aquinos da quinta da moita vide - ourem

This topic is classified in rooms: Famílias | Património | Regiões

aquinos da quinta da moita vide - ourem

#220877 | renatofelixaquino | 10 feb 2009 17:31

ola !

eu sou aquino e o nome vem da quinta da moita vide em ourem , esta quinta vem referenciada desde o sec 12 , localmente o nome de familia associado a esta casa sao sousas .

se alguem tiver alguns dados sobre os aquinos da moita vide ficava muito grato

renato

Reply

Direct link:

RE: aquinos da quinta da moita vide - ourem

#220886 | Olifran | 10 feb 2009 19:01 | In reply to: #220877

Caro Renato Aquino,
Penso que os Aquinos de Ourém devem estar relacionados com Tomás de Aquino e Sousa que foi o primeiro juíz ordinário de Aldeia da Cruz (depois Vila Nova de Ourém), no início do liberalismo.
Gomes Eliseu no "Esboço Histórico do Concelho de Vila Nova de Ourém" (p. 168 de "Ourém - Três Contributos para a sua História") refere também Domingos Frederico de Aquino e Sousa, Professor Primário vitalício na Gondomaria.
De qualquer modo, terá que pesquisar os seus Aquinos directamente nos Livros Paroquiais que estão na Torre do Tombo e no Arquivo Distrital de Santarém.

Desconhecia a ligação à Quinta da Moita de Vide. Ainda há pouco tempo tentei localizar esta Quinta sem grande sucesso, pois mesmo pessoas que vivem na Moita de Vide ignoram a existência da Quinta.
Gostaria de saber onde viu a referência à Quinta da Moita de Vide, no século XII.

Com os meus cumprimentos.

António de Oliveira Francisco

Reply

Direct link:

RE: aquinos da quinta da moita vide - ourem

#220932 | renatofelixaquino | 11 feb 2009 07:08 | In reply to: #220886

Ola !

Nao estou em casa , so volto em Abril ...

Aparece na lista de quintas mais antigas do concelho num levantamento da epoca , aparece tambem registada a sua adega medieval , nao sou estudioso , mas , tenho algumas publicacoes que a trazem referenciada , assim como vi em mapas de portugal da epoca de-me tres meses e darei tudo aquilo que achar em casa ...
Aparentemente , o nome aquino veio com um membro do clero italiano que era visita desta casa e teve um filho de uma das filhas dessa quinta , o nome utilizado sempre foi souza , aquino penso que perdurou com um bastardo da casa , que perdeu o souza , mas , reconhecido evidentemente .
Tambem temos uma referencia a Frederico Thomaz d'Aquino e Souza .
O nome 'e quinta da moita-vide , temos as castas de vinha que vieram com os templarios e muitas moitas , temos oliveiras que penso com mais de 900 anos pelas suas caracteristicas , pela situacao , penso que deveria ser uma casa importante setecentos anos atras , na epoca medieval, ja que a propriedade era imensa nessa altura , quando apareceu Santa Cruz , foi a nascente de agua a mais de 5 quilometros de distancia , sempre dentro da propriedade , que forneceu este novo aglomerado .
Vou tambem debrucar-me nos souza , parece que e' dali a cepa mais velha da regiao .

Muito obrigado , logo que tenha os meus dados referenciados transmitirei tudo .

renato

Reply

Direct link:

RE: aquinos da quinta da moita vide - ourem

#220952 | renatofelixaquino | 11 feb 2009 13:27 | In reply to: #220932

boa tarde ,

penso que realmente nao falou com as pessoas certas , mesmo os actuais sousas que la habitam nao me parece que tenham grande conhecimento do assunto , o meu pai , mora na moita-vide e sabe um bocado sobre a mesma assim como sobre a familia dele .vou contactar o meu pai para ver se esta disponivel para dissertar o que sabe .

mas , a razao de voltar a escrever e' somente que me lembrei que podera aparecer referenciada a esta quinta da moita-vide outros nomes , o meu pai tambem lhe chama a quinta velha dos sousas , e ainda existe uma capelinha com invocacao a nossa senhora da luz , e tambem se utilizava esta para a denominacao da quinta .

a quinta nova dos sousas seria a que actualmente se chama de quinta de sao gens , que fica no lugar de fonte catarina e que claramente , pela sua localizacao , deveria ter sido inicialmente parte da propriedade original dos sousas que deveria ser massiva , outra filha da mesma casa sera' a quinta da caridade que fica na estrada da mata bem proximo da actual cidade , na caridade evidentemente .

que eu saiba , tanto o local onde existe a escola primaria assim como o local da capela do alqueidao foram doacoes feitas por antepassados do meu pai e e' natural que apareca referencias em documentos de tal facto .

estas informacoes nao me lembro de ver referenciadas , sao sim a minha memoria ao que ouvi do pai e avo paterna .

espero ter contribuido um pouco para resolver algumas duvidas e , naturalmente criar novas questoes ...

bons estudos , quando tiver mais material escreverei e agradeco todas as informacoes que poder tambem fornecer .

melhores cumprimentos
renato

Reply

Direct link:

RE: aquinos da quinta da moita vide - ourem

#220972 | Olifran | 11 feb 2009 17:41 | In reply to: #220952

Caro Renato Aquino,
Fico a aguardar os elementos sobre a Quinta da Moita de Vide.
De qualquer modo, a informação que tenho é que a ermida de Nossa Senhora da Luz, que identificaria a Quinta do mesmo nome, fica situada fora da Moita de Vide.

Com os meus cumprimentos.

António de Oliveira Francisco

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 11 lug 2024, 11:44

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen