Será possível localizar???

This topic is classified in rooms: Arquivos | Formação

Será possível localizar???

#185291 | Amodeo | 18 feb 2008 19:40

Prezados membros deste Forum
Sou do Brasil e não tenho previsão, em médio prazo, de retornar a essa terra de Portugal que tanto apreciei em minha visita no ano 2000. Por isso formulo a dúvida a seguir:
Estou a procurar algum registro de nascimento de meu avô materno nascido em abril de 1910 na Cidade de Lisboa (assento de batismo ou algo similar). Não sei, entretanto, a paroquia que foi batizado. Já busquei no site do Arquivo Distrital de Lisboa a procura de possíveis informações para uma pesquisa, mas pareceu-me fundamental saber a paroquia. Será isso mesmo?
Será que alguém pode informar-me como posso tentar obter o documento que procuro? Ou qualquer orientação para iniciar minha busca?
Agradeço antecipadamente

Reply

Direct link:

RE: Será possível localizar???

#185323 | LBolacha | 18 feb 2008 23:59 | In reply to: #185291

Caro senhor

Não sei sinceramente como o ajudar, mas sinceramente sem saber a freguesia onde ele nasceu parece-me muito muito dificil, uma vez que tamos a falar de uma cidade que na altura tinha 350mil pessoas divididas por 53 freguesias se não estou em erro.
Claro que se souber a altura exacta onde ele nasceu poderá sempre fazer as pesquisas uma freguesia de cada vez (embora seja preciso que ele tenha sido batizado pouco tempo após ter nascido o que nem sempre acontecia).

Será que não consegue arranjar uma certidão de casamento ou de obito do seu avô onde venha indicada a freguesia onde ele nasceu? Ou talvez a referencia a alguma familia que vivesse em alguma parte mais especifica de Lisboa?
De outra maneira parece-me muito complicado

Atenciosamente
LRB

Reply

Direct link:

RE: Será possível localizar???

#185327 | cverde | 19 feb 2008 00:22 | In reply to: #185291

Se tiver indicação da data aproximada de chegada do seu avô ao Brasil poderá experimentar solicitar para o Arquivo Distrital de Lisboa/TT uma pesquisa do documento comprovativo da emissão do respectivo passaporte pelo Governo Civil de Lisboa (à partida!). Este documento, caso seja localizado, costuma ter indicação da freguesia / paróquia de origem e idade da pessoa.

É apenas uma ideia / sugestão; no entanto há que ter presente que se trata, por norma, de livros muito volumosos e cujas pesquisas exigem (muito) tempo mas não custa tentar ...

Luis Figueira

Reply

Direct link:

RE: Será possível localizar???

#185328 | cverde | 19 feb 2008 00:23 | In reply to: #185291

Se tiver indicação da data aproximada de chegada do seu avô ao Brasil poderá experimentar solicitar para o Arquivo Distrital de Lisboa/TT uma pesquisa do documento comprovativo da emissão do respectivo passaporte pelo Governo Civil de Lisboa (à partida!). Este documento, caso seja localizado, costuma ter indicação da freguesia / paróquia de origem e idade da pessoa.

É apenas uma ideia / sugestão; no entanto há que ter presente que se trata, por norma, de livros muito volumosos e cujas pesquisas exigem (muito) tempo mas não custa tentar ...

Luis Figueira

Reply

Direct link:

RE: Será possível localizar???

#185329 | Amodeo | 19 feb 2008 00:31 | In reply to: #185328

Obrigado a todos. Este forum é especial !!!
De qualquer modo preciso pedir desculpas pois esqueci de mencionar algo importante: Meu referido avô veio ao Brasil com um ano de idade. Nasceu em abril de 1910 e veio em 1911. Tenho o original do passaporte da mãe dele que consta apenas o primeiro nome. Será que a partir do passaporte é possível localizar alguma outra informação? Curiosamente de minha bisavó tenho o passaporte e mesmo o Assento de Batismo que estava na Guarda. Ela nascida em Cadafaz, Celorico da Beira que já tive a oportunidade de conhecer. Entretanto, e mesmo pela tenra idade com que veio o meu avô, as lembranças estão perdidas...
Sempre no aguardo de amigos tão solicitos
Grande abraço do Brasil

Reply

Direct link:

RE: Será possível localizar???

#185330 | Amodeo | 19 feb 2008 00:31 | In reply to: #185323

Obrigado a todos. Este forum é especial !!!
De qualquer modo preciso pedir desculpas pois esqueci de mencionar algo importante: Meu referido avô veio ao Brasil com um ano de idade. Nasceu em abril de 1910 e veio em 1911. Tenho o original do passaporte da mãe dele que consta apenas o primeiro nome. Será que a partir do passaporte é possível localizar alguma outra informação? Curiosamente de minha bisavó tenho o passaporte e mesmo o Assento de Batismo que estava na Guarda. Ela nascida em Cadafaz, Celorico da Beira que já tive a oportunidade de conhecer. Entretanto, e mesmo pela tenra idade com que veio o meu avô, as lembranças estão perdidas...
Sempre no aguardo de amigos tão solicitos
Grande abraço do Brasil

Reply

Direct link:

RE: Será possível localizar???

#185334 | roz | 19 feb 2008 00:50 | In reply to: #185330

Caro Amodeo,

Como o seu avo nasceu 'a menos de 100 anos os registos nao devem estar no Arquivo Distrital, estao nas Conservatorias do Registo Civil de Lisboa. Se procurar no Google com este titulo logo encontrara'. Ha dez Conservatorias, creio eu, e cada uma abrange umas tantas freguesias. Se contactar cada conservatoria dizendo que nao esta' certo da freguesia e der o nome dele, dos pais dele e a data de nascimento, talvez lhe procurem.

O e-mail 'e: 1crc.lisboa@dgrn.mj.pt para a primeira conservatoria. Para a segunda comeca com 2 e o resto 'e o mesmo, e assim sucessivamente ate' 10.
Boas pesquisas.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Será possível localizar???

#185338 | Amodeo | 19 feb 2008 01:55 | In reply to: #185334

Rosario,
Sinto informar mas já tentei isso! Apenas uma me respondeu laconicamente. Disse-me que depois dos 100 anos iriam para o ADL. Como foi dito 1910 é menos de 100 anos. Quem sabe foi essa a informação por tratar-se de registro antes dos Registros Civis criados em 1911. Foi o que imaginei. Como vê fiquei desapontado e por isso recorri a esse foruam para buscar um pouco de luz.
Fico muito contente em verificar tanta boa vontade dos irmãos colisteiros.
Obrigado

Reply

Direct link:

RE: Será possível localizar???

#185339 | FGR | 19 feb 2008 02:11 | In reply to: #185329

Caro Amodeo

Se o seu avô, nascido em Portugal, mas tendo residido no estrangeiro (Brasil) e onde lá casou e faleceu, o registo de nascimento dele encontra-se na Conservatória dos Registos Centrais:

Conservatória dos Registos Centrais
Rua Rodrigo da Fonseca, 198
1099-003 - LISBOA
Tel: 213817600 Fax: 213817698 / 9

Desejo-lhe sucesso.

Filipe Gonzaga Ribeiro

Reply

Direct link:

RE: Será possível localizar???

#185357 | Amodeo | 19 feb 2008 10:03 | In reply to: #185339

Obrigado
Tentarei escrever ao Central. Como já disse mandei 11 emails para as Conservatórias de 1° ao 11° e não obtive sucesso. Disseram que após 100 anos deverá estar no ADL. Apesar de não fazer 100 anos, pois foi 1910 e seguiu para o Brasil em 1911, imagino que seja por datar antes dos Registros Civis de 1911. No ADL dizem, ao menos para solicitar uma busca à distância, que se faz necessário saber a paróquia, coisa que não sei.
Obrigado pela orientação. Se obter retorno por eles escrevo.

Reply

Direct link:

RE: Será possível localizar???

#185359 | LBolacha | 19 feb 2008 10:30 | In reply to: #185357

Caro Sr

Desculpa ser chato, mas é que ainda não faz 100 anos do nascimento do seu avô!!
Pelo que quase de certeza que os livros ainda estão nos arquivos distritais (e digo-lhe que quase quase de certeza porque ainda há pouco mais de um mês consultei registos que tinham 103 anos num deles).

Quanto ao que disse, sim, passaporte, registos de casamento ou óbito do seu avô, talvez até escrituras de uma casa que os seus bisavós compraram quando se mudaram para o Brasil, qualquer coisa lhe poderá indicar o local de nascimento do seu bisavô ou até do pai dele (e talvez tenha sido no mesmo sitio).

Reply

Direct link:

RE: Será possível localizar???

#185362 | Amodeo | 19 feb 2008 11:50 | In reply to: #185359

De modo algum está sendo chato! Ao contrário está com bom senso e procura ajudar. Isso que faz deste forum um grande lugar. Quando insisti em fazer referência a esse fato foi por causa de algumas respostas que recebi. Mesmo aqui no consulado portugues eles dizem não ter informação, nem mesmo informações consulares sobre o registro da naturalização dele que ocorreu em 1956/57. Data bem mais recente.
Acabei de receber um email do 3° CRC que diz: "Informo ainda que para registos anteriores de 1905 de pessoas naturais de Lisboa, tem de fazer a pesquisa para o Arquivo Distrital da Torre do Tombo em Lisboa". Mas penso, com o devido respeito, que não me servirá pois tendo ele nascido em 1910 parece que não encontrarei nesse acervo.
Aguardo resposta de outros emails que enviei e sempre aberto às valiosas sugestões deste forum

Reply

Direct link:

RE: Será possível localizar???

#185373 | roz | 19 feb 2008 13:37 | In reply to: #185362

Caro Amodeo,

Como ve por essa resposta as conservatorias nao estao para se incomodar por nao ter a freguesia certa e ser mais trabalhoso. A essa, por exemplo, responda-lhe "para fazer o favor de notar que a data que lhe deu 'e 1910 e nao antes de 1905 e portanto fazer o favor de procurar". 'E preciso insistir para eles perceberem que nao se podem livrar das pessoas com qualquer informacao disparatada.

Nao sei ao certo quantas freguesias estao a cargo de cada conservatoria mas nao 'e um numero muito elevado assim 'e so buscar o ano de 1910 no livro de cada freguesia. 'As vezes telefonando tem-se a sorte de encontrar alguem simpatico que faria isso. Depende das pessoas que atendem. Pelo menos tente a ver.

Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

Novas - Será possível localizar???

#185860 | Amodeo | 23 feb 2008 12:18 | In reply to: #185373

Prezados amigos
Tenho uma boa notícia que desejo compartilhar.

Junto à Cúria Metropolitana de S.Paulo, Brasil; consegui a informação que a paroquia de batismo de meu avô foi em Santa Apolonia, 1910 (precisarei confirmar pessoalmente alguns dados). Verifiquei pela Net que essa paroquia foi abaixo para ampliações da estação de trem homonima. Parece que isso facilitará minha busca apesar de não encontrar no ADL referência a essa paroquia.
Poderão me ajudar se me passarem algumas informações sobre a qual freguesia e concelho essa antiga paroquia pertenceu/pertence.
Claro que qualquer outro conselho ou sugestão serão benvindas.

Reply

Direct link:

RE: Novas - Será possível localizar???

#185887 | cverde | 23 feb 2008 16:58 | In reply to: #185860

Não sei se ajuda mas a Estação de Santa Apolónia, em Lisboa, pertence à freguesia de S. Vicente de Fora a que corresponde a 1.ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa.

Luis Figueira

Reply

Direct link:

RE: Novas - Será possível localizar???

#185898 | Amodeo | 23 feb 2008 18:36 | In reply to: #185887

Obrigado pela informação. Assim vou montando o quebra-cabeças. Já escrevi a essa 1° Conservatória sem sucesso. Pode ser que para 1910 só seja possível encontrar os registros paroquiais. Assim continuo a busca...

Reply

Direct link:

RE: Novas - Será possível localizar???

#186313 | Amodeo | 26 feb 2008 21:00 | In reply to: #185887

Caros amigos do forum quero, com alegria, comunicar que localizei o assento de batismo de meu avô. Algumas dicas foram importantes por isso quero repartir esse momento de minha busca. Encontrei na 1° Conservatoria de Lisboa. Agora preciso verificar como farei a solicitação. Obrigado a todos.

Reply

Direct link:

RE: Será possível localizar???

#186314 | Amodeo | 26 feb 2008 21:01 | In reply to: #185338

Caros amigos do forum quero, com alegria, comunicar que localizei o assento de batismo de meu avô. Algumas dicas foram importantes por isso quero repartir esse momento de minha busca. Encontrei na 1° Conservatoria de Lisboa. Agora preciso verificar como farei a solicitação. Obrigado a todos.

Reply

Direct link:

RE: Novas - Será possível localizar???

#186322 | cverde | 26 feb 2008 21:47 | In reply to: #186313

Uma sugestão para fazer a solicitação:

Portal do Cidadão - Certidões On-line

h t t p : / /w w w . portaldocidadao . p t /PORTAL/pt/certidoes_online/ H P . h t m (sem espaços)

Tem que se cadastrar primeiro (gratuito) e pode efectuar o pagamento por VISA.


Luis Figueira

Reply

Direct link:

RE: Será possível localizar???

#186447 | Lusbotel | 27 feb 2008 19:13 | In reply to: #185327

Ola..lendo seu relato...fiquei feliz por ter encontrado o registro..tambem estou atras do registro de nascimento do meu avo..mas meu caso parece-me bem pior do que o seu....pois tenho poucos dados e alguns "talves"...
se alguem desse forum puder me ajudar..agradeço desde ja..

O nome do meu avo era antonio botelho peralta: filho de antonio botelho peralta e de maria jose de siqueira..nasceu em 02.02.1900..os irmaos nasceram em resende..acho que ele nasceu em anreades..nao sei se eh bem esse nome..ja pesquisei em tudo ,mandei emails pra todos os lugares que me disseram e ate o momento nada...se alguem puder me ajudar..nessa busca..agradeço..pois ja estou meio desanimada...ja estou ha meses...quase um ano propriamente nessa busca.
Deixarei meu email pra se alguem quiser me ajudar...agradeço desde ja!

Luciana

Reply

Direct link:

RE: Será possível localizar???

#186448 | Lusbotel | 27 feb 2008 19:13 | In reply to: #186447

meu emal: lusbotel@uol.com.br

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 04 giu 2024, 03:17

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen