entre douro e minho
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil
entre douro e minho
Oi José Azevedo Coutinho
Felicidades
Ao ler seu texto, diga-se de passagem muito elucidativo, lembrei-me que meu Ancestral Ignacio Mendes Guerreiro é natural de Evora - entre Douro e Minho (constante de um assnto de batistério de um filho, nascido em c. 1720). gostaria de receber uma análise dessa região sob este prisma. a propósito, minha pentavó é da família Azevedo, ilha de portugueses, nascida no Brasil, na região do estado de Alagos, casada com José da Costa d'Alentejo, natural de Lisboa (Lx.º) estes dados são de cerca de 1750.
descupe-me se "fui com muita sede ao pote"
grato
Antonio Nogueira Régis
Direct link:
Guerreiros
Pois é, caro António Régis,
Essa geografia de Portugal está um bocado fracota. É como se eu lhe tivesse escrito que «'vóvó era gaúcha, nasceu em Fortaleza!...»
Évora é Sul, Alentejo. O «Entre-Douro-e-Minho», embora uma designação antiga, é precisamente a região mais a Norte do país.
Adiante.
«Gerreiro» é um apelido muito associável ao Sul, Alentejo e Algarve, mais que às outras regiões do país. Pode ver um dos muitos tópicos em que se discute Guerreiros aqui http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=177792. Se escrever Guerreiro aqui em cima ao lado de Todas as Salas e mandar Pesquisar vão aparecer-lhe os tópicos que o têm no título. É só clicar e ler as mensagens. Vai aprender muito.
O seu ancestral pode ser de Évora ou ser do Norte (ou de outra região qualquer), mas das duas simultaneamente é que não. Ou por outra, é mais provável que seja do Sul, mas pode ser de qualquer zona do país.
Só a sua pesquisa pode responder.
Quanto a um familiar seu ser «da família Azevedo», isso não existe. Não existe «uma» família Azevedo, mas centenas, e provavelmente sem nada que as ligue umas às outras.
Ter o mesmo apelido «não significa» ser da mesma família.
Por outro lado, ser da mesma família é perfeitamente possível tendo apelidos completamente diferentes, mesmo de pais para filhos, o que era normalíssimo pouco mais ou menos há duzentos anos atrás: um Gonçalves era filho de um Nunes, neto de Rodrigues, bisneto de um Fernandes. E eram sem dúvida «da mesma família».
Não vá exclusivamente pelos apelidos. Vá pelos livros paroquiais.
Boas pesquisas, e se tiver dúvidas não abra outros tópicos: mantenha-se neste, escreva as suas mensagens e ele voltará à primeira página. Ou se quiser escrever a alguém, entre num tópico em que esse participante interveio, abra uma sua mensagem e responda-lhe no espaço em branco aqui em baixo. Assim a sua mensagem vai ter directa à sua vaixa de correio. Se escrever num tópico novo, é provável que o seu destinatário nunca chegue a adivinhar que, num título anódino de mais um tópico, esteja contida uma mensagem para ele ...
Victor Ferreira
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 13 gen 2025, 21:05