Familia de Henrique Xavier dos Sanctos
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil
Familia de Henrique Xavier dos Sanctos
Na Vila de Nossa Senhora do Desterro, Ilha de Santa Catarina, Brasil, fixaram-se dois homens com este nome, porém com identidades bem diferentes. Gostaria de saber mais sobre este sobrenome: Xavier dos Sanctos.
ReplyDirect link:
Xavier dos Santos
Cara Maria M Luz,
Como pôde constatar por si mesma, a 'coincidência de apelidos' não significa de todo pertença à 'mesma família'. Mais a mais com dois apelidos tão comuns como Xavier e Santos (esqueça a grafia antiga).
O primeiro é castelhano. Até à canonização de Fr.co X. seria menos comum. A partir daí passou também a ser uma aposição religiosa, ou posteriormente um apelido 'votivo' como o segundo (Santos). Ambos estão universalmente presentes pelo mundo cristão luso-castelhano e não há no fundo nada que ligue os núcleos familiares desses apelidos, senão a mera coincidência na devoção ou costumes de algum dos antepassados.
Em suma, 'Xavier dos Santos' ou 'dos Santos Xavier' pôde e pode aparecer em qualquer parte da cristandade lusitana em qualquer momento da história (depois de 1600). Se quer saber como os Henriques acabaram com esse acrescebto, é fazer-lhes a pesquisa de ancestrais. Só esse processo a irá esclarecer.
Nota: o mais provável é os antepassados mais remotos dos Henriques terem como apelidos outra combinação qualquer. Os apelidos em Portugal andaram a variar de pai para filho ao longo dos séculos.
Cumprimentos.
Do Victor Ferreira
Direct link:
RE: Xavier dos Santos
Prezado Victor Ferreira.
Agradeço sua simpática resposta a minha indagação. Para nós brasileiros ainda é muito difícil encontrarmos o "início do fio desta meada", referindo-me aqui a buscas sobre a nossa ancestralidade portuguesa. Todo o litoral catarinense (Estado de Santa Catarina) foi colonizado por portugueses, açorianos, na maior parte, mas temos muitos descendentes de portugueses continentais. Para deixar uma história de vida de famílias iniciei um estudo genealógico, entretanto fui me extendendo tanto que tenho mais de 20 famílias catalogadas. Quase todos cheguei ao nome do imigrante. Dali para tras é muito dificil encontrar dados. Do meu lado português, estudei as famílias de Seraphin Francisco da Costa, Miguel Vieira de Melo ( Terceira), Francisco Xavier do Rego (Beja) casado com Anna Joaquina Lobo (Óbidos),José Pereira da Silva (alferes no Rio de Janeiro (+ ou - por volta de 1740), João do Rego (Pernambuco), Francisco Ferreira da Cunha , em solo catarinense desde 1764 (Lisboa ?), João Capistrano do Rego Lobo... Como vê são muitos ramos familiares para buscar algum subsídio sobre seu "modus vivendi" em solo Português. Qualquer ajuda é muito benvinda. Um grande abraço. Maria
Direct link:
Catarinenses de origem portuguesa
Cara Maria M Luz,
Conheço bem a emigração portuguesa para o Sul do Brasil. Boa escolha a desses portugueses! Não desfazendo dos outros 'Brasis', esse é o meu preferido.
Sobre os seus 'pioneiros', pois é, muita gente, apelidos interessantes (Rego Lobo, Vieira de Melo), mas ... a minha cara tem um trunfo excepcional nas mãos (pelo menos sobre alguns deles): a origem geográfica, coisa a que raramente se faz referência nos documentos no país de destino (excepto em documentos como escrituras e testamentos, documentos de viagem ou consulares). Como os conseguiu?
Em especial no continente - Beja, Óbidos, Lisboa - se tem datas que permitam abrir uma janela temporal para cada um deles e quiser partilhar a informação, pode-se tentar contactar com os Arquivos Distritais dessas localidades e começar uma busca nos paroquiais. Já tinha ouvido falar nos Distritais, presumo. Ou não?
Cumprimentos do Victor Ferreira
Direct link:
RE: Catarinenses de origem portuguesa
Caro Vitor Ferreira. Já ouvi falar sim dos Arquivos Distritais. Só não sei se devo fazer estas buscas através de site da internet (e-mail) ou via correio (carta). Agradeço sua resposta e fico aguardando mais esta. Até a próxima. Um abraço. Maria
ReplyDirect link:
RE: Catarinenses de origem portuguesa
Cara Maria M Luz,
Pode tentar comunicar com os Arquivos pelos contactos que estão no site do Instituto dos Arquivos de Portugal - Torre do Tombo (IANTT). Estão lá todos. Procure o site escrevendo IANTT ou por extenso. Na coluna à esquerda tem o link para Arquivos e vá procurando até chegar à lista. Óbidos é um Concelho (município) que fica no Distr. de Leiria. Beja é um Distrito. Pelo que tem que pesquisar nos dois distritais. Só que ... convém saber, no primeiro a freguesia de origem, e no segundo, o Concelho e a seguir a reguesia.Se não souber, tem que procurar nas dezenas ou centenas de livros de todos os concelhos de Beja e nas dezenas de livros de todas as freguesias de Óbidos (tem as datas de nascimento, não tem?...).
Não lhe dou o link da página porque as regras deste site não o permitem. Se não conseguir, diga.
VF
Direct link:
RE: Catarinenses de origem portuguesa
Sr. Vitor.
Volto ao assunto anterior para lhe responder a uma indagação sua que me ficou despercebida. Encontrei a citação das localidades (Beja, setubal, Óbidos) os Livros do Arquivo Eclesiástico de Santa catarina, em Florianópolis. Livos de batizados e casamentos. Procuro colocar todos os dados que encontro sobre a pessoa pesquisada. Um grande abraçio Maria.
Direct link:
RE: Catarinenses de origem portuguesa
Cara Maria M Luz,
Duas coisas a acrescentar:
- Setúbal também tem o seu Arquivo Distrital (também é Distrito). Então 'e vão três' os Distritais para onde deve escrever: Setúbal, Beja e Leiria (para Óbidos);
- e não é Instituto dos Arquivos de Portugal, mas sim Instituto dos Arquivos Nacionais - Torre do Tombo.
Relembro-lhe que, sem uma referência à freguesia de origem (no mínimo o Concelho, ou Município) é trabalhoso chegar aos registos, e mesmo assim se dispuser de datas de nascimento/Baptismo. Sem datas e sem freguesia é coisa para perder semanas de pesquisa diária, ou pagar a quem o faça por si.
Outra hipótese é pesquisar nos centros da organização americana mais conhecida como 'os mórmons', que microfilmaram os livros quase todos do país. Mas novemente, prepare-se para horas de pesquisa em dezenas, senão centenas de Freguesias, tendo em conta que para Beja e Setúbal só sabe o Distrito (mais ou menos equivalente a 'Estado' no Brasil)
Cumprimentos. VFerreira
Direct link:
RE: Catarinenses de origem portuguesa
Encontrei hoje uma referênic oa sobre Enriques Xavier dos Santos. Há duas indicações em documentos diferentes. Um deles cita que Enriques Xavier dos Santos é da freguesia de São Mateus, na Ilha Terceira. O outro que ele é da Graciosa. E a confusão ficou ainda maior.
Será que nesta ilhas há famílias com este sobrenome? Aí uma resposta para um grande conhecedor de genealogia das Ilhas. Um abraço. Aceito manifestações. Maria
Direct link:
RE: Catarinenses de origem portuguesa
Cara Maria M Luz,
Pelos vistos, e como diz o ditado, "a cada cavadela, uma minhoca".
Já encontrou mais uma origem a juntar às outras três.
Mas é assim mesmo: quando se pesquisa, encontra-se.
As ilhas não são assim tão grandes, e há Arquivos Distritais. Procure no site que lhe indiquei e mande as suas mensagens mail para os Distritais.
Não esteja à espera que um 'especialista das ilhas' descubra este seu Tópico (que por acaso tem um título que as últimas pessoas que atrairá serão os ditos ilhéus) e venha em seu socorro. Ou investiga V. mesma ou vai à procura deles fazendo pesquisa neste Forum. Como? No espaço ao lado do Todas as Salas, aqui em cima, escreve uma palavra-chave do tipo 'Graciosa' ou 'Terceira', ou 'Açores'. Muda para 'Mensagens' ou deixa 'Tópicos', manda pesquisar e abre os milhentos tópicos que lhe vão aparecer. Lê as mensagens e descobre quem são de facto esses 'especialistas'.
Cumprimentos. VF
Direct link:
RE: Catarinenses de origem portuguesa
Caro VF,
Você trem sempre uma palavra de estímulo e assim faz com que a gente não perca as esperanças de chegar não onde se deseja mas onde se pode e deve. Obrigada por estas palavras. Um abraço. Maria
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 23 nov 2024, 22:33