Idade de Ingresso na Universiade Séc. XVII

This topic is classified in rooms: Regiões

Idade de Ingresso na Universiade Séc. XVII

#247377 | miguelnoutel | 08 gen 2010 16:37

Caros confrades,

Gostaria de perguntar se alguém sabe por volta de que idade seria normal ingressar na Universidade de Coimbra no séc XVII. Alguém sabe? O Dr. Pedro França, por exemplo, saberá responder-me?

Cumprimentos atodos,

Miguel

Reply

Direct link:

RE: Idade de Ingresso na Universiade Séc. XVII

#247401 | Pedro França | 08 gen 2010 23:55 | In reply to: #247377

Caro Miguel:

Tropecei na sua mensagem aqui e no meu e-mail. Para onde quer que eu lhe responda?
Posso dizer-lhe que já li sobre isso e tenho referências para a questão que coloca.
Diga coisas.
Abraço.
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Idade de Ingresso na Universiade Séc. XVII

#247415 | Luis K. W. | 09 gen 2010 13:21 | In reply to: #247401

Caro Pedro de França.
E porque é que há-de responder em privado e não aqui no Forum?

Tenho 2 antepassados que andaram na Universidade de Coimbra, e entraram resp. aos 20 e 21 anos (cerca de 1680).

Reply

Direct link:

RE: Idade de Ingresso na Universiade Séc. XVII

#247416 | LBolacha | 09 gen 2010 14:03 | In reply to: #247377

Eu tenho dois casos, em que ambos ingressaram com 17 anos

Reply

Direct link:

RE: Exemplos do inicio do séc. XIX

#247422 | jpbabc | 09 gen 2010 20:10 | In reply to: #247377

Caro Miguel Noutel,


Não sei se lhe interessará, eu tenho dois exemplos, a saber, o de

José F. B. (*Porto, 1785) entrou com 16 anos em 1801 e terminou em 1805;

António J. G. C. (*Porto, 1796) entrou com 18 anos em 1814 e terminou em 1819.

Os meus cumprimentos,

José Pedro Castro

Reply

Direct link:

RE: Idade de Ingresso na Universidade Séc. XVII

#247437 | Pedro França | 10 gen 2010 00:47 | In reply to: #247401

Migueeeeel:

Vou deixar aqui o resultado de algumas leituras que andei a fazer com base na obra do Prof. Dr. Fernando Taveira da Fonseca - A Universidade de Coimbra (1700-1771), Estudo Social e Económico. Coimbra: Faculdade de Letras, 1992, vol. I, p.246-251.
Para todo e qualquer efeito, a população estudantil é uma população jovem. A partir de selecções e amostras e análises modais, pode dizer-se que a maioria dos estudantes universitários andaria pelos 18 a 25 anos. Os médicos ingressariam um pouco mais tarde, o mesmo acontecendo com os teólogos, embora uns e outros pesando menos no conjunto. Isto acontece devido à sua passagem, em primeiro lugar, pelo Curso de Artes.
No entanto, vem referida a existência de uma franja marginal anormal na distribuição das idades, encontrando-se estudantes entrados aos 10-11, 11-12, 12-13, 14-15 e 15-16 anos. Estes casos não deixaram de causar alguma apreensão e posso referir, actualizando a ortografia: "Os Estatutos de 1772, no seu livro segundo, censuram os "muitos pais" que precipitam os estudos dos filhos "que destinam para a profissão de Direito", não lhes proporcionando uma adequada preparação nas letras humanas, "pondo tão somente o seu desvelo, em que eles se habilitem com a maior brevidade possível para poderem matricular-se em Direito, com o ambicioso fim de se graduarem mais cedo, para pretenderem os empregos, e Lugares de Letras antes de terem a idade, que para eles prescrevem as Ordenações" (p. 253). E ao falarem do curso médico, reprovam a "liberdade, que até agora se permitiu aos Estudantes de se matricularem sem atenção alguma à idade" (liv. III, p. 7). Por esse motivo determinam que a idade mínima de ingresso nas faculdades jurídicas seja de 16 anos, comprovados por "Certidão autêntica de Baptismo" (liv. II, p. 255). Para os teólogos e médicos seria de 18 anos (liv. I, p. 5 e liv. III, p.7). Os que pretendiam entrar na faculdade de Matemática deveriam ter 15 anos, e 14 anos os candidatos a Filosofia (liv. III, p. 154 e p. 224)".

Aquela Certidão de Baptismo é o que actualmente chamamos de Certidão de Idade. E embora os Estatutos da Universidade referidos sejam sobretudo os relativos à Reforma Pombalina de 1772 (houve outros que o precederam), eles não deixam de reflectir problemas sentidos já de tempos anteriores.
E pronto, espero ter contribuído para algum esclarecimento sobre o assunto a propósito do qual o Miguel me interpelou.
Abraço.
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Idade de Ingresso na Universidade Séc. XVII

#247466 | miguelnoutel | 10 gen 2010 19:19 | In reply to: #247437

Caros amigos, caro Pedro França,

Antes de mais, o meu obrigado por todos os contributos.
Ora, o que me levou a colocar esta questão foi tentar calcular a idade de uma pessoa que teve a sua primeira inscrição na UC em 1620. Não se conhece assento de baptismo pois, ao que parece, na sua freguesia de nascimento, estes começaram apenas em 1612, conhecendo apenas dois assentos de nascimento de 1613 e 1616, dos quatro irmãos que teve.
Segundo o AUC, existe a tal ficha de 1620, onde conta o nome do pai e a sua naturalidade. Não sei se uma pesquisa
nos livros originais das séries documentais de livros de matrículas e livros de actos e graus permitirá indagar algo mais, fazendo valer a pena pagar 6¤ por cada informação extra.
Pelo que me diz, o estudante em causa poderá ter nascido entre 1602 e 1610...?

Quanto à outra questão que lhe coloquei por mail pessoal, se a quiser abordar aqui... esteja à vontade. Pode ser que alguém se interesse pelo mesmo tema!

aquele abraço

Miguel

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
Il tempo è mostrato in GMT. Ora corrente: 27 giu 2024, 01:52

Inviare un nuovo messaggio

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen