Familia Luís

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Familia Luís

#200871 | mona_lisa | 18 giu 2008 17:18

Olá, eu sou uma interessada em genealogia e heráldica, e gostaria de saber se alguém me poderia dar informações acerca das Origens da família Luís na zona do Porto..


cordialmente, ´
Cátia Pereira

Reply

Direct link:

Familia Luís

#200967 | salen | 19 giu 2008 18:45 | In reply to: #200871

Cara participante C. Pereira,
Se é interessada em genealogia e heráldica, acrescente por favor estes pequenos contributos ao seu saber. Talvez a ajudem na sua pesquisa:
- sendo 'Luís' um nome cristão e, como apelido, um patronímico relativamente frequente por todo o território, é bem provável que existam na região do Porto vários grupos familiares com esse apelido e sem que tenham nada a ver uns com os outros;
- a genealogia passa muitíssimo bem sem a heráldica.
Genealogia todos têm. Todos têm pais, avós, bisavós, uns mais «conhecíveis» que outros, haja visto algumas pessoas não saberem a sua filiação (e mesmo assim considero legítimo para efeito de memória e resgate ao esquecimento assumir-se a genealogia das famílias de adopção, não fosse essa uma prática velha de milénios!).
Armas, como deve saber, apenas uma minoria absolutamente vestigial da população teve. Só têm Armas as pessoas (e não as 'famílias') a quem elas foram dadas por um Rei. Só as podem ostentar os descendentes se elas as foram confirmadas, a partir de um ancestral que comprovadamente as recebeu de um Rei. Como parece que não há Rei em Portugal, e que não se concedem novas Armas, às Armas, ou se tem o 'direito' de as ter e usar, ou não se tem. E isso é uma coisa com que já se nasceu. Ou não;
- a heráldica também passa bem sem a genealogia.
Ninguém a impedirá de gostar das regras, dos adornos, elmos, coronéis, das formas à maneira alemã, à maneira italiana, etc. que estão associados aos aspectos artísticos, decorativos da heráldica. Se eventualmente descobrir umas Armas de alguém de apelido 'Luís' que tenha sido nobilitado e a quem tenham sido concedidas Armas, mesmo que nada tenha a ver consigo, e tendo, nem que o próprio as tenha recebido por apenas uma vida, sem as passar a descendentes, e quiser bordá-las numas almofadas, num tapete, num anel, onde for, ninguém tem nada a ver com isso. E assim a Srª também não se importe de ser alvo da apreciação (eventualmente crítica) de quem tenha destas coisas o mesmo entendimento que estou a partilhar consigo (há os que não têm, benza-os Deus).
- outro ponto: 'a zona do Porto'. Veja se limita isso um bocado. Cada vez mais a 'zona do Porto' é quase todo o Norte litoral, do Norte de Aveiro até Viana do Castelo, e para dentro até sei lá onde pelo Douro acima. Porto quê? Distrito? Concelho? Alguma Freguesia em especial? Alguma localidade? Aldeia? Bairro nas zonas urbanas?
- finalmente: 'Luíses' de que século? XIX? XV? Uns nomes de pessoas e datas ajudam.
Os meus melhores cumprimentos e espero ter podido contribuir para que formule o seu pedido em ordem a mais facilmente conseguir uma resposta adequada.
Victor Ferreira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 21 giu 2024, 21:29

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen