Antonio Brochado de Cramarinhos

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Antonio Brochado de Cramarinhos

#202534 | Brochado Abreu | 07 lug 2008 21:42

Antonio Brochado Soares ou Antonio Brochado de Cramarinhos foi o Familiar da Inquisição , e segundo o estudo Subsidios para a genealogia da família dos Sampaios Leite de Castro da Casa de Cramarinhos concelho de Felgueiras , este Antonio Brochado Soares foi o pai , do padre Luis Brochado Soares,de Francisco Ribeiro Brochado, Andre Brochado Soares , além de Beatriz e Antonia Brochado.
No referido estudo o dito André casou-se com uma sobrinha sua.

Meu antepassado direto chamava-se André Brochado Ribeiro, nasceu em Cramarinhos- Moure- Felgueiras por volta de 1645. Era filho de Antonio Brochado e de Beatriz Brochada segundo a dita inquirição de genere, também era irmão do padre Luis Brochado.Tinha uma irmã e um outro irmão secular.
Casou-se em Travanca/Amarante com Leonor Carvalho Ribeiro.
Fato curioso que o seu barbeiro chamado Manoel de Leão afirmou na mencionada inquirição de genere "que o dito Andre Brochado Ribeiro tinha o cabelo da cabeça ruivo"
Quase que as duas fontes de informações coincidem ,exceto pelos sobrenomes (apelidos em Portugal) Brochado Ribeiro em vez de Ribeiro Brochado ou de Brochado Soares .
Seria este André Brochado Soares o mesmo André Brochado Ribeiro ???

Alguém saberia dizer se no citado Nobiliário dos Carvalhos de Basto,
esclarece quem seria a esposa ( e sobrinha) de Andre Brochado Soares?

O dito Antonio Brochado Soares foi destituído do cargo de familiar juntamente com o seu irmão Gonçalo Soares em reinquirição de 1638, por descender de um bisavô materno,que teria se casado com uma Cristã Nova da Casa de Balasar de Borba de Godim , que teria vindo de Castela.
Antonio Brochado Soares era filho de Antonia Soares filha de Manoel Fernandez Sombrereiro filho de Fernão Gonçalvez de Balasar filho de Maria Gonçalvez que era filha do suposto Cristão Novo que veio de Castela para a Lixa ," no tempo que el Rei Dom Fernando botou fora os judeus de Castela."
Nesta linha seria o seu tetraavô um suposto Cristão Novo.
Mas algumas testemunhas encurtavam esta linha em Fernão Gonçalves de Balasar pois este era casado com Maria do Monte de Vila Cova, supostamente Cristã Nova segundo a testemunha do citado proceso de reinqurição.
Estes Andrés são os mesmos ?



Rogério Brochado Abreu

Brasília - Brasil

Reply

Direct link:

RE: Antonio Brochado de Cramarinhos

#210355 | Andre_86 | 11 ott 2008 22:50 | In reply to: #202534

Boas, sim de facto são a mesma pessoa e nos carvalhos de basto esclarece essa situação. tenho muitas mais informações que lhe poderam ser úteis. já possui o meu mail: alcarvalho4@hotmail.com

Reply

Direct link:

RE: Antonio Brochado de Cramarinhos

#210400 | Luisa Castro | 12 ott 2008 22:48 | In reply to: #210355

Caro André
Gostava, igualmente, de trocar informações sobre este assunto. Tem informação sobre de Maria Pires da Veiga, avó materna de António Brochado Soares?

Luisa

Reply

Direct link:

RE: Antonio Brochado de Cramarinhos

#210514 | Andre_86 | 14 ott 2008 10:53 | In reply to: #210400

Tenho a que se encontra na obra Esteves Rebelos de Amarante.
Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Antonio Brochado de Cramarinhos

#210655 | Andre_86 | 15 ott 2008 21:23 | In reply to: #210400

Autor: Luisa Castro 17-12-2007 00:24
--------------------------------------------------------------------------------
Caro Luiz Gustavo

Tenho dados sobre a descendência de Margarida Brochado Ribeiro, filha de Francisco Vaz Ribeiro e de Beatriz (ou Margarida) Brochado.

O estudo que tenho pára em Diogo Vaz e Julião Pires Brochado. Qualquer informação sobre ascendência destes interessa-me. Da família Lemos interessa-me a ascendência e descendência da família Pinto de Lemos de Felgueiras. Tem informações?

Quanto ao que afirma: "O problema é que em minha árvore genealógica eu tenho duas Margaridas Brochados, ambas da casa de Oleiros. Uma, e a mulher de Francisco Vaz Ribeiro, que você cita. A outra, é a mulher de Gaspar de Freitas de Sampaio." Beatriz (ou Margarida) Brochado tiveram Margarida Brochado Ribeiro, que casou com Gaspar de Freitas Sampaio. Margarida e Gaspar tiveram Beatriz Brochado Ribeiro que casou com António Brochado Soares (o melhor é ver o meu estudo. Quer que o envie? mande o seu mail)

Sobre isto: "na descendência de Marcos Ribeiro, filho de Tristão Gonçalves Ribeiro, você teria algo sobre a bisneta Isabel dos Guimarães Peixoto, mulher de Amaro Martins; bem como, de Maria da Silva de Mello, mulher do sargento-mor Francisco de Lemos Ribeiro?" Não tenho informações sobre estes nomes. Sei apenas que o sargento-mór do concelho de Felgueiras, Francisco de Lemos, foi padrinho de Francisco, b. em Moure em 12/2/1713 filho de Filipe Velho do Couto e Jacinta Brochado Teixeira.

Boas pesquisas!

Luisa Castro
..........................
..........................
Gostaria também de receber este trabalho. o meu mail é o acima citado.
Se pretender a obra Rebelos Esteves de Amarante, posso envia-la atrvés de mai, e assim ficará com as informações de Maria Pires «da Veiga», avó de António Brochado Soares.

Cumprimentos,
André Leitão de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Antonio Brochado de Cramarinhos

#212984 | Brochado Abreu | 11 nov 2008 01:16 | In reply to: #210355

Caro André,
Muitissimo obrigado, agora tudo faz sentido.

Ainda indago, existiram dois Francisco Vaz Ribeiro pai e filho ??

Reply

Direct link:

RE: Antonio Brochado de Cramarinhos

#212985 | luizsillos | 11 nov 2008 02:00 | In reply to: #212984

Caro André,

Pai e filho, eu não sei. Porém, tenho os óbitos de Francisco Vaz Ribeiro (avô) e de Francisco Vaz Ribeiro (neto), ambos da quinta de Oleiros, em Lagares.

Muitos cumprimentos
Luiz Gustavo

Reply

Direct link:

RE: Antonio Brochado de Cramarinhos

#214373 | Brochado Abreu | 29 nov 2008 23:10 | In reply to: #202534

De uma dúvida consegui inúmeras respostas e pude avançar na identificação de meus ancestrais.
Temos o André Brochado Ribeiro filho de Antonio Brochado Soares e Beatriz Brochado,neto de Antonio Brochado,bisneto de Francisco Vaz Ribeiro e de Beatriz Brochado,trineto de Diogo Vaz e Margarida Ribeiro,tetraneto de Tristão Gonçalves Ribeiro e Catarina Formoso,quinto neto de João Afonso Ribeiro ( abade de Freixo de Baixo) e de Maria Gonçalves de Borba do Godim,sexto neto de Afonso Annes Ribeiro e de Beatriz de Sousa, sétimo neto de João Afonso Ribeiro ( o Golias) e de Isabel Dias,oitavo neto de Luís Eanes Ribeiro e Constança Anes, nono neto de João Afonso Ribeiro e de Maria Aires,décimo neto de Afonso Roiz Ribeiro e de Aldonça Esteves de Teote,undécimo neto de Rodrigo Afonso Ribeiro e Maria Anes.

Chegando assim ao ano de 1248 !!!!

Bem , o André Brochado Ribeiro é meu nono ávô por ser o pai de Manoel Brochado Ribeiro,avô de Jacinta Maria Brochado, bisavô de Domingos Martins Brochado, trisavô de Antonio da Cunha Brochado , tetra avô de outro Antonio da Cunha Brochado,quinto avô de José da Cunha Brochado , sexto avô de outro Antonio da Cunha Brochado, imigrante no Brasil, sétimo avô de outro José da Cunha Brochado, oitavo avô de Margarida Brochado Abreu , nonavô de minha pessoa ,Rogério Luís Brochado Abreu.

Quantos séculos nos separam dos testamento feito em Toledo em de janeiro de 1248.

Item mando Roderico filio Petri Riberi septem modigos panis qui consueverunt mihi dari de quinta de Pigeiros. ( Crônicas de D. Sancho II e D. Afonso III)
A pesquisa feita até André Brochado Ribeiro consegui a duras penas em inquirições de genere e nos microfilmes do Arquivo Distrital do Porto propiciados pela Genealogical Society dos Mórmons.E ainda em processos da Inquisição sobre o FSO Antonio Brochado Soares.

Com a valiosa ajuda de amigos "confrades" deste forum, consegui prosseguir até Francisco Vaz Ribeiro e Beatriz Brochado.

E com o livro Ribeiros Morgados de Torrados e da Torre de Idães de M.Antonio Fernandes, avancei a passos de gigante.

Reply

Direct link:

RE: Antonio Brochado de Cramarinhos

#228180 | RLBA | 02 mag 2009 13:53 | In reply to: #212985

Caro Luiz Gustavo,

quando faleceu o Francisco Vaz Ribeiro o Neto ???

pois acho que foi ele quem denunciou o seu cunhado , casado com Beatriz Brochada , o Familiar do Santo Ofício Antonio Brochado Soares, veja que segundo o Gayo no título dos Freitas e no título dos Ribeiros , aparece que "Beatriz Bruchado cazou mal" fez com que seu irmão ( Francisco Vaz Ribeiro neto) deixasse a Quinta de Oleiros. para sua mulher Antonia de Guimaraes.
Este casou se mal significa que era o esposo de Beatriz ( Antonio Brochado Soares) um descendente de cristão novo.
No proceso de re inquirição de 1635 menciona-se um Francisco Vaz Ribeiro que eu pensava que fosse o avô de Beatriz ( falecido em 1599) , mas agora acho que é seu irmão, homônimo do avô.
por favor responda me neste site ou por
meu e mail :

abreur arroba terra ponto com ponto br

obrigadissimo

Reply

Direct link:

RE: Antonio Brochado de Cramarinhos

#228215 | luizsillos | 02 mag 2009 19:18 | In reply to: #228180

Caro Confrade,

O irmão de Beatriz Bruchado faleceu em 20.03.1644 em sua quinta de Oleiros, São Veríssimo Lagares.

Seguramente, quem depois não foi seu avô, que morreu bem antes.

Todavia, não acho que ele não tenha deixado a sua quinta para a irmã, por esta ter se "casado mal".

Sua mulher morreu em 08.05.1666, e como seus filhos com o marido morreram pequenos, acabou deixando para sua sobrinha.

Inclusive, Francisco Vaz Ribeiro teve inúmeros filhos naturais, sendo que, muitos deles, moravam com ele.

Luiz Gustavo de Sillos

Reply

Direct link:

Antonio Brochado de Cramarinhos

#356862 | jllcastro | 18 apr 2015 17:53 | In reply to: #202534

Caro Rogerio Brochado Abreu.
Gostaria de trocar informação consigo sobre o ramo da familia Leite castro no Brasil.
Aguardando suas presadas noticias, envio um grande abraço
João Lourenço Amado leite de castro

Reply

Direct link:

Antonio Brochado de Cramarinhos

#430480 | rbmc | 17 gen 2021 05:46 | In reply to: #202534

Caros todos,
procuro a ascendencia de
Rodrigo Jose Brochado *Travanca, Amarante 21.5.1759 cc1 com Custodia Maria Dias Bessa e cc2 com Ana Ribeiro de Souza.
Era filho de Andre Brochado Travanca 30.11.1721 e Josefa Pereira. Neto paterno de Antonio Brochado cc com Rozaria/Rozalia/Rosaura e Mattos (filha de Domingos de Souza e Andreza de Souza. Todos de Travanca.
Terão alguma informação destas pessoas?
Muito obrigado, R Castro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 23 nov 2024, 17:56

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen