Procuro ascendencia

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Procuro ascendencia

#233464 | anarmai | 07 lug 2009 10:06

Eu, Paulo Alexandre Moreira De Figueiredo; filho De Alexandre Antunes De Figueiredo (natural do concelho de nelas) E Maria Rosa Moreira Soares (natural de Melres - Gondomar )

Meu pai; filho de António De Figueiredo Rodrigues e de Aurora Da Conceição Antunes

Minha mãe; filha de António Soares e Miquelina Moreira

O que isso quer dizer? Penso que eventualmente não dirá nada de especial e faltam-me muito mais dados. De qualquer maneira fica a curiosidade!

Obrigado pela a atenção!

Com os melhores cumprimentos;
Paulo De Figueiredo

Reply

Direct link:

RE: Procuro ascendencia

#233488 | MariaDavid | 07 lug 2009 15:29 | In reply to: #233464

Eu, mariadavid....juro solenemente que não sou loira! ...não percebi a sua mensagem:

"O que isso quer dizer? Penso que eventualmente não dirá nada de especial e faltam-me muito mais dados. De qualquer maneira fica a curiosidade!" ???????

maria

Reply

Direct link:

RE: Procuro ascendencia

#233506 | M22F04M72 | 07 lug 2009 18:35 | In reply to: #233464

Olá Paulo
Você quis dizer
Nome -Paulo Alexandre Moreira de Figueiredo - que não nasceu em data alguma, nem em lugar algum
É filho de - Alexandre Antunes de Figueiredo, que é natural de Nelas, e de Aurora da Conceição Antunes, que é natural de Melres - Gondomar
Tem como avós paternos - António de Figueiredo Rodrigues e Aurora da Conceição Antunes, que também não são naturais de lado nenhum
Tem como avós maternos - António Soares e Miquelina Moreira, que também não são naturais de lado nemhum
Afinal isto até diz "algo de especial"... só seu pais é que nasceram em algum lugar.
Nunca tinha imaginado que podesse haver alguém a quem deram nome mas não data nem local de nascimento.
Pela sua informação "fica a curiosidade" que é defacto peculiar, dado andar à procura de ascendência
Atenciosamente
Maria Matos
P.S. vai ter dificuldade em saber quando é que atinge a "maior de idade"

Reply

Direct link:

RE: Procuro ascendencia

#233563 | anarmai | 08 lug 2009 01:24 | In reply to: #233506

Realmente tem toda razão!

Mas sou "novato neste forum, não sabia de todos os requesitos fundamentais para uma pesquisa desta indole. Por isso pedi ajuda!

De qualquer maneira a sua análise às minhas questões; até a sua estrapulação à minha pessoa (falta de datas de nasc imento, etc;) é intressante; na realidade nem sei se já terei chegado à maior idade ou não mas enfim. Descreveu-me bastante bém e por isso sinto-me bastante lisongeado. Obrigado!

Acontece que na verdade é tudo o que sei acerca da minha familia e por isso agradecia algum respeito.

Mais uma vêz tenho que lhe dar razão quando diz "Afinal isto até diz algo de especial". Mais; ainda não diz mas dirá - não estou a ser irónico mas honesto - a curto e médio prazo e quem dirá até a longo...

Bom! passando à frente; eu nasci em 08-01-1971 Em Angola (Benguela) na Freguesia de Nossa Senhora Do Pópolo.

A minha mãe em 07-08-1950
O meu pai de momento não sei. Como vê sei muito pouca coisa; de todas as coisas e de coisa alguma (lá está a minha falta de maior idade)

Com os melhores cumprimentos;
Paulo de Figueiredo

Reply

Direct link:

RE: Procuro ascendencia

#233564 | anarmai | 08 lug 2009 01:27 | In reply to: #233563

Realmente tem toda razão!

Mas sou "novato neste forum, não sabia de todos os requesitos fundamentais para uma pesquisa desta indole. Por isso pedi ajuda!

De qualquer maneira a sua análise às minhas questões; até a sua estrapulação à minha pessoa (falta de datas de nasc imento, etc;) é intressante; na realidade nem sei se já terei chegado à maior idade ou não mas enfim. Descreveu-me bastante bém e por isso sinto-me bastante lisongeado. Obrigado!

Acontece que na verdade é tudo o que sei acerca da minha familia e por isso agradecia algum respeito.

Mais uma vêz tenho que lhe dar razão quando diz "Afinal isto até diz algo de especial". Mais; ainda não diz mas dirá - não estou a ser irónico mas honesto - a curto e médio prazo e quem dirá até a longo...

Bom! passando à frente; eu nasci em 08-01-1971 Em Angola (Benguela) na Freguesia de Nossa Senhora Do Pópolo.

A minha mãe em 07-08-1950
O meu pai de momento não sei. Como vê sei muito pouca coisa; de todas as coisas e de coisa alguma (lá está a minha falta de maior idade)

Mas agradeço alguma ou a possível colaboração da sua parte e mais uma vêz obrigado por ter respondido à minha mensagem.

Com os melhores cumprimentos;
Paulo de Figueiredo

Reply

Direct link:

RE: Procuro ascendencia

#233566 | anarmai | 08 lug 2009 01:38 | In reply to: #233488

É porque foi mal elaborada

O que eu quero é saber quem são as pessoas da minha familia que me antecedem. Até onde for possível.

Eu nasci em 08-01-1971 em Angola (Benguela); mas penso que todos os meus registos estão na freguesia de S. sebasteão da Pedreira em Lisboa. Ou não não sei bem...!

A minha mãe em -07-08-1950

E o meu pai nãosei

Quanto aos avós também nada sei.

Agradeço a sua colaboração.

Com os melhores cumprimentos;
Paulo De Figueiredo

Reply

Direct link:

RE: Procuro ascendencia

#233573 | MariaDavid | 08 lug 2009 04:29 | In reply to: #233563

Caro Paulo Figueiredo


Vamos já direitinhos à sua questão:

1 - Para princípio de conversa e para colocar os "pingos" nos ii, como dizem os nossos irmãos brasileiros, não interprete como falta de respeito uma certa ironia subjacente nas entrelinhas das respostas que recebeu. Tem que reconhecer que a sua mensagem tinha um tudo nada de surrealista mas não é nada a que todos nós aqui, neste forun, não estejamos habituados. Portanto, da minha parte posso afiançar-lhe não ter havido qualquer falta de respeito para consigo e, embora não tenha nenhuma procuração de Ana Matos, penso que ela também não estava a criar-lhe, deliberadamente, qualquer constrangimento. Foi a forma como apresentou as suas dificuldades e a falta de dados que gerou todo esse equívoco da sua parte. Mas creia que estamos aqui para ajudar, sempre que for possível. Ponto final.

2 - Quem começa esta aventura das investigações genealógicas tem sempre dificuldades. Eu também as tive. Eu também fui ajudada. Portanto, sei como se sente, meio perdido e sem saber como contornar as dificuldades. E por isso estou aqui, a tentar dar a ajuda possível.

3 - Pela data do seu nascimento, é já um homem feito. Revela que está a começar nestas andanças e que não tem experiência neste forun. Aconselho-o, primeiramente, a ler com muita atenção tudo o que já foi comentado, nestes espaços, sobre a forma de fazer investigação genealógica para pouparmos os restantes leitores à maçada de estarem sempre a ler os mesmos conselhos que todos damos a quem se inicia. Vem tudo bem claro, basta ler. Por exemplo, pesquise em "árvore genealógica", em cima, na barra das pesquisas, e vai encontrar uma lista imensa de mensagens a esse propósito, com indicações muito úteis.

4 - Converse com todos os parentes vivos que ainda tem e recolha todas as informações possíveis; a sua própria certidão de nascimento traz/deve trazer os nomes correctos dos seus pais, assim como as freguesias de onde eram naturais e os nomes dos avós. Sabendo tudo isso (e o Paulo Figueiredo já mostrou aqui que tem esses dados), é só escrever para as Conservatórias de Registo Civil respectivas e pedir uma fotocópia da certidão de nascimento de cada um dos seus parentes (pai, mãe, avós paternos e maternos). Na posse dessas fotocópias, analise cada detalhe que lá apareça - datas, lugares, idades, etc. Depois, faça o mesmo para os registos de casamento. Os restantes passos, é só seguir todos os conselhos que foram sendo dados a tantos outros, neste mesmo forun e que poderá ver se ler as tais mensagens.

5 - Quando avançar um bom bocado na sua genealogia, partilhe aqui essas informações, pois pode dar-se o caso de algum frequentador deste forum ter investigado as suas regiôes ou, até, alguns ancestrais seus. Mas isso só se saberá depois de o Paulo ter feito as suas próprias pesquisas.

6 - Por último, da minha parte estou sempre disponível para dar qualquer ajuda e se precisar de mais algum esclarecimento, diga. Contudo, tenha presente no seu espírito que esta investigação inicial só poderá ser feita por si. Só o Paulo terá acesso a determinados documentos que lhe permitem avançar.

Espero ter sido clara, útil e que não tenham subsistido quaisquer melindres sobre a forma como reagi à sua mensagem. Fora de qualquer piada, sou mesmo ruiva, acredite.

Com os meus sinceros cumprimentos e votos de boas pesquisas

Maria

Reply

Direct link:

RE: Procuro ascendencia

#233576 | silvestre | 08 lug 2009 08:12 | In reply to: #233464

Caro Paulo

Peça às conservatórias do Registo Civil de Nelas e de Gondomar os registos de nascimento (não autenticadas) de seu pai e mãe, respectivamente, nos quais constam os pais e os avós deles. Terá de lhes indicar todos os dados que conhece. por exemplo: Alexandre Antunes De Figueiredo, nascido a 1/1/1945?, na freguesia de ....., concelho de Nelas, filho de... e de...." e não precisa, para já, de saber a data de nascimento dos seus avós.
Posteriormente deverá fazer contas às idades dos seus avós e pedir o registo de nascimento de cada um para a respectiva freguesia. Outra hipótese, é pedir o registo de casamento dos avós que hipoteticamente aconteceu um ano antes do nascimento do filho mais velho. Recuará mais uma geração e quando chegar ao século XIX partirá para a pesquisa nos Arquivos Distritais de Viseu e Porto.
Cumprimentos
Vera Videira

Reply

Direct link:

RE: Procuro ascendencia

#233625 | anarmai | 08 lug 2009 18:12 | In reply to: #233573

Olá Maria
Muito obrigado!

Não sou dado a muitos constrangimentos.

E no concerne a surrealismos; digamos que "ando com os pés assentes no chão da Terra como quem anda com a cabeça na lua de Marte" - De qualquer maneira sou uma pessoa muito objectiva e não muito acercado a fantasias ou a melindres. Qualquer surrealismo que diga respeito à minha pessoa é-me naturalmente próprio mas igualmente adquirido pela força da conquista. Mas também pode ser de todos e naturalmente não será de ninguém.

Filosofias à parte.

Fico muito grato pela sua ajuda e colaboração; espero poder participar mais vezes neste sitio com dados concretos. Pareçe-me bem feito e com muito interesse.

De qualquer forma, penso - não me leva a mal - que qualquer coisa que venha a descobrir no futuro, terá sempre uma importancia muito relativa. Posso enganar-me mas sou céptico e não encontrarei qualquer novidade útil para o progresso e desenvolvimento global. Tenho até ideia que este meio de comunicação "para as massas" com o qual estamos fazendo uso não passa de uma moderna palermice.
Adianto ainda mais; sem querer profetisar: segundo alguns dados já existentes ao dispor de muita gente; todo isto não vai durar mais de 100 anos ou pouco mais.
A vida existirá "SEMPRE" mas a humanidade e a civilização como a conheçemos tem inevitavelmente os dias contados. A natureza é impia quando faz desapareçer uma espécie dominante. Este é o último estágio do Sapiens - aproveitem.

Espero estar enganado.

Com os melhores cumprimentos;
Paulo De Figueiredo

Reply

Direct link:

RE: Procuro ascendencia

#233628 | anarmai | 08 lug 2009 18:32 | In reply to: #233576

Olá Vera Videira!

Muito obrigado!

Lamento algumas respostas anteriores (à Maria); mas a maior parte das vezes sonho que sou muito criativo. Deve ser a criança que em mim habita. OK!

Mas realmente agradeço a ambas a disponíbilidade para aturar - mesmo que por breves momentos - uma pessoa chata como eu.

Quando estiver na posse de dados concretos terei todo o gosto em partilha-los aqui; para o meu bem e para o desta comunidade. Até breve e não me levem a mal se por vezes sou invadido pela "Cena Do ódio" - Almada(s) Negreiros à parte...

Com os mais sinceros cumprimentos;
Paulo De Figueiredo

Reply

Direct link:

Nelas e Carregal do Sal

#233642 | silvestre | 08 lug 2009 19:42 | In reply to: #233628

Caro Paulo
Deve agir como gosta e pela minha parte não o levei a mal, e quanto a "aturar pesoas chatas", já lá vai o tempo em que o fazia...
Quando conseguir chegar ao sec xix partilhe em geral e comigo pois parte da minha ascendência é do Carregal do Sal, perto de Nelas e costumo passar alguns dias livres no Arquivo de Viseu.
juzarte@ iol.pt
Vera

Reply

Direct link:

RE: Procuro ascendencia

#233654 | M22F04M72 | 08 lug 2009 20:51 | In reply to: #233563

Olá Paulo
Antes de mais peço desculpa se fui incisiva no meu comentário, mas como diz a Maria David não houve intenção de o ofender ou monesprezar, julgo que ambas nos apercebemos que é um "iniciado". E ela já disse muito do que eu mesma lhe diria, por isso acho que este "começo" será uma estória para contar um dia... Agora vamos ao trabalho! Já lhe foi dado algumas dicas e muitas outras pode encontrar neste fórum e neste site. Como se costuma dizer o tempo também é "estatuto" e você entrou num local que nasceu no século passado por isso tem um "peso" creditado. Os primeiros passos também já lhe foram explicados e não vou repeti-los. Mas vou insistir numa coisa- quer se seja expert, o que não é de todo o meu caso, ou não em genealogia é necessário uma dose extra de paciência e calma. Depois de ficarmos "viciados" difícel é desistir. Costumo dizer que é como um "novelo de lã que começamos a desenrolar e que pensamos que vamos encontrar o fim mas o novelo é mágico e não conseguimos parar de tentar desenrolá-lo". E aí reside o fascínio da genealogia! Mas há mais... Repare só - quando colocou o seu comentário as primeiras respostas que recebeu foram da Maria David que depois lhe diz que Nelas lhe interessa e até costuma frequentar o ADViseu. Depois foi a minha que tem um ramo aparentado com Figueiredo mas dos lados de Vouzela, também Viseu claro. E esta, hem?
Conte comigo! Sou natural do Porto mas lá para trás alguém desceu da serra e veio aqui parar.
E vão ser situações destas que você irá também encontrar por certo e o deixará feliz!
Atenciosamente
Maria Matos

Reply

Direct link:

RE: Nelas e Carregal do Sal

#233656 | anarmai | 08 lug 2009 20:54 | In reply to: #233642

Mais uma vêz sinto-me grato pela atenção!

Também gosto do sossego das bibliotecas e dos arquivos...
E vou seguir o seu conselho em relação a "pessoas chatas"

Até mais vêr
Paulo De Figueiredo

Reply

Direct link:

RE: Procuro ascendencia

#233673 | anarmai | 08 lug 2009 22:29 | In reply to: #233654

Olá Maria Matos!

Muito obrigado!

Tenho a certeza que são as mais "pequenas" coisas - que são também as mais belas - aquelas que nos deixam mais felizes.

Logo que tenha disponibilidade vou iniciar esta demanda.

Atenciosamente;
Paulo De Figueiredo

Reply

Direct link:

Descendente dos Cruz de São Joaninho, Pedraires e Couto do Mosteiro - Santa Comba Dão.

#301359 | MarcoBorges | 30 mar 2012 17:31 | In reply to: #233576

Sou descendente dos Cruz de São Joaninho, Pedraires e Couto do Mosteiro- Santa Comba Dão.

Reply

Direct link:

Procuro ascendencia - Família Cruz de Carrazedo de Montenegro

#323747 | JoaoLCruz | 22 feb 2013 14:58 | In reply to: #233573

Sra.Da. MariaDavid

Li com bastante interesse a sua resposta ao Sr.Paulo Figueiredo em que fez uma lista dos passos a levar para se iniciar uma pesquiza sobre os antepassados de uma pessoa. No meu caso, faltam-me elementos concretos para dar início a uma pesquiza que possa produzir a informação desejada.

A minha intenção ao escrever-lhe aqui, se me perdoar a ousadia, é para pedir conselho e direcção pois que sou residente nos Estados Unidos e não disponho de possibilidades para me deslocar a Portugal, de modo a visitar as paróquias e conduzir a pesquiza eu mesmo. Todavia, não pretendo pedir a ninguém que faça a investigação por mim.

A razão por que me acho perdido e a precisar de re-encaminhamento é por que, depois de têr publicado as minhas questões na 'sala' das Famílias de Carrazedo de Montenegro, não recebi resposta de ninguém que me pudesse sugerir onde procurar os dados de que estou preciso. Entretanto, já consegui através do AD de Vila Real um link para o arquivo paroquial de Carrazedo de Montenegro com os nascimentos lá registados nos anos de 1800 (http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PVLP07-001-005), mas não sei como pesquizar a informação e tenho dificuldade em decifrar a caligrafia. Qual o passo seguinte?

Abaixo vão os dados de que disponho, aínda que sejam limitados e provávelmente incorrectos:

Agradecerei muito a quem podér fornecer informação acerca do meu avô:

Nome: Luis Cruz
Residencia: Carrazedo de Montenegro
Nascido: 1885 (estimativa)
Faleceu: 1950 (estimativa)
Parceira: Maria do Carmo Carvalho Mendes (viúva)
Descendencia:
Maria do Marco Carvalho Cruz (nasceu em 1915 em Lourenço Marques, Moçambique)
João Carvalho Cruz (nasceu em 1917 em Lourenço Marques, Moçambique)

Possívelmente o meu avô terá casado subsequentemente com uma outra senhora cujo nome desconheço.

Muito obrigado - João Cruz

Reply

Direct link:

RE: Procuro ascendencia - Família Cruz de Carrazedo de Montenegro

#323809 | MariaDavid | 23 feb 2013 11:35 | In reply to: #323747

Bom dia, João Cruz

Gostava muito de o poder ajudar, mas a escassez dos dados que apresenta dificulta-me qualquer tentativa. Para além de tudo o que já sabe, por ter lido aqui no forun, tem em seu poder a sua certidão de nascimento? Em caso afirmativo, se não quiser partilhar as informações da mesma aqui no forun, transcreva-me, por favor, tudo o que vem lá escrito, se há averbamentos ou não e mande-me para dsatreel seguido do sinal de arroba gmail ponto com.

Tentarei analisar tudo e responder-lhe de forma mais eficaz.

Sobre o link que lhe indicaram de Carrazedo de Montenegro, eu própria tentarei abrir e pesquisar, mas só depois de ver o que está escrito na sua certidão. O meu tempo é escasso e por muita boa vontade que tenha em o ajudar, não me é possível andar sem norte em busca de nem eu sei quem, entende? As certidões de nascimento trazem muita informação, a questão é saber "ver" o que está lá escrito.

Sobre arquivos de Moçambique, sinceramente não lhe posso dar qualquer ajuda. Mas estou convicta que alguém deste forum, depois de o João Cruz apresentar algo mais palpável, e que conheça minimamente a realidade africana, consiga dar uma mãozinha.

Não desanime nem interprete negativamente a falta de respostas quando colocou o seu pedido na sala das famílias de Carrazedo de Montenegro. Por vezes, a forma como fazemos os pedidos, por não ser clara, dificulta qualquer resposta.

Sempre ao dispor, tenha um bom fim de semana

Maria

Reply

Direct link:

Procuro ascendencia - Família Cruz de Carrazedo de Montenegro

#324107 | JoaoLCruz | 26 feb 2013 13:16 | In reply to: #323809

Bons Dias D.Maria,

Em primeiro lugar quero agradecer-lhe a sua pronta resposta ao meu pedido de ajuda, e também pela extraordinária amabilidade com que se prontificou a revêr a minha situação.

A minha resposta vai um tanto tardia pois que estive fora de casa durante o fim-de-semana; ontem virei a palhota de pernas para o ar e sacudi a palheira, mas não caíram nenhuns papeis; daí não consegui encontrar cópia da minha certidão de nascimento. Hoje e amanhã a minha esposa está de folga de modo que me vai dar uma ajuda na procura. Assim que encontrar logo lhe darei uma lista dos dados.

Entretanto, dei-me a dirigir a pesquiza de maneira diferente; em vez de subir o tronco da ávore - pois que não tenho certeza absoluta que a Família Cruz tenha vivido em Carrazelo de Montenegro - fiz uma busca de documentação a partir do ano de 1800 por ordem descendente e encontrei o seguinte:

Data de 16/09/1872 - Registo de Passaporte - Requerente: João da Cruz - Idade: 27 anos; Residente em Avarento (lugar) na Freguezia de Carrazedo de Montenegro; Acompanhante: ninguém; Destino: Brasil.

Data de 10/06/1887 - Registo de Passaporte - Requerente: José da Cruz - Idade: 41 anos; Residente em Cubo (lugar) na Freguezia de Carrazedo de Montenegro; Acompanhante: ninguém; Destino: Brasil.

Data de 10/01/1887 - Registo de Passaporte - Requerente: José Ribeiro da Cruz - Idade: 31 anos; Residente em Silva (lugar) na Freguezia de Carrazedo de Montenegro; Acompanhante: ninguém; Destino: Brasil.

Data de 09/03/1891 - Registo de Passaporte - Requerente: José da Cruz - Idade: 45 anos; Residente em Cubo (lugar) na Freguesia de Carrazedo de Montenegro; Acompanhante: Manuel (filho, 11 anos); Destino: Brasil.

Data de 02/11/1894 - Registo de Passaporte - Requerente: José da Cruz - Idade: 43 anos; Residente em Cubo (lugar) na Freguezia de Carrazedo de Montemegro; Acompanhantes: Joaquim (filho, 10 anos) e Félix (filho, 7 anos). Destino: Brasil.

Esta informação foi obtida de uma base de dados com 1897 registos. Sómente consegui manusear cerca de 650 registos, pelo que será possível venha a encontrar mais com o apelido Cruz, na Freguezia de Carrazedo de Montenegro.

Assim, fico mais aliviado na certeza de que, pelo menos nos anos de 1800, existiram indivíduos com o apelido Cruz a residir na Freguezia; todavia, deve sêr mais difícil 'fixar' que todos eles sejam da mesma Família Cruz, e provávelmente muito mais difícil será provar qual deles sejam meus antepassados.

Muito obrigado por tirar do seu pouco tempo para revêr os últimos passos no meu projecto.

João L Cruz

Reply

Direct link:

RE: Procuro ascendencia - Família Cruz de Carrazedo de Montenegro

#324116 | MariaDavid | 26 feb 2013 14:52 | In reply to: #324107

Caro João Cruz, boa tarde

Li atentamente a sua mensagem e deixe-me que lhe diga, teve uma bela inspiração: "Entretanto, dei-me a dirigir a pesquiza de maneira diferente; em vez de subir o tronco da árvore - pois que não tenho certeza absoluta que a Família Cruz tenha vivido em Carrazelo de Montenegro - fiz uma busca de documentação a partir do ano de 1800 por ordem descendente...". Às vezes, o mudar de rumo resulta em progresso. Por isso, aposte nessa sua intuição.

Antes de fechar esta mensagem, quero deixar-lhe aqui uma nota: eu mesma, tenho nos meus ancestrais muitos Cruz, mas são de épocas mais recuadas e de outras paragens. Quem sabe, se um dia, depois de ter conseguido avançar bastante nas suas investigações, não venha a descobrir que tem alguém da sua família a entroncar na minha.

Vá-me colocando a par dos seus progressos.

Boa sorte!

maria

Reply

Direct link:

Procuro ascendencia - Família Cruz de Carrazedo de Montenegro

#324117 | JoaoLCruz | 26 feb 2013 15:10 | In reply to: #324116

Olá D.Maria,

Boas tardes; aqui (USA) aínda só são 9:10 da manhã.

A senhora escreve muito bem e, melhor aínda, tem o dom da simpatia e uma maneira hábil de inspirar as pessoas a continuarem nas pesquizas sem se deixarem ficar desapontados ou prestes a abandonar. Bem haja pelos seus esforços e muito obrigado pela ajuda; oxalá houvessem muitos mais aqui com o seu espírito!

Como já deve têr notado, houve um Confrade que escreveu para este Forum indicando que nos registos de nascimento da Freguezia de Carrazedo de Montenegro do centenário de 1800 que ele consultou, não foi encontrado ninguém con o nome 'Luis" cujos pais tivessem apelido Cruz. Interessante.

E esta, hem? A senhora e eu somos "irmãos de sangue".... heheheh!

Cumprimentos - João L Cruz

Reply

Direct link:

Procuro ascendencia - Família Cruz de Carrazedo de Montenegro

#329577 | JoaoLCruz | 22 mag 2013 19:46 | In reply to: #323809

Boas Noites Da.Maria,

Finalmente consegui obter mais informação acerca do meu avô: o seu nome completo é Luis Carlos Lopes da Cruz.

Nada mais sei para além do que já mencionei aqui neste forum. Continuarei os meus esforços para obter copia da certidão de nascimento do meu pai na esperança que, na eventualidade desse documento estiver disponível, se possa discernir mais dados acerca do pai dele (meu avô).

Muito obrigado pelo seu interesse sobre este assunto e por qualquer direcção que me possa dar - João L Cruz

Reply

Direct link:

RE: Procuro ascendencia - Família Cruz de Carrazedo de Montenegro

#329690 | MariaDavid | 24 mag 2013 15:13 | In reply to: #329577

Boa tarde, João Cruz

Fico satisfeita por si. Continue a sua investigação. Já lhe referi que a fase em que se encontra não me permite dar-lhe qualquer ajuda pois trata-se de inventariar os seus ancestrais mais próximos no tempo. Quando chegar e se chegar (às vezes é impossível por falta de fontes) a cerca de 1600, nessa altura lhe poderei dizer se os meus Cruz têm alguma coisa a ver com os seus.
Boa sorte!

Maria

Reply

Direct link:

Procuro ascendencia - Família Cruz de Carrazedo de Montenegro

#331272 | JoaoLCruz | 20 giu 2013 18:19 | In reply to: #329690

Olá Da. MariaDavid,

Após solicitação minha ao Registo Paroquial de Vila Real, recebi a seguinte resposta:

Ex.mo Senhor,
No seguimento do pedido de V.ª Ex.ª informo de que foi efetuada a pesquisa do registo de nascimento de Luis Carlos Lopes da Cruz, nos livros paroquiais da freguesia de Carrazedo de Montenegro, concelho de Valpaços, relativos aos anos de 1885 a 1903, não tendo sido localizado. Os livros posteriores a 1903 ainda se encontram na Conservatória do Registo Civil de Valpaços.
Com os melhores cumprimentos, (assinado)

Fazendo um simples cálculo a partir da data de nascimento do meu pai (1917), recuando 30 anos o meu avô deve têr nascido próximo de 1887. Como nada consta nos arquivos de nascimento na freguezia de Carrazedo de Montenegro no período entre 1885 e 1903, chego à conclusão que ele não terá nascido ali, embora lá tenha residido por algum tempo.

Assim, fico a pensar que o passo seguinte seja tentar obtêr uma lista dos óbitos assumindo (1) que ele tenha falecido em Carrazedo de Montenegro, e (2) que tenha sido enterrado ali, também. Aposto que desta feita vai sêr muito mais difícil continuar.

Tem outras ideias/sugestòes que eu possa adoptar? Obrigado.

Reply

Direct link:

RE: Nelas e Carregal do Sal

#331330 | sams90 | 21 giu 2013 17:43 | In reply to: #233656

Caro Paulo de Figueiredo,

Segundo julgo saber existem muitas pessoas com o apelido "Figueiredo" na zona de Nelas. Eu própria já encontrei ascendentes (todos nascidos antes do século XIX) com este apelido, em Vilar Seco que é uma das freguesias do Concelho de Nelas.


Maria de Figueiredo casada com Luís Rodrigues (*1758) é filha de:

Vasco José de Figueiredo casado com Anna de Figueiredo

Vasco José de Figueiredo é filho de:

Manoel de Figueiredo e Micaela Marques de Figueiredo

Anna de Figueiredo é filha de:

Pedro de Figueiredo e Maria Antónia

Aproveito a oportunidade para perguntar se algum confrade tem mais informações sobre estas pessoas.

Com os meus melhores cumprimentos,

Sofia AMS

Reply

Direct link:

RE: Procuro ascendencia - Família Cruz de Carrazedo de Montenegro

#331554 | JoaoLCruz | 25 giu 2013 18:53 | In reply to: #329690

Mais um passo em frente. Recebi o seguinte da Conservatória dos Registos Centrais:

Informo V.Exa que o Assento de nascimento de seu pai é o nº 501-B de 1986 da Conservatória dos Registos Centrais, MAS onde consta apenas com o nome de "João" e não consta o óbito em averbamento o que significa que o Consulado de Durban não comunicou o òbito.

Com os melhores cumprimentos

O Oficial (assinado)

Já dei início a um pedido de cópia do Assento de Nascimento do meu pai, para em seguida tentar fazer o mesmo com respeito ao meu avô.

Cumprimentos - JLC

Reply

Direct link:

RE: Procuro ascendencia - Família Cruz de Carrazedo de Montenegro

#331569 | MariaDavid | 26 giu 2013 00:28 | In reply to: #331272

Caro João da Cruz

Desculpe a minha demora em responder-lhe mas fiz confusão com as mensagens e pensei que já lhe tinha respondido. Foi ao ler a sua mensagem mais recente que me apercebi da minha falta.

Sobre o seu raciocínio no que concerne à data provável de nascimento do seu avô, eu no seu caso não seria tal radical. Coloque a hipótese de seu avô ter nascido antes de 1885. Por outro lado, veja se consegue trabalhar em várias frentes: nascimento, casamento e óbito.

Boa sorte!
Maria

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 04 lug 2024, 10:50

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen