Local de nascimento

This topic is classified in rooms: Pessoas | Regiões

Local de nascimento

#200902 | israellima | 18 giu 2008 22:25

Olá a todos,

Estou pesquisando a genealogia da família da minha namorada.
Seu bisavo se chamava JOAQUIM BRAGA GEORGE, se alguém tiver informaçoes ou onde devo procurar sobre seu local de nascimento e outras informaçoes ficaría grato.
Cordiais saudaçoes
Israel Alvares

Obs: Nao é confirmado, mas existe a possibilidade de ele ter nascido na regiao de Ponta Delgada.

Reply

Direct link:

Como fazer genealogia (em uma lição)

#200964 | salen | 19 giu 2008 18:07 | In reply to: #200902

Caro participante I. Álvares,
Às vezes ajuda explorar os sites um bocadinho. Deveria ter lido primeiro o texto de Iniciação em:
http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236.
Percebia logo o porquê de a sua questão ser virtualmente 'irrespondível'. Mas vamos lá ver se conseguimos pô-lo em algum caminho eficaz.
Tente transformar essa 'possibilidade' numa coisa mais próxima da 'certeza'.
Comece não pelo tal Senhor, mas ... pela sua namorada. Bem entendido, refiro-me aos documentos: certidões de nascimento dela, e do pai ou mãe e avós da linha que vai dar ao Sr Joaquim Braga George. É aí que poderão estar as informações que procura. E do que está à procura?
a) de uma indicação clara do «lugar de origem» (Distrito, Concelho, Freguesia, Localidade);
b) de uma indicação o mais aproximada possível de «datas», de casamento ou nascimento/baptismo.
Outros papeis também ajudam: testamentos, cartas antigas, envelopes, fotografias com dedicatórias. Mais: falar com os nossos mais velhos pode ser crucial. Algum deles se lembrará de um detalhe, uma festa, civil ou religiosa, uma referência a um acidente geográfico (uma serra, um rio, o mar), uma actividade (a pesca, a floresta, a criação de gado, de que tipo de gado, o fabrico de queijos, enchidos, de um tipo de vinho, etc.).
O que chama 'região de Ponta Delgada' é a Ilha onde a cidade está, S Miguel, nos Açores.
Se não mudaram tudo entretanto, há três Distritos nos Açores, um deles com sede em Ponta Delgada. Aí há um Arquivo Distrital com os registos mais velhos que cem anos e uma ou mais Conservatórias dos Registos Civis onde estarão os mais recentes. Para além disso há as Paróquias (antigamente coincidentes com as Freguesias) e a Diocese que recebe os livros de registos paroquiais.

Mas tudo isso estará à sua espera, com endereços de e-mail, de porta, telefones, etc. apenas e só quando souber ... datas e locais.
E isso V só pode fazer aí onde está. Ao ir ter a um Arquivo antes de saber mais em casa, estará a perder tempo.
Não existe nenhuma base de dados de todas as pessoas que já existiram. Nenhum país tem isso. Muito menos pesquisável via net. Infelizmente talvez. Outros dirão o contrário.
Uma hipótese para essa tentativa nem sempre bem sucedida de 'pesquisa à distância' são os microfilmes da organização americana conhecida como 'os mórmons'. São os livros paroquiais microfilmados de boa parte do território (não sei se também foram às Ilhas). Mas caímos na mesma: se não sabe «quando» nem «onde», não sabe que livros/microfilmes pedir.

Quando tiver esses dados, volte a este seu Tópico (não abra outro) e seguimos para bingo.
Não desanime, e pesquise porque já houve quem começasse com menos dados, todos equivocados, e mesmo assim chegasse a bom termo.

Os meus cumprimentos mais cordiais, bem vindo a este interessante hobby.
Victor Ferreira

Reply

Direct link:

RE: Como fazer genealogia (em uma lição)

#200968 | israellima | 19 giu 2008 19:23 | In reply to: #200964

Caro Victor Ferreira,
Obrigado pelos esclarecimentos, sou realmente iniciante nesse "hobby".
Todo o ramo anterior a minha namorada é facilmente encontrável. sua avó está viva e é filha do Sr. Joaquim George Braga, portugues nativo. Pesquisando em Sao Paulo no Memorial do Imigrante, encontrei um Joaquim George, chegou no Brasil em 1894 sozinho, estou pedindo a certidao de desembarque para Sao Paulo.
Já consegui outros dados sobre o Sr. Joaquim Braga George, tenho sua certidao de óbito, mas infelizmente ali nao consta o local que ele nasceu, só a sua filiaçao.
Joaquim George Braga é filho de Maria do Espirito Santo Braga com Augusto Pacheco George.
Maria do Espírito Santo Braga é filha do 2º casamento do pai de um dos presidentes de Portugal, o Sr. Joaquim Teófilo Fernandes Braga.
Segundo a avó da minha namorada, seu pai, o Sr. Joaquim Braga George, veio de Pontal Delgada, Ilha de S. Miguel, ela nao sabe precisar exatamente de onde.
Obrigado pelos esclarecimentos,
Cordiais saudaçoes
Israel Alvares

Reply

Direct link:

RE: Como fazer genealogia (em uma lição)

#200969 | aeiou2 | 19 giu 2008 19:30 | In reply to: #200968

Caro Israel Alvares,

Se consultar o site dos mormons familysearch encontra vários George dos Açores.
Boa sorte
Cpts
Maria

Reply

Direct link:

Georges

#201014 | salen | 20 giu 2008 09:28 | In reply to: #200968

Caro I. Álvares,
Ora, como vê, o melhor é 'abrir o jogo' logo à partida.
Sendo a Srª d Maria do Espirito Santo meia irmã de Teófilo Braga, penso que basta contactar ou o Governo Regional dos Açores ou Arquivo Distrital de Ponta Delgada para se orientar quanto às freguesias de origem desses Georges e Bragas de S Miguel. Afinal aquilo é uma Ilha.
Vá a um motor de busca qualquer (pode ser o gogg-qualquercoisa) e procure pelo site da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. Em Áreas»Arquivo tem um 'link' para o Cadastro do ARPD. Vai ver que há livros paroquiais desde 1551 até 1905 e que os mais recentes livros 'civis' (Conservatórias dos Registos Civis) vão desde 1911 a 1985. O intervalo entre 1905 e 1911 ou está nas paróquias ou na Diocese (procure pelo site da Diocese de Angra, que fica na Ilha Terceira mas que tem jurisdição sobre todo o arquipélago).
Agora é ir lá, ou começar a usar todos os meios que quiser e puder para conseguir obter os dados que pretende (mails, cartas, telefonemas etc para os contactos que encontrar nos sites)
Como vê, tem o trabalho mais simples que deve ter aparecido no Forum nos últimos meses.
Boa sorte.
VFerreira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 21 giu 2024, 21:39

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen