Solar do Terreiro (Cidadelhe, Mesão Frio)

This topic is classified in rooms: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Heráldica | Património

Solar do Terreiro (Cidadelhe, Mesão Frio)

#236794 | nuno_sousa70 | 18 ago 2009 17:42

Viva,

Sou novo aqui pelo forum, por isso aproveito para me apresentar. Sou estudante de Arqueologia da Faculdade de Letras do Porto e estou neste momento a fazer uma pesquisa sobre o solar ou casa do Terreiro em Cidadelhe, Mesão Frio. Até ao momento encontrei algumas lacunas que talvez a vossa experiência e sabedoria me possam guiar.

O que encontrei:
- O registo notarial da edificação da habitação (A.D.P., Secção Notarial, Po-9, 3.ª série, n.º29, fls. 146-148). Não confirmei ou consultei este documento no ADP, apenas li a transcrição da Dra. Natália Ferreira-Alves (Alves, 1993, pp.97-99). Por aqui sei o proprietário original (Manuel Gouveia Frias), o mestre arquitecto (Miguel Francisco Silva), o ano do inicio das obras de construção (1732), entre outros pormenores. Sendo novo nestas andanças arquivísticas, etc..., gostaria de saber se na vossa experiência há alguma possibilidade de recuperar esta planta, desenhos, esboços, etc...? O documento/registo notarial menciona que o projecto seguiu os trâmites da planta criada para o efeito, mas presumo que esta seja quase impossível de encontrar, se é que se perdeu por completo?
- Para além da tentativa de discernir as fases de construção, alteração, acrescentos da própria habitação ando também a tentar defenir a propriedade e proprietários ligados à história da casa ou solar. O proprietário original, foi o tal que referi acima. Depois deste apenas retomo o fio à miada já nos inícios do séc.XX com o trisavô do actual proprietário. Ou seja há um hiato de aproximadamente século e meio (pouco mais) onde me fogem as famílias ligadas ao solar, supondo que não se manteve sempre na mesma família. Algures me parece que a casa esteve ligada à família Borges, séc.XIX, o que não consigo confirmar de todo. Para além disto existe uma pedra de armas esquartelada no Cunhal da habitação, para o qual apenas decifrei duas familias (Frias- Canto Superior Esquerdo; Pinto(?)- Canto Superior Direito). Mas aproveito para postar aqui um link onde tenho uma foto tirada por mim, talvez me possam ajudar: http://img18.imageshack.us/img18/3564/f1000024copy.jpg
Sei também que a habitação sofreu uma alteração em 1888, pois a respectiva se encontra gravada no pátio central do solar.
Como podem notar a minha inexperiência ainda é grande e por isso recorro a qualquer possível ajuda que me possam dar quantos aos pontos que foquei, assim como outros que achem úteis.

Cumprimentos
Nuno Miguel Costa Borges de Sousa

Reply

Direct link:

RE: Solar do Terreiro (Cidadelhe, Mesão Frio)

#237045 | vbriteiros | 22 ago 2009 02:10 | In reply to: #236794

Caro Nuno Miguel Costa Borges de Sousa,A Casa que cita está referenciada na obra de Correia de Azevedo " Brasões e Casas Brasonadas do Douro" a páginas 145 ... O autor recolhe a informação de outro autor, Carlos de Azevedo, sobre a construção da casa em 1740 por Manuel Gomes de Gouveia Frias. Será conveniente consultar estes dois autores. Quanto à leitura do esquartelado do brasão colocado num dos cunhais da casa, posso acrescentar que o 4º quartel é Vale, mas convem comparar com a carta de armas que deve existir na posse de algum herdeiro e tendo tambem em atençao a pedra de armas do outro cunhal.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Reply

Direct link:

RE: Solar do Terreiro (Cidadelhe, Mesão Frio)

#237490 | nuno_sousa70 | 26 ago 2009 17:42 | In reply to: #236794

Desde já agradeço a chamada de atenção. Efectivamente os dados apontados na obra são úteis como ponto de partida. Entretanto adiantei mais um pouco, talvez pouquíssimo. Então é o seguinte:

- Passo a citar: "D. Carolina Augusta [filha de José Augusto de Azevedo e Vasconcellos], nascida em 25 de Dezembro de 1841, que casou duas vezes: A primeira com Bernardo Victorino de Queiroz... A segunda com Francisco Borges da Gama Barreto e Castro (Importante), filho de Francisco Pinto de Medeiros (Importante), Senhor da Casa de Cidadelhe em Mezão-Frio (Importante), e de sua mulher D. Anna de Medeiros (Importante). Com geração". (Teixeira, 1990, p.14*)

Contudo, e desculpem a minha enorme ignorância nestes temas genealógicos, mas é possível um filho ter um nome radicalmente diferente dos seus progenitores? ou seja, o Francisco Borges da Gama Barreto e Castro (que supostamente terá herdado o solar do terreiro em cidadelhe, Mesão-Frio) nem sequer possuir Medeiros ou Pinto no seu nome!? É possível esta quebra? Até ao momento não consegui encontrar qualquer registo de filiação por parte da D. Carolina Augusta e Francisco Castro (que segundo o autor Júlio Texeira tiveram descendência) e ao mesmo tempo não encontro registos dos progenitores do tal Francisco Castro. Fico apenas com a data de 1841 a atestar a propriedade do solar. Efectivamente a pedra de armas tem presente os nomes Borges, Pinto, Vale (que ainda não destrincei donde surge este ramo) e um ultimo (quartel inferior esquerdo) dos medeiros.
Alguém me pode dar mais algum apoio a tentar alinhar estes cruzamentos familiares?

Obrigado
Nuno Sousa



*Teixeira, Julio A., (1990) - Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu Termo, etc...

Reply

Direct link:

RE: Solar do Terreiro (Cidadelhe, Mesão Frio)

#240216 | vbriteiros | 25 set 2009 02:00 | In reply to: #237490

Suponho que a mensagem me é dirigida. A resposta que procura deve estar no arquivo da Casa. Lá terá escrituras de venda e compras de terrenos, testamentos etc. Antes de 1910 os apelidos eram assumidos pelos próprios na primeira ocasião oficial que surgisse e conforme as conveniências e até podendo ser alterado posteriormente. Os registos de baptismo , casamentos e óbitos são fundamentais para o efeito e importantes para eventuais correcções dos Nobiliários+ Manuscritos.
Cumprimentos,
Vasco Briteiros

Reply

Direct link:

RE: Solar do Terreiro (Cidadelhe, Mesão Frio)

#246873 | nunoareias | 01 gen 2010 13:35 | In reply to: #236794

Caro Nuno Sousa:


Gostaria de saber se sempre consegui confirmar algum descendente directo de D. Carolina Agusta e Francisco Castro e se descobriu outros proprietarios do solar. na suas mensagens fala-se de outra Pedra de armas, alguma indicação que me possa adiantar.

Com os melhores cumprimentos

Nuno Areias

Reply

Direct link:

RE: Solar do Terreiro (Cidadelhe, Mesão Frio)

#247999 | nunoareias | 18 gen 2010 21:13 | In reply to: #246873

Caro Nuno de Sousa

Pelo que consegui apurar:

Jose de Azevedo Borges Barreto (nascido em 1916) filho de Antonio de Azevedo Borges Barreto (nacido em 1887) Filho de Francisco Borges da Gama Barreto e de Carolina de Azevedo Alpoim e Vasconcelos. estas são informações ja confirmadas, não confirmadas mas talvez ajudem um pouco e tendo em conta a palavra de meu avo ( ja falecido) seu pai teve de vender a casa ou propiedade (desconheco qual) devido a um incendio, podera me confirmar se o Solar do Terreiro sofreu de alguma forma essa situação. pergunto tambem se tem capela propia e se sim a que santa ou santo esta dedicado.

agradecendo desde ja toda a informação prestada.

Com os melhores cumprimentos

Nuno areias

Reply

Direct link:

RE: Solar do Terreiro (Cidadelhe, Mesão Frio)

#248004 | tmacedo | 18 gen 2010 22:25 | In reply to: #247999

Caro Nuno Areias:

Apesar da questão não me ser colocada, a invocação da capela é de Santa Bárbara. Tinha também duas boas imagens de Santo António e S. Francisco. O solar foi vendido por descendentes da família Borges Barreto da Gama e Castro por volta de 1910.

Cumprimentos,

António Taveira

Reply

Direct link:

RE: Solar do Terreiro (Cidadelhe, Mesão Frio)

#248007 | nunoareias | 18 gen 2010 23:07 | In reply to: #248004

Caro Antonio Taveira

Tendo eu pouco tempo de pesquisa tenho algumas dificuldades em encontrar informação, onde poderei eu recolher mais informações deste ramo de familia mais especifico. no Geneall e na geração anterior por parte de Carolina de Azevedo Alpoim e Vasconcelos ( Esposa de Francisco Borges da Gama Barreto) aparece tambem a referencia a casa do Salgueiral (Vila Marim). onde poderei combinar e confirmar este dados.

Com os meus agradecimentos e cumprimentos

Nuno Areias

Reply

Direct link:

RE: Solar do Terreiro (Cidadelhe, Mesão Frio)

#248010 | tmacedo | 18 gen 2010 23:49 | In reply to: #248007

Caro Nuno Areias:

A gente da casa do Salgueiral, em Godim (e não Vila Marim) usava os apelidos Azevedos, Vasconcelos e talvez também Monteiros.

Terá de pesquisar os paroquiais no ADVR. Não se onsegue fazer genealogia sem tempo. É uma busca interminável. Eu comecei há 38 anos (tinha 16 anos) e ainda me falta pesquisar tanta documentação.... Terá de ter paciência e, se os paroquiais não estiverem disponíveis on line, deslocar-se ao arquivo. Em alternativa, encomendar a pesquisa a quem faça genealogia profissional e pagar a factura....

Cumprimentos,

António Taveira

Reply

Direct link:

RE: Solar do Terreiro (Cidadelhe, Mesão Frio)

#248054 | nunoareias | 19 gen 2010 22:47 | In reply to: #248010

Caro Antonio Taveira:

Seguirei o seu conselho, obrigado pela informações prestadas e ja agora os meus parabens pelo seu gosto e pela sua pesquisa, se de alguma forma algum dia lhe puder ser util...disponha

Com os melhores cumprimentos.

Nuno Areias

Reply

Direct link:

RE: Solar do Terreiro (Cidadelhe, Mesão Frio)

#248120 | mbarreto44 | 21 gen 2010 09:20 | In reply to: #237490

Caro Nuno Sousa,

Eu estou há uns anos a estudar a minha familia "Borges Barreto" e talvez o possa ajudar.
Pelas informações que eu recolhi até à data Manuel Gomes de Gouveia Frias também conhecido por Manuel de Gouveia de Cidadelhe que mandou construir a casa do Terreiro casou com Ana Maria de Carvalho Cerqueira Lousada Pinto de Medeiros e teve 3 filhos: Caetano, José Caetano e Francisco Borges de Gouveia Carvalho Pinto Medeiros, este por sua vez casou com Guiomar Felizarda de Mendonça e Castro e teve 5 filhos Ana Maria de Mendonça, José Barreto, João de Mendonça, Maria de Mendonça e António Borges Barreto de Mendonça Pinto Medeiros, este por sua vez casou com Ana Joaquina e teve 3 filhos: José Borges Barreto, Joaquina Borges Barreto e Francisco Borges Barreto Pinto Medeiros, este casou com Ana Amália Libório Carneiro e teve 2 ou mais filhos: José Borges Barreto e Fransisco Borges da Gama Barreto e Castro que casou com Carolina Augusta de Azevedo Alpoim Vasconcelos.
Eu ainda não consegui obter a relação do ultimo morgado da casa do Terreiro "António Borges Barreto da Gama e Castro" com as pessoas acima citadas mas penso ter sido irmão de "Francisco Borges da Gama Barreto e Castro" ou sobrinho deste e filho de "José Borges Barreto".
Posso ainda acrescentar que Francisco Borges da Gama Barreto e Castro nasceu em Cidadelhe mas viveu em Vila Marim.

Se houver alguém que conheça a relação do último morgado da casa do Terreiro com as pessoas acima citadas, agradeço a informação.


Melhores cumprimentos,

Mário Borges Barreto

Reply

Direct link:

RE: Solar do Terreiro (Cidadelhe, Mesão Frio)

#248145 | nuno_sousa70 | 21 gen 2010 14:46 | In reply to: #248054

Caros amigos,

Peço imensa desculpa mas tive ausente, ou melhor, tenho estado ausente (em mestrado lá para Tomar) e por isso não consegui ser de grande ajuda àqueles que tem participado neste tópico. Em primeiro agradeço a vossa cooperação e ajuda nas informações que prestaram. Infelizmente eu ainda não consegui adiantar mais nada, e a informação que obtive na altura (já não pego neste tema desde Outubro, não tenho conseguido dar continuidade ao trabalho) foi escassa. Os srs. Mário Barreto e António Taveira disponibilizaram e sumariaram, basicamente, os mesmos dados que obtive. Agradeço a vossa atenção, ajuda e cooperação. Sem sombra de duvida o arquivo distrital de Vila Real é o próximo passo e já agora disponho aqui alguns dos documentos que encontrei:

Arquivo Distrital de Vila Real
Secção paroquial, PMSF02, 4ª série, livro n.º4, fls. 215-221
Secção Paroquial, PMSF02, 4.ª série, Livro n.º 4, fl.27
Secção Judicial, TJCPRG, C-A, 82.ª série, fls.202
Secção Judicial, TJCPRG, C-C, 82.ª série, fls.36
Secção Judicial, TJCPRG, C-C, 82.ª série, fls.225
Arquivo Distrital do Porto
Secção notarial, Po-9, 3.ª série, n.º29, fls. 146v-148

Mais uma vez esses dados já foram mencionamos por ambos os autores que mencionei atrás, mas fica no entanto ao critério daqueles que queiram ler os originais. Na verdade o meu trabalho era sobretudo arqueológico (análise arquitectónica do edificio), mas acabei por ter que recorrer aos dados genealógicos. Bom qualquer coisa estejam avontade, vou tentar ficar mais atento ao que se passa por aqui.

Melhores Cumprimentos,

Nuno Sousa

Reply

Direct link:

RE: Solar do Terreiro (Cidadelhe, Mesão Frio)

#329797 | Faustoaott | 26 mag 2013 17:15 | In reply to: #248010

Caro senhor António Taveira

Gostaria de saber como é que posso ligar os Pintos de Azevedo capitães mores de barqueiros e senhores que foram da quinta dos nogueiras de Godim no Peso de Régua com a sua proveniência na casa do salgueiral em Godim .
Cumprimentos.
Baptfaiusto

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 02 lug 2024, 03:17

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen