Visconde de Santa Luzia
This topic is classified in rooms: Pessoas | Títulos | Famílias | Arquivos
Visconde de Santa Luzia
Caros confrades:
Segundo a nossa base de dados, o título de visconde de Santa Luzia foi criado pelo Senhor D. Pedro V por decreto de 26 de Março de 1861 a favor de José Joaquim Machado Ferraz, filho de António Duarte Machado Ferraz e de Ana Maria Rosa Peixoto Pimentel, e nascido em Guimarães em 18 de Novembro de 1825. Alguns anos mais tarde (1885), o mesmo visconde foi feito Conde de Santa Luzia pelo rei D. Luís.
Ainda segundo a mesma base (remetendo para o ANP, tomo III, fonte que não tive oportunidade de consultar), o referido seu pai, António Duarte Machado Ferraz, terá morrido em 8 de Novembro de 1829, e eram avós paternos do Visconde Domingos Duarte Rodrigues Guimarães e Custódia Maria Teresa de Araújo Ferraz.
Ora,
- num estudo publicado na Revista de Guimarães em 1996, da autoria do P.e António José Ferreira Caldas, "Guimarães - Apontamentos para a sua história" (disponível on-line no site da Sociedade Martins Sarmento), algumas das datas referidas não coincidem (assim a de nascimento, 1826 em vez de 1825):
"Visconde de Santa Luzia.
José Joaquim Machado Ferraz, filho de António Duarte Machado Ferraz e de D. Ana Maria Rosa Peixoto, nasceu a 23 de Novembro de 1826. Casou em 20 de Agosto de 1853 com D. Carolina Cândida de Sousa Pereira Magalhães, filha do conselheiro e par do reino, Félix Pereira de Magalhães e D. Ponciana Maria de Sousa. Tem o título e foro de fidalgo cavaleiro da casa real por alvará de 17 de Maio de 1845; moço fidalgo com exercício no paço, em 26 de Setembro de 1849. Foi agraciado com o título de visconde de Santa Luzia a 2 de Abril de 1861; e é comendador da Ordem militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, por decreto de 17 de Setembro de 1863."
No entanto, mantém-se a data de 1861 (Abril em vez de Março) como a da criação do título.
- Já no blog "pedra formosa", dedicado à história vimaranense (texto publicado em Setembro de 2007, "efemérides"), se encontra que, a 8 de Setembro de 1861, terá morrido em Lisboa o Visconde de Santa Luzia, José Duarte Machado Ferraz, nascido em Guimarães em 1774, bacharel formado em leis e Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça.
Acresce que encontrei um assento de baptismo datado de 30 de Janeiro de 1849 (freguesia de Santa Leocádia de Briteiros, Guimarães) onde consta a assinatura "visconde de Santa Luzia" (curiosamente, não referido no texto do pároco, que merece, por outros lapsos e gralhas, ser apodado de trapalhão...).
Ou seja, doze anos antes da data (1861) referida como a da criação do título.
Fico grato por qualquer esclarecimento,
com os melhores cumprimentos,
Marcos Sousa Guedes
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 28 nov 2024, 13:05