Manoel Pereira Rodrigues
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias
Manoel Pereira Rodrigues
Ola Ana!
Meu tataravô, de nome Manoel Pereira Rodrigues, desembarcou em Santos - SP no dia 05 de julho de 1895 com a idade de 37 anos.
Não sei qual é a freguesia mas minha bisavó sempre cantava uma musica chamada COIMBRA que ela sempre dizia que era o nome da terrinha do seu pai.
Como eu poderia, de alguma forma, descobrir onde ele nasceu, ou requerer uma busca a respeito dele.
No caso, ele nasceu em 1858 em Coimbra.
Agradeço por qualquer informação.
Thiago Santos.
Direct link:
RE: Manoel Pereira Rodrigues
Olá Thiago Santos
Enquanto a "Ana" não lhe responde, deixe-me dizer-lhe que no site do Museu da Imigração, de São Paulo, fazendo-se a pesquisa online, consta o nome Manoel Pereira Rodrigues, como tendo vindo sozinho de Portugal, em 7 de maio de 1895 e não em 5 de julho de 1895. Como você pode ver há apenas inversão do dia e do mês. Possivelmente trata-se do seu parente. Ele veio sozinho? Entrando em contato com eles e pedindo uma Certidão de Desembarque, ou um Certificado, pode ser que você descubra mais algum detalhe da "terra" (freguesia) dele, porque só com "Coimbra" vai ficar difícil.
Para confirmar entre no site do Museu do Imigrante e digite o sobrenome Rodrigues. Não coloque os outros dados, como nome e datas, porque isto tem inviabilizado qualquer pesquisa no site. Você verá toda a relação de pessoas com o sobrenome Rodrigues que desembarcaram em São Paulo.
Marli Ribeiro
São Paulo
Direct link:
RE: Manoel Pereira Rodrigues
http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br/
Entrar em "Pesquisa de Nomes - Pesquisas on-line"
Direct link:
RE: Manoel Pereira Rodrigues
Caro Thiago
Enganei-me na interpretação da data! Para mim não há dúvida de que trata-se sim do seu parente. Mas isto não deve ser novidade para você. Eu tenho a curiosidade de saber quais os "detalhes" que trazem uma Certidão ou Certificado de Desembarque. Será que consta a freguesia?
Marli Ribeiro
São Paulo
Direct link:
RE: Manoel Pereira Rodrigues
eu que inverti eu ja possuo estes documentos mas nao tem dados suficientes para efetuar quaisquer buscas...
eu que devo ter invertido a data, eu ja solicitei este documento como disse.
Entao confirmando, Ana, ele veio no dia 07 de maio de 1895.
Aguardo retorno e Marli, muito obrigado Por sua atençao.
Thiago Santos
Direct link:
RE: Manoel Pereira Rodrigues
Não Thiago, desculpe-me por insistir, mas você estava certo. Compare com as outras datas da relação de desembarcados. É mesmo 5/7/1895. Desculpe-me tê-lo induzido a erro.
Marli
Direct link:
RE: Manoel Pereira Rodrigues
bom tem o campo freguesia mas o do meu parente nada consta...
meu msn thiagoedanivr4ever@hotmail.it
qualquer coisa...
Direct link:
RE: Manoel Pereira Rodrigues
Corrigindo Ana... a data realmente é 05 de julho de 1895...
ReplyDirect link:
RE: Manoel Pereira Rodrigues
Olá, Thiago.
Li as mensagens do seu tópico e espero que consiga as informações detalhadas acerca do seu trisavô português.
Apenas uma pergunta, se não for indiscrição: você está em busca dessas informações do seu ascendente português com vistas a iniciar um processo de obtenção da cidadania portuguesa? Se for esse o caso, tenho informações a lhe dar com base na minha própria experiência de bisneto de portugueses, OK?
Abraços,
Kelson dos Santos Araújo
Braga - Portugal
Direct link:
RE: Manoel Pereira Rodrigues
sim isso mesmo.
gostaria de obter a cidadania.
mas faltam os documentos deste meu antepassado...
Direct link:
RE: Manoel Pereira Rodrigues
Prezado Thiago,
Grato pela resposta. Vou oferecer-lhe o meu depoimento a respeito do que aconteceu com o meu processo de Naturalização.
Tenho bisavô e bisavó paternos, ambos portugueses das Freguesias de Guifões e Senhora da Hora, com toda a documentação localizada (nascimento, casamento, passaporte da ida deles para o Brasil), para além de dois outros bisavôs pelo lado materno (porém, ainda não encontrei os documentos destes).
Moro em Portugal já há quase dois anos em apartamento T2 arrendado, sou Licenciado em Letras - Português/Inglês e, actualmente, tiro um Mestrado em Educação na Universidade do Minho.
Apresentei cartas de referência de vários amigos nacionais portugueses, inclusive do Professor Catedrático, Coordenador do meu Curso de Mestrado, a atestarem os meus fortes vínculos já estabelecidos com Portugal e os nacionais portugueses, tenho confortável situação financeira, investimentos na Bolsa de Valores portuguesa, carro novo próprio, demonstrei sem sombra de dúvidas a minha vontade de estabelecer-me definitivamente em Portugal e abrir uma empresa de traduções técnicas, inclusive contratando profissionais tradutores portugueses para trabalharem em parceria comigo, porém, nada disso foi suficiente para o deferimento do meu processo de Naturalização junto à Conservatória dos Registos Centrais.
O Exmo. Sr. Conservador-Auxiliar atestou que o processo foi todo instruído correctamente, mas exigiu-me o período mínimo de seis anos de residência no país como condição principal para o efeito.
A Conservatória dos Registos Centrais (para onde são remetidos todos os processos de naturalização/cidadania, quer tenham sido iniciados nos Consulados quer em Portugal) é implacável nos indeferimentos dos processos de bisnetos, não abrindo mão do período mínimo de seis anos de residência em Portugal.
A não ser que apareça um testemunho de algum bisneto que conseguiu naturalizar-se antes de ter os seis anos no país, e sob quais condições, continuarei a acreditar que não adianta aos bisnetos e a outros com ascendentes anteriores a bisnetos perderem tempo e dinheiro com um processo de naturalização pois, ao final, depois de meses de espera angustiante, acabarão se decepcionando.
Melhores cumprimentos,
Kelson dos Santos Araújo
Braga - Portugal
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 30 nov 2024, 17:29