Visconde de Condeixa

This topic is classified in rooms: Pessoas | Títulos | Regiões

Visconde de Condeixa

#234719 | LAV2 | 21 lug 2009 23:40

O 1º Visconde de Condeixa era filho de Eugénia de Figueiredo Moniz Colaço que nasceu na freg. da Ega, concelho de Condeixa-a-Nova.

Alguém sabe a ascendência desta Senhora?

Antecipadamente grato.

Luiz de Albuquerque Veloso

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Condeixa

#234762 | J.G. | 22 lug 2009 18:13 | In reply to: #234719

Caro Luiz
Tambem estou bastante interessado nesta ascendência, e muito lhe
agradeço caso tenha alguma informação, o favôr de m'o comunicar.
Não sei se será o vosso caso, mas desçendo desta Senhora, uma das
32. 5ªs Avós...
Gerações seguintes, são conhecidas, e tenho alguns elementos, um dos quaes mto curioso, ref.te a um seu neto, Jeronimo; em livro, e em manuscrito uma acção de paternidade ilegitima.. etc...
Este Jeronimo foi intimo amigo de Eça de Queirós, e julga-se que terá
servido "como modêlo" para a personagem "Jacinto", no livro A Cidade e as Serras, mas não sei até que ponto terá sido assim de facto.
Cumprimentos
J.G

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Condeixa

#234779 | LAV2 | 22 lug 2009 21:39 | In reply to: #234762

Exmo. Senhor J.G.

O que conta relativamente a Jerónimo e à possível inspiração de Eça pode-se ler na obra "Nobreza de Portugal e Brasil".

O meu interesse resulta de uma minha 6ª tia, D. Leonarda de Gouvêa Themudo Rangel ser natural da Ega e ter tido de seu marido, João Moniz de Almeida, pelo menos os seguintes 4 filhos:

- Manuel Moniz de Gouvêa Themudo cc D. Rosa de Vasconcelos

- D. Maria de Moniz Gouvêa cc D. José Mascarenhas Velasques Sarmento

- João Moniz de Almeida Rangel e Gouvêa cc D. Maria José do Carmo Xavier Telles de Menezes que tiveram em 1785 gêmeos João e Maria

- D. Inocência Rita Moniz de Gouvêa Rangel cc Bernardino José de Figueiredo e Vasconcelos que tiveram em 1785 Leonarda

Não conheço nada mais deste ramo e penso que a mãe do 1º Visconde de Condeixa poderá entroncar "por aqui". Tenho, pois todo o interesse em saber se estas gerações dizem alguma coisa a algum dos confrades deste forum.

Cumprimentos do

Luiz de Albuquerque Veloso

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Condeixa

#234781 | J.G. | 22 lug 2009 22:04 | In reply to: #234779

Grato pela resposta, e informações.
Tenho pêna mas não disponho de elementos que permitam concluir
algo de positivo.
Pode sêr, no entanto que alguem disponha dos elementos que se buscam, e queira ter a amabilidade de nos informar.
Aguardêmos, pois.
Cumprimentos
Jorge Gonçalo van Zeller

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Condeixa

#234805 | RCCORREIA | 23 lug 2009 12:58 | In reply to: #234719

Caro Luiz

Uma vez que os registos de baptismo e casamento da Paróquia da Ega já estão disponíveis online sugiro que os pesquise (baptismos de 1774 a 1788) e casamentos (1794 a 1806).

Passei já rapidamente os olhos nos registos de 1778 a 1783 sem nada achar (mas pode ter-me escapado).

O casamento poderia ter igualmente ocorrido na Lousã (ou mesmo outro local). Sendo na Lousã poderá pesquisar igualmente os registos online.

Cumpts,
Rui C Correia

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Condeixa

#235069 | LAV2 | 26 lug 2009 15:49 | In reply to: #234805

Meu caro Rui Correia

Boas novidades que me dá! Os registos da Ega estão on-line? Como se acede e consultam?

Melhores cumprimentos do

Luiz de Albuquerque Veloso

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Condeixa

#235071 | J.G. | 26 lug 2009 16:03 | In reply to: #235069

Tambem registo as novidades, assim seja possivel acedêr on-line
e consultá-los. Como não sou "perito" nestas tecnicas, espero por
noticias de alguem caridoso que se disponha a tal....
Desde já muito grato, pois este assunto tenho-o por importante.

Os meus cumprimentos

J.G. van Zeller

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Condeixa

#235089 | RCCORREIA | 26 lug 2009 18:59 | In reply to: #235069

Para aceder aos registos a forma mais simples é aceder a http://etombo.com e depois ir ao Distrito, Concelho e Freguesia

Dentro da freguesia são mostrados os livros disponíveis com datas.

Depois de achar o livro é abrir e ver as imagens.

Aqui o processo é mais demorado pois implica ver página a página incluindo muitas vezes o decifrar de algumas letras de párocos menos usuais e/ou legíveis. As páginas são abertas vendo-se apenas parte delas pelo que é ainda preciso mover a imagem para ver o resto. Com a prática isso torna-se fácil.

Felizmente em geral usam os registos por ordem cronológica e costumam muitos deles indexar na página o nome do registado e local. Depois é trabalho e paciência.

E boa sorte (que também ajuda)...

Cumpts,
Rui Correia

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Condeixa

#244697 | LAV2 | 21 nov 2009 21:15 | In reply to: #235089

Caro Rui Correia

Apenas para lhe agradecer as suas indicações. Ignorava que já se podia ver alguns assentos da Internet.

Não adiantei nada sobre os avós maternos do 1º Visconde de Condeixa, mas tenho descoberto outros parentes e datas.

Quanto aos trabalho e paciência, para mim é um gosto e o tempo que passo, infelizmente pouco, nessas tarefas passam a correr. Ainda sou do tempo em que podíamos folhear os livros de registos! Agora é pelo "ecran" nos arquivos, mas em casa não sabia que podia realizar essas tarefas.

Obrigado, mais uma vez e até breve, se Deus quiser.

Melhores cumprimentos do

Luiz de Albuquerque Veloso

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Condeixa

#274885 | LAV2 | 20 apr 2011 13:39 | In reply to: #235071

Caro Confrade João Gonçalo

Voltando ao nosso assunto da mãe do 1º Visconde de Condeixa, não tenho grandes novidades, mas apenas o seguinte:

Encontrei o assento de nascimento do Visconde que nasceu em 1806 na Lousã, filho de pais incógnitos, o que leva a crer que nem tudo estava “regular”.
Tenho procurado nos livros da Ega, Condeixa-a-Nova e encontro referências, como padrinho ou como testemunha de Casamentos, pelos anos de 1814 e seguintes, a João de Magalhães Colaço Sarmento de Alarcão, o pai do Visconde, como sendo da vila da Ega ou do Casal de Perdovaz.
Tb. encontro referências como madrinha, pelos anos de 1815 e seguintes, a D. Maria Eugénia Moniz de Figueiredo, do Casal de Pedrovaz (da referida freguesia da Ega) e, por vezes, a ser madrinha com o referido João de Magalhães Colaço Sarmento.
Ainda não encontrei a filiação desta Mª Eugénia que o geneall dá como mãe do Visconde e como sendo da Ega, mas pelo que tenho visto nos livros de assentos que tenho percorrido de “fio a pavio”, só pode ser filha de D. Inocência Rita Moniz de Gouveia Rangel e de seu marido Dr. Bernardino José de Figueiredo e Vasconcelos, ambos, e tal como ela, do referido Casal de Pedrovaz (e assim minha parente já que eu descendo de uma tia da Inocência).
Quando Mª Eugénia aparece com João, como padrinhos não se diz, como seria habitual se o fossem, que são casados.
Isto prova João de Magalhães Colaço Sarmento de Alarcão, o pai do Visconde, natural de Penela, viveu vários anos na Ega e que é possível que tenha tido esse filho de Mª Eugénia, como quem não terá casado, e daí ele ter nascido filho de pais incógnitos se bem que apadrinhado por José de Magalhães Mexia e Macedo, primo co-irmão do referido pai.

Vou continuar as pesquisas com alguma esperança de encontrar solução para este desenrolar da meada, já que lhe encontrei o fio! Seria muito útil saber como e porque é que o geneall dá a Eugénia por mãe do Visconde (quem viu esta referência e onde), apesar de lhe dar o apelido Colaço que deve tratar-se de um engano ou não e é de casada, tendo os pais so Visconde de facto casaram mais tarde.

Entretanto deixe-me dizer-lhe que somos parentes duas vezes (e talvez ainda por esta da mãe do Visconde de Condeixa): pelos Mendonça Pessanha, que do seu lado passou pelos Lobo de Ávila, e pelo Cordovil da 1ª Condessa da Esperança.

Com os melhores cumprimentos.

Luiz de Albuquerque Veloso

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Condeixa

#274886 | LAV2 | 20 apr 2011 13:40 | In reply to: #235071

Desculpe o engano no nome, é Jorge Gonçalo e não João Gonçalo. Peço desculpa pelo lapso.

Luiz de Albuquerque Veloso

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Condeixa

#274896 | J.G. | 20 apr 2011 18:58 | In reply to: #274885

Meu Caro Luis
Felicito-o p'las suas pesquisas !! bom trabalho !! e agradecido p'las suas informações.
É a primeira vez que oiço falar nesta eventual questão "de paes incognitos", o que me pareçe
bastante estranho, mas não tenho elementos em contrario, a não sêr que tenho algumas referências em documentos (escritas agricolas) a propriedades que herdou na Ega. Ora se herdou
seria por via legitima, ou não?? Uma vez que encontrou o fio desta meada, é de esperar que se desenrole o resto.!!! e mto lhe agradeço m'o comunique,principalmente o ref.te á MªEugenia.
Qto ao parentesco é verdade, p'los ramos que indica, só que a 1ª condessa era tão Cordovil quanto o marido José Maria, e morreu mto nova com 30 anos... documentação alusiva que ainda
vi e li, encontra-se hoje extraviada com grande pêna minha.
Melhores cumprimentos, e grato p'la atenção.
J.G.

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Condeixa

#274911 | Incognitus | 20 apr 2011 23:21 | In reply to: #274886

Caros Confrades,

Procuro referências ao brasão de armas deste viscondado, será que existem referências concretas?

Cumprimentos,
José

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Condeixa

#274937 | J.G. | 21 apr 2011 13:37 | In reply to: #274911

As armas que usaram, de que tenho placa, são: escudo partido, com Colaço á direita, e Magalhães á esquerda, encimado por coroa de conde.
Descrições em pormenor, quer de Colaço, quer de Magalhães, estão aqui no Geneal, bem como em livros, como o Armorial Lusitano, Sanches de Baena, etc..

Melhores cumprimentos

J.G.

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Condeixa

#274939 | LAV2 | 21 apr 2011 14:16 | In reply to: #274896

Caro Jorge Gonçalo

Obrigado pela sua mensagem. Se quiser, posso enviar-lhe, digitalizado, o assento de baptismo do 1º Visconde de Condeixa, como filho natural, para o seu mail. Deixo-lhe o meu endereço para se me quiser enviar o seu e assim podermos aprofundar estas questões: albuquerque.veloso@embporvat.it
Não estranhe ser it mas eu actualmente vivo em Roma.
Parece-me que o facto de herdar bens não quer dizer que seja legítimo, mas acho muito importante essa informação de que herdou bens na Ega, pois reforça a tese de que a mãe era a Maria Eugénia, filha dos pais que indico. Efectivamente, a que penso ser avó materna da Mª Eugénia, era da Ega, tal como os seus antepassados e devia ser gente importante e rica da terra pois tinham sepultura própria na Igreja da Ega.
A filiação do Visconde da Condeixa deve constar de alguns outros documentos, ele era Par do Reino e tantas outras coisas, que nalgum desses documentos, ou no óbito (no geneall dizem a data, mas não o sítio onde morreu - nem sei onde está enterrado), devem constar os pais.
É verdade que o conde e a condessa da Esperança eram ambos Cordovil, mas não conheço a ligação dos dois ramos. O meu, o que vem da condessa, como disse, e do Algarve, mas mais para trás ainda não sei de onde vem.
Fico à espera de um seu mail para poder enviar-lhe o registo.
Com os melhores cumprimentos.
Luiz

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Condeixa

#274940 | J.G. | 21 apr 2011 14:32 | In reply to: #274939

Meu Caro Luis
Agradecido por esta mensagem. Vou enviar mail directamente p. seu endereço

Abraço
J.G.

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Condeixa

#274941 | Incognitus | 21 apr 2011 14:43 | In reply to: #274937

Caro Confrade,

obrigado. Contudo procuro uma referência diferente às armas deste título e das quais não encontro qualquer indicação.

Que são: em campo de ouro, com C de preto, encimadas por coroa de visconde. Estão pintadas em pratos e copos dos finais do século XIX, e atribuídas ao Visconde de Condeixa. Contudo existem dois títulos nobiliárquicos de Visconde de Condeixa, podem ser as do outro.

Cumprimentos,
José

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Condeixa

#274949 | J.G. | 21 apr 2011 16:20 | In reply to: #274941

Meu Caro
Efectivamente, não fôram duas atribuições deste titulo, mas sim três.
Conheço a descrição feita em pratos e copos,mas sempre tive fortes duvidas a quem realmente terão
pertencido, ou quem mandou executar, pois não existe q.q. documentação, que eu saiba, a este respeito.
Outra peça que tenho é um cunho com CC entrelaçados, o qual veio como a placa que referi antes,
do espolio de minha avó Mª Terêza bisneta do referido. Por outro lado sei que estas fôram as armas
que êle usou em vida, com coroa de visc., tendo sua mulher mais tarde colocado a coroa de conde, pois
morreu muito çêdo,antes da elevação do titulo .
Alem de tudo o mais existe, em parte inçerta, uma magnifica pintura a óleo ( Paris c. 1870) deste Senhor
em cujo canto superior direito estão as armas que antes referi.
Melhores cumprimentos
J.G.

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Condeixa

#274965 | Incognitus | 21 apr 2011 18:46 | In reply to: #274949

Caro Sr. Jorge Gonçalo,

Este serviço a que me refiro, foi sem dúvida uma encomenda importante em França. O que eu estranho, é dizer-se que o brasão de armas é do Visconde de Condeixa, e não aparecer a atribuição sem dúvidas.

Uma certeza, é que estas armas, são do final da monarquia (a serem portuguesas). Se quiser envio-lhe a foto.

Cumprimentos,
José

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Condeixa

#274967 | J.G. | 21 apr 2011 18:58 | In reply to: #274965

Meu Caro José

Obrigado, p'la mensagem, e se não se importa envie-me a foto, o que desde já agradeço.
O facto de o serviço têr sido encomenda em França é perfeitamente normal... até porque
mtos portuguêses viviam, ou tinham casa em Paris, incluindo este de que falamos e que se
mantêve muito para além da sua morte.

Muito grato
J.G.

Reply

Direct link:

RE: Visconde de Condeixa

#274968 | J.G. | 21 apr 2011 19:10 | In reply to: #274967

Meu Caro

Lapso meu !! não indiquei m/ email, o qual é:

jgvanzeller@netcabo.pt

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 06 giu 2024, 05:20

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen