Pedido de ajuda!

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Pedido de ajuda!

#190176 | Lusbotel | 29 mar 2008 11:43

Queria saber se alguem poderia me ajudar fazendo uma pesquisa sobre o documento de nascimento do meu avo:
Darei os dados pra se alguem quiser ou puder ajudar-me:

Nome : antonio Botelho peralta
filiação: Antonio Botelho Peralta e maria jose de siqueira(sequeira)
data de nascimento: 02.02.1900
Oa pais dele são filhos de: o pai - Luis botelho Peralta -nascido em mirao -resende
a mae: Teresa de jesus. A mãe filha de Jose de Siqueira(sequeira) e maria de Jose - mirao resende
Agora meu avo ,sei que nasceu em resende..ouvi dizer que talvez em anreade...sei que sem saber o local exacto é um pouco dificil.
Ja procurei no DGRN, portal do cidadão ,mas nao obtive exito, no portal por fazer mais de 100 anos e no outro por ter que ir pesquisar la..
Agradeço imensamente a quem possa ajudar-me.

Luciana

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda!

#190253 | Manitu | 29 mar 2008 22:27 | In reply to: #190176

Cara Confrade Luciana
Muito pouco lhe poderei ajudar, pois não só me encontro muito longe de Resende, como só algumas dicas, dentro dos meus parcos conhecimentos, lhe poderei transmitir, e que se seguem:
Registos anteriores (em regra) a 1911 +/- Fevereiro de 1911, fazem parte de assentos Paroquiais, que se poderão encontrar nos Arquivos Distritais.
Estes Assentos correspondem ao Baptismo, Casamento e Óbito.
Penso, que com propriedade lhe poderei dizer, que não existirá o registo de nascimento de seu Avô, pois nasceu em 1900 (e como atrás referi, passou a ser registado em Conservatórias de Registo Civil, a partir 1911), mas sim o assento de Baptismo, que se encontram nos tais registos paroquiais.
Nos assentos de Baptismo, é fundamental estarmos em posse destes seguintes dados:
Saber a data ou ano de nascimento;Localidade, sobretudo a freguesia onde nasceu; Nome do baptizando; Nome dos Pais.
Pelos Assentos de baptismo que já me passaram pelas mãos, nas margens (á direita ou á esquerda da folha de registo, encontra-se (por norma da época) estes dizeres: Ex: António filho de Luis.
Há registos que se torna mais fácil a sua procura, pois no final do livro, figura um Indice, também nos mesmos moldes (Ex:António filho de Luis Botelho, flhs ...), que seria o seu caso.
No texto do assento, poderá então encontrar a data do Baptismo,o nome do baptizando, (só 1º. nome),o dia e hora de nascido, bem como a localidade,nomes dos Pais, normalmente 1º. e 2º. e suas naturalidades, e os nomes dos avós paternos e maternose suas naturalidades, bem como depois os padrinhos.
Para investigar isto, e se se encontra longe, presumo que Resende pertence ao Arquivo Distrital de Viseu, cujo endereço de E-mail é:
advis@viseu.iantt.pt
Se realmente for, é só mandar um correio electrónico para lá, e solicitar, com os dados que atrás referi, se se encontra o assento pretendido.
Se o assento constar, é pedir uma fotocópia não autenticada (tudo depende para que fim se destina, e pagará talvez 0,50 Euros pela fotocópia, mais a busca, se for inferior a meia hora, nada pagará, se for uma hora penso que 15,00 Euros + portes.
Se os dados fornecidos, forem o mais aproximados possível, não chegam a demorar cinco minutos.
Mande o E-Mail, e veja o que lhe respondem. Depois decida
Para saber depois mais qualquer coisa, ainda haverá a hipótese, embora muito remota dos chamados "Róis de confessados", mas isto já terá que se estar muito inteirado, dos antecedentes, dos antecedentes, não sei se me fiz entender.
Cara confrade, não sei se a ajudei, mas pelo menos tentei.

Adolfo Conceição

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda!

#190465 | Lusbotel | 31 mar 2008 18:27 | In reply to: #190253

Meu caro confrade sr.Adolfo.

Primeiramente agradeço imensamente pela ajuda.
Mas o local exacto nao tenho ....por isso sei que nao sera fácil mesmo achar o documento que preciso..mas escrevi para o arquivo de Viseu..mas nao obtive resposta..poderei enviar outro..quem sabe poderei ter mais sorte..isso ja faz uns dois meses...
O local que sei são dos pais dele (Mirão)..de nascimento..o do meu avô nao tenho .apenas o que mencionei ..data nascimento..nomes dos pais e dos avos dele...e uma suposição que fosse anreade.mas tambem nao é certeza..
Minhas cordiais saudaçoes..

Luciana

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda!

#190516 | Manitu | 31 mar 2008 23:04 | In reply to: #190465

Caríssima Confrade Luciana
Preocupo-me porque também tenho alguns casos duros de roer entre as mãos, e não gosto, e sobretudo não adquiri esse hábito de esconder, ou melhor não mostrar o que detenho.
Planifiquei sumariamente o tronco genealógico que descreveu, e se estivesse perto de Viseu, teria todo o prazer em ajudá-la, mas estou na região de Torres Vedras, o que me impossibilita fazê-lo não só em relação a Viseu, como também uma deslocação à TTombo.
Como não sei onde reside, apenas lhe poderei transmitir mais algumas dicas, que me ocorre, sendo as seguintes:
Contactar por E-mail a Conservatória do Registo Civil de Viseu
crc.viseu@dgrn.mj.pt
Tel: 232484140
Fax:232484149
Dirija sempre o E-mail ou carta ao Conservador(no caso de Conservatórias),ou ao Director no caso de Arquivos Distritais.
Este passo que indico, deverá ter como objectivo a seguintes perguntas:
1ª.Em 02.02.1900, os Registos Paroquiais de Mião, Resende, onde se encontram?
2ª.Quais as Paróquias em 1900, que rodeiam Mião, Resende, poderiam efectuar o Baptismo do seu Avô?
Poderá tentar uma chamada telefónica, pelo menos para resposta à 1ª. pergunta.
Compreendo que é um esforço enorme, obter dados sem se saber qual a Freguesia onde foi baptizado, pois esse assento abre-nos portas interessantes.
Posso-lhe dizer, que com respeito a um familiar meu, ao qual tenho todos os elementos, data de Nascimento, local de nascimento, (Turcifal,Torres Vedras)e de falecimento, e ainda não consegui adquirir o de Baptismo, pois seus pais e meus bisavós, residiam em Portimão, e possivelmente o Baptismo teria lá ocorrido.
Como vê há situações que são autênticas investigações policiais.
Pode ter havido um caso idêntico, mas não acredito, pois se os Pais de ambos eram de Mião-Resende, tudo leva a crer que o Baptismo também tenha lá sido feito.
Pela pouca experiência que tenho, e se a resposta que obtiver, seja em conformidade com a aproximação da Freguesia de Baptismo, dê uma margem entre o próprio dia de nascimento e os quinze dias seguintes, pois dentro destes limites o seu avô foi baptizado.
Poderá também pesquisar o seguinte:
Sabe, pelo que entendi que Luis Botelho Peralta/Teresa de Jesus e José Siqueira/Maria José, eram naturais de Mião - Resende, mas onde residiam e casaram António Botelho Peralta e Maria José Siqueira ? Será que também em Mião - Resende ? Onde faleceram?
Não seria inadequado se tentasse, uma Certidão de Óbito (não autenticada) do próprio seu Avô, se souber o ano de falecimento e o local do mesmo.
É certo que os assentos de Óbito, são por vezes, sempre parcos em informações, mas poderá conter, por exemplo a freguesia de nascido.
Desejo-lhe boas pesquisas, e volte sempre se não conseguir desatar o nó.

Adolfo Conceição

Ps. Peço desculpa, mas ainda me faltou um outro detalhe. Como não sei onde reside, sugiro-lhe que se dirija à Conservatória de Registo Civil mais próxima, e uma vez, que estas Instituições estão a funcionar "Intranet", portanto comunicações online entre elas, poderão também ter uma palavra a dizer.

Adolfo Conceição

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda!

#190528 | Lusbotel | 31 mar 2008 23:50 | In reply to: #190516

Cara confrade manitu,

Primeiramente quero agradecer-lhe pela sua ajuda.
Bem moro no Brasil...e meu avô Antonio Botelho peralta..alias o mesmo nome eh do meu bisavô ..pai dele..ele veio para o brasil em 1913, com a mae e os irmaos:
Henrique Botelho Peralta, Abilio Botelho Peralta e casou-se aqui, falecendo aqui tambem, mas os meus tios nao tem nenhuma documentação dele, inclusive fui ao cemiterio onde apenas esta escrito num documento "restos mortais de fulano" ( o nome dele) mais nada.quanto a documentação de casamento, tenho, so que ele ele nao apresentou nenhum documento (certidao de nascimento) la ele disse ter nascido em resende - douro, e o pai dele "Antonio botelho Peralta faleceu em 1908 dia 02 de maio.
Infelizmente é so o que possuo no momento.
Minhas cordiais saudações!

Luciana

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda!

#190538 | M.Ribeiro | 01 apr 2008 00:55 | In reply to: #190528

Cara Luciana

Pelo que consta na certidão de casamento, segundo você diz, ele nasceu mesmo em Resende. Você já pediu pesquisa no Arquivo Distrital de Viseu, informando a freguesia de Resende, a data de nascimento, a filiação e nada foi encontrado?
E os irmãos dele, Henrique Botelho Peralta e Abílio Botelho Peralta nasceram aonde?

Marli

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda!

#190629 | Lusbotel | 01 apr 2008 20:24 | In reply to: #190538

Cara Marli..

Desculpe so vi meus emails agora...
Ja pedi sim ..por email e nada encontraram.
Bem os irmaos dele nasceram em portugal ,mas tambem nao sei o local
Ele vieram juntos pro Brasil em 1913, ja vi no museu dos imigrantes ,mas tambem nao achei nada. mas me disseram que so tem das pessoas que ficaram hospedadas..e provavelmente alguem os esperava..
A minha bisavo...nao sei o que houve..dizem que ela casou novamente, pois meu bisavo faleceu anos antes dela vir..mas certidao de casamento nao ha..pois nao eram casado...
Agradeço...muito pelo seu empenho...
Minhas cordiais saudações

Luciana

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda!

#191401 | Manitu | 07 apr 2008 01:47 | In reply to: #190528

Caríssima Confrade Luciana
Apresento desculpas, mas a sua resposta, não foi assinalada no meu Correio, pelo que desconhecia em absoluto, que já tinha respondido às tentativas de ajuda que lhe dei.
Confesso que, se estivesse perto de Viseu, tentava dar-lhe uma ajuda, mas estou a cerca de 250 Km de lá, e as minhas pesquisas, por enquanto não se inclinam para essa região.
Pelo que pude observar, e embora os assentos de Óbito sejam parcos em informações, sugeria-lhe que tentasse via E-Mail junto do Arquivo Histórico de Viseu, o Assento de Óbito de António Botelho Peralta, indicando a Freguesia de Resende (ou Mião - Resende), e a data de falecimento, talvez se tenha sorte em acertar na Freguesia certa, e aí podermos tirar conclusões.
Como atrás já disse, o Registo de Óbito, é muito pobre em indicações, mas nunca se sabe, pois pode trazer-nos algum indício relevante, para a busca seguinte.
Existem assentos, que só o facto de no seu texto, dizer que a pessoa tal foi recebida na Freguesia de ..., já é um indício precioso, porque passamos a saber que foi baptizado e consequentemente nascido aí, e até se era viúvo na altura, de, ou casado com F....
Penso, embora não tenha a certeza do que lhe estou a dizer, mas o Governo Civil de Viseu, entidade que deveria ter emitido o passaporte do seu familiar, terá concerteza dados que lhe serão úteis.
O portal do Governo Civil é: www.gov-civil-viseu.pt
O endereço de E-Mail é: secretaria@gov-civil-viseu.pt
Não sei mais como a ajudar, cara confrade, mas volte sempre que tiver alguma dúvida.
Mas uma vez, pedindo-lhe desculpa por não ter respondido, mas a culpa não foi minha, pois não fui informado, que já tinha uma resposta sua no Forum.
Desejando-lhe sucesso nas pesquisas, apresento-lhe cumprimentos.

Adolfo Conceição

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda!

#191510 | Lusbotel | 07 apr 2008 18:56 | In reply to: #191401

Ola...Confrade Adolfo,

É com imensa alegria que recebo sua ajuda, pois sempre é bem vinda..
Quanto ao falecimento do meu avô ,ocorreu no Brasil, entao acredito nao ter nenhum tipo de registro em portugal, acabei de ser informada por um parente meu que ele nasceu em anreade, nao sei se procede. ,mas nao sei pra onde posso escrever pra obter talvez um a informação.
Ai poderei verificar a certidão de nascimento dele ..que eh o documento que preciso com uma certa urgencia, pois queria de inicio regularizar os documentos e tirei ja as certidoes necessarias de inteiro teor, e daqui a um mes .ja nao terao validade...acho que fui imprudente nisso,mas quem sabe por um milagre consigo isso na data prevista ainda.
Meus sinceros agradecimentos,

Luciana

Reply

Direct link:

RE: Pedido de ajuda!

#191557 | Manitu | 07 apr 2008 21:37 | In reply to: #191510

Caríssima Luciana

Tenho estado aqui a dar voltas à minha parca experiência nesta matéria, pois estou a viver com uma certa tensão, o problema que enfrenta.
Francamente não sei como ajudá-la, mas aqui vai mais umas dicas, que poderão ter alguns becos com saída.
A Câmara Municipal de Resende, tem o seguinte E-mail: cm-resende@mail.telepac.pt
A Junta de Freguesia de Anreade, é denominada como São Miguel de Anreade, e não tem endereço electrónico, mas o telefone é o nº. 254 875 816.
Poderá precisar, na eventualidade destas vias.
Já tentou, saber junto do Arquivo de Viseu, quais as Igrejas Paroquiais de Anreade, às época do nascimento do seu familiar ?
Numa delas ele foi Baptizado, e aí consta a data de nascimento.
Não pare. Incomode, seja quem for e como for. Tem o direito a exigir das entidades competentes respostas, para o propósito a que se destina.
Vá dando notícias.
Adolfo Conceição

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 06 lug 2024, 15:39

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen