Como encontrar uma pessoa que mudou de nome?

This topic is classified in rooms: Formação

Como encontrar uma pessoa que mudou de nome?

#231412 | M.Dourados | 06 giu 2009 00:40

Caros confrades

Aqui neste Forum costumanos falar das nossas ascendencias, por isso de pessoas que já faleceram. Mas eu peço ajuda para me darem alguma dica de como procurar uma menina que foi criada numa casa da Misericordia e que talvez por não gostar do nome ou por outra razão, trocou de nome. Pelas contas de outros irmãos, ela terá nascido em 1980 e o registo agora não quer dar a certidão de nascimento dela, onde consta o novo nome.
São os irmãos dela, que tinham todos se espalhado e acabaram agora por se encontrar, que procuram esta irmã mais nova.
Se alguem souber o que devo fazer para a encontrar, pois sei o nome dos Pais dela e de todos os outros irmãos.

Com os meus agradecimentos e cumprimentos
Maria Dourados

Reply

Direct link:

RE: Como encontrar uma pessoa que mudou de nome?

#231751 | M.Dourados | 11 giu 2009 23:11 | In reply to: #231412

Caros Confrades~

Renovo o meu pedido

Maria Dourados

Reply

Direct link:

RE: Como encontrar uma pessoa que mudou de nome?

#231813 | M22F04M72 | 13 giu 2009 02:57 | In reply to: #231751

Caro(a) M. Dourados
Julgo que o pedido de certidão só pode ser feito pelos parentes mais próximos. No caso os irmãos. Para isso terão que ir à Conservatória a onde foi registada, dado que se houve mudança de nome a pessoa em causa teve que fazer o pedido de alteração nessa Conservatória. Aí serão informados do procedimento a ter para que lhes seja dada a certidão. Caso esteja em causa por ex. partilhas a Conservatória terá que fornecer a Certidão.
Espero que tenham sorte!
Atenciosamente
Maria Matos

Reply

Direct link:

RE: Como encontrar uma pessoa que mudou de nome?

#231862 | M.Dourados | 14 giu 2009 01:48 | In reply to: #231813

Cara Maria Matos

Obrigado pela sua resposta ao meu pedido de ajuda.
Cinco irmãos foram abandonados pela Mãe, que desapareceu por completo e todos foram entregues á Santa Casa de Misericordia pelo pai deles, pois não tinha possibilidades de os criar.
Nasceram todos em Tomar e a irmã mais nova, que nasceu em 1977, com o nome de Capitulina Freitas Dias dos Santos, foi adoptada e por essa razão deve ter mudado de nome.
Os outros 4 irmãos, passado anos, agora já adultos conseguiram se reunir todos, mas fala a irmã mais nova. Foram a tomar á Conservatória, identificaram-se como irmãos e não lhes foi entregue a cópia da certidão de registo, dizendo que só a davam com uma ordem do tribunal.
Eu sou apenas uma amiga, a quem me pediram ajuda, mas estou habituada a pessoas qeu já não estão entre nós e não aos vivos. Mas gostava de ajudar e por isso pedia ajuda para dicas que me possam chegar a essa certidão.

Vom os mues cumprimentos
Maria Dourados

Reply

Direct link:

RE: Como encontrar uma pessoa que mudou de nome?

#231881 | M22F04M72 | 14 giu 2009 19:05 | In reply to: #231862

Cara Maria Dourado
Em face da explicação que me deu tenho a dizer-lhe que será díficil conseguir essa certidão.
A única forma, é de facto, com ordem do Tribunal, pois o vínculo de adopção constitui-se por sentença judicial. Outro entrave é o segredo de identidade, pois a sua identidade não pode ser revelada nem aos pais naturais a não ser que o adoptado haja declarado expressamente que a tal não se opõe. Com a adopção o adoptado perde os seus apelidos de origem, sendo o seu novo nome constituído pelos do adoptante. O nome próprio é mantido mas o adoptante pode alegar circunstâncias de razão para que este também seja alterado.
Parece-me que se disponibilizou mais para uma tarefa de "triller" do que para uma ajuda de conseguir uma certidão. Mas o caso é interessante! Por isso se conseguir ajuda dos irmãos talvez consigam alguma(s) pista(s) para a localizar. Tentar uma "vizitinha de recordar" á Santa Casa, falar com alguém que haja estado na mesma altura lá. Se conseguissem localizá-la era bem possível que tudo se arranjasse.
Desejo-lhe felicidades na sua busca
Atenciosamente
Maria MAtos

Reply

Direct link:

RE: Como encontrar uma pessoa que mudou de nome?

#231993 | M.Dourados | 16 giu 2009 01:12 | In reply to: #231881

Cara Maria Matos

Realmente esta procura do nome da irmã dos meus amigos, mais parece um "triller" e não vai ser nada facil, até tem uma percentagem muito minima de a encontrar, Agradeço a sua resposta ao meu pedido, foi muito simpática e por isso quero partilhar com a Maria, que descobri já que a Capitulina continuma a ter o mesmo nome, só mudou os apelidos, que não nasceu em 1977, mas em 14.03.1978 e que possivelmente foi adoptada por um casal em que o marido era GNR e que viviam no distrito de Santarém.
Estas informações são uma ajudinha, mas até chegar a ela vai ser mesmo complicado.
Agradecendo mais uma vez a sua resposta, apresento os meus cumprimentos
Maria Dourados

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 04 lug 2024, 10:24

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen