Registo paroquiais de Alvoco/Loriga

This topic is classified in rooms: Arquivos | Regiões | Pessoas | Famílias

Registo paroquiais de Alvoco/Loriga

#200889 | Raquelis | 18 giu 2008 20:22

Caro Filipe Rogeiro

Na continuação das mensagens trocadas no tópico "registos paroquiais de Unhais" e, como o assunto não tinha a ver com aquela Vila, venho informá-lo que encontrei o registo de casamento de Manuel dos Santos/Joana Maria em 5.11.1763 (Alvoco da Serra).

Manuel dos Santos é, de facto da Loriga, filho de António Rolão ou Roldão e Maria dos Santos. Só na continuação da leitura dos assentos da Loriga teria a certeza do apelido que se lê muito mal.

Quanto a Joana Maria é filha de Bernardo Lopes (Crespo) n.25.11.1705 e Maria Fernandes n. 25.9.1700, n.p. de Bernardo Lopes/Catarina Duarte, n.m Manuel Lopes Diogo/Ana Fernandes, b.p. Manuel de Sá (Lamego)/Domingas Brás(Unhais) e Cosme Duarte e Maria Duarte (Alvoco); b.m. Diogo Lopes da Silva/Maria Jorge (Loriga) e Sebastião Fernandes/Isabel Gonçalves.

Tenho ainda 3 casais de trisavós, 2 casais de tetravós e 1 casal de pentavós.

Trabalho com o "Family tree maker". Se tiver este programa posso remeter-lhe este ramo ou convertê-lo em "Paf"

Com os meus cumprimentos,

Raquel Diogo

Reply

Direct link:

RE: Registo paroquiais de Alvoco/Loriga

#241172 | jaferro | 05 ott 2009 16:50 | In reply to: #200889

Cara Raquel Diogo,

Estou a investigar a família Duarte de Alvoco da Serra, meus antepassados, através de Ana Duarte, filha de Lourenço Duarte, que casa com Francisco Pires, de Alvoco das Várzeas, por volta de 1685, em Alvoco da Serra (não encontrei o referido registo nos RP on-line de Alvoco das Várzeas).

O referido Lourenço Duarte tem ainda as seguintes filhas: Catarina Duarte e Isabel Duarte.

Tem informações sobre estes Duartes? Certamente estarão relacionados com os Duartes que refere na sua mensagem.

Os nossos caminhos genealógicos vão-se cruzando e entrelaçando em torno da Cordilheira Central... :)

Meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Reply

Direct link:

RE: Registo paroquiais de Alvoco/Loriga

#241175 | evieira | 05 ott 2009 17:38 | In reply to: #241172

Caro José Fernandes Rodriguez


Francisco Pires, n.Alvoco das Várzeas, filho de António Pires e Ana Gaspar, c.4.5.1687 em Alvoco da Serra, Seia, com Ana Duarte, filha de, filha de Lourenço Duarte e Ana Duarte, deste lugar.

Eu descendo da filha deste casal Mariana Duarte. Encontrei ainda mais seis baptismos de irmãos. Por curiosidade Isabel e Catarina, gémeas, bp.16.12.1693.

Bem me parecia que algures teríamos antepassados em comum nesta região:)

Cumprimentos,
Edmundo

Reply

Direct link:

RE: Registo paroquiais de Alvoco/Loriga

#241178 | jaferro | 05 ott 2009 18:03 | In reply to: #241175

Cara "prima" Raquel Diogo,

Muito obrigado pela sua importante mensagem, pois para além dos dados, encontramos mais uma ligação familiar.

Também descendo da Mariana Duarte, que casou com João Nunes Anta, em 08.02.1725, em Alvoco das Várzeas, filho de Manuel Nunes, de Galizes e Natália Gonçalves, Carvalha, Penalva de Alva.

Coloquei no fórum a ascendência da referida Natália Gonçalves na seguinte mensagem/tópico:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=241161#lista

O confrade Edmundo Vieira também descende do casal Mariana Duarte e João Nunes Anta, como pode ver no mesmo tópico.

Um dia em cheio!

Com consideração e estima,

José Fernandes Rodriguez

Reply

Direct link:

RE: Registo paroquiais de Alvoco/Loriga

#241181 | jaferro | 05 ott 2009 18:12 | In reply to: #241178

Caro Edmundo,

Desculpa a confusão! Pensei que apenas me tinhas respondido no tópico de Penalva.

Pois é! Vivemos numa aldeia, pois somos vizinhos e primos com um hiato de centenas de anos.

Como também descendo dos Gouveia, Britos, Marques, Lopes, etc de Loriga, Vide, Gondufo e mais além, podes ter a certeza que os nossos passados genealógicas se cruzam mais vezes.

Abraços,

Zé Rodriguez

Reply

Direct link:

RE: Registo paroquiais de Alvoco/Loriga

#241182 | jaferro | 05 ott 2009 18:12 | In reply to: #241175

Caro Edmundo,

Desculpa a confusão! Pensei que apenas me tinhas respondido no tópico de Penalva.

Pois é! Vivemos numa aldeia, pois somos vizinhos e primos com um hiato de centenas de anos.

Como também descendo dos Gouveia, Britos, Marques, Lopes, etc de Loriga, Vide, Gondufo e mais além, podes ter a certeza que os nossos passados genealógicas se cruzam mais vezes.

Abraços,

Zé Rodriguez

Reply

Direct link:

RE: Registo paroquiais de Alvoco/Loriga - Lourenço Duarte

#241367 | Raquelis | 07 ott 2009 23:17 | In reply to: #241172

Caro José Fernandes Rodriguez

Como vão essas investigações em Oliveira do Hospital? Eu, agora, tenho andado à volta de Penalva de Alva ....

Quanto ao casal Lourenço Duarte/Ana Duarte, não consegui saber quem são os pais pois não encontrei o registo de casamento.

Ana Duarte (mãe) morreu no Alvoco em 1 de Agosto de 1721.

A sua Ana Duarte (filha) casou no Alvoco a 4.5.1687 com Francisco Pires de Alvoco das Várzeas, filho de António Pires e Ana Gaspar.
Não tenho registo de filhos no Alvoco.

Do casal Lourenço Duarte/Ana Duarte tenho ainda:

- Manuel Duarte c.c. Maria Luisa das Neves em 10.9.1689 - filha de Simão Aparício/Domingas Luís (meus 9ºs avós); (Registei 4 filhos)
- Maria Duarte c.c. Manuel Duarte de Manteigas em 27.5.1686. Não tenho registo de filhos:
- Brásia Duarte c.c. Manuel Francisco em 25.6.1695, filho de Manuel Francisco e Maria Aparício (meus 8ºs avós). (Registei 9 filhos);
- Isabel Duarte c.c. Manuel Aparício em 17.9.1693- filho de Simão Aparício e Domingas Luís (também meus 9º avós); (Reg. 3 filhos)
- Catarina Duarte n. a 27.6.1677.

Comtinuação de boas investigações!

Com os meus cumprimentos,

Raquel Diogo

Reply

Direct link:

RE: Registo paroquiais de Alvoco/Loriga - Lourenço Duarte

#241369 | jaferro | 07 ott 2009 23:32 | In reply to: #241367

Cara Raquel Diogo,

Muito obrigado pela sua mensagem e pela informações que disponibilizou.

Em Penalva de Alva estive entretido ao longo da passada semana e até deixei uma mensagem sobre a ascendência de Natália Gonçalves, da Carvalha.

Tem a certeza que não é da sua ascendente? :)) Se assim fosse, teríamos mais um ramo em comum.

Falando de ramos em comum, deixei uma mensagem no tópico dos paroquiais do Paúl. Encontrei mais um costado - os Lopes - que entronca com o Paúl, centrado nas Relvas, Ourondo.

Em Oliveira do Hospital, estou centrado em Avô, no século XVI/XVII mais precisamente em Moura (da Serra) e no Casal das Poças, que, de acordo com algumas informações que recolhi já não existe, estando em ruinas.

Em Arganil, estou pela Benfeita - Relva Velha e Monte Frio e outros lugares desta freguesia. Com os paroquiais on-line, não há insónias que resistam!

Como poder constatar, ando entretido!!! :)

Meus melhores cumprimentos,

Zé Rodriguez

Reply

Direct link:

RE: Registo paroquiais de Alvoco/Loriga - Lourenço Duarte

#241374 | jaferro | 08 ott 2009 00:03 | In reply to: #241367

Cara Raquel Diogo,

Baptismo de algumas das 6 filhas (são sete, de acordo com o primo Edmundo Simões), do casal Francisco Pires e Ana Duarte, em Alvoco das Várzeas:


Maria, b.30.04.1688
Ana, b28.11.1690
Isabel, b16.12.1693
Catarina, b16.12.1693
Mariana,
Águeda, b.08.12.1700

Cumprimentos,

Zé Rodriguez

Reply

Direct link:

RE: Registo paroquiais de Alvoco/Loriga - Lourenço Duarte

#241519 | Raquelis | 09 ott 2009 13:08 | In reply to: #241369

Caro parente:

Agora ando por Meruge, mas já vi que por pouco tempo pois tenho de dar o salto para Carregal do Sal (Alvarelhos) que estão na origem dos de Meruge e Penalva de Alva.

Ineressante que aqui dá-se o inverso, vêm das serras para a Beira Litoral.

Os meus outros casos da região de Coimbra começam na Beira Litoral e vão para as serras.

Tenho muito que ver em Oliveira do Hospital e Tábua.

Sei o que é isso de"não haver insónias que resistam".....

Um bo trabalho!

Raquel Diogo

Reply

Direct link:

Registo paroquiais de Alvoco/Loriga

#406003 | joaocarreira | 01 ago 2018 10:57 | In reply to: #200889

Bom dia a todos,

Procuro dados sobre alguns ascendentes meus, que eventualmente possam ser comuns a outras pessoas deste Fórum ou Tópico, nomeadamente:

- António Pinto das Neves casado com Custódia Luís de Brito, que nasceram e viveram em Loriga nos finais do Século XVII e princípios do Século XIX, antepassados comuns aos meus avós maternos, Alice Gomes Luís Lages e António Fernandes Carreira;

- Josefa Gomes Aparício de "Almeidinha" Brito (? - 1869), antepassada paterna da minha avó Alice Lages;

- Manuel Francisco de "Pastor" Pina, irmão de um Antonio de Brito Pina (04.01.1771), o primeiro era tretavô paterno da minha avó Alice Lages;

- António Pedroso de Pina (1670 - 1707), pai da avó de Manuel Francisco de "Pastor"Pina que foi Isabel de Pina (Loriga, 01.03.1702 - 20.11.1760);

- João de Gouveia, casado com a referida Isabel de Pina e filho de Catarina Jorge "Vidonha" Gouveia (1655 - 03/1/1729) e João de "Vidonho" Gouveia (1655 - ?)

- Gostava igualmente de saber o nome da esposa de um antepassado de Isabel de Pina, já referida, um António de Aragão, filho de António de Aragão e Pina (1550 - ?) e de Isabel da Fonseca e Pina (1550 - ?) e quais os ascendentes familiares desta senhora;

- Pelo lado paterno da minha trisavó Ana Luís Mendes Jorge, avó paterna da minha avó materna Alice Lages procuro algumas pessoas, nomeadamente:
-- António "O Moço" Gomes (1585 - ?), sogro de Maria Jorge de Gouveia (1627 - 1670 );
--Joana Cardoso de Montalvo (1560 - ?) Natural de Seia, avó paterna Maria Jorge de Gouveia (1627 - 1670 );
-- Francisco de Montalvo e sua mulher Filipa Rodrigues Cardoso (1495 - ?), pai de Jerónimo de Montalvo e avós paternos de Joana Cardoso de Montalvo (1560 - ?)
--Senhorinha Cardoso Álvares Homem (1462 -?), suposta mãe de Filipa Rodrigues Cardoso (1495 - ?);
--Segundo apontamentos da minha avó Alice Lages, Francisco de Montalvo e sua mulher Filipa Rodrigues Cardoso, mas não tenho absolutamente nada sobre estas pessoas, pois não percebo nada de genealogia, mas como já anos antes por aqui deixei uma mensagem, continuo curioso sobre os estranhos apontamentos da minha avó sobre os seus antepassados.

- procuro igualmente os antepassados de uma senhora, também minha ascendente de nome Catarina Mendes de Castelo Branco ( 1571 - 10/03/1675 ), mãe de Gaspar Fernandes «o Novo», esposa de Gaspar Fernandes «o Velho», avó de Maria Mendes ( - 05/01/1705) casada supostamente por duas vezes, sendo eu descendente de Manuel João (Mercador de Lã) b. a 18.05.1681, ( Cas. 6.8.1673).


Previamente grato por qualquer ajuda e com os melhores cumprimentos,

João (Teófilo Lages Moura de Pina) Carreira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 04 lug 2024, 11:00

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen