Francisco da Costa, Paredes da Beira/ João Braz
This topic is classified in rooms: Pessoas | Famílias | Regiões
Francisco da Costa, Paredes da Beira/ João Braz
Caro João Braz:
Francisco da Costa, da Portela Paredes da Beira, é casado com Maria Lopes de Paiva, (suponho que irmã do Padre Francisco Lopes, padrinho de baptismo de Manuel da Costa (Paiva), de Paredes da Beira b. a (23/10/1698) e dito tio do baptizado.
Francisco da Costa Paiva, tem um filho António de Paiva, que casa 1º com Beatriz de Anciães e 2º com Maria da Costa, de quem é filho o meu antepassado Manuel Paiva de Azevedo c.c. Mª de Azevedo, n. em Paredes a (26/6/1684), como me enviou.
Francisco da Costa Paiva é tb pai de Beatriz da Veiga da Costa, que casa com Paulo da Costa de Aguiar de Azevedo, dada na Genea como Brites (?) e pai do Padre Francisco da Costa Paiva.Deviam ter mais filhos.
Se tiver mais alguma informação suponho que esta ligação está a resolver algumas confusões.
Cumprimentos
Nelita
Direct link:
RE: Francisco da Costa, Paredes da Beira/ João Braz
Cara Nelita,
Os "Paivas" de Varzeas de Trevões são de facto parentes dos Paivas de Paredes mas não é como a Nelita diz.
A habilitação para o Santo Oficio de Brás Monteiro de Paiva, natural de Varzeas de Trevões (FSO a 27/10/1691) ajuda um pouco a esclarecer essas ligaçoes, mas ainda há muitos buracos!
Brás Monteiro de Paiva era filho de Francisco Fernandes Monteiro e sua mulher Maria Lopes (de Paiva) ambos de Varzeas de Trevões, neto paterno de Antonio Fernandes Monteiro e Maria Fernandes, de Varzeas e neto materno de Francisco João de Varzeas e sua mulher Maria Lopes de Paredes. O Felgueiras de Gayo (no seu NFP) chama esses ultimos "Francisco João da Costa (senhor do morgado das Vargeas e capitão de mar e guerra) e sua mulher Maria Lopes de Paiva. Foram eles também os pais de D.Beatriz da Veiga da Costa casada com Paulo da Costa de Aguiar de Azevedo, dos quais já muito falamos.
A dita HSO de Bras Monteiro de Paiva também indica que a Maria Lopes (de Paiva) de Paredes era filha de um Domingos da Costa de Paredes. De facto, Domingos da Veiga, lavrador, de 60 anos, natural de Paredes da Beira, testemunha na dita HSO que Maria lopes era filha de Domingos da Costa, de Paredes, cujo neto Francisco da Costa era familiar do Stº Ofº, natural de Paredes da Beira, mas que então vivia em S. João da Pesqueira.
E de facto casou na Pesqueira a 28/4/1699 Francisco da Costa Paiva, natural de Paredes com Maria Henriques Neves da Veiga (cg).
Esse Francisco da Costa Paiva penso eu era irmão do capitão Antonio de Paiva (casado 2 vezes 1º com Beatriz de Anciães e 2º com Maria da Costa, cg do segundo casamento) e provavelmente de Manuel da Costa de Paiva de Azevedo seu familiar que tinha casado no Castanheiro.
Repare que esse Manuel da Costa de Paiva de Azevedo baptizou um filho no Castanheiro em 1698 por isso não pode ter sido o Manuel de Paiva de Azevedo filho do capitão Antonio de Paiva, nascido em 1684 (teria 14 anos quando o seu filho nasceu em 1698). Repare também que o Manuel da Costa de Paiva de Azevedo casado no Castanheiro faleceu em 1712 e o Manuel de Paiva de Azevedo filho do capitão Antonio de Paiva, faleceu em Paredes em 1748. Ambos casaram com uma Maria de Azevedo mas é apenas coincidência. São duas pessoas diferentes (provavelmente parentes).
O dito capitão Antonio de Paiva casou de segund vez com Maria da Costa, filha de Francisco da Costa, da Portela. O nome da mãe dessa Maria da Costa não aparece no assento de casamento por isso não sei quem será (mas não foi a Maria Lopes de Paiva casada com Francisco João da Costa).
Espero que tenha ajudado um pouco.
Cumprimentos,
JOAO
Direct link:
RE: Francisco da Costa, Paredes da Beira/ João Braz
Caro João Braz:
Obrigada pelos esclarecimentos, mas falta muito trabalho. A casa de Várzeas vem da de Paredes, Pesqueira e Castanheiro e tanto os Costa Paiva, Azevedos e Almeidas são ligados. O Paulo de Aguiar, tinha bens no Castanheiro. Até´acabarem os morgadios esses bens foram dos chamados "Fidalgos de Paredes". Pena que não haja tempo para estudar a transmissão de propriedades, que nos daria inúmeros elementos.
Na TT há três processos de padres Francisco de Almeida. Ainda não tive oportunidade de ver se algum deles é do Castanheiro, pois era tio de Paula de Almeida e Sequeira e de seus irmãos.
Também se espalharam por várias terras e é difícil seguir o rasto.
Cumprimentos
Nelita
Direct link:
Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 23 nov 2024, 17:24