio de Janeiro.
Grato
José Luiz Martinho

Reply

Direct link:

Como começar ...

#183706 | salen | 05 feb 2008 21:14 | In reply to: #183599

Caro José Martinho,
Como viu pela escassêz de respostas, a sua pesquisa tem que ter mais elementos do seu lado para sequer começar. Só com isto que aqui escreveu, só por uma sorte tão improvável que não vale a pena esperar por ela. Pelo menos de pé. E como já deve saber, não esxiste nenhuma base de dados com os dados de todos os portugueses que já existiram, nem nenhum país tem isso.

Embora não haja receitas, aqui vai uma que tem resultado com a maior parte de quem quer saber, mas assume que tem de facto que pesquisar.
Faça o caminho para trás quanto à história do Sr. seu Pai.
O que diz a sua certidão de óbito (se já faleceu, claro está)? Que papeis deixou: cartas com referências a parentes, fotografias antigas com dedicatórias e referências a locais? Por onde passou aí no BR e que documentos tirou, desde o primeiro? Que escrituras fez, transacções de propriedades, p.ex.? Testamento, fez? Vá ao Portal do Imigrante ou tente por alguma via descobrir o registo da sua chegada ao Brasil - data, local, navio, porto de embarque, etc. Fale com parentes mais velhos ou conhecidos do Sr seu Pai, alguém que se possa lembrar de referências a localidades, cidades, festas religiosas do Sato Tal ou Qual (parecendo que não, pode fazer a diferença porque há Oragos que são poucos ou mesmo únicos em certas localidades)
O seu ALVO é descobrir uma referência a um local de origem.
Como já sabe, nas zonas rurais (de onde eram a maior parte dos emigrantes) as diferentes localidades organizam-se por Freguesias, as Freguesias por Concelhos e os Concelhos por Distritos.
Agora meu caro é começar.
E boa sorte.
Victor Ferreira

Reply

Direct link:

RE: Como começar ...

#183939 | jlmartinho | 07 feb 2008 00:50 | In reply to: #183706

Prezado Victor,
Agradeço imensamente os seus conselhos para que eu possa descobrir algum dado sobre o meu falecido pai. Consegui aqui no Rio uma cópia do Registro de Estrangeiro que diz que ele é natural de Vizeu-Portugal e que chegou ao Brasil (Porto do Rio de Janeiro) em 24 de maio de 1913 na embarcação "Hosburg" ou "Hobsburg" não dá para distinguir direito o nome da embarcação que veio de Hamburgo (Alemanha) e deve ter feito uma parada no porto de (Porto-Portugal) onde ele deve ter embarcado.
Tenho fé que irei descobrir o local exato onde ele nasceu e foi registrado e então vou ter o prazer de conhecer pessoalmente a Cidade (Distrito) de Vizeu. Já tive a oportunidade de acessar a página de Vizeu na Internet e lá tem uma msg bonita que diz o seguinte: "Se nâo fostes a Vizeu, não sabes o que perdeu".

Um forte abraço do confrade.

José Luiz Martinho

Reply

Direct link:

RE: Como começar ...

#183956 | roz | 07 feb 2008 08:52 | In reply to: #183939

Caro Jose Luiz Martinho

Sugiro que leia um outro topico aqui com varias informacoes que creio lhe poderao ser uteis.
O topico 'e "Lista de passageiros p/Brasil do Porto ou Viana"

www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=183698

Cumprimentos e boa sorte com as pesquisas.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Como começar ...

#184007 | jlmartinho | 07 feb 2008 16:02 | In reply to: #183956

Olá Rosário,
Acessei o Tópico "Lista de Passageiros" hoje cedo, mas não consegui ver nada referente a data de 24 de maio de 1913, data em que meu pai chegou ao Brasil num vapor vindo de Hamburgo.
De qualquer forma, agradeço a sua atenção para com o meu problema, e conte comigo para o que se fizer necessário.

Abraços fraternos,

José Luiz Martinho

Reply

Direct link:

RE: Como começar ...

#184011 | roz | 07 feb 2008 17:04 | In reply to: #184007

Caro Jose Luiz Martinho,

O topico nao tem dados sobre o vapor onde viajou o seu pai, mas tem varios "sites" onde voce pode procurar mais informacoes.
Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 02 lug 2024, 06:31

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen