Ajuda em Portugal na localidade de Aveiro
This topic is classified in rooms: Arquivos | Regiões
AJUDA EM PORTUGAL NA LOCALIDADE DE AVEIRO...
NECESSITO DE AJUDA NA REGIÃO DE AVEIRO,POIS MEUS BISAVÓS E TRISAVÓS ERAM DESSE LUGAR FREGUESIA DE CUCUJÃES - OLIVEIRA DE AZEMÉIS-AVEIRO, ESTOU PROCURANDO AUXÍLIO PARA FAZER BUSCAS DE CERTIDÕES DE BATISMO,NASCIMENTO E CASAMENTO DOS MESMOS, EM TROCA,OFEREÇO-ME PARA FAZER BUSCAS AQUI NO RIO DE JANEIRO,CASO ALGUÉM DESTA REGIÃO NECESSITE.
OBRIGADO
MICHEL DO N. G. CORRÊA
RIO DE JANEIRO - BRASIL
Direct link:
RE: AJUDA EM PORTUGAL NA LOCALIDADE DE AVEIRO...
Boa Noite,
Talvez o possa ajudar ou encaminhar.
Que nome/dados precisa ao certo?
Helena B.
Direct link:
RE: AJUDA EM PORTUGAL NA LOCALIDADE DE AVEIRO...
Prezada Helena,gostaria de agradecer-lhe pela disponibilidade,o que estou necessitando são dados referentes aos meus avós e trisavós, que eram naturais de Freguesia de Cucujães-Oliveira de Azeméis-Aveiro,os dados que possuo são do meu bisavó, os outros estou pesquisando,mas dee qualquer forma vou te passar os nomes,pois as datas dos meus trisavós e da minha bisavó,ainda não possuo.
Os dados do meu bisavô é o seguinte :
Manoel Gomes Corrêa Júnior
Filiação: Manoel Gomes Corrêa
Jovita Maria do Espírito Santo Corrêa
Acredito que ele e minha bisavó tenha nascido pelo ano de 1883, mais ainda não sei o dia nem o mês certo
Minha bisavó é : Antonia Gomes Corrêa ( ainda não sei a filiação dela,estou pesquisando aqui no rio, na santa casa,aguardando para ver na certidão de óbito )
os documentos que desejo obter deles são o seguinte :Certidão de batismo dos avós e trisavós,de Nascimento e Certidão de casamento de todos também.Acredito que na paróquia de freguesia de cucujães, pois eles eram de lá e tem grandes chances de tudo ter acontecido por lá mesmo e possa ter algum registro também no arquivo distrital de aveiro.Se caso você tiver alguma dica que possa me acrescentar para facilitar a pequisa e aumantear minhas chances de ter sucesso na mesma,me fale.
Desde já agradeço pela ajuda e se precisar de alguma pesquisa no rio de janeiro,conte comigo.
Michel
Direct link:
RE: AJUDA EM PORTUGAL NA LOCALIDADE DE AVEIRO...
Caro Michel,
Vamos então por partes:
1 - O seu bisavô Manoel Gomes Corrêa Júnior, assim como a sua restante família, é de Cucujães e não sabe em que ano nasceu nem consegue fazer uma estimativa da data. Acha que poderá ser anterior a 1910?
Sabe que em regra geral, os livros paroquiais anteriores a 1910 (data da Instauração da República Portuguesa) encontram-se nos Arquivos Distritais. Se forem de data posterior, estão ainda na Paróquia, com o actual sr. Padre.
E para além de um registo religioso, existe um registo civil em Oliveira de Azeméis, onde pode pedir também uma certidão. As datas destes livros vão pelo menos de 1900 até aos dias de hoje.
2 - Os seus Trisavós Manoel Gomes Corrêa e Jovita Maria do Espírito Santo Corrêa
casaram-se provelmente em Cucujães. Eu procurava primeiro o Registo Paroquial de Casamento de Cucujães (é mais rápido).
Neste registo costuma constar a idade com que se casaram, o nome dos pais e dos avós de ambos. Logo aqui, passa a conhecer mais dados.
De seguida, parta para os filhos nascidos depois da data de casamento, procurando um a um, folha-a-folha, nos Registos de Baptismo. Terá de procurar todos e quaisquer "Manoeis" e verificar se o nome dos pais é o dos seus avós.
O processo é moroso, mas consegue-se!
3 - A sua bisavó Antonia Gomes Corrêa é difícil de ser procurada nos livros de baptismo, porque há imensas "Antonias" e de pais diferentes, claro. Porque não tenta o Registo Civil de Oliveira de Azeméis? Os registos lá são feitos com o nome completo.
Tenho receio de o ter confundido. Se precisar de mais esclarecimentos, diga. E dos contactos também.
Atentamente,
Helena B.
Direct link:
RE: AJUDA EM PORTUGAL NA LOCALIDADE DE AVEIRO...
Prezada Helena,gostaria de agradecer-lhe pelos esclarecimentos, pois me ajudou.sobre a minha bisavó,acredito que vou ter algumas informações importantes,pois todos esses antepassados de meu pai, estão sepultados em jazigo de nossa família, comprado pelo meu bisavô, Manoel Gomes Corrêa aqui no Rio de Janeiro ,em 14/11/1909 no cemitério de são francisco xavier, quando vieram de Portugal, acredito que tenham vindo no período de 1900 a 1906,pois tenho um bilhete postal que meu bisavô mandou para minha trisavó de um colégio que ele estudou aqui no rio,chamado colégio diocesano são josé, e esse bilhete postal data o ano de 1906, e outras informaçoes acredito conseguir através dos óbitos desses antepassados que estão sepultados no tal jazigo que comentei anteriormente,pois como o cemitério é de responsabilidade da santa casa,tenho grandes chances de encontrá-los,só para te informar,a primeira pessoa que foi sepultada nesse jazigo foi minha trisavó Jovita Maria do Espírito Santo Corrêa, em 16 de Novembro de 1909,depois foi meu trisavô, Manoel Gomes Corrêa, em 04/07/1917,depois veio um dos tios de meu pai, chamado Jorge Gomes Corrêa em 15/05/1922 ( ele morreu ainda jovem, com 18 anos apenas,estou apreensivo para saber do que foi, de acordo com o óbito,pois acredito ser de alguma epidemia da época,ele ia ser médico,estudava medicina,era militar.Depois dele, foi sepultada minha bisavó, Antônia Gomes Corrêa em 01/11/1929, Depois dela foi meu bisavô Manoel Gomes Corrêa Júnior, em 29/05/1930,depois dele, foi um tio do meu pai, Antônio Vaz Corrêa em 03/03/1960,depois dele, uma tiade meu pai,Jovita Gomes Corrêa, em 15/05/1967,depois dela,veio meu avô paterno Mario Gomes Corrêa em 18/03/1972,depois dele veio uma tia de meu pai Margariada Gomes Vaz Corrêa em 20/02/1979 e depois vem meu pai,Mario Gomes Corrêa Júnior em 10/09/1999.
Todas essas informações que você me passou foram importantes,vou procurar averiguar por aveiro mesmo.Qualquer coisa se puder dar mais alguma orientação ou esclarecimento,ficarei imensamente agradecido.
Muito obrigado por tudo, e qualquer coisa que precisar qui do Rio de Janeiro, é só me falar.Você reside em Portugal ?
Meus sinceros agradecimentos
Michel do N.G.Corrêa
Rio de Janeiro -Brasil
Direct link:
RE: AJUDA EM PORTUGAL NA LOCALIDADE DE AVEIRO...
sobre a data do meus trisavós,como você havia perguntado, acredito que tenha nascido pelo ano de 1853 e meus bisavós, pelo ano de 1883,porque fiz uma conta que me ensinaram aqui no site mesmo que se souber alguma data ( a do meu avô eu sei - 22/08/1913 )diminuindo-se 30 anos, ou 20 anos dá para saber o ano aproximado da data de nascimento dos pais e posteriormente também do trisavós, assim como descobri 1853 trisavós e 1883 bisavós,não sei se você conhece esse método mas gostaria de saber sua opinião a respeito disso.
Sem mais,
Michel do N.G.Corrêa
Rio de Janeiro - Brasil
Direct link:
complementando....
prezada Helena,e sobre oque você falou sobre a certidão de casamento,não sei como faço para localizar,em qual igreja você acha que poderia estar? qual já existia naquela época ? será que era única ? sobre isso tenho dúvidas, e também não possuo a data do fato,seria muito importante para mim esse documento pelos dados que irão me servir,seria bom se conseguisse localizar pelos nomes ou tendo noção de alguma data aproximada,acho que facilitaria as buscas,gostaria de te pedir algumas orientações sobre isso, o que você acha provável fazer.Muito obrigado pela atenção e ajuda.
Michel do N.G.Corrêa
Rio de Janeiro- Brasil
Direct link:
Pesquisa de Gomes Corrêa
Caro Michel,
Sou Aveirense e nas minhas férias tento aprofundar a minha árvore genealógica, uma parte dela de várias zonas deste Distrito português.
Hoje aproveitei e dediquei uma meia horinha a fazer-lhe a pesquisa. Como já estava satisfeita com o que tinha encontrado para mim, lembrei-me de o ajudar.
Como lhe expliquei antes, os casamentos são mais fáceis p/ procurar indivíduos, pois há uma média de 4 a 8 registos de casamentos escritos por ano para 30 registos de baptimo escritos nesse mesmo ano.
I.e, em meia-hora consegui ler os livros de casamento de Cucujães de 1871/72/ 73/74.... até ao de 1883 e tentei procurar por "Gomes Corrêas". Em meia-hora apenas só ia conseguir ler o livro de Baptismo de 1883, por ex.
E apenas encontrei 2 registos realizados em Cucujães:
- 05/10/1896 Domingos Pinto c/ Maria Gomes Corrêa, ela de 32 anos incompletos e natural de Souto, Freguesia da Feira.
- 07-10-1876 Manoel da Silva Novo c/ Ana Maria Gomes Corrêa, ela de 20 anos incompletos, da mesma freguesia onde se casa.
Os pais dos mesmos tinham outros nomes que não os dos seus ascendentes e não os apontei. Mas fica a saber que os seus Trisavós ou Bisavós não estão mencionados nos livros que vão de 1871 a 1883 inclusivé, de Cucujães.
Helena B.
Direct link:
RE: Pesquisa de Gomes Corrêa
Também tive em atenção todos os outros "Corrêas" que por lá apareciam, mas não vi ligação directa e não apontei.
O nome existe de facto na zona e nas freguezias vizinhas.
Tenho no entanto uma dúvida, o seu Bisavó Manoel Gomes Corrêa casou no Brasil ou em Portugal?
atentamente,
Helena B.
Direct link:
RE: Pesquisa de Gomes Corrêa
Informo-o também que o Arquivo Distrital de Aveiro tem todos os livros de Baptismos, Casamentos e Óbitos de Cucujães até ao ano de 1904.
E se haveria duas ou mais igrejas, não o sei dizer, mas se existiam, os registos estão concentrados todos no mesmo livro anual.
Esteja à vontade para colocar dúvidas.
Direct link:
RE: Pesquisa de Gomes Corrêa
Prezada Helena,gostaria muito de agradecer-lhe pela ajuda,fiquei muito feliz,eu acredito que essa senhora chamada Maria pode ter ligação com meus ascendentes,pois tenho um documento aqui que se refere a uma Maria,que acredito ser esta.Sobre o que você me perguntou do meu bisavô, Manoel Gomes Corrêa que na verdade ele é meu trisavô,casou em Portugal sim, e tenho quase que certeza que o bisavô também : Manoel Gomes Corrêa Júnior com a bisavó Antônia Gomes Corrêa,o que eu suponho de acordo com alguns dados, é que eles tenham vindo para o Brasil no período de 1900 á 1905, pois em 1906 meu bisavô já estudava aqui no Brasil no colégio diocesano são josé,tenho um cartão postal que ele mandou para minha trisavó,para o endereço que eles moravam na época,aqui no rio mesmo,no bairro de vila isabel.Sobre a igreja que eu perguntei a você,me informaram que só existe uma igreja em cucujães, a de são martinho,quando e se puder novamente continuar pesquisando para ver se achamos mais alguma coisa sobre os meus trisavós e bisavós,e se puder peça uma fotocópia dessa senhora Maria Gomes Corrêa para eu ver se tem ligação com alguém da minha família, pois de acordo com o que constar no documento,saberei se tem ligação ou não,se tiver mais algum nome além do dela e do marido,como padrinhos, nome dos pais do noivo e da noiva.Muito obrigado por tudo,se precisar de algo aqui no Rio,me fale que vejo para você.Fique com Deus.bjs
ReplyDirect link:
Completando....
1883 é o ano que fiz as contas e acredito ser o ano que meus bisavós nasceram e 1853 os trisavós,é uma conta aproximada,não exata, me ensinaram aqui no site,não sei se você tem conhecimento disso, me ensinaram o seguinte:
para saber o ano aproximado de nascimento,já que não sei a data de nascimento dos meus bisavós,só do meu avô que nasceu em 22/08/1913, daí, falaram para diminuir 30 anos e eu chegaria ao ano de nascimento aproximado que deu 1883 do bisavós, daí eu peguei 1883 e diminuí mais 30 anos e deu 1853, que parece ser o no aproximado de nascimento do meus trisavós,não sei se isso procede realmente, mas como ainda não tenho informações concretas em mãos em relação as datas deles,resolvi tentar e ver se dácerto nas buscas...se caso você puder complementar com alguma informação para me esclarecer, te agradeço,muito obrigado.fique com Deus.
Michel
Direct link:
RE: Completando....
Bom dia!
Os únicos dados que tirei já lhos deixei escritos aqui no seu Post.
Vou-lhe dar o endereço do Arquivo Distrital de Aveiro, que também faz pesquisas para quem as quiser. Creio que se o que lhes pedir for encontrado em meia-hora, não paga nada por ela. Daí a importância de se calcular bem a data por onde se vai procurar 1º, para usar o menor tempo possível de procura.
http://adaveiro.iantt.pt/
A conta aproximada que lhe falaram é sempre muito útil. Vou-lhe tentar explicar:
- Partindo da data de nascimento do seu avô (22/08/1913) vamos começar a assumir que ele era o filho mais velho. Então, o casamento dos pais deste deve ter ocorrido um ou dois anos antes. Quem anda pelas pesquisas encontra em muitos registos que a maior parte dos pais se casa entre os 25 e os 32 anos, depois da maioridade e quando já tem posses próprias para pagar o casamento e o que dele advém.
Logo, podemos pensar num número alto, como o 30, um nº indicativo para dizer que os pais tiveram o seu avô c/ 30 anos, e portanto podem ter nascido em 1883.
Agora é só procurar À VOLTA de 1883 o casamento dos avós. E mal se encontre, muda-se de livros: lêem-se os Baptismos e a partir dessa data nascem os filhos todos, inclusivé o pai do seu avô.
De uma coisa pode assumir: o casamento dos seus Trisavós aconteceu ou depois de 1883 ou antes de 1871, isto se tiver sido em Cucujães. Porque eu não os encontrei lá no intervalo destas datas. Mas a noiva podia ser de outro sítio e o casamento realizado na terra dela.
Já sabe, pode começar pelos casamentos ou então ter mais paciência e pedir para o Arquivo lhe folhear um a um os baptismos de cada ano. Cabe-lhe a si decidir, sabendo já as opções e informando-se sobre o custeio.
Desejo-lhe desde já Boa Sorte e vá partilhando informações!
Helena B.
Direct link:
RE: Completando....
Obrigado pela ajuda,vou tentar ver oque consigo com essas dicas,se caso você for algum outro dia no Arquivo distrital e tiver algum tempo livre e puder,dê mais uma olhadinha para mim, por favor, e eu também gostaria de ter uma fotocópia daqueles dois registros que você achou de casamento naquele dia com o sobrenome gomes corrêa.
Obrigado
Direct link:
RE: PEÇO AJUDA PARA UMA PESQUISA DE RIO MEÃO FEIRA
Olá HelenaB
Desculpem a intrumissão neste forum, mas pelo que li até aqui, vejo que é uma grande especialista nas procuras da AG da familia. Eu comecei a fazer a minha apenas com nomes de quem me podia dar, mas agora entrei nos anos de 1800 e gostaria de ter uma ajuda.
Tenho o nome da minha mãe, dos Pais dela e dos Pais da mãe dela. Minha mãe nasceu em 1928 mas já era a 3 filha.
Do Pai da minha mãe que nasceu em Maceda-Ovar, apenas sei o nome e que embora não esteja no nome, são chamados: dos Dourados. Não sei se isto terá alguma história, mas gostava muito de a descobrir.
Se me puder ajudar agradeço o seu tempo e informações.
Maria Magdalena
Direct link:
RE: PEÇO AJUDA PARA UMA PESQUISA DE RIO MEÃO FEIRA
Boa Noite,
Agradeço a sua intenção, mas não sou grande especialista... apenas fui aprendendo com o que encontrei desde que resolvi pesquisar nos arquivos desde o ano passado. Já recolho dados desde 2001 e até estou registada no fórum desde essa altura.
Quanto ao seu assunto, não o quer escrever num novo tópico? Depois venha aqui dar o nome do título para eu o procurar e no que poder, ajudar. Desta maneira, mais gente o lerá e quiça ajudar.
Helena B.
P.S. Os meus ascendentes viveram em Paramos (Espinho) e em Esmoriz (Ovar) e tinham um nome que descobri ser uma alcunha de 1697. Foi uma fantástica descoberta! "Cheira-me" que "Dourados" também o é, pois era prática comum para distinguir famílias desta maneira.
Direct link:
RE: Completando....
Boa noite,
Infelizmente, não tenho mais tempo livre de férias. Mas o tempo que tenho passo-o a pesquisar para mim própria, como hobby.
Porque não envia um email ao Arquivo Distrital a pedir uma pesquisa? Eu já lhe dei um empurrão, agora é só continuar ;-)
Pode também pedir as fotocópias dando as referências dos casamentos nas datas que lhe mostrei.
Boa sorte, vai ver que vai conseguir!
Helena B.
Direct link:
RE: Completando....
Obrigado pela grande ajuda que me deu, e realmente você tem razão quanto ao casamento de meus trisavós,meu avô tinha um irmão que descobri recentemente era o mais velho de todos, pois ele nasceu em 1904,e não o meu avô como eu pensava,por isso que você não conseguiu achar,daí todas as datas se modificam,dos anos aproximados do bisavós e trisavós,não sei como calcular isso agora,se caso puder me ajudar apenas nisso,agradeço e daí inicio a busca deste ponto.obrigado
Estou a disposição caso necessite de algo daqui do Rio de Janeiro
Cordialmente
Michel do N.G.Corrêa
Rio de Janeiro - Brasil
Direct link:
RE: Completando....
Boa noite.
Que bom que encontrou a data de nascimento do mais velho de todos. Onde nasceu este? já no Brasil?
No meu lugar, eu iria procurar o casamento dos pais. Devem ter casado nos anos anteriores a 1904 (inclusivé) Sabe, lá diz quase sempre que idade tinham e tudo o resto vem mais rápido. Onde se casaram estes pais? No Brasil ou em Portugal?
Espero por notícias suas. Não perca a esperança.
E agradeço a sua disponibilidade no Rio de Janeiro.
Helena B.
Direct link:
RE: Completando....
Olá Helena,obrigado pela sua ajuda, as dicas que você dá realmente estão me ajudando muito e aumentando as minhas esperanças de achar algo aí em Portugal sobre eles, os meu bisavós e trisavós.Esse mais velho que te falei,nasceu aqui no Brasil no ano de 1904, todos os filhos, dos meus bisavós, inclusive o meu avô, nasceram aqui no Brasil.Os pais casaram-se em Portugal ( meus bisavós ) em cucujães - Portugal, e os meus trisavós também,casaram-se em cucujães - Portugal
Veja se caso puder fazer aquela conta aproximada para ver se através dela consigo começar a pedir pesquisa lá na paróquia de cucujães e em azeméis.
por onde você acha que devo começar a pesquisar e como ?
Obrigado por tudo
Michel do N.G.Corrêa
Rio de Janeiro - Brasil
Direct link:
RE: Completando....
Estou a ver que estamos quase ao mesmo tempo no computador, mas aqui já é quase meia-noite e não tarda, avanço para o meu descanso :-)
Eu começaria por contactar o ARQUIVO DISTRITAL DE AVEIRO, perguntar o preçário, contar que gostaria de encontrar o casamento e o nascimento dos pais. DÊ a informação preciosa de que o filho mais velho nasceu em 1904 e já no Brasil.
Eles devem estimar por onde podem começar. O contacto é: adavr@adaveiro.iantt.pt
Vi com os meus olhos a lista da Freguesia de Cucujães e lá existem todos os livros de registo de Baptismo, Casamento ou Óbito da Paróquia de Cucujães, até 1904.
(i.e. os livros que lhe podem interessar já não se encontram com o Sr. Padre)
Não vejo outra maneira e como está próximo, não tema em seguir.
Para não se confundir, começe apenas por esta parte, está bem?
Fico à espera de notícias.
Helena B.
Direct link:
RE: PEÇO AJUDA PARA UMA PESQUISA DE RIO MEÃO FEIRA
Obrigada HelenaB
Grata pela resposta e fiz já o que me aconselhou. O tópico que criei é:
FAMILIA DE MACEDA OVAR COM O APELIDO DOURADOS
M.Madalena
Direct link:
RE: Agradecimento
Olá Helena,tudo bem ?
Obrigado por toda orientação,assim que tiver alguma notícia te aviso e se precisar de algo daqui do Rio, é só falar.
Meus sinceros agradecimentos
Michel do N.G.Corrêa
Rio de Janeiro - Brasil
Direct link:
Agradecimento...
Olá Helena,tudo bem ?
Obrigado por toda orientação,assim que tiver alguma notícia te aviso e se precisar de algo daqui do Rio, é só falar.
Meus sinceros agradecimentos
Michel do N.G.Corrêa
Rio de Janeiro - Brasil
Direct link:
ajuda em aveiro
olá Elena, vi que conseguiu importantes informações para o meu conterrâneo Michel, e gostaria se não fosse muito incomodo, e estiver ao seu alcance uma ajuda em aveiro tambem.
Busco informações de João baptista Carneiro Carvalho (meu trisavo) nascido em Vila da Feira, não sei precisar a data de nascimento. Sei que se casou com Luísa Rosa Salgado em 3 de fevereiro de 1884 e tiveram 2 filhas, Casimira da Conceição Carneiro de Carvalho(minha bisavó) nascida em 28 de fevereiro de 1892 em Azurém, São pedro, e Maria? nascida em 11 de novembra de 1884 em e falescida em 29 de março de 1951, achei esta informação no banco de dados do neps em azurem e S.paio.
Estas são as informações que possuo até o presente momento, moro no Rio de Janeiro, Brasil. e Nao tenho como ir até Portugal para dar Prosseguimento as minhas pesquisas.
Qualquer informação que puder me enviar, será de Grande valia
Desde já agradeço sua atenção e parabenizo pela sua paciência e gentileza
Att:
Filipe Rebello
Direct link:
RE: ajuda em aveiro
Helena, desculpe a isnsistencia, mas gostaria de refazer o apelo
Atenciosamente,
Filipe rebello
Direct link:
RE: ajuda em aveiro
Boa noite,
estive ausente da internet por algum tempo.
Tente por favor, contactar o Arquivo Distrital de Aveiro. tem página na net. E explique-lhes a sua situação.
Qualquer outra dúvida, esteja à vontade.
Apenas continuo sem poder vir à net como antigamente.
Atentamente,
Helena B.
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 27 gen 2025, 04:16