Brasões Paiva Manso Tróia Vila Nova Chão de Lamas

This topic is classified in rooms: Heráldica

Brasões Paiva Manso Tróia Vila Nova Chão de Lamas

#223687 | PAIVAMANSO | 14 mar 2009 11:02

Caros Confrades , Hoje vou tentar aprender a enviar fotos e documentos por e-mail.
Aquelas ( 1º as senhoras ) e aqueles que quiserem receber a foto e outros docs interessantes sobre os Brasões dos Paiva Manso , é só deixar uma msn aqui com o Vosso endereço de e-mail .
A minha memória já não é o que era .....Nas férias de Agosto 2007 comecei á procura do meu Bisavô Paterno , José de Paiva Manso Sárrea de Carvalho e um dos " Mistérios" que não percebia era a descrição que o meu Professor BELISÁRIO PIMENTA , fazia do 1º Brasão, dos Paiva Manso, pois no quadrante que ELE dizia ser de FONSECAS (cinco estrelas de CINCO pontas) para mim , baseado em livros recentes, era de COUTINHOS.... Para ser de Fonsecas teriam de ser cinco estrelas de SETE pontas.
Agora" Ouçam" um extrato ,muito entrecortado, de belisário em 1967 ;
Fica sempre bem a quem se engana, ou errou,fazer uma rectificação. Já lá vão 49 anos...Em carta escrita ao Ultimo Morgado de Chão de Lamas, eu (ELE) descrevia assim o1º Brasão ; ...«Lá estão os quartéis do Brasão, cada um com sua almofada, as flores de lis,as cinco estrelas de cinco pontas,a estrela de seis pontas rodeada de besantes, a divisa Avé Maria sobre os capacetes e a àguia solene do timbre...» (e acrescenta) ...Em tão poucas linhas não era fácil reunir tanto erro.........(e depois melhor informado rectifica).....
A) No 1º quartel, o dos Carvalhos, a estrela de seis raios está dentro de uma quaderna de crescentes; B) no quartel inferior, o dos Paivas, há três flores de lis em banda; C) no quartel superior , da direita, o dos freires, há uma faixa em barra abocada por duas serpes com a legenda Avé Maria; D) no ultimo o dos Coutinhos, há cinco estrelas de cinco raios em sautor; E) no timbre uma águia sainte dos mansos.........Já li nalguns livros o erro da primeira descrição de BELISÁRIO ,é o risco que se corre de ir cegamente atrás do Mestre .

Reply

Direct link:

RE: Brasões Paiva Manso Tróia Vila Nova Chão de Lamas

#225034 | PAIVAMANSO | 27 mar 2009 22:27 | In reply to: #223687

Caros Confrades tive hoje acesso a um documento credivel , onde se constacta, que o Brasão da Familia Paiva Manso , colocado no Solar de Chão de Lamas ,é de facto o que foi retirado do Solar de Vila Nova .
Quando puder divulgar o texto desse documento inequivoco , assim farei .
Um Abraço .PAIVAMANSO

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 03 lug 2024, 22:19

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen