Drª Natércia Crisanto

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos | Arquivos

Drª Natércia Crisanto

#196229 | Pedro França | 13 mag 2008 01:01

Caros confrades:

Alguém saberá dizer algo sobre a ascendência Soares de Albergaria, de Laurinda Natércia de Albergaria Pereira Crisanto, esta grande senhora da cultura, das letras e de grandes causas políticas e humanitárias, que marcou uma época nomeadamente na cidade da Figueira da Foz?
Foi onde a conheci pessoalmente e com quem convivi de perto não só pelas afinidades académicas como também sociais, já que os seus dois filhos (o Gonçalo e o Francisco que nunca esquecerei), pertenceram ao Agrupamento 235 do Corpo Nacional de Escutas, ao tempo em que eu era dirigente do mesmo...
...Sempre prestativa, solícita, esteve presente num acampamento que realizei em Avô (Oliveira do Hospital) com lobitos em 1979. Aí conheci parte de sua família pois aí tinha casa também: um irmão, creio que de nome Augusto, e sua mãe, Srª D. Júlia. A distância no tempo e o meu afastamento do convívio figueirense, há já largos anos, levam a que acabe por involuntariamente omitir algo a respeito...
Era casada com o Dr. José Roque Crisanto, também formado em História e professor da mesma área académica na EB 2/3 João de Barros, na Figª da Foz.
Agora, volvidos dois anos sobre o seu falecimento, aproveito para deixar esta pequena retrospectiva sobre quem foi esta senhora e peço desde já desculpas ao periódico "O Figueirense", pelo plágio:

"Aos 58 anos de idade (a 25 de Fevereiro de 2006), faleceu Laurinda Natércia de Albergaria Pereira Crisanto. Aconteceu no último sábado, após prolongada doença do foro oncológico, no Hospital Distrital da Figueira da Foz, onde estava internada.
Natércia Crisanto era natural de Luanda (nascera em 1947), mas vivia há já 40 anos na Figueira da Foz. Casada, tinha dois filhos e um neto. Era licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e pós-graduada em Ciências da Educação, especialidade de Orientação Pedagógica, pela Universidade de Aveiro. Foi professora de História da Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico Dr. Joaquim de Carvalho, na Figueira da Foz, depois de ter leccionado no 1.º Ciclo, no início da sua carreira (Curso do Magistério Primário). Leccionou ainda nos 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário, bem como no Ano Zero do Curso de Gestão e Administração de Empresas da Universidade Católica, Pólo da Figueira da Foz. Foi formadora dos professores do 1.º Ciclo e orientadora de estágio do Ramo Educacional da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Na vertente da educação, Natércia Crisanto era ainda membro da Comissão Directiva Regional da Associação de Professores de História, tendo sido, ao longo de 15 anos, co-autora de manuais de História. Foi também coordenadora e mentora do projecto da Universidade Sénior da Figueira da Foz.
Actualmente, Natércia Crisanto era professora aposentada, mas continuava activa tanto na vida política como na civil. Foi vereadora eleita pelo Partido Socialista à Câmara Municipal da Figueira da Foz no mandato de Pedro Santana Lopes e no primeiro mandato de Duarte Silva, tendo concorrido nas últimas eleições autárquicas à presidência da Assembleia Municipal, órgão onde tinha assento como deputada. Era presidente da Associação Viver em Alegria e da assembleia geral da Sociedade Filarmónica Figueirense, e membro do Lions Clube da Figueira da Foz.
O seu corpo repousou na Capela de Santo António/ Misericórdia-Obra da Figueira, de onde saiu, no passado domingo, o cortejo fúnebre, para o Cemitério Oriental. Centenas de pessoas, figuras públicas da Figueira da Foz e inúmeros anónimos, muitos dos quais seus ex-alunos, aliaram-se ao pesar da família, tornando-se a Capela de Santo António pequena para todos os que quiseram estar presentes no último adeus a Natércia Crisanto. A autarquia da Figueira da Foz decretou, em sua homenagem, dois dias de luto municipal."

Se alguém quiser lançar aqui o seu contributo, desde já agradeço.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Drª Natércia Crisanto

#196300 | JCALD | 13 mag 2008 21:34 | In reply to: #196229

Caro Pedro França:

Já que estamos em maré de plágios aqui vai um resumo do recorte da notícia que veio em «A Comarca de Arganil» de 22-4-2008, assinada M. F.

A Dr.ª Laurinda Natércia de Albergaria Pereira Crisanto nasceu em Luanda a 8-9-1947 e faleceu a 25-2-2006. Era filha de Manuel Pereira, natural do Minho, e de D. Júlia Augusta Soares de Albergaria, da vila da Avô. Com a morte do pai, regressou ainda criança com a mãe a Avô, onde fez a instrução primária. Passou a Coimbra para frequentar o Liceu Infanta Dona Maria e a Escola do Magistério Primário, onde se formou em 1965. Casou a 2-9-1967 com o prof. José Roque Crisanto, seu colega da Escola do Magistério, e fixaram residência na Figueira da Foz. Recomeçou o estudar em 1973 e licenciou-se em História pela Universidade de Coimbra em 1979. Aposentou-se do ensino em 2003.

A família de Natércia Crisanto vem em «Soares de Albergaria», de Manuel Soares de Albergaria Pais de Melo, a págs. 103, mas pouco desenvolvida. A Casa dos Soares de Albergaria de Avô, que se vê ao longe é na praça onde ficava a antiga Casa da Câmara, ao lado do actual edifício da Junta de Freguesia. Deve ser descendente do genealogista João Soares de Albergaria Cabral da Costa e Faro, que vivia nessa casa no princípio do século XX, ou de algum dos seus irmãos.

Um abraço,
José Caldeira

Reply

Direct link:

RE: Drª Natércia Crisanto

#197098 | fefa41 | 19 mag 2008 19:15 | In reply to: #196229

Sr.Prof. Pedro França

Desculpe esta minha insistência mas como não recebi nenhum retorno repito o meu pedido

Caro Confrade

Agradeço desde já a sua disponibilidade para me dar uma ajuda, caso seja possível.
Estou a procurar as minhas ascendências e qual não é o meu espanto, verifico que meu bisavô e seus pais são da Freguesia de Alhadas, Figueira da Foz.
Joaquim Fernandes,casou com Maria Marques de Azevedo,nos ano 1867/1877,casou em Alhadas ou na terra de sua mulher,Monte Redondo, Leiria.Teria nascido penso no ano 1845/1855.

Os pais de Joaquim Fernandes, Sebastião Fernandes e Maria Fernandes, dizem também que são naturais de Alhadas. Se assim for, terão casado em 1845/1855 e nascido entre 1820/1830.

Os pais de Maria Marques de Azevedo,Luís de Azevedo e Maria Marques,dizem ser naturais da freguesia de Monte Redondo,Leiria.

É possível dar-me esta valente ajuda e confirmar estes nascimentos e casamentos? Aguardo uma resposta a este abusivo pedido.
O meu muito obrigado.

Cordiais Saudações.

Fernando de Azevedo

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 04 gen 2025, 02:05

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen