Troca de Apelidos - Análise/Ajuda

This topic is classified in rooms: Formação

Troca de Apelidos - Análise/Ajuda

#242751 | CMRSF | 25 ott 2009 09:12

Caros Confrades

Ao analizar diferentes documentos do meu bizavô, deparei-me com 3 nomes diferentes na forma de colocação dos apelidos.

Assim, António Dias Ribeiro aparece em alguns documentos como tal, numa caderneta militar como António Ribeiro Dias e ainda em outros documentos como António Dias Ribeiro Junior.

No registo de nascimento da minha mãe o nome referido é António Dias Ribeiro.

Na ascendência o seu pai tem como nome Francisco Dias Ribeiro e na sua descêndência o meu avô tem como nome Am
érico Marques Dias Ribeiro.

Três dos seus irmão também têm como apelido "Dias Ribeiro" um quarto também aperece como "Ribeiro Dias" a sua única irmâ tem como apelido "Dias de Melo", vindo o Melo da minha trizavó que se chamava Tereza Correia de Melo.

Perante estes dados, onde onde ecaixo o " junior" e a troca de Dias Ribeiro por Ribeiro Dias.

Cordiais Cumprimentos

Carlos Silva da Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Troca de Apelidos - Análise/Ajuda

#242753 | hpinto | 25 ott 2009 09:43 | In reply to: #242751

Caro Carlos:

O «júnior» era acrescentado ao nome quando este era igual ao de seu pai, para se distinguirem as pessoas. (Em épocas mais recuadas seriam o «Novo» e o «Velho»). Portanto o seu bisavô é António Dias Ribeiro Júnior e o pai dele deve ser António Dias Ribeiro.

Cumprimentos,
Helena

Reply

Direct link:

RE: Troca de Apelidos - Análise/Ajuda

#242758 | CMRSF | 25 ott 2009 10:18 | In reply to: #242753

Cara Helena,

Antes de mais obrigado pela sua ajuda.

Esse de facto foi o meu primeiro pensamento. Contudo, após análise de vários documentos verifiquei que o nome do pai de ANTÓNIO DIAS RIBEIRO o "junior" é FRANCISCO DIAS RIBEIRO.

Este é sempre o nome que aparece em todos os documentos. O que me questiona é exactamente ser o inverso do que a Helena muito bem afirmou e au também penso. ou seja, se o meu trizavô era FRANCISCO DIAS RIBEIRO, porquê o "junior" quando o nome do meu bizavô não é igual. Porquê ainda, em alguns documentos o seu apelido ser escrito com RIBEIRO DIAS. Existirá outros exemplos aquí no forum?

Obrigado uma vez mais.

Carlos Silva da Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Troca de Apelidos - Análise/Ajuda

#242868 | cacr | 26 ott 2009 13:21 | In reply to: #242758

Caro Carlos SIlva FOnseca

Embora existem aqui no forum pessoas muitissimo mais habilitadas doo que eu para lhe responder, quero só referir que, quanto ao segundo ponto da sua questão, nas minhas pesquisas tenho verificado efectivamente a "troca" de apelidos em vários documentos, inclusivé tenho na minha familia, mais concretamente um meu avô que já nasceu em pleno seculo XX e que nos registos paroquiais era Rodrigues Lopes e no BI e restantes documentos "Oficiais" era Lopes Rodrigues.
Como tal o melhor é validar os documentos e avançar. Cumprimentos,
Candido Rodrigues

Reply

Direct link:

RE: Troca de Apelidos - Análise/Ajuda

#242879 | CMRSF | 26 ott 2009 15:51 | In reply to: #242868

Caro Candido Rodrigues

Muito obrigado pela sua ajuda para a minha compreensão deste caso. Vou fazer como diz, validar os documentos, até porque a descendência deste meu bisavô também tem como apelidos o Dias Ribeiro, sendo o seu filho (meu avô) AMÉRICO MARQUES DIAS RIBEIRO. Tudo leva a crer que terá sido um engano.

Só por curiosidade por acaso entre os seu LOPES, não se cruzou com SERAFIM LOPES DA COSTA (meu bisavô materno) casado com MARIA ROSA PINTASSILGO, ambos da Covilhã.

Cordiais Cumprimentos

Carlos Silva da Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Troca de Apelidos - Análise/Ajuda

#242880 | cacr | 26 ott 2009 16:01 | In reply to: #242879

Caro Carlos Silva da Fonseca,

Não tem que agradecer, estamos aqui para ajudar. Quanto aos meus Lopes são do Minho, mais concretamente do concelho de Barcelos, não encontrei ninguém dessa região.
Ao dispor, melhores cumprimentos,
Candido Rodrigues

Reply

Direct link:

RE: Troca de Apelidos - Análise/Ajuda

#242882 | CMRSF | 26 ott 2009 16:14 | In reply to: #242880

Caro Candido Rodrigues

Obrigado pela informação. Pelo Minho tenho outras pesquisas a fazer mas do lado da minha esposa.

Cordiais Cumprimentos

Carlos Silva da Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Troca de Apelidos - Análise/Ajuda

#242884 | cacr | 26 ott 2009 16:27 | In reply to: #242882

Caro Carlos,

Se precisar de algo que eu possa disponha. Cumprimentos,

Candido Rodrigues

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 16 giu 2024, 13:50

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen