Genealogia

This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões

Genealogia

#243515 | cabjoka | 05 nov 2009 13:43

Caros confrades.

Alguém podria ajudar-me a obter informações sobre meus bisavós:

António Máximo casado com Margarida de Jesus , eles eram naturais da Castanheira - Concelho de Trancoso e de

António do Nascimento casado com Antónia de Jesus, eles eram naturais da Arnas / Cunha - Concelho de Sernancelhe.

Agradeço antecipadamente a vossa colaboração.

José Gonçalves

Reply

Direct link:

RE: Genealogia

#243521 | Conde de Granada | 05 nov 2009 14:40 | In reply to: #243515

Caro José Gonçalves,

Todos os seus bisavôs possuiam apenas nomes familiares com origem religiosa?

Saudações.

Reply

Direct link:

RE: Genealogia

#243525 | M.Ribeiro | 05 nov 2009 14:58 | In reply to: #243515

Caro José Gonçalves

Datas são sempre necessárias. Se você tem 20 anos, seus pais 40, seus avós 60 e seus bisavós 80, os registros dos seus bisavós estarão ainda na Conservatória do Registro Civil do concelho de Trancoso e na Conservatória do Registro Civil do concelho de Sernancelhe, respectivamente. Mas se os seus bisavós nasceram a mais de 100 anos você terá que procurar pelos registros no Arquivo Distrital da Guarda e no Arquivo Distrital de Viseu, respectivamente.

Os seus bisavós António e Margarida, são então nascidos na freguesia de Castanheira, concelho de Trancoso, Distrito da Guarda. Os seus bisavós António e Antónia são então nascidos na freguesia de Arnas, concelho de Sernancelhe, Distrito de Viseu. Mas aAqui é preciso esclarecer direitinho, porque existe uma freguesia chamada Cunha, e nesta freguesia, uma localidade também chamada Cunha. Não ficou claro o que você quer dizer com naturais de Arnas/Cunha.

Para se pedir cópias dos registros é preciso saber a filiação de cada um.

Pelo Google você levanta os sites dos Arquivos Distritais ou das Conservatórias para poder pedir as suas pesquisas via Internet.

Veja que você tem "sorte", porque já tem os nomes das freguesias dos nascimentos. Agora precisa levantar os anos dos nascimentos, e a data completa é o ideal, e a filiação de cada um.

Marli Ribeiro

Reply

Direct link:

RE: Genealogia

#243529 | M.Ribeiro | 05 nov 2009 15:16 | In reply to: #243525

Caro José Gonçalves

Se na sua certidão de nascimento vem os nomes dos seus avós, nas certidões dos seus pais virão até os avós deles. O que você precisa para saber a filiação dos seus bisavós são as certidões dos seus avós. É um processo de descobertas que começa na sua certidão.

Marli

Reply

Direct link:

RE: Genealogia

#243535 | M.Ribeiro | 05 nov 2009 15:55 | In reply to: #243529

Caro José Gonçalves

Penso agora que me enganei pensando estar escrevendo a um brasileiro. Como você usou com desenvoltura o termo concelho, acho que você estava a perguntar a algum genealogista se havia esbarrado com os nomes de seus antepassados. Queira então desculpar a despretensiosa "aula" que me pus a dar-lhe. Ainda bem que no final das contas acabará servindo a tantos brasileiros que aqui vêm em busca de orientação, mais dia menos dia.

Marli

Reply

Direct link:

RE: Genealogia

#243541 | PAIVAMANSO | 05 nov 2009 16:45 | In reply to: #243535

Caro José Gonçalves , você está em Portugal ou no Brasil ? Eu estou em Portugal e posso tentar ajudá-lo , se o José quizer, mas como disse a nossa confreira Marli ; Datas são importantes . Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Genealogia

#243543 | PAIVAMANSO | 05 nov 2009 16:53 | In reply to: #243541

Cara Marli , não vejo razão para o seu pedido de desculpas . Não vislumbro nada errado nas suas ajudas . Considero até notável a sua capacidade de ajudar , de um modo tão claro e preciso neste tópico, estando a Marli lá longe no outro lado do mar, no Brasil . Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Genealogia

#243555 | cabjoka | 05 nov 2009 20:44 | In reply to: #243541

Caro confrade.
As informações que obtive foi dos meus parentes.
Sendo que o meu avô era António Joaquim, filho de António Máximo nascido em 1884, casado com Margarida de Jesus, ambos naturais da Freguesia da Castanheira - Concelho de Trancoso. Ele era casado com Tadéia de Jesus nascida em 1888, filha de António do Nascimento, que por sua vez, era casado com Antónia de Jesus da Freguesia das Arnas - Concelho de Sernancelhe, moravam na Freguesia da Cunha.
Os nomes dos meus bisavós são de origem religiosa. Eu moro no Brasil. Eu cálculo que meus bisavós vieram ao mundo por volta de 1850.

Com os meus devidos cumprimentos

José Gonçalves

P.S. Caros confrades se vocês possuirem sites que me auxiliem na minha pesquisa, por gentileza me enviem.

Reply

Direct link:

RE: Genealogia

#243662 | PAIVAMANSO | 07 nov 2009 14:19 | In reply to: #243555

Caro confrade , segunda feira vou fazer os contactos necessários, para tentar dar a ajuda prometida. Creio que não será dificil pois a nossa Confreira Marli já explicou todos os passos a dar. Só tenho uma vantagem ........ é a minha possibilidade de fazer telefonemas a custo zero e isso é uma boa ferramenta para pesquisa . Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Genealogia

#243816 | PAIVAMANSO | 09 nov 2009 17:21 | In reply to: #243662

Caro José Gonçalves, Nestes casos começo por preencher uma folha A 4 de costados e aqui preciso que me esclareça se percebi bem os dados que disponibilizou. Os seus avós são António Joaquim que casou com Tadeia de Jesus . António Joaquim é filho de António Máximo e de Margarida de Jesus . Quanto a Tadeia de Jesus é filha de António do Nascimento e de Antónia de Jesus. O seu avô António Joaquim terá nascido em 1884 e a sua avó em 1888 . Os seus bisavós António Máximo e Margarida de Jesus eram naturais da freguesia da Castanheira, concelho de Trancoso . Antónia de Jesus era natural da freguesia das Arnas, concelho de Sernancelhe . Relativamente a António de Jesus não se sabe a naturalidade . Faça o favor de dizer o que está certo e o que está errado ( se for caso disso ) neste meu texto . Já telefonei para o Arquivo Distrital da Guarda e para o de Viseu. O ideal será o José informar ( se souber ) qual o mês em que nasceu o seu avô António Joaquim e o mês em que nasceu a sua avó Tadeia de Jesus . Se não souber os meses , tente pelo menos confirmar se esses anos por si apontados ; 1884 e 1888 são os correctos . Você pede que o ajudem a obter informações sobre os seus bisavós ……. O que pode ser feito, é o pedido de uma fotocópia do assento de baptismo do seu avô e outra da sua avó e nesses documentos terá acesso á ascendência dos seus bisavós, é isto que o José pretende ? Fico á espera da sua resposta . Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Genealogia

#243900 | cabjoka | 10 nov 2009 20:58 | In reply to: #243816

Caro confrade.
Os meus avós Antonio Joaquim (segundo consta em uma folha de papel antiga, nasceu em 1884, Registro 4 - Trancoso). Casou-se em 1909 - Sernancelhe com Tadeia de Jesus, esta nasceu em 1888, foi o que consegui ler. O Antonio Joaquim era filho de Antonio Máximo, casado com Margarida de Jesus, naturais da Freguesia da Castanheira - Concelho de Trancoso. Tadeia de Jesus era filha de Antonio do Nascimento, casado com Antonia de Jesus, da Freguesia das Armas - Sernancelhe. Todos os dados que possuo foram fornecidos por meus parentes. Estou preparando a Árvore Genealógica da minha família, necessito de ajuda. O confrade pode me ajudar se possível?

Com os devidos cumprimentos.

José Gonçalves

Reply

Direct link:

RE: Genealogia

#243901 | PAIVAMANSO | 10 nov 2009 21:05 | In reply to: #243900

Caro José Gonçalves , diga-me exactamente que ajuda quer da minha parte . são as fotocópias dos assentos de baptismo dos seus avós ? Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Genealogia

#243902 | PAIVAMANSO | 10 nov 2009 21:15 | In reply to: #243901

Caro José Gonçalves , se puder e quizer , diga-me o seu nome completo, se é casado diga o nome de sua esposa , se tem filhos quais são os nomes . Falta também os nomes dos seus pais . Já agora estes seus avós António Joaquim e Tadeia de Jesus, são os paternos ou os maternos ? Caso saiba, dê indicações , nomes e datas dos outros. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Genealogia

#243906 | PAIVAMANSO | 10 nov 2009 22:53 | In reply to: #243902

Caso queira indicar o seu endereço de Email , posso enviar uma folha A 4 com os rectângulos apropriados para a colocação do José e sua eventual esposa , dos seus pais, avós, bisavós, trisavós, "saída" numérica para os 32 tetravós e se for caso disso um de seus filhos e respectiva esposa e um de seus netos e respectiva esposa ( se for caso disso!Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Genealogia

#243944 | cabjoka | 11 nov 2009 13:40 | In reply to: #243906

Caro confrade Jorge, eu preciso dos nomes dos meus bisavós, trisavós, etc., pois estou interessado em preparar a minha árvore genealógica, tendo em vista que um patrício me enviou o programa x mind, que vai me facilitar muito.O nome dos meus pais são: Manoel dos Santos nasceu em 24/04/1916 na Freguesia da Cunha – Sernancelhe, casou-se com Ercília Gonçalves dos Santos. Os meus avós António e Tadéia são paternos e a minha mãe é de descendência do Estreito de Câmara de Lobos – Câmara de Lobos – Ilha da Madeira. O Sr. poderia encaminhar a folha A 4 que eu a devolverei preenchida. O meu e-mail é Cabjoka@gmail.com.

Com os devidos cumprimentos.

José Gonçalves

Reply

Direct link:

RE: Genealogia

#243962 | PAIVAMANSO | 11 nov 2009 17:37 | In reply to: #243944

Caro José Gonçalves , vou enviar a referida folha , ainda está desenhada manualmente, mas brevemente , espero, já será feita ao computador e inserida num pequeno programa que permita inscrever nomes , datas e lugares . Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Genealogia

#244117 | PAIVAMANSO | 13 nov 2009 23:13 | In reply to: #243962

Caro José Gonçalves , creio que já percebi , mas vou enviar nova folha , agora mais completa , por favor rectifique se algo estiver errado . Evidentemente pode contar com a minha ajuda . Cumprimentos . Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Genealogia

#244482 | PAIVAMANSO | 18 nov 2009 16:30 | In reply to: #244117

Caro José Gonçalves , agora sim , recebi confirmação de que os assentos de baptismo de Manuel dos Santos e o de casamento de António Joaquim com Tadeia de Jesus , foram encontrados . Quando esses documentos nos chegarem ás mãos tudo será mais fácil . Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Genealogia

#244562 | PAIVAMANSO | 19 nov 2009 21:52 | In reply to: #244482

Caro José Gonçalves , recebi hoje dois documentos , que se contradizem em dois nomes e está lançada a confusão . Ora vejamos ; No assento informatizado do Baptismo do seu pai , Manuel dos Santos, ele é dado como filho de António Margarido e de Tadeia de Jesus . Estranhamente ,segundo a fotocópia do assento do Casamento dos pais de Manuel dos Santos, a mãe é Tadeia de Jesus mas o pai em vez de ser António Margarido , consta como António Joaquim . Comparando os mesmos documentos os bisavós maternos estão coincidentes na perfeição , mas nos paternos não. Enquanto no assento de baptismo ele é neto paterno de José Joaquim e Margarida de Jesus , considerando o assento de Casamento de sua mãe , Tadeia de Jesus, o seu pai seria Joaquim António . Estas diferenças potenciam várias deduções, mas antes de ir por aí ……colocar hipóteses e fazer perguntas ao confrade José Gonçalves, irei amanhã colocar a constatação destas diferenças, por telefone e por email, á Conservatória de Sernancelhe . Não creio que seja provável, mas pode ter havido engano na transcrição do assento informatizado . Escusado será dizer que antes destes dois problemas resolvidos, não se pode avançar com segurança, na busca dos assentos de baptismo dos avós de Manuel dos Santos . Estou um tanto cansado, mas amanhã é outro dia . Cumprimentos . Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Genealogia

#244604 | PAIVAMANSO | 20 nov 2009 14:39 | In reply to: #244562

Caro José Gonçalves , está confirmado ; comparado o assento de baptismo informatizado , com o livro paroquial de onde foi transcrito, não há engano algum. Temos então de facto aquelas divergências , entre os dois assentos . Temos aqui 4 hipóteses ; Um dos padres pode ter-se enganado a escrever os nomes . Alguém deu os nomes errados ou incompletos. António Margarido ao casar disse chamar-se António Joaquim , talvez o nome completo fosse António Joaquim Margarido. Será que Tadeia de Jesus e também Margarida de Jesus não casaram, cada uma , duas vezes ? Na minha modesta opinião, são os nomes do assento do baptismo de Manuel dos Santos que estão certos , pois sabemos que quem deu os dados para este assento foi o pai da criança, que disse chamar-se António Margarido e que seu pai se chamava José Joaquim . Quanto aos nomes divergentes no assento de casamento de António com Tadeia de Jesus, repare que o noivo leva o nome de António Joaquim (em vez de António Margarido) e o pai do noivo, (que em princípio se chama José Joaquim) leva o nome de Joaquim António (exactamente o inverso de António Joaquim). Pensando melhor , não há nada como realmente, vou pedir o assento de baptismo de António Margarido, nascido em 1884, natural da Castanheira, Trancoso, filho de José Joaquim e Margarida de Jesus e peço também o assento de baptismo de um eventual António Joaquim nascido em 1884, natural da Castanheira , Trancoso, filho de Joaquim António e de Margarida de Jesus. Como se fossem meios irmãos . Um “deles” (que é o mesmo) há-de aparecer . Vou também pedir o assento de baptismo de Tadeia de Jesus, pois na ascendência dela não há qualquer dúvida. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Genealogia

#245776 | PAIVAMANSO | 09 dic 2009 10:58 | In reply to: #244604

Caro José Gonçalves , afinal o António Joaquim nascido em 1844 , na freguesia da Castanheira , filho de Joaquim António e de Margarida de Jesus é que é o correcto e não apenas eventual ! Por culpa dos feriados , dos fins de semana e do multibanco , que fica demasiado longe , só agora vem a caminho este documento . Assim que chegar irei pedir mais um ou dois assentos de baptismo baseados neste . Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 20 giu 2024, 12:48

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen