Cadeia de Guimarães - presos da revolução de 1846

This topic is classified in rooms: Arquivos | Bibliografia

Cadeia de Guimarães - presos da revolução de 1846

#213179 | JBacelar | 13 nov 2008 17:13

Caros Confrades,

Gostaria de saber se alguém é possuidor de alguma informação relevante acerca dos apoiantes de D. Miguel que participaram na brigada do Padre Casimiro e que, em consequência da derrota, foram procurados e presos.

João Bacelar

Reply

Direct link:

RE: Cadeia de Guimarães - presos da revolução de 1846

#213253 | fravasconcelos1 | 14 nov 2008 15:38 | In reply to: #213179

Caro amigo

Queira consultar o livro "Ao redor de Nossa Senhora da Oliveira" de Maria Adelaide Pereira de Moraes, do Instituto Português de Heráldica, 1998; página 348 e seguintes.

De momento não posso adiantar muito dado não dispor de grande tempo para analisar o texto, mas procurarei a curto prazo dar-lhe alguns elementos mais de acordo com a sua investigação.

Vasconcelos

Reply

Direct link:

RE: Cadeia de Guimarães - presos da revolução de 1846

#213260 | JBacelar | 14 nov 2008 16:38 | In reply to: #213253

Caro Vasconcelos,

Muito obrigado pela dica. Vou tentar consultar um exemplar da obra.
O meu interesse prende-se com o facto de o meu trisavô, apoiante da fracção de D. Miguel, ter sido preso na sequência de ter participado nas brigadas do Padre Casimiro.

Respeitosos cumprimentos,
João Bacelar

Reply

Direct link:

RE: Cadeia de Guimarães - presos da revolução de 1

#213394 | jacbarbosa | 17 nov 2008 00:11 | In reply to: #213179

Caro João Bacelar,

Encontrei, aqui há dias, um livro em casa dos meus pais, cujo nome é "Apontamentos para a história da Revolução do Minho em 1846", da autoria do padre Casimiro José Vieira, redigido logo a seguir à revolução na casa das Quintãs, em S. João da Cova, aquando do seu retiro para aqueles ares no rescaldo da Revolução. Trata-se de um relato, na primeira pessoa, do ocorrido naquele período.
Não sei se responderá directamente às suas dúvidas, mas seguramente é um texto muito interessante, que em muito nos enriquece.
É um livro que foi publicado mais recentemente pelas edições Rolim, Lda.

Cordiais cumprimentos,

José Barbosa

Reply

Direct link:

RE: Cadeia de Guimarães - presos da revolução 1846

#213398 | JBacelar | 17 nov 2008 01:44 | In reply to: #213394

Caro José Barbosa,

obrigado pela sua informação, talvez consiga apurar mais alguns dados. As minhas dúvidas não se prendem tanto com a forma como as Brigadas do Padre Casimiro combateram, em virtude de também ter o privilégio de possuir um livro escrito por um irmão do meu bisavô, que descreve com exaustão os acontecimentos. O seu pai (meu trisavô) foi preso por ter pertencido às ditas Brigadas, portanto, também ele viveu e sentiu na pele as consequências da revolução de 1846, tendo emigrado para o Brasil em consequência disso. Já o meu trisavô nunca chegou a ser amnistiado, tendo falecido na cadeia de relação do Porto, para onde foi transferido. O que gostaria de apurar é se, eventualmente, existe algum registo sobre os presos políticos que foram condenados por terem combatido a favor de D. Miguel.

Os melhores cumprimentos,
João Bacelar

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 04 lug 2024, 07:57

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen