Torre do Tombo recebe espólio dos Lobo Salema
This topic is classified in rooms: Arquivos | Pessoas
Torre do Tombo recebe espólio dos Lobo Salema
Notícia do DN de hoje 01.05.2008
O embaixador Pinto da França doou o espólio da família ao Arquivo Nacional Torre do Tombo, cuja documentação se inicia em finais do século XIV e vai até 1971. São 59 caixas, 1628 documentos em pergaminho e papel e mais dois livros de registos de contas: dos criados e do conselho da fazenda, as finanças da época.
A doação foi negociada durante um ano, a partir do momento em que o diplomata escreveu ao director da Torre do Tombo. "Queria assegurar que a memória da família fosse preservada", conta ao DN, Silvestre Lacerda, que achou o espólio "de grande interesse", e aceitou as condições da "doação com reserva de usufruto", ou seja, esta só ficará disponível ao público quando o seu proprietário falecer.
"Ainda quero gozar o arquivo, porque veio parar às minhas mãos há seis anos", justifica ao DN o embaixador, recordando como isso aconteceu. "Estávamos em 1964 numa festa de família quando perguntei se existiria algum arquivo. Logo me respondeu uma parente, dizendo que estava com ela, queixando-se que não sabia o que lhe fazer, ocupava 60 gavetas. Eu disse-lhe que tomava conta dele." Muito tempo passou desde este dia. Pinto da França era um jovem a lançar-se na carreira diplomática, sempre distante de Portugal. Entretanto, a imensa documentação foi catalogada e inventariada ao longo de 30 anos por Nuno Daupias.
No dia 7, pelas 18.30, é assinada a doação e inaugurada a mostra documental do espólio. "O pior é que não posso convidar os 6oo membros que actualmente pertencem à família", diz o embaixador. Na exposição estarão documentos significativos, como o Livro dos Criados (1821-1827), em que se diz que continua a ser pago o salário da cozinheira que perdera o paladar.
Este espólio tem documentos da família Gama Lobo Salema (que pertencem aos Gamas de Olivença, descobridores do caminho marítimo para a Índia), que foram escrivães das Casas da Índia e da Mina, nos séc. XVI e XVII. Nos séculos XVIII e XIX exerceram funções de secretários do Conselho da Fazenda. Os Salema ocuparam cargos de administração, como o de tesoureiro-mor do reino.
Últimas doações
A última doação à TT foi a do arquivo do ex-ministro do Ultramar, Silva Cunha. "O espólio esteve bastante tempo à guarda da Universidade Portucalense e agora fizeram o auto de doação", diz o director da TT. Antes, tinha sido entregue o espólio literário de Armando da Silva Neves, poeta, escritor e jornalista. "Todas as doações foram feitas este ano. Tivemos também o depósito do arquivo da família Saldanha Albuquerque e Castro Riba Fria Penamacor Lima e Melo Falcão Trigoso, interessante por estar associado ao vice-rei da Índia."|
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 23 nov 2024, 21:54