Pussos
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
PUSSOS
Prezados Confrades
Lanço este novo tópico no intuito de trocar informações sobre naturais de Pussos.
Sei que no passado, os nomes: Morgado; Ferreira, Simões; Jesus, entre outros, se cruzaram e interligaram várias vezes.
Eu mesmo, através de uma curta pesquisa (devido à falta de tempo), pude constatar esse facto através da consulta de alguns livros no Arquivo Distrital de Leiria.
Agradeço que os confrades com informações sobre este assunto e/ou ancestrais desse lugar se manifestem.
Muito Agradecido
Martins
Direct link:
RE: PUSSOS
Caros confrades,
De Pussos apresento os dados que tenho.
Partilho as informações que até agora consegui encontrar sobre LUÍS MARIA DOS SANTOS e a sua esposa MARIA DA CONCEIÇÃO (OU MARIA DE JESUS), pais de ROSARIA MARIA, b. em Pussos (Alvaiázere) a 19-11-1849, f. em Alqueidão (Olalhas-Tomar) a 22-05-1893. Casou com JOÃO MARTINHO ROSA, b. em Olalhas (Tomar) a 26-09-1822, f. a 07-10-1892, filho de José Martinho Rosa e de sua mulher Joaquina Maria, neto paterno de António da Rosa e de sua mulher Antónia Maria, do Alqueidão, Olalhas (Tomar), neto materno de Estêvão José Nunes, de Infestinos, Pias (Ferreira do Zêzere) e de Maria Pinheiro, do Alqueidão, Olalhas (Tomar). Viveram em Alqueidão (Olalhas-Tomar).
Pode ser que interesse a alguém, e pode ser que alguém tenha outras informações.
Antepassados de Luís Maria dos Santos:
I Rodrigo dos Santos (Relvas, Maçãs de Caminho, Alvaiázere) ∞ Maria Silveira (Relvas, Maçãs de Caminho, Alvaiázere).
II João dos Santos (o Moço), (Relvas, Maçãs de Caminho, Alvaiázere) ∞ Maria da Silveira (Maçãs de Caminho, Alvaiázere), filha de Domingos João (Casais, Maçãs de Caminho, Alvaiázere) e de Mariana Silveira (Casais, Maçãs de Caminho, Alvaiázere).
III Francisco dos Santos (*19.12.1775, Relvas, Maçãs de Caminho, Alvaiázere) ∞ 27.11.1798 (na Capela de NªSrª do Rosário do Carvalhal, Pussos, Alvaiázere) Joana Maria (*Carvalhal (ou Sobreira do Carvalhal), Pussos, Alvaiázere), filha natural Teodósio Vaz da Silveira (Arega, Figueiró-dos-Vinhos ou Carvalhal ou Sobreira do Carvalhal, Pussos, Alvaiázere), solteiro, e de Teresa Maria (Venda do Henrique, Arega, Figueiró-dos-Vinhos), Solteira.
IV Luís Maria dos Santos (B. Pussos a 15.04.1806, Carvalhal, Pussos, Alvaiázere/ † 25.05.1887, no Alqueidão, Olalhas, PP. de Bap.: Luís de Magalhães Mexia Macedo Bulhões e NªSrª do Rosário)
Antepassados de Rosaura Maria:
I Manuel Alves (Seia) ∞ 31-12-1724 em Seia Maria Rebelo da Trindade (ou Maria Rebela) (b. em Seia a 01-12-1703). (tenho mais dados sobre a genealogia destes antepassados de Seia)
II Bernardo Alves da Trindade (ou Bernardo Alvares) (Bap. 07-11-1741Seia, Seia, † 19.05.1802) ∞ Joana Maria (Bap. 11.07.1734, Pombaria, Alvaiázere, Alvaiázere, † 27.08.1806), filha de Manuel Alvares (Bispos, Pussos, Alvaiázere) e de Joana Maria (Bap. 16.02.1707, Pombaria, Alvaiázere), neta paterna de Domingos Álvares e de Maria João (Moradores em Bispos, Pussos, Alvaiázere), neta materna de João Fernandes e de Isabel Luís (Moradores em Pombaria, Alvaiázere).
III António Alves (ou Alvares) (*10.04.1775, Pombaria, Alvaiázere) ∞ Joana Maria (ou Joana Madalena de Carvalho) (*Carvalhal, Pussos, Alvaiázere), filha de José Carvalho (Horta do Barbas/Bispos/Carvalhal, Pussos, Alvaiázere) e de Maria Madalena, neta paterna de Leonardo Gomes de Carvalho e de Mariana Josefa (moradores em Casal Novo, Pussos, Alvaiázere), neta materna de Manuel Alves e de Maria Antunes (moradores em Bispos, Pussos, Alvaiázere).
IV Maria da Conceição (ou Maria de Jesus) (*16.11.1817 (B.25.11.1817), Carvalhal, Pussos, Alvaiazere).
A identidade dos pais de Joana Maria, esposa de Francisco dos Santos, continua um mistério.
Os diferentes registos dão diferentes informações sobre a naturalidade do pai natural de Joana Maria, Teodósio Vaz da Silveira, solteiro, que aparece como sendo da Arega, Figueiró-dos-Vinhos, ou do Carvalhal ou Sobreira do Carvalhal, Pussos, Alvaiázere, o que dificulta uma investigação segura. Nesta zona a combinação “Vaz da Silveira” não é raríssima, e pessoas com o nome de Teodósio Vaz da Silveira também podem existir várias. A mãe, Teresa Maria, também solteira, aparece como sendo natural da Venda do Henrique, Arega, Figueiró-dos-Vinhos, mas ainda não tive oportunidade de estudar os registos desta paróquia.
Destas pessoas descendem hoje certamente todas ou quase todas as pessoas da freguesia de Olalhas que usam o apelido Martinho Rosa, ou simplesmente Martinho, já que João Martinho Rosa e Rosaura Maria tiveram 8 filhos… e pelos antepassados de Seia, descendem de Rebelos, Fragosos, Tinocos, Figueiredos, etc., tudo gente da Serra da Estrela e das suas cercanias…
Cumprimentos
Fernando António
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 27 nov 2024, 11:04