Como procurar registos/baptismo sem datas?

This topic is classified in rooms: Formação

Como procurar registos/baptismo sem datas?

#236255 | jcjfonseca | 11 ago 2009 15:07

Caros Confrades,

Recebi na semana passada as copias dos registos de baptismo dos meus trisavos, as quais foram lidas e relidas com grande entusiasmo da minha parte. O problema e que agora fiquei mais ou menos “perdido no tempo”.
Visto que moro nos EUA e nao tenho como consultar os arquivos distritais (ADFaro), pessoalmente, como e que vou conseguir os registos de nascimento dos pais dos meus trisavos, se as unicas informacoes que tenho acerca deles sao os nomes, freguesia e local onde nasceram? Nao tenho nem datas, nem referencia as suas idades no registo de baptismo dos filhos, para que me pudesse dar uma ideia dos anos a procurar. Sera que estas informacoes serao suficientes, para que o ADFaro os encontre?

Agradeco desde ja, qualquer informacao que me possa ajudar.

Com os meus melhores cumprimentos.

João Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Como procurar registos/baptismo sem datas?

#236260 | M.Ribeiro | 11 ago 2009 16:02 | In reply to: #236255

Caro João Fonseca

O processo consiste em calcular 20 anos para trás da data de nascimento da última geração que se tem conhecimento. No caso, pegue o ano de nascimento do seu trisavô e o da sua trisavó e recue 20 anos para tentar chegar à data de nascimento de seu tetravô e de sua tetravó. Informe ao Arquivo Distrital que é o ano presumido do nascimento, assim eles procuram mais para a frente e mais para trás, até ser encontrado. Algumas instituições têm mais boa vontade que outras ... e algumas pessoas têm mais sorte que outras também.

Partindo da data de nascimento de meu pai eu já cheguei aos meus 7ºs avós por parte de pai, por este processo. Utilizei os Arquivos Distritais do Porto e de Viana do Castelo, que tiveram muita boa vontade em atender. Mas para chegar aos meus tetravós por parte de minha mãe eu contei com a boa vontade de uma participante do fórum que pesquisou para mim no Arquivo Distrital do Porto.

Há quem utilize os filmes dos mórmons, mas sobre isto nada posso dizer.

Cumprimentos
Marli Ribeiro
Brasil

Reply

Direct link:

RE: Como procurar registos/baptismo sem datas?

#236305 | jcjfonseca | 12 ago 2009 00:02 | In reply to: #236260

Cara Marli Ribeiro

Agradeco a sua informacao. De facto, ja tinha pensado em proceder dessa maneira, com um intervalo de 10 anos. O problema que se coloca e na verdade a boa vontade dos arquivos distritais na procura de tais informacoes, quando a partida nao se tem uma data mais ou menos precisa.
Por outro lado, sei que entre os pais de um casal, mais propriamente entre "compadres e comadres", existe uma diferenca de uns 10 anos. O que me leva a crer que enquanto uns teriam por volta dos seus 40 anos, os outros ja estariam provavelmente nos seus 50 anos ou mais. Logo, poder-se-ia ocasionar um intervalo maior ou nao.
E claro que nao sera assim tao facil de os encontrar, como disse e muito bem: (Algumas instituições têm mais boa vontade que outras ... e algumas pessoas têm mais sorte que outras também.)

Pensei que talvez houvesse uma outra maneira de la chegar. Mas, se e esta a unica hipotese, so espero ter um pouco mais de sorte e esperar pelo melhor resultado.

Agradeco. Com os melhores cumprimentos.

João Fonseca

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 29 giu 2024, 22:30

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen