Ilha Terceira
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil
Ilha Terceira
Da Ilha Terceira para a Freguesia de Nossa Senhora do Desterro, Capitania de Santa Catarina, Brasil.
Busco ancestralidade e dados sobre : MANUEL CAETANO DE MELLO, da Freguesia da Ribeirinha ou da Freguesia de São Pedro ( há divergências nos documentos eclesiásticos catarinenses), Bispado de Angra, Ilha Terceira casado com IGNÊS CATARINA da Freguesia de Santa Beatriz Lamyn.
Tiveram descendência em Santa Catarina. ( Casal da imigração açoriana para o Brasil)
AGRADEÇO COLABORAÇÕES.
Maria Helena
Direct link:
Ilha Terceira
Maria Helena,
Eu não sei se entendi direito mas: você descende de Antão Gonçalves da Costa? Que viveu em Porto Belo?
Lourval
Direct link:
RE: Ilha Terceira
Olá, Maria Helena. Talvez não haja divergência. Pesquisei no google e existe uma paróquia de São Pedro da Ribeirinha em Angra do Heroísmo.
ReplyDirect link:
RE: Ilha Terceira
Caro Lourval
Eu não descendo do Antão Gonçalves da Costa. O que tenho dúvidas é se os Gonçalves da Luz, de São Miguel descendem dele. Meu marido é que é descendente dos Gonçalves da Luz.
Cheguei até em Manoel Gonçalves da Luz, nascido em 1776 na Freguesia de São Miguel e falecido em 9/01/1856, aos oitenta anos de idade, casado com Joaquina Rosa de Jesus, filha de João de Simas e Emmerenciana de São José, nascida em 16/09/1797 também em São Miguel.
Dai para a frente não consigo mais dados sobre os pais dele nem de onde é originário.
Obrigada por sua intervenção neste fórum.
Maria Helena
Direct link:
RE: Ilha Terceira
Caro Lobosco.
Agradeço sua resposta ao fórum e quero lhe dizer que a minha dúvida é de qual dessas freguesias ele é originário. Creio que existam as duas, pois ainda não fiz buscas a esse respeito. Só que nos livros, citam ora em um lugar, ora em outro, dependendo do assentamento de seus descendentes.
Um grande abraço.
Maria Helena
Direct link:
RE: Ilha Terceira
Cara Confrade,
Na ilha Terceira existem:
São Pedro que é uma das freguesias que compõe a Cidade de Angra do Heroísmo;
Ribeirinha, cujo orago é São Pedro e que antigamente era chamada de Paróquia de São Pedro da Ribeirinha.
Existe ainda a freguesia dos Biscoitos, no Concelho da Praia da Vitória, cujo orago é também São Pedro e que, se não estou em erro era conhecida por Paróquia de São Pedro dos Biscoitos.
Com os melhores cumprimentos,
Miguel Santos
Direct link:
RE: Ilha Terceira
Olá Miguel Santos
Agradeço sua intervenção ao meu pedido. Você poderia então me informar se estas duas freguesias se encontram digitalizadas para consulta na internet?
Mais uma vez obrigada
Meus cimprimentos.
Maria Helena
Direct link:
RE: Ilha Terceira
Cara Maria,
Pelo que julgo saber, é algo que está a ser preparado. No entanto, ainda não é possivel a consulta on-line de registos da Ilha Terceira.
Tem mais alguns dados sobre os ascendentes que procura, nomeadamente nome, data aproximada de nascimento, frequesia e nome dos pais?
Quando tiver algum tempo livre (ainda não sei quando), poderia eventualmente tentar encontrar algum dos seus antepassados, uma vez que também necessito de pesquisar para mim no Arquivo de Angra.
Cumprimentos,
Miguel Santos
Direct link:
RE: Ilha Terceira
Prezado Miguel Santos
Os dados que possuo sobre estes meus ancestrais são os seguintes:
Encontrei citações no Arquivo Eclesiástico de que Manoel Caetano de Mello é da Freguesia da Ribeirinha, na Ilha Terceira.
Ignês Catharina e Manoel Caetano casaram-se às 11h do dia 19 de maio de 1800 na Matriz da Villa de N.Sra. do Desterro de acordo com o LC 4 (1798/1809) Fl.15 e foram testemunhas Francisco Maxado de Souza e Francisco da Fraga, que assinou em cruz, por ser analfabeto. Foi celebrante o Vig. Francisco das Chagas.
Penso que eles já viviam maritalmente há muitos anos quando realizaram este casamento religioso. Em outro documento de batizado (1799) no Arquivo Eclesiástico encontrei citação de que Ignês era da Freguesia de Agua de Lupe, Ilha Terceira, e outra citação de que ela e o marido eram da Freguesia de Quatro Ribeiras, na Ilha Terceira.
Maria Joaquina é a primeira filha do casal.
Maria Joaquina e Antônio José de Jesus, filho de Manuel Antônio da Silveira da Freguesia da Piedade na Ilha do Pico e de Vivência da Assunção da Freguesia da Ribeirinha, na Terceira, casaram-se às 11h. da manhã do dia 08.09.1800 na Igreja Matriz de N.Sra do Desterro conforme LC 4 (1798/1809) Fls.29v e foi testemunha Francisco Maxado de Souza. O celebrante foi o Vig. Francisco das Chagas.
A primeira neta, filha de Maria Joaquina e Antônio nasceu na Freguesia de N. Sra do Desterro (atual Florianópolis) no dia 24.04.1801 e foi batizada em 03/05/1801.
Então vamos aos cálculos:
neta - 1801
filha - calculando 18 anos mais velha) - 1783
casal imigrante Manoel e Ignês (calculando para eles 20 anosmais velhos) - 1763.
Espero que entendas toda esta minha confusão.
São dados muito imprecisos, que jogamos com a sorte para encontrar o que buscamos.
Um abraço e boa sorte para quando tiveres aquele tempinho para me ajudar nestas buscas.
Maria Helena
Direct link:
RE: Ilha Terceira
Cara Maria Helena,
No assento de casamento de Manuel Caetano de Mello e Ignês Catharina não consta o nome dos pais?
É que sem eles, não se consegue pesquisar uma vez que nos assentos de baptismo apenas consta o primeiro nome de cada um, e o nome dos pais.
Com os melhores cumprimentos,
Miguel Santos
Direct link:
RE: Ilha Terceira
Caro Miguel
Desculpe-me pela falha de não ter-lhe respondido.Esta semana irei a Cúria Metropolitana e olharei o registro de casamento deles para ver se realmente consta os nomes dos pais dos noivos. É que perdi boa parte de minha pesquisa, coisas de iniciante , e agora preciso rever, já que fiquei com as datas.
Um grande abraço. Volto a lhe procurar.
Maria Helena
Direct link:
RE: Ilha Terceira
Maria Helena, Por acaso cheguei nesta página de Genealogia. E lendo sobre sua preocupação e as informações familiares que possui,resolvi dar uma contribuição.
Com referência a Ilha Terceira já existe todos os arquivos paroquiais digitalizados pela Biblioteca Pública de Angra do Heroísmo. Escreva ao Dr.Marcolino Candeia que é o Diretor e com certeza vai lhe ajudar.
Mas, é mesmo importante ter não apenas o "nome" como também os pais do emigrante que saiu dos Açores.
O nome da freguesia que nasceu a sua INÊS com certeza é Freguesia da AGUALVA, paróquia NOSSA SENHORA DA GUADALUPE, concelho da Praia da Vitória (nome atual),Ilha Terceira. É ainda uma freguesia rural,muito bonita. Daí sairam muitos para o Brasil e bem mais tarde para a América do Norte.
É muito comum esta duplicidade de dados,Bom,considerar os dois. Há dois trabalhos que citam o registro de antepassados meus na junta de São Bento (hoje,dentro da cidade de Angra do Heroísmo) e na Agualva. Em quem confiar? O melhor é ir as fontes primárias.
A Ilha do Pico tem um levantamento completo feito pela Dra.Norberta Amorim.,inclusive sobre a Piedade. Tenho este livro e se precisar pode consultar. Creio que lá na Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina tem bibliografia a este respeito.
Mais,uma coisa: A família Gonçalves tem um tronco forte na Terceira e também no continente.
Seria interessante consultar o trabalho "A Presença Açoriana em Santo Antônio da Patrulha e RGSUL" e vai se espantar com as andanças da nossa gente. (No IHGSC irá encontrar este livro)
Por último, na Ilha de São Miguel,consulte a Biblioteca de Ponta Delgada,seu arquivo é precioso.
Espero ter sido útil.
Um abraço
Lélia
Direct link:
RE: Ilha Terceira
Cara Lélia
Agradeço sua intervenção ao fórum e suas palavras sobre açorianos são sempre úteis.
Qualquer hora dessas irei fazer uma visita a Casa dos açores, aqui na nossa Ilha. Como vê estamos bem próximas e até temos tinhamos parentes em comum, tristemente falecido 18 de janeiro, há três anos atrás na cidade de Joinville.
Um abraço.
Maria Helena - Conselheira Fiscal do INGESC .
Em tempo : "A Festa dos 10 anos da Casa dos Açores aqui na Ilha" estava muito bonita e muito agradável. Cumprimente a amiga Karin por mim.
Direct link:
RE: Ilha Terceira
a minha mãe é de apelido teves ,vindo da ilha terceira,penso que da bisavó
ReplyDirect link:
RE: Ilha Terceira
Caro Miguel (Lobosco)
Hoje encontrei o óbito de Ignês Catarina. Ela faleceu "de Malina" em 01/11/1805 na Vila do Desterro, Ilha de Santa Catarina com mais de sessenta anos, casada e era filha de João Martins. No documento diz "que ignora-se o nome da mãe.
É mais um dado que possuo.
Até breve.
Maria Helena
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 05 gen 2025, 01:17