Dúvida na leitura de assentos de baptismo

This topic is classified in rooms: Arquivos | Bibliografia | Formação

DÚVIDA NA LEITURA DE ASSENTOS DE BAPTISMO.

#245550 | RUIANTUNES | 04 dic 2009 19:57

Caros confrades


Peço a vossa ajuda na seguinte questão :

Hoje estive no arquivo distrital de Évora a pesquisar nos livros de assentos da freguesia da Sé dos anos 1865 até 1890 , deparei-me com várias situações em que nos assentos estava o nome do baptizado só que no lugar do nome dos pais , dizia apenas , " exposto/a " , ora eu queria pedir a algum confrade que me explicasse o que quer isto dizer . Antecipadamente grato pela vossa ajuda .




Com os meus melhores cumprimentos

Rui Filipe Antunes

Reply

Direct link:

RE: DÚVIDA NA LEITURA DE ASSENTOS DE BAPTISMO.

#245552 | A-Pereira | 04 dic 2009 20:13 | In reply to: #245550

Caro Rui Filipe Antunes

Exosto, quer dizer que a criança foi "abandonada" e não se sabe quem são os pais.
Muitas vezes eram "expostos na roda". A roda era formada por uma porta que na parte inferior tinha uma caixa em semi-círculo que, rodando sobre um eixo vertical podia ser movida para a parte de dentro ou de fora da dita porta. Assim, baria-se à porta, colocava-se a criança na roda e fazia-se girar a roda para aparte de dentro da porta onde alguém a recolhia. Assim a criança era criada no "hospício" sem que se soubesse nunca quem a tinha entregue.
Por vezes, levavam objectos ou sinais que as identificava. NMais tarde os pais vinham buscá-los. Mas era raro.

Espero ter ajudado
Cumprimentos

António Alferes Pereira

Reply

Direct link:

RE: DÚVIDA NA LEITURA DE ASSENTOS DE BAPTISMO.

#245578 | RUIANTUNES | 05 dic 2009 01:03 | In reply to: #245552

Caro António Alferes Pereira



Muito obrigado pela sua explicação , agora entendo o que quer dizer o " exposto/a " nessa época , traduzido para os nossos dias poderá dizer-se que éram meninos órfãos que éram dados para adopção . Mais uma vez lhe agradeço a sua preciosa ajuda , estas dúvidas são coisas de principiante . Muito obrigado .



Com os meus melhores cumprimentos

Rui Filipe Antunes

Reply

Direct link:

RE: DÚVIDA NA LEITURA DE ASSENTOS DE BAPTISMO.

#245579 | A-Pereira | 05 dic 2009 01:13 | In reply to: #245578

Caro Rui Filipe Antunes

Tenho todo o prazer em ajudar - quando sei, bem entendido.
Sempre que tenha qualquer dúvida, coloque-a aqui. Se não for eu, certamente haverá alguém disposto a colaborar. É uma das coisas boas deste forum.


Disponha
Cumprimentos

António Alferes Pereira

Reply

Direct link:

RE: DÚVIDA NA LEITURA DE ASSENTOS DE BAPTISMO.

#245617 | RUIANTUNES | 05 dic 2009 19:30 | In reply to: #245579

.

Reply

Direct link:

RE: DÚVIDA NA LEITURA DE ASSENTOS DE BAPTISMO.

#245665 | macp | 06 dic 2009 15:53 | In reply to: #245578

Caro Rui Filipe
Os casos dos expostos não eram assim tão lineares; as circunstâncias não sao iguais para todos: pode ler mais informação aqui mesmo no fórum pesquisando em "expostos". No caso de uma bisavó minha, sabia-se perfeitamente quem era o pai ( depois também vim a descobrir o nome da mãe no assento de óbito) e, pelos vistos , a mãe. No entanto, como o pai era rico e, ou já estava casado ou tinha o noivado "apalavrado" com alguém rico também, não quis assumir a filha e mandou pô-la na roda, no caso de Resende. Depois , mandou buscá-la e criou-a em casa, deu-lhe até o governo da casa, nem queria que ela casasse, mas isso já é outra história. Isto apenas para lhe dizer que nem todos eram órfãos, podiam era não ser "desejados" por razões várias, até políticas; se aprofundar o assunto, vai encontrar muitos episódios de variadíssima espécie.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 05 lug 2024, 00:22

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen