Sá - Sarzedas

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Sá - Sarzedas

#233884 | LProjecto | 10 lug 2009 23:16

Caros Confrades,

Agradeço qualquer informação sobre a família "Sá" de Sarzedas, nomeadamente sobre os seguintes indivíduos:

Francisco de Sá, n. Sarzedas (entre 1672 e 1692), filho de Manuel de Sá, n. Sarzedas, Soldado de Cavalos, e de Maria Lopes, que casaram em Castelo de Vide em 1672.

Manuel de Sá foi, primeiro, casado com Maria Pires (data anterior a 1672 - Sarzedas?!)

Estes "Sá" deixaram larga descendência na zona de Borba, na qual se inclui o actual presidente da Câmara, Dr. Ângelo Guarda-Verdades de Sá.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Reply

Direct link:

RE: Sá - Sarzedas

#236344 | Coronel | 12 ago 2009 23:23 | In reply to: #233884

Caro Confrade

Relativamente ao que procura apenas posso adiantar que o "seu" Francisco poderá ter ser irmão do "meu" Domingos de Sá, também filho de Manuel de Sá e Maria Lopes.
Manuel de Sá é um fim de linha (até agora), nas pesquisa que venho efectuando relativamente a este ramo da família de minha mulher.
O Domingos casou em Sarzedas em 10 de Fevereiro de 1728, sendo este um segundo casamento (casou então com Maria Rodrigues, sendo viúvo de Isabel Nunes); foram testemunhas do casamento, Martinho Rodrigues Annes (que penso ter sido mais tarde - 1744 - Capitão-Mór de Sarzedas) e Manuel Vaz Souto (tenho dúvida quanto a este ultimo apelido).
Agradecia qualquer informação que possa partilhar relativamente a este Manuel de Sá (que desconhecia que tivesse sido soldado de cavalos e se tivesse casado em C.de Vide).

Com os meus melhores cumprimentos

Luís Faria de Sousa

Reply

Direct link:

RE: Sá - Sarzedas

#276140 | Coronel | 10 mag 2011 22:08 | In reply to: #233884

Caro Confrade

Tendo retomado as minhas pesquisas relativamente a estes ancestrais de Sarzedas, renovo o meu pedido.

Cordiais cumprimentos

LFSousa

Reply

Direct link:

RE: Sá - Sarzedas

#276145 | f4b2 | 10 mag 2011 23:07 | In reply to: #233884

Caro Luis Projecto


Não tenho informação sobre a familia "Sá" das Sarzedas,mas tenho nomes de outras pessoas do mesmo Concelho dos anos de 1846 e 1847 que são :
- José Diogo - Sub delegado do Concelho
- Luis Nogueira Velho de Brito
- José Marques Pereira - Escrivão
- Rita Marques
- Francisco L. da Costa
- Manuel Rois Velho - Recebedor do Concelho de Sarzedas
- Vigário Fortunato José Nogueira Salgueiro de Sequeira
- Francisco Xavier da Costa Almeida? - Secretário d,Administração do Concelho de Sarzedas
- Francisco José Ruivo

Os melhores cumprimentos


João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Sá - Sarzedas

#276213 | LProjecto | 11 mag 2011 20:34 | In reply to: #276140

Caro Luís de Sousa,

Queira aceitar o meu pedido de desculpa pelo facto de só agora responder à sua intervenção neste tópico, de quase dois anos, mas a verdade é que a mesma, não sei bem porquê, passou-me despercebida. Também não consegui ainda apurar o motivo pelo qual desde há muito que não sou notificado em relação às intervenções que me são dirigidas. Agradeço também as informações que, gentilmente, disponibilizou.

Quanto ao assunto do tópico, lamento não dispor de mais informação para além daquela que deixei na mensagem de abertura do mesmo. A investigação em relação a estes Sá não foi da minha iniciativa, nem são sequer meus ascendentes, todavia, conhecendo alguma descendência dos mesmos, suscitou-me alguma curiosidade a linha ascendente. Quem descende desses Sá é o meu parente e amigo António Rosado, pelo que já lhe solicitei mais informação que, se houver, aqui publicarei.

Em relação ao assento de casamento de Manuel de Sá e Maria Lopes, encontra-o aqui:

http://digitarq.adptg.dgarq.gov.pt/ODDisplay.aspx?move=previous&DigitalObjectID=4380&FileID=_186360

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Reply

Direct link:

RE: Sá - Sarzedas

#276215 | LProjecto | 11 mag 2011 21:02 | In reply to: #276145

Caro João Barroca,

Muito agradeço as informações que teve a gentileza de partilhar. De sarzedas interessam-me, particularmente, os Nogueiras e Tavares, dos quais descendo. Quem dedicou algumas páginas a esses Nogueiras e Tavares foram Francisco Nogueira de Brito e Godofredo Ferreira na obra "Famílias de Sarzedas" editada em 1921.

Segundo a Justificação de Nobreza de António Teodoro Ferreira Taborda de Azevedo Freire, que remete para a Justificação de Nobreza do seu tetravô António Nogueira de Tavares (meu ascendente) estes "Nogueiras" descendem de D. Mendo Paes Nogueira, que consta em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=624947

Lamentavelmente, e apesar de algum trabalho de campo que em tempos levei a cabo, não consegui documentar a linha que, teoricamente, ligará Tomé Nogueira - o primeiro desse apelido que surge documentado em Sarzedas, com o referido D. Mendo Paes Nogueira.

O mesmo assunto tem sido explanado em vários tópicos, nomeadamente em:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=269554

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Reply

Direct link:

RE: Sá - Sarzedas

#276310 | Coronel | 13 mag 2011 14:10 | In reply to: #276213

Caro Confrade

Tenho tido o mesmo problema quanto às notificações.

Muito obrigado pelo seu esclarecimento e ficarei aguardando qualquer possível informação adicional

Permita contudo que lhe pergunte qual a fonte que refere que o Manuel de Sá teria sido soldado de cavalos.


Cordiais cumprimentos

Luís Faria de Sousa

Reply

Direct link:

RE: Sá - Sarzedas

#276332 | f4b2 | 13 mag 2011 20:38 | In reply to: #276215

Caro Luis Projecto


Gostaria de poder ajudar um pouco mais na sua pesquisa , mas apenas posso contribuir com alguns nomes e datas.
Vou então deixar o nome de mais algumas pessoas das Sarzedas.

Luis Marques Ruivo - Recebedor do Concelho de Sarzedas - 1846

João Nunes - Administrador de Sarzedas - 1847

José Nunes de Mattos - Administrador do Concelho da Serta - 1847

José Pinto Albuquerque - 1891


Os melhores cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Sá - Sarzedas

#276333 | f4b2 | 13 mag 2011 20:48 | In reply to: #276332

Caro Luis Projecto


Cometi um erro num dos nomes assim onde escrevi:
- Luis Marques Ruivo devia ter escrito, - Luis Marques Pereira.

os melhores cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Sá - Sarzedas

#276408 | f4b2 | 15 mag 2011 12:28 | In reply to: #276333

Caro Luis Projecto


Na minha pesquisa dos documentos que possuo de todo o Distrito de Castelo Branco da época da guerra da Patuleia 1846 - 1847, encontrei mencionado o nome de ANTÓNIO de SÁ num documento de Penamacor datado do dia 26 de Junho de 1847 não sei se terá alguma ligação,mas aqui lhe deixo mais esta nota.


Os melhores cumprimentos


João Barroca

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 30 giu 2024, 01:53

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen