Ligações de Portimão a outras freguesias
This topic is classified in rooms: Arquivos | Regiões
Ligações de Portimão a outras freguesias
Caros confrades
Estou a fazer o levantamento de todos os paroquiais do concelho de Portimão (freguesias de Portimão, Alvor, Mexilhoeira Grande e Senhora do Verde), num projecto que conta com o apoio da Câmara Municipal de Portimão.
A fim de complementar os dados que reunirei na análise dos paroquiais de Portimão, gostaria que os confrades que encontrem gente das freguesias de Portimão a casar ou a baptizar noutras freguesias, me informem desses dados.
Deste modo, pretende-se ter a base de dados do concelho o mais completa possível, sabendo-se de onde vieram os individuos que aqui viveram e até onde foram os seus descendentes.
Antecipadamente grato.
Nuno Inácio
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Caro Nunoinacio
Tenho em 1864
Casamento de Fortunata de Jesus (19anos) filha de José Pedro de Andrade e de Teresa Casimira ( ambos de Portimão) com Joaquim Bernado Duarte (28 anos de Monchique ) meu ascendente.
Neta paterna de José Pedro de Andrade e de Mariana Xavier ambos de Portimão.
Não sei dia nem mês.
Em 5-5-1857
Maria Barbara Correia d`Anunciada(16 anos de Portimão) filha de Joaquim Correia d`Anunciada (de Estombar) e de Escolástica Maria ( de Portimão) com António Correia (28 anos de Monchique)
Neta materna de Antonio josé Alves e de Eufrásia Rosa de Portimão e paterna de António Correia e de Maria Barbara (de Estombar.)
Não sei se lhe será ùtil .
Cumprimentos
Marggo
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Cara Marggo
Todos os dados são úteis.
Agradeço a sua atenção. Quando o levantamento de Portimão tiver completo, poderá ter acesso a toda a ascendencia e colateralidade destes seus ascendentes, num programa de genealogia idealizado por mim.
Os casamentos que refere, ocorreram em Monchique, certo?
Cumprimentos
Nuno Inácio
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Caro Nunoinacio
Obrigado pela informação.
Fico aguardando por esse valioso programa para quem tem o bichinho da genealogia .
Penso que sim, pois tenhos como tal.
Dos vossos tópicos de Mx. Alferce tenho conseguido avanços nos meus ascendente.
Cumprimentos
Marggo
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Caro Confrade Nuno Inácio
Os elementos que disponho e são escassos, pois encontro-me muito longe do Arq.Distrital de Faro, e existem dificuldades na obtenção de certos dados, mas os que tenho aqui vão:
Maria Amélia Freitas de Avelar Fonseca (Reg.Bapt.76 da Igreja Parq.de S.Sebastião da Cidade de Lagos de 11.09.1879), nascida em Lagos e filha de João António Cordes de Avellar, natural da Freg. de Santa Maria de Tavira e de Maria da Piedade Freitas de Avellar, natural e baptizada na Freg.de Nª.Senhora da Conceição na Cidade de Vila Nova de Portimão, desconheço a data de casamento e nascimento destes, embora tudo possa indicar que seria em Portimão; neta paterna de Joaquim António Ernesto de Avellar e de Eugénia Benedicta Mascarenhas de Avellar (penso que naturais de Tavira, conforme a naturalidade de seu filho), e neta materna de Joaquim António de Freitas e de Joana Francisca Lindsay de Freitas, desconhecendo também a data e local de matrimónio e de nascimento, embora deveria ter acontecido em Portimão, tal como o nascimento de sua filha.
A Maria da Piedade faleceu em Lisboa a 3.9.1934 com 78 anos na Freg. de Carnide, Lisboa, 3ª. Conservatória.
A Maria Amélia era minha avó materna, casou em Lisboa com Manuel António Ferreira da Fonseca a 7.10.1908 na Igreja Paroquial de Santos-o-Velho, e faleceu a 30.11.1962 na Freg. de Carnide, Lisboa com o Reg.Óbito nº.494.
Teve uma irmã de nome Cândida Freitas Cordes de Avellar Ribeiro, que embora tenha nascido na Freguesia do Turcifal, Concelho de Torres Vedras, foi baptizada, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Vila Nova de Portimão aos 27.12.1884, registo nº.253.
Casou em Lisboa a 7.12.1921 com Jaime Augusto dos Santos Ribeiro, na 3ª. Conservatória Reg.Civil de Lisboa, com o nº. 187, e faleceu a 2.5.1972 em Algueirão, Mem Martins, Sintra com o Registo Óbito nº. 217.
Lamento não ter mais elementos para lhe indicar, pois também teria muito gosto em tê-los, pois dizem respeito a meus bisavós e trisavós, mas como atrás indiquei, o Arq. de Faro, apesar de eu mencionar que a Maria da Piedade faleceu em 1934 com 78 anos, o que daria uma data de nascimento entre 1855/56, e também indicar não só a filiação como a Freguesia de Baptismo, a referida Instituição diz-me que não encontra o Registo.
Penso que algo de útil lhe enviei, assim eu pudesse ter mais elementos.
Com os meus respeitos.
Adolfo Conceição
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Caro Adolfo Conceição
Agradeço a atenção e os dados que me enviou.
Logo que encontre a ascendencia desta gente dou-lhe notícias.
Cumprimentos
Nuno Inácio
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Caro Confrade Nuno Inácio
Fico-lhe profundamente reconhecido se me descobrir algo sobre esta minha ascendência, pois estava a ver que teria que me deslocar a Faro, e a minha idade já não se compadece para conduções tão longas, embora se tiver que as fazer, não terei outro remédio.
Um grande abraço.
Adolfo Conceição
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Caro Confrade,
Tenho um Manuel de Farias, natural da Mexelhoeira Grande, fº de João Estevens e Maria da Silva, teve filhos de 2 casamentos entre 1729 e 1751 na freguesia de Santo Amador - Moura, onde era lavrador. Ainda hoje há na aldeia descendentes. Um dos seus filhos foi Alferes, penso que de ordenanças. Pela mesma altura existem outros algarvios que se fixaram na freguesia mas vindos doutros locais.
Se tiver informação complementar só valoriza o trabalho que estou fazendo sobre a minha freguesia.
Cumprimentos
João Ramos
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Caro João Ramos
Se me poder enviar o nome das mulheres do Manuel de Farias e de alguns filhos que tenha referenciado, agradeço.
Relativamente à ascendencia, ainda não comecei a ver os dados da Mexilhoeira Grande, mas vou ver se já tenho alguma relação dos pais do Manuel de Farias com outra freguesia desta zona.
Agradecimentos
Nuno Inácio
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Caro Nuno Inácio,
O meu avô José Marques Pacheco nasceu em Portimão a 21/6/1894 (registo N.238 – baptismo 16/12/1894), filho de Inácio da Costa Pacheco, soldado da Guarda Fiscal, natural da freguesia da Bordeira e de Maria Amélia Marques, natural da freguesia de Portimão, neto paterno de Joaquim Francisco e Maria Francisca (ambos da Bordeira) e materno de Viriato Emídio Marques e Ana de Jesus (ambos de Portimão). Foi padrinho José Fernandes dos Santos, casado, comerciante, tocou com a coroa da Senhora do Rosário, José Fernandes da Conceição, solteiro, sapateiro.
José Marques Pacheco casou a 21/12/1919 com Ilda da Conceição do Carmo em Alverca do Ribatejo, tendo trabalhado nas recém criadas OGMA - Oficinas Gerais de Material Aeronautico (1918) como serralheiro mecânico.
Espero em breve poder aceder à BD que refere para completar a minha árvore de Portimão.
Cumprimentos
Pedro Pacheco Marques
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Caro Pedro Marques
Pelos dados que refere é muito provável que possamos ser parentes, pois tenho ascendencia de Portimão e da Bordeira que poderá perfeitamente colar com a sua.
Logo que tenha mais elementos entrarei em contacto consigo.
Para mera complementação de dados, agradecia que me desse o nome e naturalidade dos pais e avós da Ilda do Carmo
Cumprimentos
Nuno Inácio
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Caro Nuno Inácio,
Já em tempos tinhamos trocado mensagens no Forum(http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=153911&fview=e; http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=190547) e penso que não tinhamos encontrado antepassados comuns, no entanto poderá sempre haver alguns escondidos.
Ilda da Conceição do Carmo nasceu a 29/01/1891 na freguesia de São Pedro de Alverca (actual Alverca do Ribatejo) e faleceu a 28/01/1978 em Alverca. Era filha de Joaquim Antonio do Carmo (N-17/09/1857-M-27/03/1903) e de Maria da Conceição do Carmo (N-01/01/1859 - M-19/12/1953), ambos naturais de Alverca. Neta paterna de Antonio Maria do Carmo (N-17/05/1813, Benavente - M - 29/04/1887, Alverca) e de Joana Clara Ferreira (N - 14/01/1816 - M - depois de 1875, Alverca) e neta materna de Amândio Teixeira (N - 22/01/1828, Alverca) e de Miquelina da Assunção (N- 27/05/1829, Alverca).
Já agora José Marques Pacheco faleceu a 17/11/1963 na Freguesia do Campo Grande em Lisboa.
Um abraço
Pedro Pacheco Marques
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Caro Nuno Inácio
A 1ª mulher de Manuel de Farias de que tenho referência era Maria Simões, natural de Moura. Desta teve: Maria, bat. a 6/11/1729; Clara, b. a 12/08/1731. Casou depois com Isabel da Conceição natural da freguesia de S. João Batista da Vila de Moura, fª de Manuel Fernandes Frade e Mécia Lourenço, de quem teve: José b. 4/3/1736;Francisco b. 28/9/1738; José b. 8/1/1741; Inácia b. 23/12/1742; Alferes Francisco Farias Barroso b. 21/11/1745; Genoveva Teodora de Farias b. 28/2/1751. todos os batismo ocorreram na freguesia de Santo Amador - Moura.
Genoveva casou em 1783 com Alexandre António, natural de Amareleja, para onde passaram.
O alferes Francisco Farias Barroso, casou com Margarida de Jesus, natural de Santo Amador, de quem teve 8 filhos a partir de 1771. Deste casal ainda hoje existem descendentes na aldeia.
Em publicação da Câmara M. de Moura, sobre documentação referente ao concelho do Fundo da Casa do Infantado, aparece o alferes Francisco de Faria Barroso, como alferes de ordenança da aldeia da Estrela, também no concelho de Moura.
A freguesia da Mexilhoeira Grande aparece como pertencente ao concelho de Silves.
Cumprimentos
João Ramos
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Caro João Ramos
Agradeço mais estes dados que me enviou.
Na altura a Mexilhoeira Grande era termo de Silves. Não pertenceria a esse concelho, mas integrava a comarca.
Cumprimentos
Nuno Inácio
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Caro Pedro Marques
Desculpe a demora na resposta, mas estive a ver as mensagens anteriores para confirmar se já tinha mais alguma ascendencia para além das que apresentou ou alguma ascendencia comum.
Nos ramos que vi não consegui recoar mais do que já está e não temos ascendencias comuns dentro do que é conhecido.
Cumprimentos
Nuno Inácio
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Caro Confrade Nuno Inácio
Em complemento à mensagem que lhe enviei em 08.07.2008, tenho mais os seguintes dados:
Maria, primeira filha deste nome do primeiro matrimónio de Joaquim António de Freitas e de Fabiana Ritta,nascida a 19.02.1852 e baptizada a 11.03.1852 na Igreja do Collégio (Portimão ?) neta paterna António José Alves Faísca, estes todos desta Vila de Portimão e de Domingas da Conceição natural de Monchique; e neta materna de Marcos Lyndsai (assim está escrito), natural de Montrose, Inglaterra e de Gertrudes Tibéria da Purificação, da Vila de Portimão.
Maria (da Piedade, que faço referência na mensagem de 08.07.2008), segunda de nome do segundo matrimónio de Joaquim António de Freitas e primeiro de Joana Francisca Lyndsai, desta Vila de Portimão, nascida a 09.02.1856 e baptizada a 28.02.1856 na Matriz de Portimão; neta paterna António José Alves Faísca, desta vila e de Domingas da Conceição de Monchique; e neta materna de Marcos Lyndsai da Villa de Montrose em Inglaterra e de Gertrudes Tibéria da Purificação da Vila de Portimão.
Penso que poderá acrescentar mais alguma coisa às suas notas, embora sejam muito escassas, pois o Arq. de Faro é de consulta difícil.
Cumprimentos.
Adolfo Conceição
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Caro Adolfo Conceição
Agradeço mais estes dados.
Até agora ainda não consegui estabelecer qualquer ligação entre os nomes que apresenta e outros que já constam da minha base de dados.
Logo que tenha novidades, contactá-lo-ei.
Cumprimentos
Nuno Inácio
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Caro Confrade Nuno Inácio
Aproveito as pesquisas que se encontram em curso, por parte do meu amigo, e forneço-lhe mais um dado.
Tenho como informação expresso num assento de nascimento de minha avó, em 1879, que Joaquim António de Freitas era Advogado, natural e morador em Portimão, salvo erro na Rua da Igreja.
Se nas suas buscas conseguir descortinar algo sobre este meu trisavô, ficar-lhe-ei muito grato.
Com cumprimentos.
Adolfo Conceição
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Caro Nuno Inácio
tenho um casamento em lagoa aos 26 de abril de 1757 de Antonio José (Zorro) de da villa nova de Portimão com Josefa maria de Lagoa
ele é filho de José da Silva e de Maria ? de Portimão
Se tiver informações sobre os ascendentes desse António josé zorro na sua base...
Cumprimentos
Filipe
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Caro Nuno Inácio,
Tenho alguns ascendentes de Mexilhoeira Grande, o mais recente dos quais, este meu trisavô.
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=107469
Cumprimentos,
H. Sousa Tavares
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Caro Filipe
Relativamente ao José da Silva Zorro, apenas lhe posso adiantar que é casado com Maria de São José.
Comecei o meu trabalho pelos assentos mais antigos e, neste momento tenho tenho todos os casamentos até 1690 e mais alguns soltos, por ligações a outras freguesias, como é o caso do casal José da Silva e Maria de São José, que têm netos a nascer na Senhora do Verde, filhos de um João da Silva Zorro.
Se me poder fornecer o nome dos pais da Josefa Maria, ficaria agradecido.
Quando tiver mais informação, dir-lhe-ei
Cumprimentos
Nuno Inácio
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Caro Sousa Tavares
Agradeço a informação.
Em princípio, o casal Manuel Andrez 00 Teresa de Jesus será o que casou em 12.02.1765, na Senhora do Verde, sem que o casamento refira o nome dos pais
O casal André Gonçalves 00 Teresa de Jesus, será o que casou em 29.10.1726, na Senhora do Verde, também sem que conste o nome dos pais.
Não tenho qualquer referência ao casal Pedro da Costa 00 Francisca Maria na Senhora do Verde, pelo que poderão ter ido para essa freguesia após o casamento.
Relativamente ao casal José Moreira 00 Mariana de Jesus, também não casaram em São Marcos da Serra, pois já registei todos os casamentos dessa freguesia e não constam da minha base de dados.
O casal José dos Reis 00 Margarida Josefa casaram em Portimão em 01.10.1749, neste casamento, o pai é da Margarida Josefa é dado como sendo de Sagres, onde os pais poderão ter casado, uma vez que não o fizeram na Senhora do Verde.
Relativamente aos demais, não disponho de qualquer informação
Cumprimentos
Nuno Inácio
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Caro Adolfo.
Terei em atenção o que me pede.
A melhor forma de obter informações relativamente a este seu ascendente será na consulta de processos judiciais, que estarão no arquivo Distrital de Faro.
Nessa época não haviam muitos advogados em Portimão, pelo que algo acabará por aparecer nas minhas buscas.
Cumprimentos
Nuno Inácio
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Caro Nuno Inácio,
Muito obrigado pelo trabalho a que se deu. Quando voltar a pesquisar esta linha, vou seguir as pistas que me deu. Não sei se terá depois interesse em ter essas informações para a sua base de dados.
Cumprimentos,
H. Sousa Tavares
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Meu Caro Nuno Inácio
Não pode calcular a alegria que me deu, ao verificar que poderá ter acesso a esses dados.
Resido realmente longe do Algarve, e este ano em princípio não poderei me deslocar lá, pois uns kilómetros, já me pesam um pouco, embora conduza por prazer.
Contudo farei o possível por me manter em contacto, e se aí me deslocar, o que será só depois de 12 de Setembro, terei muito gosto em me encontrar consigo.
Um abraço.
Adolfo Conceição
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Caro Adolfo
Disponha.
O meu email é nunocamposinacio@gmail.com
Cumprimentos
Nuno Inácio
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Caro Nuno Inácio
obrigado pela informação
os pais de josefa maria são francisco alvares e margarida adais (ou adães?) de lagoa
pedi a dias o assente de casamento de estes dois ao ADLSB que leva normalmente 2 ou 3 semanas a responder, quando tiver mais informações volto a contacta-lo na geneall.
Cumprimentos
Filipe
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Caro Adolfo
Temos novidades relativamente ao seu Joaquim António de Freitas. Aqui vai a ascendencia que descobri até agora:
1 - Maria da Piedade Freitas
2 - Joaquim António de Freitas, casou em Portimão em 15.02.1849, com
3 - Fabiana Rita Lindsay (é assim que aparece no casamento)
4 - António José Alves (Freitas ou Freire), casou em 17.02.1828, em Portimão, com
5 - Domingas da Conceição, de Monchique
6 - Marcos Lindsay, natural de Inglaterra
7 - Gertrudes da Conceição, de Portimão
8 - Ângelo José Alves, casou em Portimão, em 21.01.1807, com
9 - Maria Inês
10 - António Álvares, de Monchique
11 - Domingas da Conceição, de Monchique
12 - Roberto Lindsay, natural de Montrios, Inglaterra
13 - ? Linday, Inglaterra
14 - José Sargento
15 - Clemencia Rosa (acho que o Sargento seria alcunha e que o casal seja um José Ferreira, de Setúbal, casado com uma Clemencia Rosa, de Lagos, mas não tenho confirmação, pelo que, se se confirmar, enviarei a ascendencia conhecida)
16 - João Alves, da Mexilhoeira Grande
17 - Maria do Carmo, de Portimão
18 - João Rodrigues Faísca, de Lagos
19 - Inês Josefa, de Portimão
20 - Manuel Álvares, de Monchique
21 - Joana? Maria, de Monchique
22 - Manuel Cordeiro, da Senhora do Verde, casou em 06.07.1761, na Senhora do Verde, sendo que o assento não identifica os pais, com
23 - Maria Duarte, de Monchique
32 - Manuel Alves, da Mexilhoeira Grande
33 - Maria de Jesus, da M. Grande
34 - Pedro Moreira, de Portimão
35 - Francisca de Jesus, de Portimão
36 - José Rodrigues Faísca, de Pêra
37 - Inês Josefa, de Portimão
38 - António Boto, de Portimão
39 - Inês Josefa, de Portimão
Por agora é tudo.
Cumprimentos
Nuno Inácio
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Meu Caro Amigo Nuno Inácio
Como deve calcular, fiquei radiante com as informações que teve a amabilidade de me transmitir, mas tendo aproveitado a ida de um amigo para o Algarve, que tal como nós se interessa por estas coisas, pedi-lhe se me podia fazer algo por estas buscas, pois além da minha avó ser de Lagos, toda a família dela se estendeu não só por Portimão como também por Tavira.
Esse meu amigo só me detectou dois registos, que os passo a transcrever:
"Maria, primeira filha deste nome do primeiro matrimónio de Joaquim António de Freitas, e de Fabiana Ritta, neta paterna de António José Alves, todos desta Villa, e de Domingas da Conceição de Monchique; e materna de Marcos Lyndsai, de Montros na Inglaterra, e de Gertrudes Tibéria desta Villa= nasceu a dezanove de Fevereiro de 1852= e aos onze de Março foi baptizada e ungida solenemente nesta Igreja do Collégio, sendo padrinhos Joaquim Manoel Baptista Franco, e Ignácia Joaquina, solteiros, de que fiz este termo e assinei."
"Maria, segunda de nome do segundo matrimónio de Joaquim António de Freitas, e primeiro de Joanna Francisca Lyndsai, desta Villa; neta paterna de António José Alves Faísca, desta Villa, e de Domingas da Conceição de Monchique; e materna de Marcos Lyndsai, da Villa de Montrose em Inglaterra e de Gertrudes da Purificação, desta Villa=nasceu a nove de Fevereiro de 1856= e a vinte e oito a baptizei e ungi solenemente nesta Matriz de Portimão, sendo padrinhos João André da Conceição Franco e Maria da Conceição, de que fiz este termo, que assinei"
Ora pelo que me foi dado verificar a Maria da Piedade (minha bisavó) era filha do 2º. casamento de Joaquim Antº.Freitas, pois sua mãe era Joanna Francisca Lyndsai de Freitas, (provavelmente prima da Fabiana-1º.casamento, que eventualmente teria falecido entre 1852 e 1856).
Penso que sendo assim alguma coisa foi alterada, embora confesse, que tal foi a minha euforia em receber estes dados, que ainda não os analisei como terá que ser feito, mas se houver alguma coisa a corrigir, estou, e perdoe-me o abuso, decerto me irá ajudar neste emaranhado de nomes.
Irei enviar-lhe por E-mail os dois assentos que tenho e que atrás transcrevi.
Mas mais uma vez fico-lhe eternamente grato pelo que já me indicou.
Bem haja por isso.
Os meus cumprimentos, e talvez até breve.
Adolfo Conceição
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Caro Adolfo
Como se pode confirmar pelos casamentos, o Joaquim António Freitas casou com duas irmãs.
A única diferença é o apelido da avó materna, Gertrudes, que num assento aparece como Gertrudes Tibéria e no outro Getrudes da Purificação. É muito frequente as mulheres aparecerem com vários apelidos diferentes, quase todos de influência religiosa.
Deste modo, a ascendencia não sofre qualquer alteração.
Cumprimentos
Nuno Inácio
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Caro Nuno Inácio
Perdoe-me de só agora lhe responder, sobretudo depois de lhe ter indicado o êxtase com que fiquei ao me ser facultada tanta informação, que já considerava como um caso perdido, mas, dia feriado, possibilidade de partilhar o mesmo, com as lindas netas que Deus me deu a felicidade de ter, foi de todo impossível permanecer em casa e prestar atenção às comunicações que tinha no Fórum.
Peço-lhe que tenha em atenção este detalhe, que para a minha idade são o vigor e energia que vou buscar, cada vez que me encontro junto a elas.
Com respeito ao motivo de nossa troca de mensagens, tem toda a razão no seu raciocínio, pois estou agora a ver as coisas muito mais claras, e efectivamente tudo se conjuga para serem duas irmãs.
Não posso deixar de cumprimentá-lo, e profundamente agradecer-lhe, por tudo que tem feito para me ajudar na elaboração deste tronco de minha árvore.
Apresento-lhe os meus mais atentos respeitos.
Adolfo Conceição
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Boas Noites Caro Confrade
Tenho os meus bisavós maternos oriundos do Algarve que são:
Antónia Maria Pescadarte, baptizado em1868 na freguesia Matriz de Vila Nova de Portimão, filho de Jozé Maria Pescadarte natural da dita freguesia Matriz de V.N.Portimão e de Roza Angélica natural de Ferragudo, que casou em 3 de Dezembro de 1892 na freguesia de S. Pedro de Alcantara em Lisboa com Roza da Encarnação Ramoa baptizada em 1877 na freguesia de São Sebastião de Lagos filha de Mathias Lourenço Rato natural de da freguesia de São Sebastião de Lagos e de Maria do Espírito Santo natural de Alvor. Pedi hoje os R.P. de baptismo deles ao A.D. Faro espero que atendam o meu pedido. Este casal teve geração em Lisboa e a minha avó, filha deles nasceu em Viana do Castelo, vindo depois para Lisboa, devido ao facto do meu bisavô ser guarda-marinha da Armada. Como vê as pessoas de antigamente tinham mais mobilidade do que pensamos. Se por acaso souber mais alguma coisa deles agradeço que me dê notícias.
Cumprimentos
FS
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Caro confrade FS
Agradeço a informação.
Neste momento ainda não tenho nada a acrescentar, uma vez os assentos que ainda estou a registar dados até ao final Séc. XVIII.
Em todo o caso, se conseguir subir mais uma geração, poderei vir a ter novidades brevemente.
Cumprimentos
Nuno Inácio
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Boas Noites Caro Confrade
Recebi hoje os R.P. de batismo dos meus bisavós, que são:
António (Maria Pescadarte), nascido em 1 de Julho de 1868 e baptizado em 23 de Agosto do mesmo ano na Igreja Paroquial de N. Sra. da Conceição de Vila Nova de Portimão, filho legítimo de Jozé Maria, maritimo, natural desta freguesia e de Roza Angélica natural de Ferragudo, concelho de Lagoa, recebidos em Ferragudo e paroquianos e moradores nesta freguesia na Rua Vasco da Gama, neto paterno de António Braz e Quitéria Joaquina e materno de Euzébio d'Aguiar e Maria Roza. Não indicam a naturalidade dos avós paternos e maternos.
Roza(da Encarnação Ramos), nascida a 25 de Março de 1877 e baptizada a 1 de Abril do mesmo ano, na Igreja Paroquial de S. Sebastião da Cidade de Lagos, filha legítima de Mathias Lourenço, funileiro, baptizado nesta freguesia e de Maria do Espirito Santo baptizada na Vila de Alvor, recebidos nesta freguesia de S. Sebastião e moradores na mesma no Alto do Jogo da Bola, neta paterna de Gonçalo Lourenço e Roza do Carmo e materna de Francisco Jozé Estevão, penhor, e de Roza Maria da Conceição.
Será que com estes dados já me poderá informar qualquer coisa? Só irei à T.T. lá para o final do mês e irei ver que datas lá estão.
Cumprimentos
FS
Direct link:
RE: Ligações de Portimão a outras freguesias
Caro FS
Neste momento ainda não tenho mais informações a acrescentar, mas já coloquei a informação na base de dados, com a sua referência, para que, logo que tenha mais informações lhas possa facultar.
Como comecei pelos registos mais antigos, poderá demorar algumas semanas a responder, mas tem a vantagem de ter todas as ligações passadas.
Com os melhores cumprimentos
Nuno Inácio
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 25 dic 2024, 15:55