Microfilmes Coimbra (Trouxemil, Eiras)
This topic is classified in rooms: Arquivos | Pessoas | Regiões
microfilmes Coimbra (Trouxemil, Eiras)
Bom dia,
Tenho uns antepassados do concelho de Coimbra, originarios das freguesias de Eiras e Trouxemil.
- Jeronimo Pires (nasc c1735) filho de João Pires e Maria de Assumpção de Alcarraques (Trouxemil)
- Luis Fernandes (nasc c1815) filho de José Fernandes e Delfina Rosa de Eiras
Quis pesquisar nos assentos microfilmados disponiveis no site do Etombo.
Mas não encontrei essas freguesias. Alias, algumas freguesias não aparecem ao passo que aparecem outras (que ja não existem ( ?))
Freguesias actuais de Coimbra (pus um X à frente das que não aparecem no Etombo) :
Almalaguês
Almedina (Coimbra)
Ameal
Antanhol
Antuzede (Coimbra)
Arzila
Assafarge
Botão
Brasfemes
Castelo Viegas
Ceira
Cernache
X Eiras (Coimbra)
X Lamarosa
Ribeira de Frades (Coimbra)
Santa Clara (Coimbra)
Santa Cruz (Coimbra)
Santo António dos Olivais (Coimbra)
São Bartolomeu (Coimbra)
São João do Campo
X São Martinho de Árvore
X São Martinho do Bispo (Coimbra)
X São Paulo de Frades (Coimbra)
São Silvestre
Sé Nova (Coimbra)
X Souselas
X Taveiro
X Torre de Vilela
Torres do Mondego
X Trouxemil
X Vil de Matos
Freguesias no Etombo (pus um X à frente das que não corresponde às actuais)
Almalaguês
Almedina
Ameal
Antanhol
Antuzede
Arzila
Assafarge
Botão
Brasfemes
Castelo Viegas
Ceira
Cernache
Santa Clara
Santa Cruz
X Santa Justa
Santo António dos Olivais
São Bartolomeu
X São Facundo
São João do Campo
X São Pedro
X São Salvador
X São Tiago
Sé Nova
X Sé Velha
Torres do Mondego
Como os oragos de Eiras e de Trouxemil são São Tiago e São Tiago Maior, pensei pesquisar nos assentos de « São Tiago », mas não encontrei nada…
Sera que alguém me possa dizer onde devo pesquisar essas freguesias… Talvez as freguesias não estejem ainda todas disponivéis no Etombo ?
Mas então a que corresponde as freguesias da segunda lista que "não existem actualmente" ?
Cumprimentos,
Sandra Carvalho
França
Direct link:
RE: microfilmes Coimbra (Trouxemil, Eiras)
Cara Sandra Carvalho:
A colocação dos registos digitalizados no site do Arquivo da Universidade de Coimbra está a ser efectuada de forma gradual. A maioria dos registos ainda não está online. O processo de colocação iniciou-se há alguns meses e irá continuar ao longo do ano de 2009.
Aparentemente, a ordem seguida é, com raras excepções, a ordem alfabética do nome das freguesias. As freguesias urbanas têm aparecido na ordem em função da localidade a que pertencem. Neste momento o processo ainda vai na letra C. Nas últimas semanas foram colocados os registos das freguesias da cidade de Coimbra (cujo nome não começa por C mas entram porque Coimbra começa por C). Tenho notado algumas excepções e trocas de ordem: Torres do Mondego já tem registos online, os registos de Coja (Arganil) apareceram ainda antes de terminarem os de Coimbra, e a Coja seguiu-se Cordinhã (Cantanhede) saltando pelo menos a freguesia do Colmeal (Góis).
Ao ritmo actual é provável que Eiras esteja online dentro de um ou dois meses. Terá certamente de esperar mais tempo por Trouxemil.
Note que a colocação dos registos online não é da responsabilidade do site Etombo, que funciona "apenas" como índice dos links para os mesmos. A palavra "apenas" não pretende reduzir a grande importância do site Etombo: este site não só reúne os links para vários arquivos diferentes como tem um sistema de pesquisa muito mais fácil que o que está disponível nos sites dos arquivos de Coimbra e do Porto.
Relativamente às freguesias que não existem actualmente e às que não existiam em tempos passados, note que os registos se encontram agrupados em livros e que num determinado livro eram feitos os registos de uma freguesia. Assim, os livros estão naturalmente organizados pela freguesia a que pertencem, e que era uma freguesia existente à data da sua elaboração. Assim, e dado que só registos com mais de 100 anos estão nos arquivos, nunca encontrará livros de uma freguesia criada mais recentemente, e encontrará muitos livros de freguesias entretanto extintas. O puzzle da criação, extinção e alteração de freguesias é muitas vezes bastante complicado pois, apesar da grande estabilidade da divisão paroquial - muitas freguesias têm hoje exactamente o mesmo território de há 300, 400 ou 500 anos - as nossas pesquisas abrangem um período de tempo muito longo.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: microfilmes Coimbra (Trouxemil, Eiras)
Caro Rui Pereira,
Obrigada pela sua tão pronta e esclereçadora resposta.
Cumprimentos,
Sandra Carvalho,
França
Direct link:
RE: microfilmes Coimbra (Trouxemil, Eiras)
Senhora Sandra Carvalho,
Ainda hoje me passaram esses nomes por debaixo dos olhos. Falo em relação a Jeronimo Pires (nasc c1735) filho de João Pires e Maria de Assumpção de Alcarraques (Trouxemil). Ou melhor, recordo-me de ter lido em relação a alguns Pires de Alcarraques, mas não registei nada, dado que se não enquadram no trabalho que estou a realizar. Contudo, terei todo o gosto em, caso os encontre, lhe facultar essa informação. Sou dessa freguesia de S. Tiago de Trouxemil e vou com frequência ao AUC.
Como disse o senhor Rui Pereira, Trouxemil ainda vai demorar a ser digitalizado!!!
Com os melhores cumprimentos,
Tiago Monteiro Dias.
Direct link:
RE: microfilmes Coimbra (Trouxemil, Eiras)
Senhora Sandra Carvalho França,
Encontrei hoje os registos dos seus antepassados da freguesia de S. Tiago de Trouxemil. Aqui lhe deixo os registos que encontrei:
Aos 5 dias de Maio de 1726 anos se receberam em minha presença, guardada a forma do Concílio e Constituição do bispado, João Pires, viúvo de Maria da Silva, filho de Matias Pires e de sua mulher Cr.ª [ Cristina?] João do lugar de Alcarraques, e Maria da Assunção, filha de Manuel Pires, e de sua mulher Ana Fernandes. Foram testemunhas João Rodrigues, António Pires e Manuel Fernandes Selreto [ou Selveto] todos do dito lugar, de que fiz este assento. Manuel Freire dos Santos
Aos 16 dias do mês de Fevereiro de 1727 [no registo está 1627, mas foi gralha do prior] baptizei solenemente a Jerónimo filho de João Pires e de sua mulher Maria da Assunção, foram padrinhos Jerónimo Pires, solteiro e madrinha Marinha, solteira, filhos de Manuel Fernandes Selreto ?? [ou selveto], todos do lugar de Alcarraques de que fiz este assento dia, mês, e era ut supra. Manuel Freire dos Santos.
Aos 8 dias do mês de Novembro de 1752 anos faleceu da vida presente João Pires do lugar de Alcarraques, sem sacramentos por não dar tempo a que se lhe administrasse a enfermidade de que morreu: não fez testamento; está sepultado nesta igreja de que fiz este assento era, e ano ut supra. O Prior Paulo Pires de Lima.
Se, entretanto, encontrar mais algum, terei o cuidado de lho enviar.
Com os melhores cumprimentos,
Tiago Monteiro Dias.
Direct link:
RE: microfilmes Coimbra (Trouxemil, Eiras)
Peço desculpa, senhora Sandra Carvalho França, mas terei de corrigir o nome da madrinha de Jerónimo. É Marta.
E, agora reparo também, nem tirei o número das folhas!!! O Livro é o M1 de Trouxemil.
Dominus tecum.
Tiago Monteiro Dias.
Direct link:
RE: microfilmes Coimbra (Trouxemil, Eiras)
Bom dia,
UN IMENSO OBRIGADO !!!
Desculpe não ter respondido hà mais tempo... não tinha reparado nas suas mensagens, so as li hoje por acaso, mas que boa surpresa !
Se o puder ajudar, sera com muito gosto. As minhas proprias pesquisas concentram-se mais na zona de Cantanhede (pode ver os lugares de origem dos meus antepassados em c.geneal.over-blog.com/article-26821795.html ).
Mais ma vez obrigada,
Sandra Carvalho,
França
Direct link:
RE: microfilmes Coimbra (Trouxemil, Eiras)
Foi com todo o gosto.
Eu também tenho familiares da vila de Cantanhede. Aliás todo o meu ramo "Monteiro" vem daí.
Direct link:
RE: microfilmes Coimbra (Trouxemil, Eiras)
Senhora Sandra Carvalho França,
Deixo-lhe outro resgisto, o de óbito de Catarina João:
(AUC, Paroquiais de Trouxemil, livro M1, fol. 132)
«Em 15 de Junho de 1701 faleceu no lugar de Alcarraques Catarina João, mulher de Mateus Pires, não fez testamento. está enterrada dentro da igreja de que fiz este assento, dia, mês, era ut supra. O Prior João Rodrigues da Fonseca»
Com os melhores cumprimentos,
Tiago Monteiro Dias.
Direct link:
RE: microfilmes Coimbra (Trouxemil, Eiras)
Só para informar que os registos paroquiais de Trouxemil já se encontram "online " no site do Arquivo da Universidade de Coimbra.
Com os melhores cumprimentos,
Tiago Monteiro Dias.
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 04 gen 2025, 11:59