Grau de parentesco (dúvidas na contagem)

This topic is classified in rooms: Formação

Grau de parentesco (dúvidas na contagem)

#192351 | Tomvitoin | 13 apr 2008 13:01

Caros confrades,

É com alguma vergonha que faço uma pergunta destas (tão de algibeira), mas depois de tantos anos a estudar Genealogia nos tempos livres, assumo sempre que sou um amador.

Sempre me fez alguma confusão a contagem dos graus de parentesco, para mais havendo duas diferentes: a Civil e a Canónica.
Excluindo a Canónica, que entendo ser uma contagem com pouco intersse prático para a Genealogia, se usarmos a Civil dizemos que um pai é parente em 1º grau, um avô em 2º, um tio em 3º, um primo-direito em 4º, etc... e mais afastado do que o 6º grau já é irrelevante.
Se esta contagem é importante em Direito, penso que também não nos interessa muito para a Genealogia; ninguém, na prática, se refere a um pai, ou a um filho, como parente em 1º grau, e, se nos interessamos pela Genealogia, não é nada irrelevante o que nos são os descendentes dos 5º ou 6º avós! Na pratica, numa linguagem corrente, referimo-nos a primos direitos, segundos, terceiros, etc.

Assim, tenho algumas dúvidas em como nos referimos aos parentes, conforme o seu grau de afastamento.
Penso que os netos de um tio-avô são primos 3.os, os bisnetos de um tio-bisvô são primos 5.os, etc. sempre em números ímpares numa mesma geração.

De uma forma prática, penso que podemos contar cada geração, no sentido ascendente, desde o avô de A até ao antepassado comum mais próximo e, depois, na linha descendente até ao avô de B, para obtermos o número. Se o antepasado comum mais próximo, por exemplo, for o tetravô: contamos 4 gerações desde o avô de A até ao tetravô comum (que só é contado uma vez, fazendo de ponto de “charneira” na árvore) e mais 3 geraçãos até ao avô de B; temos qe A é primo 7º de B.
Estarei certo?