certidão de óbito manaus

This topic is classified in rooms: Arquivos | Brasil | Pessoas

certidão de óbito manaus

#229727 | lgf2007 | 19 mag 2009 00:33

Volto a dirigir-me ao Forum tentando obter ajuda, pois não desisti de localizar o local do óbito de meu bisavô José Gomes Ferreira, ocorrido em 1918 ou 1919 no Brasil, vitima da gripe espanhola, afirmando-se que ou em Manaus ou no Rio de Janeiro( segunda alguma tradição familiar no Hospital da Beneficiência.

As informações são muito reduzidas. Já me dirigi ao Cartório do Catete no Rio, onde me afirmam não o ter localizado e indicaram-me o arquivo dos cemitérios da Santa Casa da Misericórdina para onde dirigi um e-mail.

Em Portugal não existe qualquer registo de óbito no registo civil o que pode explicar-se em virtude do mesmo não ter sido participado.

Dirigi-me por email ao Consulado de Portugal em Manaus tentando saber como solicitar uma busca do registo do óbito naquela cidade.

Se algum dos pacientes leitores me puder dar uma ideia ficarei muito grata.

LGomes Ferreira

Reply

Direct link:

RE: certidão de óbito manaus

#229729 | M.Ribeiro | 19 mag 2009 01:00 | In reply to: #229727

Caro Gomes Ferreira

O meu avô faleceu bem novinho em 1919, também vítima da gripe espanhola.
O local de seu falecimento foi o Instituto de Infectologia, responsável na época pela grande epidemia, e que ainda hoje existe, localizado em São Cristóvão, Rio de Janeiro. Seu óbito foi encontrado pela Santa Casa do Rio de Janeiro, em uma pesquisa que abrangeu 1918 e 1919.

Conseguir a pesquisa na Santa Casa, se você é de Portugal, vai ser um pouco trabalhoso, devido ao pagamento antecipado pedido por eles.

Tente primeiro a 9ª Circunscrição, que é a que cobre os falecimentos no instituto de São Cristovão, onde esteve o meu avô, já que você levantou a hipótese do óbito ter se dado no Rio de Janeiro.


9ª Circunscrição:
Rua São Cristóvão, 575 - São Cristóvão
20940-001 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: 3295-0972 / 3295-0140
http://www.9rcpn.com.br/


Marli Ribeiro
São Paulo - SP

Reply

Direct link:

RE: certidão de óbito manaus

#229731 | lgf2007 | 19 mag 2009 01:23 | In reply to: #229729

Muito gentil de sua parte.

Vou tentar esta sugestão, muito embora conste ter falecido no Hospital da Beneficiência. Todas as hipoteses devem ser aproveitadas.

L Gomes Ferreira

Reply

Direct link:

RE: certidão de óbito manaus

#246213 | lgf2007 | 19 dic 2009 01:32 | In reply to: #229729

Infelizmente a sugestão que Marli Ribeiro me deu de contatar a 9ª circunscrição do Rio de Janeiro para obter informação sobre o registo de falecimento de meu avô , vitima de gripe espanhola, falecido nessa cidade, por volta de 1918/1919 não surtiu efeito, pois não me devolveram resposta(talvez porque não respondem para fora do Brasil).

Será que me pode arranjar o endereço electronico da Santa Casa do Rio de Janeiro?

Agradeço a gentiliza do auxilio que me possa ser prestado, pois não gostaria de abandonar o projecto de conhecer o ocorrido com meu ascendente.

L Gomes Ferreira

Reply

Direct link:

RE: certidão de óbito manaus

#246230 | M.Ribeiro | 19 dic 2009 16:50 | In reply to: #246213

Caro Gomes Ferreira

Sobre certidão de óbito em Manaus, que é o nome do tópico, eu nada sei.

O Registro do meu avô não foi encontrado pelo Cartório de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, com o qual nem entrei em contato, mas pela Santa Casa, que me mandou uma cópia via email, onde constava o Cartório, porque eu queria a confirmação de que era o meu avô, já que havia 2 óbitos com o mesmo nome. A confirmação deu-se pelo nome de minha avó como conjuge e pelo nome do meu bisavô, na certidão de óbito de uma das pessoas. O nome de meu avô era muito simples, apenas Álvaro Ribeiro.

O endereço eletrônico da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro é www.santacasarj.org.br Pergunte como você faz para enviar o pagamento da taxa para a pesquisa, estando em Portugal. Acredito que terá que ser feito um Vale Postal em nome de algum funcionário do setor financeiro ou do setor de pesquisas.

Outra idéia que eu daria seria entrar em contato com a 4ª Circunscrição do Registro Civil de Pessoas Naturais, o Cartório do Catete, www.cartoriocatete.com.br, responsável pela área da Beneficência Portuguesa, mas vi que você já fez isto. Não custa insistir.

Marli

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 01 lug 2024, 23:33

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen