Famílias - de Celorico da Beira - com antepassados judaicos.

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões

Famílias - de Celorico da Beira - com antepassados judaicos.

#247352 | miguel2767 | 08 gen 2010 11:28

Boa tarde a todos!

Ando/continuo às voltas com os meus antepassados judaicos de Celorico da Beira. Já fiz algumas investigações nos registos paroquiais do Arquivo Distrital da Guarda, e logrei recuar cerca de sete gerações. Encontrei nomes como: Maria Mendes, Ana Rodrigues, José Nunes Bispo, Anna Maria do Ribeiro, Manuel Cabral, Manuel Coelho, Francisca Gomes, Jerónimo Cardoso ... tudo nomes que indicam serem de cristãos-novos ...

Gostava de encontrar alguêm que também tivesse investigado genealogias naquela zona de Portugal, e que possam ter elementos que confirmem o sangue judaico daquelas famílias, designadamente com elementos seus que tenham passado pelo Tribual do Santo Ofício.

Os meus agradecimentos antecipados, e fico à espera de contributos.

Miguel Marques Ribeiro

Reply

Direct link:

RE: Famílias - de Celorico da Beira - com antepassados judaicos.

#247365 | MariaDavid | 08 gen 2010 14:48 | In reply to: #247352

Caro Miguel Marques

Creio que já foi dito aqui no Forun, quer para si quer para outros, que os nomes não são nenhuma "garantia" de pertencerem a cristãos-novos, ainda que subsistam "teorias" como os nomes associados a animais, árvores, etc. Balelas, meu caro! Há Pereiras e Carvalhos (só para mencionar 2 exemplos) e Mendes e Rodrigues (para citar os seus dados) que nada têm a ver com os ditos descendentes de cristãos novos, como há muitos que o são. Pura coincidência, essa questão dos nomes. Aliás, de uma forma muito generalizada, penso que todos nós temos uma costela judaica, como temos de árabes, celtas, visigodos, etc. Veja, a propósito, o que já foi aqui escrito sobre o assunto.
O que lhe pode dar algumas garantias do que pretende é:

-Vestígios familiares (objectos, costumes, tradições, documentos, orações....) - e isso só o Miguel poderá saber.
- Passagem dos elementos familiares pelos tribunais da Inquisição, onde, através dos respectivos processos, se possa concluir (mediante a clarificação da prática de comportamentos, transcrição de orações, nomes hebraicos, baptismos de pé, circuncisão demonstrada, entre outros...)

Ora para chegar a esse ponto, terá que percorrer um longo caminho, sobretudo em relação ao segundo ponto. Terá que investigar, primeiro, a sua ancestralidade, depois inventariar o que existe em matéria de processos, consultar MUITOSSSSSSSS...para aferir os dados. As informações não são assim tão lineares, como parecem. Há muitos nomes iguais e só a aferição de todos os dados lhe vai permitir chegar a conclusões. Não caia na tentação de associar um nome a um processo, só porque é igual aos dos seus avoengos.

Este trabalho é, essencialmente, seu. Depois disso, sabendo já quem são os seus, coloque aqui os seus dados e poderá ter, então, algum complemento de informação. Quem sabe não existe algum frequentador deste forun que investigue os mesmos ramos ou região, seja seu parente afastado, tenha outro tipo de informações. Mas, acima de tudo, leia com atenção as mensagens já editadas sobre este tópico, pois isso vai ajudá-lo a reformular ideias.

Com os meus cumprimentos, esperando ter dado alguma ajuda

Maria

Reply

Direct link:

RE: Famílias - de Celorico da Beira - com antepassados judaicos.

#247366 | MariaDavid | 08 gen 2010 15:01 | In reply to: #247352

Caro Miguel

Esqueci de acrescentar, à mensagem anterior, que eu própria tenho antepassados dessa região e com nomes idênticos aos seus. Logo que tenha informações sobre o seu lado, poderei comprovar se existe alguma ligação aos meus. Do meu lado, posso afiançar-lhe tratar-se de gente cristã-nova.

Maria

Reply

Direct link:

RE: Famílias - de Celorico da Beira - com antepassados judaicos.

#247371 | soaressara | 08 gen 2010 15:50 | In reply to: #247366

Cara Maria,

Terá por acaso nos seus ascendentes ou alguma informação das seguintes pessoas:

de Celorico da Beira:

MIGUEL RODRIGUES TSO /159
b. Celorico da Beira c.1649
casado com
MARIA BERNAL (ou BELNAL) TSO/10255
b. Almeida, c. 1630

FRANCISCO RODRIGUES DA FONSECA(mercador de mercearia) TSO/3587
b. Celorico da Beira, c. 1651
casado com
GUIOMAR RODRIGUES DE ANDRADE

DIOGO BERNAL DA FONSECA
b. Celorico da Beira c.1672
casado com
MARIA DE ANDRADE TSO/9149

JOÃO DA FONSECA BERNAL
b. Celorico da Beira c.1675

de Castelo Rodrigo:

PEDRO NUNES DE MIRANDA TSO/9001
b.Castelo Rodrigo c.1683

MANUEL NUNES BERNAR alias MANUEL BERNAR alias MANUEL BERNAL (capitão de navio) TSO/11329
b.Vilar Turpim, Castelo Rodrigo c.1693

MARIA BERNAR DE MIRANDA TSO/1820
b. castelo Rodrigo, c.1690

de Almeida:

FRANCISCO NUNES DE MIRANDA (médico) TSO/1292
b. Almeida, c.1651
casado com
ISABEL BERNAL alias ISABEL BERNAR alias ISABEL BERNARDES
b. Cidade Castelo Rodrigo, Espanha

e filho de GUIOMAR NUNES TSO/2424
e de ANTÓNIO NUNES

de Trancoso:

GASPAR NUNES
JOÃO NUNES
MIGUEL NUNES c.1644, TSO/5460
JERÓNIMO NUNES c.1638, TSO/9000
DIOGO NUNES
MANUEL NUNES
FRANCISCO NUNES ISABEL NUNES
INÊS NUNES
BRANCA NUNES c.1650, TSO/7390
BRITES NUNES

todos naturais de Trancoso e filhos de

FRANCISCO NUNES CARVALHO alias FRANCISCO NUNES "o corça" (mercador)
e de
BRITES RODRIGUES
b.Trancoso c. 1619

cumprimentos

Sara Pinto Soares

Reply

Direct link:

RE: Famílias - de Celorico da Beira - com antepassados judaicos.

#247373 | MariaDavid | 08 gen 2010 16:26 | In reply to: #247371

Cara Sara Pinto

Da listagem que enviou, apenas os apelidos Nunes fazem parte das minhas pesquisas nessa região. Contudo, embora os nomes que mencionou como naturais de Trancoso sejam comuns, em parte, aos meus (João, Miguel, Jerónimo, Manuel, Inês, Branca e Brites Nunes), os meus não são filhos do casal que indicou e estão dispersos por Celorico da Beira, Maçal do Chão, Vila Nova Foz Côa. Lamento, por si e por mim, que não haja qualquer ligação.

Em relação ao apelido Bernal, já me confrontei com ele mas nada tem a ver com a minha ancestralidade directa.
Se lhe puder ser útil em outra coisa, esteja à vontade. Essa região dos seus ancestrais também é minha e, quem sabe, poderemos descobrir alguém que nos seja comum.

A propósito, também tenho (muito poucos), nos meus avoengos, os apelidos Pinto e Soares, igualmente da zona (Vila Nova Foz Côa, Muxagata, Torre de Moncorvo, Celorico da Beira, Arnas) .

Cumprimentos
Maria

Reply

Direct link:

RE: Famílias - de Celorico da Beira - com antepassados judaicos.

#247379 | miguel2767 | 08 gen 2010 17:16 | In reply to: #247373

Caras Maria e Sara Pinto Soares,

Eis alguns dos poucos dados que já detenho relativos aos meus avoengos:

José Ribeiro
b: 20/08/1864 in Santa Maria, Celorico da Beira
m: im Muxagata, Fornos de Algodres

Maria Casimira
b: 20/11/1865 in Muxagata, Fornos de Algodres

José Cabral
b: 11/09/1880 in Santa Maria, Celorico da Beira
m: 10/11/1904 in São Pedro, Celorico da Beira

Camila Cardoso:
b: 15/07/1882 in São Pedro, Celorico da Beira

Luís Cardoso:
b: 05/08/1839 in São Pedro, Celorico da Beira
m: 11/01/1869 in São Pedro, Celorico da beira

Jerónimo Cardoso:
b: in São Pedro, Celorico da Beira

Genoveva Veloso:
b: in São Pedro, Celorico da Beira

Francisco Gomes:
b: in São Pedro, Celorico da Beira

Antónia Bispo
b: in Santa Maria, Celorico da Beira

Ana Rodrigues (mãe de Antónia Bispo)

José Nunes Bispo (Pai de Antónia Bispo)

Francisco da Fonseca Barbudo
b: in São Pedro, Celorico da Beira

José de Almeida:
b: in Muxagata, Fornos de Algodres
m: in Forno do Telheiro, Celorico da Beira


Maria Pires Coelho
b: in Santa Maria, Celorico da Beira

Francisca Gomes:
b: im Jejua, Celorico da Beira


Assim que tiver mais dados, os colocarei aqui. e de forma mais exaustiva.

Agradecimentos e cumprimentos.

Miguel Marques Ribeiro

Reply

Direct link:

RE: Famílias - de Celorico da Beira - com antepassados judaicos.

#247383 | MariaDavid | 08 gen 2010 18:39 | In reply to: #247379

Caro Miguel

Fez muito bem colocar aqui os seus dados, pois isso permite ver a época em que vai nas suas investigações. Longe de o querer desanimar mas antes incentivá-lo, quero chamar-lhe a atenção para a data da extinção da Inquisição em Portugal. Isso significa que tem ainda muita estrada para andar, até que possa encontrar os primeiros processos do santo ofício que possam dizer respeito aos seus ancestrais, se for caso de os terem. Mas acredito que sim, dada a região em estudo ser "viveiro" de descendentes de cristãos novos.

Quando chegar a meados de 1700, volte a colocar aqui as informações. Sobre o que colocou agora, deixe-me fazer-lhe um reparo construtivo:
1- tente situar cada elemento familiar com pais e avós
2- semore que tenha datas, apresente; na ausência delas, os anos aproximados para que se possam estabelecer as relações que possam existir com outros confrades.

Pela listagem de nomes que apresentou, não sabemos quem são nem o que representam na sua árvore genealógica, se são ascendentes, colaterais, etc.
Se está a utilizar algum programa informático para guardar os dados, pode sempre imprimir um relatório e tornar mais clara a sua árvore.

Disponha sempre

Maria

Reply

Direct link:

RE: Famílias - de Celorico da Beira - com antepassados judaicos.

#247389 | soaressara | 08 gen 2010 19:39 | In reply to: #247373

Cara Maria,

Serão eles filhos de Beatriz Rodrigues e Jerónimo Nunes de Belmonte?

cpts

Sara

Reply

Direct link:

RE: Famílias - de Celorico da Beira - com antepassados judaicos.

#247391 | soaressara | 08 gen 2010 20:01 | In reply to: #247389

Corrijo,
Jerónimo Nunes, de Belmonte.

Reply

Direct link:

RE: Famílias - de Celorico da Beira - com antepassados judaicos.

#247399 | MariaDavid | 08 gen 2010 23:45 | In reply to: #247391

Cara Sara

O meu Jerónimo Nunes é casado com Isabel de Matos, morador em Freixo de Espada à Cinta, filho de Francisco Soares e Crisóstoma Rodrigues, de Vila Nova Foz Côa. Crisóstoma terá nascido por volta de 1612. Esta é a única data que tenho, aproximada, retirada de um processo.

Se precisar de mais alguma coisa, diga.
Cumprimentos

Maria

Reply

Direct link:

RE: Famílias - de Celorico da Beira - com antepassados judaicos.

#268985 | sergiopaulo | 21 gen 2011 18:28 | In reply to: #247379

Caro Miguel Marques Ribeiro,

Sei que já passou mais de um ano após a última mensagem, mas gostaria de saber mais à cerca de duas pessoas que constam na sua mensagem anterior, seus ascendentes e descendentes, primos ou qualquer outra informação que tenha. Uma é:José Ribeiro b: 20/08/1864 in Santa Maria, Celorico da Beiram: im Muxagata, Fornos de Algodres; e a outra é: Maria Casimira b: 20/11/1865 in Muxagata, Fornos de Algodres. Pois podem ser muito provavelmente meus ascendentes também.

Cumprimentos,
Sérgio Vale

Reply

Direct link:

RE: Famílias - de Celorico da Beira - com antepassados judaicos.

#269053 | MariaDavid | 22 gen 2011 14:31 | In reply to: #247371

Cara Sara Pinto

Não me esqueci do seu pedido e venho dar-lhe conta de umas ligações que tenho que, eventualmente, poderão ter, também, a ver com as suas.

Falou de um Francisco Rodrigues da Fonseca casado com Guiomar de Andrade. Eu tenho um Jorge Rodrigues de Andrade, natural de Melo, filho de Gaspar Rodrigues Fróis e Francisca Pinheiro, neto paterno de Jorge Fróis e Leonor Nunes.

O dito Jorge Rodrigues de Andrade tem processo TSO C-9894. Ainda não consultei este processo. Caso o venha a investigar, agradeço que me diga quais as informações que recolheu, pois esta gente entronca directamente comigo ao nível dos avós do Jorge.

Cumprimentos e sempre ao dispôr

Maria

Reply

Direct link:

RE: Famílias - de Celorico da Beira - com antepassados judaicos.

#269056 | roz | 22 gen 2011 15:10 | In reply to: #269053

Cara Maria

Tem outros antepassados de Melo fora este Francisco Rodrigues da Fonseca? Este nao me diz nada mas tenho varios apelidos de la' como Ferreira, Mendes, Rodrigues, etc. a partir de mais ou menos 1680 para ca'. Se tiver gostava de trocar impressoes consigo.

Os meus cumorimentos.
M. Rosario

Reply

Direct link:

RE: Famílias - de Celorico da Beira - com antepassados judaicos.

#269112 | MariaDavid | 23 gen 2011 00:39 | In reply to: #269056

Cara Maria do Rosário

Fiquei com o seu pedido e logo que me seja possível vou analisar o que tenho e direi alguma coisa. Mas para já, tenho em Maçal do Chão alguns Nunes, Silva, Rodrigues, Fernandes.

Cumprimentos

Maria

Reply

Direct link:

RE: Famílias - de Celorico da Beira - com antepassados judaicos.

#269142 | roz | 23 gen 2011 18:35 | In reply to: #269112

Cara Maria

Obrigada. Fico entao aguardando as suas noticias. Nao tenho ninguem de Macal do Chao. Ja' agora digo-lhe o que tenho pela Beira Alta.
Oliveirinha, Oliveira do Conde - Gomes / Fernandes
Fiais da Telha, Oliveira do Conde - Alves / Fernandes
Prados, Gouveia - Rodrigues
Figueiro' da Serra - Pires / Matias
E, claro, os de Melo que ja mencionei.

Os meus cumprimentos.
M. Rosario

Reply

Direct link:

RE: Famílias - de Celorico da Beira - com antepassados judaicos.

#269445 | roz | 29 gen 2011 11:20 | In reply to: #269053

Cara Maria

Ao lembrar-me deste topico pensei em rever um artigo "As entradas da Inquisicao, na Vila de Melo, no Seculo XVII" pois pareceu-me reconhecer uns nomes. Nao sei se ja conhece este artigo mas eis aqui o que diz sobre eles:
"A segunda entrada foi desencadeada com a prisao de um Gaspar Rodrigues Frois, em 3 de Abril de 1652, ............ Nesta leva contabilizam-se 21 processos e apenas um relaxado em "ossos e estatua". Trata-se de Gaspar Rodrigues Frois que faleceu nos caceres, em 5 de Fevereiro de 1667. Processo No. 4688, Coimbra."

Reply

Direct link:

RE: Famílias - de Celorico da Beira - com antepassados judaicos.

#269446 | roz | 29 gen 2011 12:04 | In reply to: #269112

Cara Maria

Desculpe a outra mensagem seguiu antes de terminar, por engano. Continuo agora.

Ao lembrar-me deste topico pensei em rever um artigo "As entradas da Inquisicao, na Vila de Melo, no Seculo XVII" pois pareceu-me reconhecer uns nomes. Nao sei se ja conhece este artigo mas eis aqui o que diz sobre eles:
"A segunda entrada foi desencadeada com a prisao de um Gaspar Rodrigues Frois, em 3 de Abril de 1652, ............ Nesta leva contabilizam-se 21 processos e apenas um relaxado em "ossos e estatua". Trata-se de Gaspar Rodrigues Frois que faleceu nos caceres, em 5 de Fevereiro de 1667. Processo No. 4688, Coimbra."

Esta 2a. leva parece ter comecado com uma denuncia de alguem em Guimaraes que tinha parentes em Melo. A mulher de Gaspar tambem tem proceso (4297). Na lista de todos os processados (cerca de 90) de Melo ha' nomes que podem ser de parentes deste casal: Ana Pinheiro, Antonio Pinheiro, Clara Pinheiro, Maria Pinheira e Manuel Rodrigues Frois.

Como nao sei se tem conhecimento deste artigo nao envio mais informacoes agora mas se quiser poderei dar-lhe mais.
Cumprimentos.
M. Rosario

Reply

Direct link:

RE: Famílias - de Celorico da Beira - com antepassados judaicos.

#269447 | MariaDavid | 29 gen 2011 12:20 | In reply to: #269445

Caríssima Maria do Rosário

Teve uma excelente lembrança! Efectivamente, esse Gaspar Rodrigues Fróis é filho de Jorge Fróis, meu 11º avô. Tenho essas indicações todas assim como o dito processo. Infelizmente não conheço o artigo a que faz alusão e gostaria muito que mo enviasse erm PDF, se lhe for possível. Ardo em curiosidade sobre o que virá lá.

Caso não seja possível o envio, diga-me, por favor, onde poderei encontrá-lo.

Sempre que se lhe depare qualquer investigação feita sobre cristãos-novos dessas regiões mais a centro/norte (Melo, Meda, Maçal do Chão, Celorico da Beira, Muxagata, Linhares, Vila Nova Foz Côa, Guarda, Pinhel) ou mais abaixo (Covilhã, Sabugal, Belmonte, Teixoso, Fundão, Idanha a Nova, Penamacor, S.Vicente da Beira, Castelo Branco, Crato e Sousel), agradeço, reconhecida, que ma referencie.

É necessário um extremo cuidado quando se apresentam, publicamente, genealogias do tipo da minha, pela exagerada endogamia verificada e pela ausência de informações complementares de fontes. Talvez seja difícil, por vezes, dizer quem é quem quando nessa mesma genealogia há vários casais com os mesmos nomes, a terem filhos com os mesmos nomes, até avós, nas mesmas terras e pelas mesmas épocas! E os assentos de baptismo apenas referem nomes de pais! Como podemos garantir que o sujeito A é filho do casal X e não Y??? Percebe a minha dificuldade e a necessidade de rigor? Daí eu apreciar qualquer informação extra que ajude na clarificação.

Agradeço, uma vez mais, a sua informação

Cumprimentos e votos de excelente fim de semana

Maria

Reply

Direct link:

RE: Famílias - de Celorico da Beira - com antepassados judaicos.

#269448 | roz | 29 gen 2011 12:34 | In reply to: #269447

Cara Maria
Imagino que entretanto tenha recebido o resto da mensagem!! Vou tentar "scanear" o artigo pois aquele numero antigo da revista ja' esgotou (consegui o ultimo!). Entretanto pode contactar-me por email pois sao umas 40 paginas.
maria wadie @ btinternet. com 'E claro que nao deve deixar os espacos! E depois irei enviando.
Cumprimentos.
M. Rosario

Reply

Direct link:

RE: Famílias - de Celorico da Beira - com antepassados judaicos.

#269456 | MariaDavid | 29 gen 2011 15:35 | In reply to: #269448

Cara Maria do Rosário

Já respondi para o seu mail e enviei alguns dados que tenho sobre essa gente.

Cumprimentos e uma vez mais obrigada

Maria

Reply

Direct link:

RE: Famílias - de Celorico da Beira - com antepassados judaicos.

#270659 | sergiopaulo | 14 feb 2011 20:39 | In reply to: #247379

Renovo o pedido.

Reply

Direct link:

RE: Famílias - de Celorico da Beira - com antepassados judaicos.

#273901 | sergiopaulo | 03 apr 2011 01:19 | In reply to: #247379

Renovo o pedido.

Sérgio Vale

Reply

Direct link:

RE: Famílias - de Celorico da Beira - com antepassados judaicos.

#273907 | miguel2767 | 03 apr 2011 10:13 | In reply to: #270659

Caro amigo Sérgio Paulo, desculpe a demora, mas aqui vão os dados que me pediu, em parte.

Do cruzamento com a sua informação, fico a aguardar novidades, designadamente no campo do apuramento de sangue cristão-novo de nossos avoengos.

Abraço

Miguel Ribeiro


José Ribeiro, que nasceu no lugar do Espinheiro da freguesia de Santa Maria, Celorico da Beira, a 20 de Agosto de 1864 (rodapé 27). Casou nos últimos anos do século XIX ou primeiros do século XX na freguesia de Muxagata, Fornos de Algodres com Maria Casimira (9), que aí nascera 20 de Novembro de 1865 (rodapé 28); filha legítima de José de Almeida (18), igualmente natural de Muxagata e de sua mulher Antónia Bispo (19), natural de Santa Maria de Celorico, ambos jornaleiros (rodapé 29) que haviam casado na freguesia de Forno Telheiro do mesmo concelho a 11 de Fevereiro de 1858 (rodapé (30). Maria Casimira era neta paterna de Manuel de Almeida (36) e de Rita Maria (37) e neta materna de José Nunes Bispo (38) e de Ana Rodrigues (39), todos da freguesia de Forno Telheiro. José Ribeiro e Maria Casimira foram os pais de:

4. Manuel Ribeiro, que nasceu na freguesia de Santa Maria de Celorico da Beira a 13 de Abril de 1902 (rodapé 31). Casou na Conservatória do Registo Civil de Celorico da Beira a 29 de Novembro de 1924 (rodapé 32) com Maria da Conceição Cardoso (5), que nascera na freguesia de São Pedro da mesma Vila de Celorico a 27 de Janeiro de 1904 (rodapé 33) e que viria a falecer na freguesia e concelho de Oliveira do Hospital a 8 de Maio de 1995 (rodapé 34). Maria da Conceição Cardoso era filha legítima de José Cabral (10), de Santa Maria e de sua mulher Camila Cardoso (11), de São Pedro de Celorico; neta paterna de Manuel Cabral (20), da freguesia de Baraçal e de Maria Pires Coelho (21), do lugar de Espinheiro da freguesia de Santa Maria de Celorico e neta materna de Luís Cardoso (22) e de Antónia Gomes (23), ambos da freguesia de São Pedro, tudo no concelho de Celorico da Beira (vide infra § Cabral). Manuel Ribeiro e Maria da Conceição Cardoso foram os pais de:

2. Agostinho Ribeiro, que nasceu na freguesia de Santa Maria do concelho de Celorico da Beira a 23 de Julho de 1929. Pai de João Miguel Marques Ribeiro (1).

(27)José Ribeiro foi baptizado na Igreja Paroquial de Santa Maria de Celorico a 30 de Agosto de 1864, sendo seus padrinhos Joaquim António, casado e tendeiro e sua mulher Teresa Mendes de Andrade. – A.D.G., Registos Paroquiais, Celorico da Beira, Freguesia de Santa Maria, Lv. 3B, 1860-1869, fl. 26, n.º 82. – Doc. XXI.

(28)Maria Casimira foi baptizada na Igreja de Muxagata, concelho de Fornos de Algodres, a 3 de Dezembro de 1865, sendo apadrinhada por José Nunes e por Maria Cândida, ambos solteiros, jornaleiros e moradores no lugar do Espinheiro. – A.D.G., Registos Paroquiais, Fornos de Algodres, Freguesia de Muxagata, Lv. 51BD, 1860-1910, fls. 6v.º e 7 de 1865, n.º 16. – Doc. XXII.
(29)Como consta no assento de baptismo de sua filha Maria Casimira. – Cf. Doc. XXII.
(30)Foram testemunhas deste casamento José Nicolau, de Forno Telheiro e Antónia de Andrade, de Celorico. – A.N.T.T., Registos Paroquiais, Celorico da Beira, Freguesia de Forno Telheiro, Lv. 2C, 1816-1859, fl. 41v.º. – Doc. XXIII.
(31) Manuel Ribeiro foi baptizado na Igreja Paroquial de Santa Maria de Celorico da Beira a 13 de Maio de 1902, sendo seus padrinhos de baptismo Manuel d’Amaral, casado e Maria Teresa, solteira, ambos jornaleiros. – A.D.G., Registos Paroquiais, Celorico da Beira, Freguesia de Santa Maria, Lv. 53BD, 1860-1911, fl. ignorado de 1902, n.º 26. – Doc. XXIV.
(32) Idem, ibidem, averbamento n.º 1.
(33)Maria da Conceição Cardoso foi baptizada na Igreja Paroquial de São Pedro de Celorico da Beira a 25 de Março de 1904, sendo seus padrinhos Francisco da Cruz e Maria Cardosa, ambos solteiros e jornaleiros. – A.D.G., Registos Paroquiais, Celorico da Beira, Freguesia de São Pedro, Lv. 52BD, 1860-1911, fls. ignorados de 1904, n.º 14. – Doc. XXV.
(34)Idem, ibidem, averbamento n.º 4.

Reply

Direct link:

RE: Famílias - de Celorico da Beira - com antepassados judaicos.

#274042 | sergiopaulo | 04 apr 2011 21:12 | In reply to: #273907

Caro amigo Miguel Ribeiro,

Obrigado pela resposta que tanto aguardava, ainda não consigo fazer a ligação dos meus antepassados com os seus, mas os nomes e os lugares são muito parecidos e por vezes iguais, da sua "(33)Maria da Conceição Cardoso foi baptizada na Igreja Paroquial de São Pedro de Celorico da Beira a 25 de Março de 1904, sendo seus padrinhos Francisco da Cruz e Maria Cardosa, ambos solteiros e jornaleiros", por isso ficarei à de novos desenvolvimentos no seu tópico.
No meu tópico poderá ver as actualizações que vou fazendo.
O meu tópico: http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=273913&fview=e

Cumprimentos,
Sérgio Vale

Reply

Direct link:

RE: Famílias - de Celorico da Beira - com antepassados judaicos.

#274068 | miguel2767 | 05 apr 2011 07:52 | In reply to: #274042

Eis mais alguns dados dos meus antepassados, caro amigo Sérgio Paulo:

160. Manuel Cabral, natural da freguesia de Baraçal, Celorico da Beira, onde deverá ter nascido na primeira metade do século XVIII. Deverá ter casado nessa mesma freguesia em que nascera, com Mariana de Andrade (161), natural do lugar de Cortegada da mesma freguesia do Baraçal. Tiveram:

80. Manuel Cabral, natural da freguesia de Baraçal, concelho de Celorico da Beira, onde deverá ter nascido na segunda metade do século XVIII. Casou na freguesia da sua naturalidade a 10 de Fevereiro de 1812(35) com Luísa Joaquina da Cruz (81), natural da freguesia de Maçal do Chão do mesmo concelho de Celorico e filha legítima de Lourenço da Cruz (162) (36), da mesma freguesia e de sua mulher Maria Luísa (163), do Baraçal. Deste casal nasceu:

40. Manuel Cabral, jornaleiro (37), natural como seus pais da freguesia de Baraçal, onde nasceu a 30 de Julho de 1817 (38). Casou provavelmente na freguesia de Santa Maria de Celorico da Beira, de onde a sua mulher era natural, com Maria da Conceição Ramos (41), filha legítima de João António Dias Álvaro (82), da Quinta dos Ramos e de sua mulher Maria da Conceição (83), do lugar do Espinheiro, tudo na referida freguesia de Santa Maria. Manuel Cabral e sua mulher Maria da Conceição Ramos foram os pais de:

20. Manuel Cabral, moleiro (39) e comerciante (40), que nasceu na freguesia de Baraçal, Celorico da Beira, a 23 de Julho de 1845 (41). Casou na freguesia de Santa Maria de Celorico 28 de Novembro de 1872 (42) com Maria Pires Coelho (21), moleira9, natural do lugar do Espinheiro dessa mesma freguesia, onde nascera circa 1848, sendo filha legítima de Manuel Coelho (42) e de sua mulher Maria Pires dos Santos (43), também ambos da freguesia Matriz de Celorico da Beira. Manuel Cabral e sua mulher Maria Pires Coelho tiveram:

10. José Cabral, que nasceu na freguesia de Santa Maria de Celorico da Beira, a 11 de Setembro de 1880(44). Casou na freguesia de São Pedro da mesma Vila de Celorico a 10 de Novembro de 1904 (45) com Camila Cardoso (11), que nascera ibidem a 15 de Julho de 1882 (46); filha legítima de Luís Cardoso (22) e de sua mulher Antónia Gomes (23), ambos da referida freguesia de São Pedro. Camila Cardoso era neta paterna de António Cardoso (44) e de Ana Gomes (45) e neta materna de Francisco da Fonseca Barbudo (46) e de Francisca Gomes (47), todos da freguesia de São Pedro, concelho de Celorico da Beira (vide infra § Gomes Machado). José Cabral e sua mulher Camila Cardoso foram os pais de:

5. Maria da Conceição Cardoso, que nasceu na freguesia de São Pedro da mesma Vila de Celorico a 27 de Janeiro de 1904 (47) e faleceu na freguesia e concelho de Oliveira do Hospital a 8 de Maio de 1995(48). Casou na Conservatória do Registo Civil de Celorico da Beira a 29 de Novembro de 1924 (49) com Manuel Ribeiro (4), que nascera na freguesia Santa Maria dessa mesma Vila a 13 de Abril de 1902 (50); filho legítimo de José Ribeiro (8), de Santa Maria de Celorico e de sua mulher Maria Casimira (9), da freguesia de Muxagata do concelho de Fornos de Algodres. Manuel Ribeiro era neto paterno de Francisco António (16) e de Antónia Mendes do Ribeiro (17), ambos da freguesia de Santa Maria de Celorico da Beira; e neto materno de José de Almeida (18), de Muxagata e de Antónia Bispo (19), da referida freguesia de Santa Maria. (vide supra § António/Ribeiro). Maria da Conceição Cardoso e seu marido Manuel Ribeiro tiveram:

2. Agostinho Ribeiro, que nasceu na freguesia de Santa Maria do concelho de Celorico da Beira a 23 de Julho de 1929. Pai de João Miguel Marques Ribeiro (1).

* * *


(35) Assistiram a este casamento como testemunhas António Luís e Diogo de Andrade, de Maçal do Chão. – A.N.T.T., Registos Paroquiais, Celorico da Beira, Freguesia de Baraçal, Lv. 1C, 1758-1854, fl. 29v.º. – Doc. XLV.

(36)Poderá este Lourenço da Cruz ser parente de Francisco da Cruz de Almeida, cristão-novo natural de Maçal do Chão, que foi preso pelo Santo Ofício em 1746 e/ou de Manuel (ou Miguel) da Cruz, preso em 1727. Os respectivos processos não foram ainda consultados. – A.N.T.T., Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Coimbra, Processo 7798; A.N.T.T., Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa, Processo 11330.


(37)Ocupação com que surge no registo de casamento de seu filho homónimo com Maria Pires Coelho. – Cf. Doc. XXVII.

(38)Manuel Cabral foi baptizado na Igreja do Baraçal a 6 de Agosto de 1817, tendo por padrinhos João da Cruz e Maria Luísa, do Maçal do Chão. – A.N.T.T., Registos Paroquiais, Celorico da Beira, Freguesia de Baraçal, Lv. 4B, 11799-1819, fl. 53v.º e 54. – Doc. XLVI
(39)Profissão com que surge no assento de baptismo de seu filho José Cabral. – Cf. Doc. XXVIII.
(40)Ocupação com que surge no registo do seu casamento com Maria Pires Coelho. – Cf. Doc. XXVIII.

(41)Manuel Cabral foi baptizado na Igreja do Baraçal a 3 de Agosto de 1845, sendo padrinhos Manuel Dias Álvaro e Ana da Conceição, seus tios. – A.D.G., Registos Paroquiais, Celorico da Beira, Freguesia de Baraçal, Cx. 2, Lv. 1B, 1819-1859, fl. 10. – Doc. XLVII. Foi igualmente localizado o assento de baptismo de um seu irmão de nome António, nascido na freguesia de São Pedro de Celorico a 24 de Fevereiro de 1847 e aí baptizado a 10 de Março do mesmo ano, tendo como padrinhos António Álvaro e Maria Álvaro, ambos da Quinta dos Ramos. – A.D.G., Registos Paroquiais, Celorico da Beira, Freguesia de São Pedro, Cx. 11, Lv. 1B, 1835-1859, fl. 39v.º. – Doc. XXVI.

(42) Assistiram a este casamento como António do Álvaro e Gerardo Bernardo da Silva, ambos casados e proprietários. – A.D.G., Registos Paroquiais, Celorico da Beira, Freguesia de Santa Maria, Cx. 7, Lv. 14D, 1872, fl. 12, n.º 24. – Doc. XXVII.

(43)Idem, ibidem.
(44) José Cabral foi baptizado na Igreja Paroquial de Santa Maria de Celorico da Beira a 4 de Outubro de 1880, sendo seus padrinhos Joaquim Cabral, solteiro e jornaleiro e Maria Ramos, casada. – A.D.G., Registos Paroquiais, Celorico da Beira, Freguesia de Santa Maria, Cx. 6, Lv. 5B, 1880-1889, fl. 17, n.º 52. – Doc. XXVIII.

(45)Foram testemunhas deste casamento Antero Henriques Mendes e sua mulher Maria das Dores, taberneiros e moradores na freguesia de São Pedro de Celorico da Beira. – A.D.G., Registos Paroquiais, Celorico da Beira, Freguesia de São Pedro, Lv. 52Dup., 1904, fl. 9 e 9v.º, n.º 16. – Doc. XLVIII.

(46)Camila Cardoso foi baptizada na Igreja de São Pedro de Celorico da Beira a 26 de Julho de 1882, sendo seus padrinhos Francisco José Sobral e Camila de Castro, moradores nessa mesma freguesia de São Pedro. – A.D.G., Registos Paroquiais, Celorico da Beira, Freguesia de São Pedro, Cx. 11, Lv. 4B, 1881-1890, fls. 11v.º e 12, n.º 40. – Doc. XXIX.

(47)Maria da Conceição Cardoso foi baptizada na Igreja Paroquial de São Pedro de Celorico da Beira a 25 de Março de 1904, sendo seus padrinhos Francisco da Cruz e Maria Cardosa, ambos solteiros e jornaleiros. – A.D.G., Registos Paroquiais, Celorico da Beira, Freguesia de São Pedro, Lv. 52BD, 1860-1911, fls. ignorados de 1904, n.º 14. – Doc. XXV.
(48)Idem, ibidem, averbamento n.º 4.
(49)Idem, ibidem, averbamento n.º 1.
(50)Manuel Ribeiro foi baptizado na Igreja Paroquial de Santa Maria de Celorico da Beira a 13 de Maio de 1902, sendo seus padrinhos de baptismo Manuel d’Amaral, casado e Maria Teresa, solteira, ambos jornaleiros. – A.D.G., Registos Paroquiais, Celorico da Beira, Freguesia de Santa Maria, Lv. 53BD, 1860-1911, fl. ignorado de 1902, n.º 26. – Doc. XXIV.

Reply

Direct link:

RE: Famílias - de Celorico da Beira - com antepassados judaicos.

#274069 | miguel2767 | 05 apr 2011 07:56 | In reply to: #247383

Cara amiga Maria,

Tenho "lançado" dados, com mais detalhe, dos meus avoengos: já os terá lido? O que lhe diz o apelido Cruz, com incidência no labor do Santo Ofício?

Grande abraço.

Miguel Ribeiro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 16 giu 2024, 15:08

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen