Baronesa Fanny Sturmfeder

This topic is classified in rooms: Pessoas | Títulos | Cargos | Brasil

Baronesa Fanny Sturmfeder

#201188 | Laurinda | 22 giu 2008 04:51

Gostaria de saber se alguém poderia me fornecer alguma pista da baronesa Fanny Sturmfeder, que foi dama de companhia da Imperatriz Amélia, viúva de D. Pedro IV, em Portugal, e I no Brasil.
Laurinda

Reply

Direct link:

RE: Baronesa Fanny Sturmfeder

#201228 | Monigo | 22 giu 2008 18:36 | In reply to: #201188

Olá Laurinda,

Cládia Witte está a escrever uma nova biografia de D. Amélia, o que queres saber sobre a baronesa exactamente?

Alberto Penna Rodrigues

Reply

Direct link:

RE: Baronesa Fanny Sturmfeder

#201243 | Laurinda | 22 giu 2008 21:14 | In reply to: #201228

Muito obrigada, Alberto Rodrigues


A Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, possui várias cartas escritas pela baronesa Fanny, em nome da Imperatriz Amélia. Tenho procurado informações sobre essa pessoa, para tentar descobrir seu paradeiro e das cartas que ela provavelmente teria recebido em resposta. Se ela escrevia para a Imperatriz, seria possível também que fosse a encarregada de preservar as cartas reebidas. Tudo que consegui até agora são informações desencontradas. Numa delas, diz-se que se tratava de Fanny Cheronet, mestre de música . Outra refere-se a Francisca de Monconble. Afinal, não sei se a baronesa Sturmfeder seria a mesma Monconble e/ou Cheronet. Seja quem for, a Fanny que eu procuro tem alguma coisa a ver com a Baviera.
De qualquer forma, o principal para mim seria localizar a correspondência passiva da Imperatriz Amélia, se é que foi conservada. No Arquivo Imperial, em Petrópolis não se encontra. Já pesquisei lá.

Laurinda

Reply

Direct link:

RE: Baronesa Fanny Sturmfeder

#201274 | Monigo | 23 giu 2008 12:11 | In reply to: #201243

Olá Laurinda,

é melhor você escrever diretamente à Cláudia Witte. O seu endereço dee-mail é andreas.witte@uol.com.br
Você pode dizer que foi o Alberto que te deu o endereço (e eu já lhe escrevi sobre você).
Cumprimentos,

Alberto Penna Rodrigues

Reply

Direct link:

RE: Baronesa Fanny Sturmfeder

#201276 | aeiou2 | 23 giu 2008 12:39 | In reply to: #201228

Desculpe a intromissão, mas Cládia Witte é de descedência Russa? Germano -Báltica?

Desde já agradeço a sua atenção
Cumprimentos

Maria Oom Oliveira Martins

Reply

Direct link:

RE: Baronesa Fanny Sturmfeder

#201300 | Monigo | 23 giu 2008 16:04 | In reply to: #201276

O Witte é de seu marido que é alemão. Vou perguntar para ela se ele é de ascendência Germano-Báltica (houve o ministro Witte do último Czar, não é verdade?)

Alberto Penna Rodrigues

Reply

Direct link:

RE: Baronesa Fanny Sturmfeder

#201311 | aeiou2 | 23 giu 2008 17:16 | In reply to: #201300

Pois é e daí o meu interesse porque somos "relatives".O Ministro Sergei Witte, era primo da mulher de outro primeiro ministro, o Conde Kokovtsov, e essa era minha tia x-avó. Mas tem sido difícil o entroncamento.
Muito obrigada

Maria

Reply

Direct link:

RE: Baronesa Fanny Sturmfeder

#201372 | Monigo | 24 giu 2008 01:51 | In reply to: #201243

@Alberto,

a baronesa de Sturmfeder que acompanhou a Amélia para o Brasil em 1829,
tanto quanto eu sei, se chamava Louise e não Fanny. Nasceu em 1789 e morreu
em 1866. Ela ficou pouco tempo no Rio, voltou para a Europa e se tornou aia
dos arquiduques Franz Joseph e Maximiliano da Áustria. Infelizmente não sei
mais nada sobre ela!

A Fanny Maucomble não era baronesa e foi aia da Amélia e suas irmãs quando
crianças em Munique, ficando até pouco antes do casamento da mais nova,
Theodolinda. Ela nunca veio para o Brasil, só acompanhou a Amélia até
Ostende em 1829 e depois voltou para a Baviera a serviço da Duquesa de
Leuchtenberg, mãe da Amélia. Quando a mãe foi visitar a Amélia em Paris por
ocasião do nascimento da Maria Amélia no inverno de 1831/1832, a senhorita
Maucomble a acompanhou, levadas pelo general Triaire. Só no ano de 1834, na
época da morte de dom Pedro I, é que ela foi chamada pela Amélia para ser
sua aia em Lisboa. Entre 1838 e 1850 elas visitaram a Baviera diversas
vezes, mas residiam em Portugal. Fanny Maucomble faleceu em 1860 e a Amélia
escreveu na época que perdia uma amizade de mais de 40 anos."


Cláudia Witte

Reply

Direct link:

Asi que haces una confusion.....

#201373 | Monigo | 24 giu 2008 01:54 | In reply to: #201372

basta mirar y LEER el que Cláudia te ha cotestado


Alberto

Reply

Direct link:

RE: Asi que haces una confusion.....

#201585 | Laurinda | 25 giu 2008 23:00 | In reply to: #201373

Prezado Alberto,

Agradeço-lhe a contribuição e as informações da Cláudia, mas a confusão continua.
A Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, possui cartas assinadas pela "Fanny Baronesa de Sturmfeder", escritas de Paris e de Nice, anos de 1831 e 1832. Portanto, não posso desconhecer a existência desta a não ser que esteja usando indevidamente o título de outra pessoa.
Vou continuar investigando e quando tiver novidades voltarei aqui para esclarecer o mistério.
Laurinda

Reply

Direct link:

RE: Baronesa Fanny Sturmfeder

#273676 | Monigo | 31 mar 2011 10:19 | In reply to: #201188

Acabei de receber este e-mail:

Alberto,

Lembra que em 2008 você me perguntou sobre a baronesa de Sturmfeder por causa de uma discussão num fórum do qual você participa?

Na época, eu respondi que a baronesa de Sturmfeder que veio com a Amélia para o Brasil era Luise de Sturmfeder, aia da imperatriz Caroline da Áustria e depois do arquiduque Francisco José, que se tornou imperador. Bom, descobri que na verdade a Luise de Sturmfeder (1789-1866) era a irmã mais velha da Fanny de Sturmfeder. O nome todo dela era Franziska (Fanny) Freiin von Sturmfeder von und zu Oppenweiler (1792-1875). Foi ela quem acompanhou dona Amélia ao Brasil, cuidando de sua correspondência na época, o que fez com que alguém no tal fórum achasse cartas assinadas por Fanny Sturmfeder em nome da imperatriz.



Quanto às outras Fannys, Fanny Cheronet era mestre de música de dona Maria da Glória em Portugal, já dona Maria II. A Fanny Maucomble foi dama da Amélia na infância dela em Munique, depois da irmã Theodolinda, voltando a ser dama da imperatriz viúva entre 1834 e 1860, ano em que morreu.



Se você pudesse informar (mesmo que com alguns anos de atraso) a pessoa interessada, eu te agradeço. A confusão foi minha, porque o nome Sturmfeder na Europa sempre aparecia referente à Luise, enquanto a Fanny aparecia como Oppenweiler... aí eu troquei as irmãs... Desculpa!

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 08 set 2024, 16:26

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen