Beja, da vila de Melo, Gouveia
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Beja, da vila de Melo, Gouveia
Procuro informações sobre a família Beja, de Melo Gouveia. Poderão ser os mesmos referidos no tópico http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=173800
Interessam-me outras linhas descendentes e ascendentes dos que aqui menciono. Muito obrigado.
Lourenço Correia de Matos
__________________________________________
1. António Rodrigues Beja, de Melo, Gouveia, viveu no séc. XVII. Casou 1660 /1670 com Sebastiana Rodrigues e foram pais de:
2. Manuel Rodrigues Beja, nasceu em Melo, Gouveia. Casou em São Paio, Gouveia, a 30 de Agosto de 1692 com Isabel Domingues, que nasceu em São Paio, Gouveia, filha de Bernardo Domingues e de Maria Rodrigues.
Filhos, entre outros de que não tenho casamentos:
3. Sebastião Rodrigues Beja, nasceu em Melo. Casou em Melo a 11 de Agosto de 1727 com Maria Cardoso, que nasceu em Pousadas, filha de António Luís e de sua mulher Maria Cardoso. C.g. s.m.n.
3. João Rodrigues Beja, nasceu em Melo, Gouveia, e foi baptizado a 22 de Fevereiro de 1704.
Casou em Nabainhos, Gouveia, a 26 de Dezembro de 1742 , com Felícia Maria de Almeida, que nasceu em Nabainhos. Filha natural de Manuel de Almeida Furtado e de Maria da Trindade, de Nabainhos. Neta materna de João de Figueiredo, nascido em Nabainhos, e de Vitória do Amaral, nascida em Santiago de Cassurães, Mangualde.
Filhos:
4. Rosa Maria Beja, que segue.
4. Estevão José de Beja, nasceu em Melo e foi baptizado a 4 de Abril de 1755. Casou em Melo a 11 de Março de 1777 com Maria do Espírito Santo, que nasceu aí, filha de pai incógnito e de Josefa de Almeida.
4. Miguel, nasceu em Melo e foi baptizado a 29 de Setembro de 1758
4. Maurícia, nasceu em Melo e foi baptizado a 21 de Abril de 1765
4. Rosa Maria Beja, nasceu em Nabainhos, Gouveia, e foi baptizada a 1 de Fevereiro de 1746. Casou em Melo, Gouveia, a 23 de Novembro de 1765 com João de Almeida (ou João de Almeida Serrano), que nasceu em Melo, Gouveia.
Filho de Jorge Serrano (ou Jorge de Almeida Serrano, ou Jorge Nunes Serrano), nascido em Melo e baptizado a 19 de Fevereiro de 1713 e de sua mulher, com quem casou em Melo a 29 de Junho de 1738 , Isabel Rodrigues, também de Melo. Neto paterno de Manuel Nunes Serrano e de sua mulher Luísa de Almeida. Neto materno de Manuel Francisco e de sua mulher Isabel Francisca.
Filhos:
5. Margarida Rosa Beja, que segue.
5. António, nasceu em Melo e foi baptizado a 22 de Janeiro de 1769
5. Jacinto, nasceu em Melo e foi baptizado a 16 de Fevereiro de 1771
5. Manuel, nasceu em Melo e foi baptizado a 3 de Maio de 1773
5. Maria, nasceu em Melo e foi baptizada a 3 de Setembro de 1775
5. Maria, nasceu em Melo a 16 de Novembro de 1775 e foi baptizada dia 24
5. José, nasceu em Melo e foi baptizado a 29 de Agosto de 1779
5. Tomásia, nasceu em Melo a 14 de Dezembro de 1781 e foi baptizada dia 22
5. José, nasceu em Melo a 6 de Junho de 1783 e foi baptizado dia 14
5. Estevão, nasceu em Melo a 5 de Março de 1785 e foi baptizado dia 13
5. D. Antónia Joaquina de Almeida Serrano e Beja, nasceu em Melo. Casou com João de Almeida Teixeira, filho de João Lopes Teixeira, nascido em Gouveia, e de sua mulher D. Josefa Fernandes Rodrigues de Almeida, nascida em Melo. Com geração.
5. Margarida Rosa Beja, nasceu em Melo, Gouveia, e foi baptizada a 16 de Dezembro de 1766
Casou em Melo, Gouveia, com Crescêncio Soeiro do Amaral Sarmento http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=214454
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=210117
Direct link:
RE: Beja, da vila de Melo, Gouveia
caro Lourenço
renovo o seu pedido para ver se alguem tem informações relevantes sobre estes BEJA
abraço
jorge
Direct link:
RE: Beja, da vila de Melo, Gouveia
Caro Lourenço,
Juntando os seus elementos com as informações do Manuel Rolão, e ainda com dois parágrafos de “Raízes da Beira”, podemos ter:
1 – BRÁS FERNANDES (DE BEJA), n. em Beja cerca de 1560, casou com DOMINGAS RODRIGUES, natural de Melo, onde viveram e tiveram:
2 – MANUEL RODRIGUES DE BEJA, n. cerca de 1590, mercador em Gouveia, foi procurador do nº de Gouveia e Melo por carta de 09-10-1627 (ANTT – Chancelaria de Filipe III, liv. 17, fl. 146), «partista e solicitador de causas na vila de Gouveia». Casou com MARIA FERNANDES, n. de Folgosinho, filha de Francisco Fernandes e de Margarida João, lavradores. Tiveram:
3 – Manuel Rodrigues de Beja, n. cerca de 1620, foi Familiar do Santo Ofício, habilitado? a 26-06-1658 (ANTT – Habilitações do Santo Ofício, maço 13, dil. 359). Casou em Gouveia a 18-03-1645 com Isabel Gomes, aí b. a 06-04-1632, filha de André Pires e de sua 2ª mulher Maria Gomes, de Gouveia; neta paterna de André Pires, do Pedrógão de Cabanas, e de Isabel Gonçalves, de Contenças de Cima, materna de António Dias e de Catarina Gomes, de Gouveia. Viveram em São Pedro, Gouveia e tiveram:
4 – Manuel Rodrigues de Beja, n. cerca de 1650, formado em Cânones em 1673 (AUC – reg. exames na UC) corregedor da comarca, foi Familiar do Santo Ofício (ANTT – Habilitações do Santo Ofício, maço 45, dil. 1003). Solteiro em 1688. Morador em Pinhel, onde era corregedor da Comarca. Teve de Isabel Gomes, filha de António Lopes, de Vilar Seco e de Luzia Gomes, de Gouveia, uma filha Maria, que casou com Manuel de Abreu.
4 – José de Beja, b. a 31-05-1668, cavaleiro professo da ordem de Cristo, habilitado a 23-01-1715 (Borrego 2008, p. 397), por carta de 23-01-1722 (ANTT – Chancelaria da ordem de Cristo, liv. 139, fl. 333), f. em São Pedro a 06-11-1727. Casou em São Pedro a 26-07-1713 com Micaela Cardoso Pinto, com geração em “Raízes da Beira”, vol. II, p. 601.
3 – António Rodrigues de Beja, n. cerca de 1630, que parece filho de Manuel Rodrigues de Beja nº 2, casou com Sebastiana Rodrigues e viveram em Melo onde tiveram:
4 – Manuel Rodrigues de Beja, n. cerca de 1660, casou em São Paio de Gouveia a 30-08-1692 com Isabel Domingues, filha de Bernardo Domingues e de Maria Rodrigues. Com geração.
3 – Inocência Rodrigues de Beja, n. cerca de 1640 e f. com testamento a 12-10-1706, casou com João Rodrigues Martins de Carvalho, n. de Moimenta da Serra, com geração em “Raízes da Beira”, vol. I, p. 556.
Direct link:
RE: Beja, da vila de Melo, Gouveia
Não assinei e peço desculpa.
Cumprimentos
Eduardo Osório
Direct link:
RE: Beja, da vila de Melo, Gouveia
Caro Eduardo Osório,
Atrevo-me a perguntar-lhe se possui algum elemento que possa esclarecer a ascendência da que segue:
- Josefa RODRIGUES BEJA, natural de S. Pedro - Gouveia. Casou com Francisco de ALMEIDA BARBAS, a 8.7.1747, na mesma freguesia. Ele era filho de Manuel Mendes, natural da Lajeosa do Mondego, e de Teresa de Almeida, natural de Gouveia.
Infelizmente, o assento de casamento não refere a filiação da nubente.
Resta-me a esperança de que algum confrade eventualmente venha a tropeçar numa Josefa, baptizada em data, provavelmente, anterior mas próxima de 1727 em S. Pedro - Gouveia e filha de um "Rodrigues Beja".
Aproveito para lhe desejar um Santo Natal e um Próspero Ano de 2009.
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
RE: Beja, da vila de Melo, Gouveia
Caro Eduardo,
Muito obrigado. Já tinha encontrado a Inocência no seu livro e calculava que fossem todos os mesmos. Esta semana volatei à investigação nos paroquiais de Melo.
Uma senhora descendente destes Bejas é casada com um primo seu Manjolinha Albuquerque Osório.
Um abraço
Lourenço
Direct link:
RE: Beja, da vila de Melo, Gouveia
Conheço uma família Beja Neves que tem casa em Melo. Serão com certeza descendentes dos aqui referidos.
Cumprimentos
JMSA
Direct link:
Matos Beja
Caro Lourenço,
Por acaso não tem razão. Essa mulher do meu primo Filipe é "Matos Beja", filha do Doutor António de Matos Beja, professor de Medicina em Coimbra, cuja família creio ser de Trás-os-Montes.
Um abraço
Eduardo
Direct link:
Rodrigues Beja, de Gouveia
Caro Luís Projecto,
Infelizmente não tenho nada, talvez só uma busca sistemática dê resultados.
Cumprimentos
Eduardo Osório
Direct link:
RE: Matos Beja
Caro Eduardo,
Porque é que não tenho razão? Tenho a ascendência toda feita e documentada e são exactamente estes, do ramo que usa Matos Sarmento Beja (matos, de Crescido, Fataunço; Sarmentos, de Cjãs de Tavares; Bejas, de Melo).
Abraço
Lourenço
Direct link:
RE: Beja, da vila de Melo, Gouveia
Caro JMSA
São com certeza os mesmos embora pense (tenho quase a certeza) que não são Sarmentos pelo que não se enquadram no trabalho que estou a fazer. De qualquer forma gostaria de deixar uma nota desta linha no capítulo de Bejas. Algum dos membros da família que conhece saberá estabelecer a sua ascendência até ao final do séc. XVIII para ligar aos que deixei na mensagem inicial?
Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos
Direct link:
RE: Rodrigues Beja, de Gouveia
Caro Eduardo Osório,
Ainda assim, manifesto a minha gratidão pela gentileza da resposta.
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
RE: Matos Beja
Caro Lourenço,
Peço-lhe imensa desculpa pela minha ignorância! O facto é que nunca lhes ouvi dizer que os Bejas eram estes mesmos. É o que dá falar sem saber...
Um abraço
Eduardo
Direct link:
RE: Matos Beja
Caro Eduardo,
Não tem nada que pedir desculpa. Eles próprios também não conhecem a ascendência. O pai da sua prima nasce de facto em Bragança porque o pai deste era delegado do tesouro e estava aí colocado.
Quando tiver o livro mais avançado mando-lhe por e-mail a pedir ajuda. Pode ser que entre Mangulade e Melo apareça gente "antiga" que o Eduardo conheça.
Um abraço
Lourenço
Direct link:
RE: Beja, da vila de Melo, Gouveia
Infelizmente não o posso ajudar. Eram amigos da minha Mãe e a casa deles de Melo era ao lado da quinta de uns primos nossos. Perdi o contacto deles há muito tempo.
Cumprimentos
JMSA
Direct link:
RE: Matos Beja
Caro Lourenco Correia de Matos,
Tem me feito pena ver estas suas mensagens porque ate 'a 2 semanas tinha 'a minha disposicao 2 microfilmes de Melo (sec. XVII e XVIII) onde vi bastantes "Beja". Nada anotei por nao terem interesse para mim! Nao querera' recorrer aos microfilmes? Pode ser que la' encontre os seus....
Boa sorte.
Rosario
Direct link:
RE: Matos Beja
caro Lourenço
renovo o seu pedido para ver se alguem tem informações relevantes sobre estes BEJA
abraço
jorge
Direct link:
RE: Beja, da vila de Melo, Gouveia
Boa Noite
Omeu nome é jose manuel matos beja madaleno, sou na verdade da familia Matos Beja ,pela parte materna, de que falam neste forum. Nao conheço bem as origens da minha familia,no entanto posso afirmar que em coimbra estao familiares, exactamente o Dr Matos Beja ,conhecido medico. A nossa familia esta muito dispersa, alguma juada que possa dar, contactem aqui ou para o mail jmmadaleno@gmail.com
Obrigado
Direct link:
RE: Beja, da vila de Melo, Gouveia
Apenas para informar que o resultado das investigações que o Jorge Albuquerque da Quinta e eu fizemos sobre os Soeiro do Amaral Sarmento, de Guimarães, Chãs de Tavares, encontram-se já publicados no livro "Sarmentos e Bejas - Ascendência e descendência de Crescêncio Manuel Soeiro do Amaral Sarmento e de sua mulher Margarida Rosa Beja" que está à venda aqui na livraria Guarda-mor http://www.guardamor.com.pt/livro.php?id=1224
Lourenço Correia de Matos
Direct link:
RE: Beja, da vila de Melo, Gouveia
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1121153
ReplyDirect link:
RE: Beja, da vila de Melo, Gouveia
Muito obrigado. Esses dados foram incluidos no livro publicado em 2009:
http://www.guardamor.com/livro.php?id=1224
Cumprimentos,
Lourenço Correia de Matos
Direct link:
RE: Beja, da vila de Melo, Gouveia
Caro Lourenço Correia de Matos,
Fugindo ao tema, mas também da Beira Alta, tem algum conhecimento do ramo que consta no seguinte link?
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=300541
Cumprimentos,
Teresa
Direct link:
RE: Beja, da vila de Melo, Gouveia
Nada sei sobre a família que procura.
Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos
Direct link:
Beja, da vila de Melo, Gouveia
Caro Senhor,
Boa tarde. Tentei por várias vias obter ou consultar o livro, o que não consegui.
Seria possível obter alguma informação respeitante a Antónia Joaquina (Almeida Serrano) Beja, que aqui surge sem data de baptismo ou de nascimento.
Muito obrigado.
R. Almeida e Sousa
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 23 nov 2024, 21:00