familia de Sá

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

familia de sá

#238917 | facs | 12 set 2009 22:25

caros confrades

Boas noites, ha muito que ando á procura de ancestrais de Eugenia Delfina de Sá, casada com José Alves Simoes, este ultimo teve o seu casamento realizado em Almada na freguesia de Sao Tiago, no entanto nada sei sobre o lado sá, penso que seja do Norte será que me podem ajudar

com os melhores cumprimentos

Francisco Cannas Simoes

Reply

Direct link:

RE: familia de sá

#238954 | silvestre | 13 set 2009 08:55 | In reply to: #238917

Caro Francisco Simões
Não conheço esses seus antepassados mas descendo de Sá do concelho de Ovar. Quando desenvolver as suas buscas e caso chegue a essa zona do país, podemos comparar dados
cumprimentos
Vera

Reply

Direct link:

RE: familia de sá

#239009 | facs | 13 set 2009 19:25 | In reply to: #238954

Cara Vera

O problema é que nao tenho meios como desenvolver as buscas, porem na certidao de casamento consta o seguinte passo a transcrever,

As quatro horas e dois minutos do dia 4 do mes de novembro do ano 1893 nesta igreja paroquial de Sao jorge de Lisboa na minha presença, compareceram os nubentes José Alves Simoes e Eugenia Delfina de Sá, habilitados ele com licença militar e ela com alvaráde licença para o casamento e com os demais papeis do estilo correntes, sem impedimento algum para o matrimonio, ele de idade 27 anos, alferes veterinario do exercito, filho legitimo de josé Francisco Simoes e de Maria das Dores, batizado na freguesia de Almada, morador na Santa Justa e Rufina de Lisboa, Ela de idade de 20 anos filha de Isidoro Augusto de Sá e de Maria Rosa, baptizado na freguesia de Sao Tiago de Lisboa, moradora nesta cidade os quais nubentes se receberam por marido e mulher e os que receberam por matrimonio da Santa madre igreja romana .

Vera
O meu bisavo nasceu em 1866 e faleceu em 1954 a minha bisavó nasceu a 26 de novembro 1873
este seria o sonho do meu falecido pai pois á volta dessa familia havia um grande misterio á volta da familia sá
que ate á hora da morte desta ultima tia minha nao se quizeram pronunciar

com os melhores cumprimentos Francisco Simoes

Reply

Direct link:

RE: familia de sá

#239062 | silvestre | 14 set 2009 12:00 | In reply to: #239009

Caro Francisco

Já viu o assento de baptismo de Eugénia Delfina ou dos irmãos dela? Lá devem estar mais informações sobre a origem dos pais: de onde eram ou onde casaram.
Vera

juzarte @ iol.pt

Reply

Direct link:

RE: familia de sá

#239086 | facs | 14 set 2009 16:43 | In reply to: #239062

Cara Vera

nao tenho assento de batismo, de eugenia Delfina Sá, a unica coisa que tenho e a certidao de casamento, e esses elementos a senhora os possui, e vai ser difici, pois nao sei onde me dirigir, uma vez qye nao estou portugalmas vou tentar paroquia a paroquia
de qualquer forma ficam aqui os meus agradecimentos pelo tempo em que se preocupou em me ajudar , se eu tiver mais informaçoes eu a avisarei.
com os melhores cumprimentos

Francisco Cannas Simoes

Reply

Direct link:

RE: familia de sá

#239113 | silvestre | 14 set 2009 19:01 | In reply to: #239086

Se ela nasceu na freguesia indicada no assento de casamento, S Tiago, Lisboa, deve estar na Torre do Tombo.
Vera

Reply

Direct link:

RE: familia de sá

#239223 | MFrancisca | 15 set 2009 19:39 | In reply to: #239009

Caro Francisco Simões,


Na minha família de Sá existe também um grande mistério que apenas em parte consegui desvendar.
O meu trisavó chamava-se Domingos Geraldo Godinho Pinto de Sá e nasceu em Vila de Cucujães (Oliveira de Azeméis) por volta de 1860. Os pais chamavam-se Domingos Godinho e Gerónima Pinto de Sá. Terão nascido provavelmente na mesma localidade.
De momento não disponho de mais nenhum dado, mas o que lhe posso dizer é que a minha família tem origens antigas e que houve uma tia bisavó minha que gerou grandes problemas nas família, tendo sido deserdada e a família com vergonha deixou de assinar alguns nomes, entre eles estão de Godinho, Pinto e de Sá.
A minha família nunca mais falou da sua história, tendo-se tornado um tabu. Um tio-avó ainda me contou algumas coisas, mas quando lhe fiz mais algumas perguntas disse-me que não queria falar mais do assunto. Contudo, garantiu-me a origem nobre da família. Uma tia-avó minha que também tinha conhecimento do que se tinha passado sempre que eu tocava no assunto mudava o tema da conversa.
No entanto há uns anos vim a descobrir os descendentes dessa minha tia-bisavó e contaram-me o que havia passado.
Essa minha tia-bisavó mudou de nome: o nome de baptismo era Ana Maria Vieira de Sá e depois mudou o nome para Rosa Maria Vieira. Ficou proibida de deixar os seus nomes aos descendentes e quase toda a família foi obrigada a cortar relações com eles, incluindo os pais e as duas irmãs.


Atentamente,

Francisca.

Reply

Direct link:

RE: familia de sá

#239241 | facs | 15 set 2009 21:00 | In reply to: #239223

Cara Francisca

Julgo que os seus Sás nada deverao a ter com os meus, Pois segundo a certidao de casamento ela se casou em Lisboa na fregueisa de S. Tiago. em Lisboa, A minha bisavó era Filha do Senhor Isidoro Augusto de Sá e de Maria Rosa, nascida em 29 de novembro de 1873 de falecido em Lisboa (benfica) 11 de Janeiro de 1970, Omeu bisavô nasceu em 1866 nao sei o dia mem a mes da morte, apenas sei que faleceu em 1954. se chamava Jose Alves Simoes que casou com D. Eugenia Delfina de Sá, sempre me lembro de mecontarem que tiveram 10 filhos, do qual vingaram 4, Jose Alves Simoes Junior, Maria Eugenia Simoes, Isabel Simoes,e Eugenia Simóes,
se alguns destes dados coincidirem com os seus por favor contacte-me

com os meus cumprimentos

Francisco Cannas Simoes

Reply

Direct link:

RE: familia de sá

#239480 | facs | 18 set 2009 01:38 | In reply to: #239241

Caras Francisca e Vera

Depois de estudar o ramo sá descubri que ela nao era católica, mas sim Jacubina, que penso eu, seria uma religiao paralela, ao catolicismo,por isso ponho em duvidas que hajam certidoes de baptismo. Contudo na torre do tombo nao encontrei nada sobre este meu passado Eugenia Defina de Sá.

Com os melhores cumprimentos

Framcisco Cannas Simoes

Reply

Direct link:

RE: familia de sá

#239481 | facs | 18 set 2009 01:55 | In reply to: #239480

Caras Francisca e Vera

Depois de estudar o ramo sá descubri que ela nao era católica, mas sim Jacubina, que penso eu, seria uma religiao paralela, ao catolicismo,por isso ponho em duvidas que hajam certidoes de baptismo. Contudo na torre do tombo nao encontrei nada sobre este meu passado Eugenia Defina de Sá.


Francisco Cannas Simoes

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 28 giu 2024, 03:16

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen