Solar do Terreiro (Cidadelhe, Mesão Frio)

This topic is classified in rooms: Arquivos | Bibliografia | Famílias | Heráldica | Património

Solar do Terreiro (Cidadelhe, Mesão Frio)

#236794 | nuno_sousa70 | 18 ago 2009 17:42

Viva,

Sou novo aqui pelo forum, por isso aproveito para me apresentar. Sou estudante de Arqueologia da Faculdade de Letras do Porto e estou neste momento a fazer uma pesquisa sobre o solar ou casa do Terreiro em Cidadelhe, Mesão Frio. Até ao momento encontrei algumas lacunas que talvez a vossa experiência e sabedoria me possam guiar.

O que encontrei:
- O registo notarial da edificação da habitação (A.D.P., Secção Notarial, Po-9, 3.ª série, n.º29, fls. 146-148). Não confirmei ou consultei este documento no ADP, apenas li a transcrição da Dra. Natália Ferreira-Alves (Alves, 1993, pp.97-99). Por aqui sei o proprietário original (Manuel Gouveia Frias), o mestre arquitecto (Miguel Francisco Silva), o ano do inicio das obras de construção (1732), entre outros pormenores. Sendo novo nestas andanças arquivísticas, etc..., gostaria de saber se na vossa experiência há alguma possibilidade de recuperar esta planta, desenhos, esboços, etc...? O documento/registo notarial menciona que o projecto seguiu os trâmites da planta criada para o efeito, mas presumo que esta seja quase impossível de encontrar, se é que se perdeu por completo?