Família Mantas

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Família Mantas

#192518 | mantas | 14 apr 2008 17:26

Estou interessado em obter informações sobre a família Mantas, especialmente dos ramos que se encontravam na região de Estremoz/Alto Alentejo e Beira.

Se alguém tiver qualquer tipo de informação ficaria bastante agradecido.

Reply

Direct link:

RE: Família Mantas

#192537 | Pedro França | 14 apr 2008 20:15 | In reply to: #192518

Caríssimo:

Conheço um professor da Faculdade de Letras da UC, que foi meu professor no 1º ano de Faculdade (1978-79) em Sociedades e Civilizações Pré-Clássicas, que se chama VASCO MANTAS. Creio que ainda exerce mas já andará pelos 60/70 anos.
Não sei qual a origem deste apelido, tanto antroponímica como geograficamente.
Um abraço. Você não está sozinho.
Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Família Mantas

#192573 | mantas | 15 apr 2008 00:44 | In reply to: #192537

Caro Pedro França,

Obrigado pela sua resposta. De facto conheço o Prof. Doutor Vasco Mantas da FLUC, na qual, de facto, ainda é professor.

Existem vários Mantas que conheço, nomeadamente os de Montemor-o-Novo, que os aficionados da tauromaquia conhecerão (o cabo do grupo de Montemor, João Mantas) que aparentemente estão ligados ao ramo de Estremoz. Este ramo de Estremoz penso que está também ligado a César Augusto Mantas, proprietário de uma antiga loja na zona de Belém, nos anos 30 e que de 1923 a 1925 foi presidente do Conselho Fiscal do Belenenses(pouco mais sei sobre ele).

De resto, existem ainda os Quintanilha Mantas, os Mantas 'de Gouveia', aliás em número significativo nessa região. Sei existirem Mantas também em Espanha, sendo aliás as referências a estes algo recuadas, tendo já visto registos do século XVI(na zona de Granada e Cáceres), existentes também para Portugal.

Reply

Direct link:

Família Mantas

#192639 | paguiar | 15 apr 2008 17:32 | In reply to: #192573

Caro Mantas

Intervenho apenas para fazer uma correcção.

O João Mantas, elemento do Grupo de Forcados Amadores de Montemor-o-Novo, é um dos melhores pegadores de caras, não só do grupo a que pertence mas talvez de todos os grupos de forcados do País, mas não é o seu Cabo, cujo cargo, desde Setembro de 2007, é desempenhado pelo Zé Maria Cortes em sucessão a Rodrigo Correia de Sá.

Cumprimentos
António Pimenta de Aguiar

Reply

Direct link:

RE: Família Mantas

#192649 | mantas | 15 apr 2008 18:27 | In reply to: #192639

Caro António Pimenta de Aguiar,

Obrigado pela informação! Estava sinceramente convencido que era o cabo do Grupo. Realmente, e fugindo um pouco ao tema, João Mantas é um grande forcado. Tive a oportunidade de o ver ao vivo uma quantas vezes e sem dúvida que é um dos melhores!

Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Família Mantas

#222995 | jmantas | 06 mar 2009 12:11 | In reply to: #192573

Bom dia

Existem os Mantas da Guarda, maic concretamente da Quinta do Zambito, que depois vieram para Lisboa.

Desses Mantas, o último de origem, faleceu em Janeiro de 1998, e era meu pai.

Era o avô Júlio e a Avó Alice que tiveram 7 filhor.

Restamos nós, que somos tr~es e os meus primos direitos em Aveiro. que também são três.

Se desejar mais informações, ff de dizer.

José de Quintanilha Mantas

Reply

Direct link:

RE: Família Mantas

#310440 | Luis Filipe Mantas | 20 lug 2012 13:53 | In reply to: #192518

Nasci em Estremoz,vivo em Lisboa desde 1950,sou filho de Julio Mantas que trabalhou em Lisboa desde 1950 ate 1980 ano de seu falecimento no Cafe Monte Carlo ao Saldanha,hoje estabelecimento da Zara.
Alguns esclarecimentos sempre ao dispor.

Reply

Direct link:

Família Mantas

#389561 | JoãoMantas | 24 feb 2018 18:47 | In reply to: #192573

Caro,
O César Augusto Mantas, meu avô paterno, não era do ramos de Estremoz. Pouco fiquei a saber da origem da família do meu avô, apesar de o ter conhecido. Nasceu na aldeia Seixo Amarelo, zona da Guarda e veio vier para Lisboa ainda pequeno com uma irmã, a minha tia Palmira Mantas. O meu Avô estabeleceu-se em Belém onde tinha uma loja de roupas e foi sócio fundador do Belenenses. Agradeço alguma informação de interesse sobre a família. podem contatar ao Email joaomantas@me.com

Reply

Direct link:

Família Mantas

#453396 | Etraud | 07 apr 2024 15:20 | In reply to: #192518

Conheçi
César Mantas na Guarda
Foi casado em 2 casamento com Laurinda Martins Mantas .
Gostava de saber mais pormenores sobre esta familia

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 30 apr 2024, 06:57

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen